CORRATEC Lite CA+ - Nothing is stronger...

Espigão

New Member
Consegues já descrever algo sobre o quadro ou como de comporta em comparação com aluminio ou carbono??

Boas Nuno,

Obrigado pelo comentário.

Com certeza que consigo dizer já as diferenças entre os materias mais utilizados de hoje. Venho do carbono e sempre treinei com alumínio. Agora tenho também o titânio e o CA.

Vou por vantagens e desvantagens para ser mais simples:

CARBONO

Vantagens:

- Peso
- Alto rendimento a subir
- Conforto
- Elevado grau de absorção de impactos
- Alguma rigidez

Desvantagens:

- Pouco rendimento a rolar;
- Alguns quadros para descer é preciso ter unhas;
- Geometria da grande maioria dos quadros (falando no meu caso)
- Resistência


ALUMÍNIO

Vantagens:

- Preço
- Resistência
- Elevada rigidez
- Boas geometrias
- Bons roladores
- Bons "descedores"

Desvantagens

- Falta de algum conforto
- O peso de alguns modelos
- Eficácia a trepar


TITÂNIO

Vantagens:

- Elevado conforto
- Elevada resistência
- Exclusividade

Desvantagens

- Peso de alguns modelos
- Preço
- Rendimento a rolar
- Geometrias da grande maioria dos modelos


CA

Vantagens:

- Peso (embora o carbono seja mais leve)
- Rigidez aliada ao conforto
- Bons roladores
- Bons "descedores"
- Bons trepadores (sobretudo com geometrias "adaptadas" como é o caso deste Corratec)

Desvantagens:

- Sinceramente ainda não encontrei...


É claro que estas comparações baseiam-se em modelos que tive e tenho hoje e muitas das desvantagens e vantagens têm a ver com as geometrias dos quadros, componentes que os equipam, etc... mas de uma forma mais simples, é assim que os comparo.

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
Last edited:

Espigão

New Member
Boas André,

Por nenhum motivo em especial. Talvez para dar um pouco mais de descanso à SID WC que fez uma época inteira de Maratonas (cerca de 23) apesar de continuar "em grande forma". Também talvez por desejar que a Corratec fosse mais leve que a Cube e levasse na generalidade, componentes um pouco mais leves.

A SID WC com poplock acusou 1565gr com um pequeno corte na coluna da suspensão vs as 1450gr da RACE também com um pequeno corte na coluna mas sem poplock.

O comportamente é muito idêntico! Ambas têm a mesma regulação e talvez só note uma recuperação mais lenta da RACE, talvez por ser nova mas de resto, muito idênticas!

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas
Hugo, com essas duas alemães, podes fazer uma cena: levas a titânica para treinar no dia de uma Maratona, e depois de estares quente, pegas na carbónica e rasgas pano até ao fim

Boa sorte. Vemo nos na Nazaré ou talvez antes.

A tua menina, já lhe compraste outra bike nova ou ainda está fiável á FUJI ??
 

Espigão

New Member
Boas
A tua menina, já lhe compraste outra bike nova ou ainda está fiável á FUJI ??

Já há algum tempo que me prontifiquei a oferecer-lhe a bike que quisesse e até lhe pergunto regularmente! Fosse HT, fosse FS... mas o que é certo é que não quer desfazer-se da FUJI por nada deste Mundo.

Como a compreendo...:mrgreen:

Abraço Hugo!
 

Sapateira

New Member
Boas

É pá, ó espigão começo a ficar um bocado chateado, só sabes montar bikes altamente??não consegues fazer uma montagem má??assim não pode ser :D ...eu leio as analises do pessoal mas se há bikes que dá gosto comentar e que uma pessoa tem logo perguntas para fazer são as tuas

Não conhecia o CA, há mais marcas com esse tipo de material? isso é brincadeira para quanto em média?

