[ DIY ] Como Descascar / Decapar Selim ( Tutorial Passo-a-Passo )

Kamoes

Active Member
Boas pessoal!

Há por aí cada vez mais selins descascados.

Uns fazem-no para os tornarem mais confortáveis.
Outros fazem-no para pouparem umas preciosas gramas (esses malucos do peso).
Há até quem o faça apenas por uma questão estética.


Eu fi-lo pela "carolice" do peso. Faltavam-me 20g para atingir a minha meta psicológica para a bike, os 10.5Kg. Ao decapar o selim, consegui sem dúvida atingir esse objectivo.

O problema é como o fazer.
Para aqueles menos entendidos ou menos "corajosos" (ou talvez os que têm mais amor ao dinheiro) é difícil iniciar este processo sem um tutorial passo-a-passo.


Como até tenho muuuuuito tempo livre :mrgreen: decidi fazer eu mesmo um tutorial para ajudar a malta.


Material Necessário :

- Selim
- Faca
- Algodão
- Álcool Etílico
- Lixa (Opcional)



Como começar:

Primeiro, vamos começar por retirar a capa do selim. Algumas são em pele, outras em compostos sintéticos com borrachas e afins. O método é o mesmo.

1 - Comecem por procurar uma zona na parte de baixo do selim onde já esteja descosido, é por aí que vamos começar a puxar a capa. Se não houver nenhuma parte mais maltratada, comecem pela parte mais fácil do selim (a parte de lado, atrás dos carris)

54996490.jpg


2 - Com a ajuda duma faca(ou qualquer outro objecto pontiagudo) vamos começar a forçar a capa a descolar. A capa normalmente está colada com cola de contacto (algo assim) e é bastante difícil de puxar. A faca vai simplificar-vos o trabalho. Rodem-na contra a capa para a descolar do selim.

13561728.jpg


15694721.jpg


3 - Façam isto tudo à volta do selim, de maneira a que a capa fique descolada da base. Não se preocupem com a parte de cima, é facilmente descolável.

Tenham especial atenção ao bico do selim, que por ser uma parte mais fechada podem acabar por danificar a capa. Eu não tive cuidado e acabei por cortar ali a ponta da capa.

4 - Depois de descolado, puxem a capa com cuidado. Vai sair sem grandes problemas.

55969474.jpg




Como retirar a esponja do selim?

Podem utilizar a faca para cortar as partes mais densas.
Façam-no com muito cuidado porque podem riscar o selim.

35868557.jpg



Eu como tenho pouco jeito para estas coisas, acabei por marcar um pouco o selim com o gume da faca.

16953968.jpg


Quando acharem que já retiraram o máximo de esponja possível, metam a faca de lado. Não a vamos usar mais, daqui para a frente.

27822912.jpg




Agora entra o algodão e o álcool etílico.
Embebam um bocado de algodão no álcool e comecem a empurrar a capa. Comecem por onde quiserem... tentem procurar uma zona com menos esponja, será mais fácil.

27258519.jpg


Com o efeito do álcool, a cola que está agarrada ao selim vai começar a soltar-se facilmente, e atrás dela vem toda a esponja que não conseguiram retirar com a faca. Este processo é moroso, porque para além da esponja no topo do selim, também vamos limpar os rebordos do mesmo e a parte de baixo (fica sempre alguma cola agarrada ao selim).

Depois de toda a esponja retirada (e cola ) o vosso selim está terminado. Pesem-no antes e depois do processo.. vejam quanto poupam nisto ;) Depois, abusem dele no mato! O calo vai estranhar, mas com certeza que se vão voltar a dar bem !


MAS o meu selim ainda não estava terminado.

OPCIONAL :


Como bom aselha que sou, deixei o selim com algumas marcas da faca. Pior que isso, foi um alto que ficou no centro do selim. Este alto é de origem... só dei por ele quando retirei a esponja.
Com o uso, com certeza iria rasgar o forro dos calções.

