[ DIY ] Como Descascar / Decapar Selim ( Tutorial Passo-a-Passo )

Kamoes

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Dar dá.. pelo menos o bico do selim, mas Não deve perder mais que 3 ou 4 gramas..
O Marreiros chegou a andar com o dele sem o nariz do selim (partiu-o numa prova se não me falha a memória)

Não vou é fazê-lo... a minha "carolice" tem limites :mrgreen:


jv-, garantias que não faça mal... não há.
Mas também, quem é que garante que um gajo quando sai de manhã de casa, volta inteiro no fim do dia?

Importa-me mais continuar sem dores com este selim no estado em que está, sabendo que nunca tive dores com ele quando ainda tinha a cobertura... do que preocupar-me com as consequências do decapanço.

Ou seja, se vier a notar algo de anormal... não vou culpar o selim sem antes saber o que se passou concretamente (consultando urologistas e por aí fora).

Abraço ;)
 

Narciso Magalhães

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Pois é, já decapei o meu XC Gel Flow e de 181g passou para 138g.

A nível estético, como era a versão em branco e agora está todo pretinho, a meu ver não está tão bonito... Tenho de arranjar qualquer coisa para lhe dar vida...
 

pepelento

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Este é um tunning que vou experimentar quando o meu selim estiver gasto :D

43gr sem gastar praticamente nada é um belo de um upgrade. Melhor foi só quando retirei metade dos shimano m520, poupei mais de 80gr :D
 

Carvalhinho

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Esta para mim é nova. Descascar o selim para tirar peso.

Espero que o pessoal não se lembre de tirar o selim para tirar o peso que falta senão aparece um dor na ... na musculatura do presunto de tanto pedalar em pé :D
 

Kamoes

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Carvalhinho... se o pessoal se lembra disso, vai lá vai! :mrgreen:
Mais vale tirar logo o espigão também! Sempre é mais seguro 8)

Esse comentário eu levo-o na desportiva... já houve por aqui outros comentários que queriam seguir a mesma filosofia mas foram entendidos de outra maneira ("Ah tás aqui tás a andar sem selim, vê lá se gostas e depois ai ai! ").

Quando é na brincadeira, por mim tudo bem..agora quando começam a entrar com brincadeiras mais sérias, tá o caldo entornado!


Narciso, ainda ficou mais leve que o meu! Será que é tudo por causa do rasgo que o selim tem no meio?
Ficou bem levezinho... está mais leve que o SLR Carbonio.

Abraço ;)
 

Carvalhinho

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e conforto?

Kamoes, deverá haver quem tire o selim e não tire o espigão, mas isso não é comigo. Se calhar teria de haver uma secção neste forum intitulada "Mostra a tua bike de S&M" :mrgreen:

O que quero dizer é que eu ando a juntar uns cobres para comprar um selim fofinho (digo confortável) para não me fazer doer o traseiro e há pessoal a descascar selins como quem descasca uma banana.

Mas e o conforto? Vale a pena o peso que tiram? Compensam com uns calções melhores? Ou como aqui já se falou ( e eu reconheço por experiência própria mas que dá sempre azo a uma piadola em conversa de café) é uma questão de "calejar o traseiro"?

De qualquer das formas parece-me que da maneira que descascaste o selim e o lixas-te o que vai acontecer é destruíres progressivamente os calções. Talvez em vez de lixa, um pouco de dissolvente misturado com água só para tirar a "goma" do selim, fosse a melhor opção.

Abraço e acredita que estou sempre a aprender neste forum.
 

Narciso Magalhães

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No meu caso decapei o selim devido ao estado já deteorado do mesmo. A redução de peso foi um extra. ;)

Aqui fica a foto dele antes de ser esfolado !! :lol:

dsc03443u.jpg
 

Kamoes

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@Narciso: E o peso final?



@Carvalhinho: Passa muito pelo dito "calo". Eu pouco mais andei deste que aqui postei e não tive dores nenhumas! Como dizem os ingleses: "So far so good!".

Quando comecei, andava com um selim tipo sofá... largo e grosso como tudo. Após 40 ou 50km começava-me a assar a salada... e tive de o trocar. Comprei este SLR e já fiz mais de 7000km com ele. Agora, descasquei-o. Não noto desconforto nenhum... é bem melhor que o que tinha quando comprei a bike.