A bike está muito bonita mesmo, gosto deste tipo de quadros, tem um aspecto brutal, para alem disso éssa bike não está na moda, e ainda bem! e pelo que parece tambem é bastante eficaz.

Parabens e vai fazendo aqui a analise á menina que estou mesmo curioso em saber mais sobre ela.

cumprimentos
 

Espigão

New Member
Boas amigo Sapateira,

Peço desculpa por só agora responder mas como vale mais tarde que nunca...

Antes de mais, obrigado pelo comentário:

É pá, ó espigão começo a ficar um bocado chateado, só sabes montar bikes altamente??não consegues fazer uma montagem má??assim não pode ser :D ...eu leio as analises do pessoal mas se há bikes que dá gosto comentar e que uma pessoa tem logo perguntas para fazer são as tuas

Só tenho como objectivo ajudar e dar conhecer estas e outras novidades.

Quanto à tua questão, sim, existem mais marcas a utilizar esta mistura de materiais mas a grande maioria apenas aplica o carbono nas escoras traseiras dando como é óbvio mais conforto a um quadro de alumínio. Provavelmente não se arriscarão a chamar de CA a esses quadros por o carbono apenas entrar nas escoras...

Este Corratec é todo uma combinação de carbono e alumínio. Esta combinação é muito usada em equipamento de esqui e snowboard onde se pretende extrema robustez, rigidez máxima, algum conforto/flexão e tudo ao minímo peso...

Se fores dando uns toques com os dedos ao longo de todo o quadro, através dos sons, apercebes-te das zonas de maior perecentagem de carbono e das zonas de maior percentagem de alumínio, este último mais na zona das uniões dos tubos onde é necessária mais resistência.

Quanto a preços, não faço a mínima ideia. A Corratec não os vende em separado e para este ano, já não consegues encontrar este modelo (LITE) com um tubo superior do quadro mais curto que a "concorrência" entre os modelos de 2010. Encontras à mesma o CA com outros modelos e outras estéticas mas com um tubo superior já com perto de 60cm.

Esta Corratec posso dizer que ficou em cerca de 1000€ toda equipada com XT (Desviadores, shifters, pedaleiro, travões), acessórios ZZYZX (corratec), Seim Selle Italia, uma Rock Shox REBA SL, rodas ZZYZX Cross Atack, etc... e depois foi só vender o material que não queria e montar com outro da minha preferência.

Posso dizer que do material que vinha de origem, apenas ficou o desviador da frente (XT), os shifters (XT), o pedaleiro (XT) e o movimento pedaleiro (XT).

Brevemente conto colocar a análise aos restantes componentes.

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
Last edited:

Sapateira

New Member
Boas espigão

Não há stress, tal como dizes mais vale tarde que nunca! :D

Já estou a ver o tipo de material, de facto é uma ideia muito valida, basicamente é um pouco como os avanços com "corpo" de aluminio e "pele" de carbono, uma boa alternativa sem duvida ao Carbono e ao aluminio, afinal de contas não tem um preço exagerado, tem um bom peso, a nivel de durabilidade possivelmente tambem vai cumprir bem, e sempre não deve ser tão melindroso como o carbono, com as pedras e pode estalar e mais não sei quê, que o pessoal do carbono esta sempre a queixar-se.
A nivel de absorção de impactos qual a tua opinião em relação aos outros materiais??
Vou investigar mais sobre o assunto, quem sabe se não compro um quadro deste genero.

E mais uma vez parabens pela tua montagem, e tambem já agora pelo bom negocio, porque por esse preço nova estáva muito bem artilhada!

cumprimentos
 

Espigão

New Member
A nivel de absorção de impactos qual a tua opinião em relação aos outros materiais??

É também muito bom embora não tanto como um quadro em carbono. Este aspecto também depende muito de outros componentes montados nomeadamente de uns bons pneus e sistema tubeless.