20437484.jpg


10346487.jpg



Botei mãos à obra , agarrei numas lixas que tinha por casa, e toca de lixar o selim todo...
Lixei-o todo até desaparecerem as marcas da faca e desgastei o tal furo no selim. Agora de certeza que não vão haver problemas...

67728950.jpg


Este passo não é necessário se fizerem o trabalho bem feito. Tenham paciência e escusam de andar a lixar um selim como eu :mrgreen: Podem fazê-lo na mesma, se quiserem. Eu gosto do aspecto "tosco" com que ficou o selim.


Aspecto final:

31599375.jpg





PESO INICIAL: 179g
PESO FINAL: 140g
DIFERENÇA: 39g


Tempo gasto : 3h30min


Posto isto, quero agradecer ao André Agostinho e ao skareb as dicas para decapar o selim. Obrigado pessoal ;)


Agora toca de começar aí em força a descascar selins!


Abraço ;)
 

andrextr

Active Member
:shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::fpalm:

Estou parvo! Mesmo depois de 5 anos registado neste fórum ainda me consigo surpreender !!

Eheheh Thanks Kamões :)
 

jginja

New Member
Bem, mais leve ficou de certeza.
O meu também é um SLR já com a pele bastante desgastada e roçada. Além do mais é branco, por isso ainda se nota mais o desgaste. Talvez faça isso. Outra opção é trocar a pele por uma preta.

Bom trabalho.
 

Pedro Augusto

New Member
Já andava com essa ideia à uns tempos, e até tenho um selim igual que está no ponto para fazer isso (leia-se: está roto e mal tratado!).
Como é que é andar só com o plástico? E não dá para dar um acabamento melhor a isso? Ideias?

Beijos, abraços e apertos de mão :)
 

rnn

New Member
Essas 39 gramas a menos não terão consequencias na próstata? Não sou grande entendido no assunto mas facilitar esse tipo de problemas por 39 gramas...Não obrigado.
 

jginja

New Member
Num SLR como este não acho que com ou sem espuma a diferença para a dita cuja seja muita. Já com espuma, não se pode dizer que seja um sofá. Embora confortável, é um selim "racing".
 
Eu já fiz igual num selle italia daqueles mais baratos, mas com a história da próstata e do peso, peguei no tico-tico e fiz-lhe um buraco!:twisted::twisted::twisted:
E se não fosse a parte dos euros fazia o mesmo no meu selim actual, é que tinha de comprar outro para fazer distâncias longas...

cumps
 

Kamoes

Active Member
Sinceramente ainda não o testei.

Foi montado ontem de noite na bike e só amanhã (se o tempo deixar) é que vai ser testado.
A forma do selim é bastante boa... não é um sofá... mas está longe de ser desconfortável. Anda-se bem com ele vários dias seguidos e durante muuuuitos km. Isto na sua forma original.

Não me parece que vá ter grandes repercussões na próstata. Este selim é mais confortável do que parece... a sua forma ajuda bastante nisso.

Se o pessoal anda com Saevid (placas inteiras de carbono... e rijos) melhor ando eu com este. São selins bastante parecidos...


Mas claro, nada como um teste a sério para tirar conclusões. Um teste não, vários. Primeiro, tenho de me habituar á forma do selim (eu e o meu bufunfo :mrgreen: )

Em relação ao aspecto tosco, Pedro Augusto dá para melhorar. Eu é que só usei lixa 120 e não me apeteceu passar com outras mais finas... talvez faça isso, lá mais para a frente.
Se retirarem a esponja sem marcar a capa (como eu fiz :fpalm: ) podem não passar o selim pela lixa e fica muuuito bonito mesmo. Lisinho como se quer.