Abraço ;)
 

Narciso Magalhães

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E finalmente foto com peso final:

dsc03449v.jpg


NOTA: Ainda falta retirar pequenos restos de cola. Este fim de semana já devo te-lo prontinho para depois colocar na bike. :yeah:

Kamões, como já pudeste ver o meu tem abertura ao meio. É engraçado como de origem o teu que não tem abertura é mais leve e depois de decapado o mais leve já é o meu !! :twisted:
 

Kamoes

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Narciso... o teu é mais pesado quando novo por causa do "gel".
Quando retiras toda a capa e deixas apenas a "tábua", como o teu tem abertura, fica mais leve ;)
Porque a base é exactamente a mesma, o meu é fechado e o teu aberto.

Não é nada de estranho, eu já me tinha lembrado disso! :mrgreen:
 

reivax

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Do que posso contar da minha experiência de ter feito este tunning a 2 selins, é de no final, passados uns quilómetros, sentir que vou ter de deitar mais um selim fora. Mas lá está, cada um sabe do seu trazeiro e o meu nunca gostou. Em termos estéticos também acho que não fica grande coisa, só vale mesmo pelo peso. Cumps
 

M.E.G.M.

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Narciso... o teu é mais pesado quando novo por causa do "gel".
Quando retiras toda a capa e deixas apenas a "tábua", como o teu tem abertura, fica mais leve ;)
Porque a base é exactamente a mesma, o meu é fechado e o teu aberto.

Não é nada de estranho, eu já me tinha lembrado disso! :mrgreen:

Levanta-te mas é da cadeira e vai esperimentar o selim e diz como é agora...
 

Kamoes

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Mais uma vez volto a dizer... O selim, pelo menos no meu caso... está aprovado!
Voltas de 2h e afins, fazem-se tão bem como se faziam.

Infelizmente, ainda só tenho 80km com o selim. Esta semana não andei porque estou a acabar as aulas de condução. Mais para o fim da semana, pode ser que dê umas voltas.


Mas está aprovado!


Eu arrisquei em decapar porque já estava habituadíssimo à forma do selim. A mim, assenta que nem uma luva.
 

Kamoes

Active Member
Boas pessoal!



Venho fazer então uma pequena análise ao selim:

Já fiz mais de 12 horas desde que o decapei e posso dizer o seguinte:

As primeiras horas foram um pouco sofridas, por 2 motivos. O selim apresentava-se muito mais duro (obviamente, falta-lhe a esponja) e também porque a forma do selim foi alterada. Com a remoção da esponja, o selim ficou um pouco mais largo. Sentar-me na ponta do selim (para subir, por exemplo) tornou-se um bocadinho penoso. Basta pensar que a esponja dobrava ligeiramente na parte de cima do selim para perceber isto.

Para não castigar muito, dei 3 ou 4 voltas com aproximadamente duas horas, sempre na bike de BTT.

Depois disso, neste domingo... montei-o na bike de estrada (onde passamos muito mais tempo sentados) e levei-o para umas 3h30min de roda fina.
No dia seguinte, voltei a sentar-me em cima da bike para ver o estrago... e estava novo novo novo! Nem dores, nem assaduras, nada! Hoje, peguei nela e fiz 4 ou 5 km (com calças de ganga)... e 0 dores.


Conclusão, não me arrependo disto.
O selim, como qualquer outro, precisa apenas duma ligeira habituação. Se pensar bem, o selim é o mesmo... mudando apenas um pouco a sua forma. A nível de torção, mantém-se... ou é ligeiramente superior. Isto acaba por contribuir também para o conforto a pedalar.



Mais uma vitória! :D
Muita ponderação nas escolhas, para uma pessoa não se arrepender! Consegui (mesmo para os mais cépticos) manter o MEU conforto em cima do selim, retirando-lhe 40g.

Não recomendo a toda a gente, obviamente. Cada um é livre de fazer o que entende com o material que tem. Posto isto, não se venham queixar porque o decaparam e os resultados não são os mesmos. Em bom português, cada cu sua sentença!
Ponderem bem, percebam o vosso corpo... e decapem os selins, se acharem proveitoso.



Abraço pessoal ;)
 
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