Abraço ;)
 

RaCCeR

New Member
PARABÉNS..!! :clap: :clap:

Está aqui um grande trabalho..!! :yeah:

Sériamente grandes pontos de ajuda para os menos corajosos :)

O meu tb já está na lista... :lol:

Abraço ;)

Ricardo
 

Kamoes

Active Member
A nível de acabamento, vai ficar assim por agora... tar a dar polish naquilo não vale a pena... a lixa mais fina, só tenho lixa 220 em casa e não tou para comprar uma 1000 ou assim...

Rústico é que é bom! Se ficar muito bonitinho o pessoal pensa que o comprei assim e não vê que tem ali as mãos do artista! :D
Mais depressa lhe meto um autocolante qualquer por cima que lhe passo polish. :rotfl:


Qketz, em princípio não dá cabo dos tintins a ninguém... porque um selim bem ajustado não deve ter os tintins encostados. Os nossos ossos da bacia é que devem ficar apoiados... daí toda a gente dizer que faz mal andar com a ponta do selim para cima (porque isso é que rebenta com os tomates a um gajo). Deixei-o um pouquinho a apontar para baixo (coisa mínima) já para não ter esse problema.

Feedback sem dúvida que venho cá deixá-lo. Quer-me parecer que vai ser só uma questão de tempo... depois nem se nota.


Abraço ;)
 

Fábio A.

New Member
O meu BBB Anatomic Design é diferente.. tem agrafos e uns pequenos parafusos.. de resto é igual :lol:
Alias, a parte da esponja tambem não é assim .. vem inteira quando se tira todos os agrafos.

Lá tiras-te 39gr oh Kamoes :p

Tambem tenho umas fotos do processo do meu .. algumas meti no tópico da minha RCZ, quem tiver duvidas em relaçao ao BBB dê lá um saltinho ;)

Cumpz
 

Kamoes

Active Member
A tua esponja não está colada? Olha boa! :D Realmente, dava muito menos trabalho. Raios parta a Selle Italia :mrgreen:
 

filipe MERIDA

New Member
muito bem este POST de auxilio
eu aqui em casa só tenho 2 selin´s inteiros, os outros 4 estao todos decapados!!
e é verdade sim, o BBB anatomic é so tirar os agarfos e a espuma sai lindamente!! é uma questao de 20minutos no maximo!!
e tambem é verdade se for um selim decapado com um rasgo no meio "como o BBB" ainda muito mais confortavel é!!
eu ja ando assim com selin´s acerca de 1ano, e até hoje maravilha!! e quanto ao conforto é qualidade maxima, fui a Santiiago Compostela e foi-se na boa
 

ivan luis

New Member
Uns fazem-no para os tornarem mais confortáveis.

LOOOL! Tens de me dizer quem são essas pessoas que sentem o conforto adicional :twisted:

De qualquer forma está um tópico muito bom :yeah:
Deixo apenas um conselho: não te preocupes muito com o aspecto do selim. O teu já está óptimo! Com a lama e areias ele fica todo riscado (tal como o teu está) mas no verão/ tempo seco, se lhe deres uso, acredita que vai ficar polido e com óptimo aspecto.
 

Kamoes

Active Member
ivan, o filipe merida disse-me que (pelo menos o dele) era mais confortável assim decapado. Já houve mais pessoal aqui no fórum a afirmar que o selim ficava mais confortável... Eu só vendi como comprei.


Se é apenas efeito placebo ou não, não sei. Acho que vou também tirar as minhas próprias conclusões daqui a pouco tempo... depois conto como foi :mrgreen:

Eu fi-lo mesmo pelo peso e pela estética :mrgreen:

Sobre o aspecto, se é como dizes... melhor! :D


Obrigado e um abraço ;)
 

vilarshocks

New Member
Boas, amigo kamoes, podes fazer ainda fazer outra coisa exelente ao teu selim, dar uns furos mais o menos diametro de 5 mm, distribuidos pelo selim
claro sem tirar a resistencia, fica digo te um show, pena nao ter fotos para por aqui. Vais ainda tirar umas boas gramas, e fica na mesma resistente.
 
Top