Resumindo, considero um quadro muito completo do que diz respeito a conforto/rigidez/resistência/peso e até hoje nunca tive um quadro que conseguisse reunir todas estas características e de uma forma tão "distribuída"...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

Espigão

New Member
Obrigado amigo Sapateira! :yeah:

Entretanto já foi adicionado ao primeiro post do tópico, uma pequena análise a:

- Suspensão Rock Shox SID Race 2010 - 100mm s/ poplock

- Pedaleiro XT 2009 c/ pratos TA 28/42

- Selim Selle Italia SLR XC Gel Flow

- Pneus Specialized Sauserwind S-works 1.8

- Transmissão XT/XTR

- Travões XTR 2009

- Corrente SRAM 991 Cross Step

- Rodas DTSwiss XR1450


Qualquer dúvida ou questão não hesitem!;)

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
Last edited:

Espigão

New Member
Bem amigos...

Após alguns testes na Serra Mãe e duas Maratonas por sinal bem durinhas (Camarnal e Taça de Maratonas em Leira) a análise à Corratex está concluída.

Na mesma poderão encontrar todos estes capítulos:

1. Apresentação
2. Lista de componentes e pesos
3. Análise aos componentes
3.1 Quadro Corratec X-Vert Lite CA+
3.2 Suspensão Rock Shox SID Race 2010 - 100mm s/ poplock
3.3 Pedaleiro XT 2009 c/ pratos TA 28/42
3.4 Selim Selle Italia SLR XC Gel Flow
3.5 Pneus Specialized Sauserwind S-works 1.8
3.6 Transmissão XT/XTR
3.7 Travões XTR 2009
3.8 Corrente SRAM 991 Cross Step
3.9 Rodas DTSwiss XR1450
3.10 Punhos Seatlav
3.11 Espigão Thomson Elite 27.2/410mm
3.12 Espirais Nokon
3.13 Avanço (4Aaxis 90mm 6º) e guiador (580mm 5º) Ritchey WCS
3.14 Pedais Exustar PM25
3.15 Avanços: Fizzbikes
3.16 Movimento pedaleiro Shimano XT
3.17 Caixa de direcção KCNC Kudos
3.18 Aperto de Espigão PRO
3.19 Apertos rápidos DT Swiss Ratchet Wheelmounting System
3.20 Discos XTR
3.21 Grade de bidon Specialized
4. Componentes substituídos
5. Resumo da análise


Gostava de ter colocado mais algumas fotos (pesos, em testes, etc) mas este novo fórum só permite colocar um máximo de 40 fotos por post mas também posso ir colocando daqui em frente.

Qualquer dúvida ou questão sobre a análise, disponham.

Espero que gostem, vos inspire... e boas pedaladas!

Cumprimentos betetistas

Hugo "Espigão" Carvalho
 

RaCCeR

New Member
Boas Amigo Espigão

Parabéns pela tua nova máquina! :clap:

Que por sinal está outra grande máquina.. :p

Só agora é que descobri pois tb não tenho conseguido falar ctg..

Domingo vai rasgar pela Maratona de Vendas Novas ??

Espero encontrar te lá e dar uma voltinha na máquina tb.. :D

Cumprimentos e Bons Treinos! ;)

Ricardo "RaCCeR" André
 

SóniaC.

New Member
Boas
A tua menina, já lhe compraste outra bike nova ou ainda está fiável á FUJI ??

É verdade, gosto muito daquela bike. É leve, confortável, sobe bem, e podia descer melhor se eu deixasse :eek:

Pode haver melhores, mas por enquanto muito leal a minha fujiii ;)
 

Polegar

Active Member
Excelente bike e excelente topico. Este ano vamos ver esta maravilha em Alcains? Se muito me engano no ano passado estiveste lá.
 

Espigão

New Member
Parabéns pela tua nova máquina! :clap:

Que por sinal está outra grande máquina.. :p

Só agora é que descobri pois tb não tenho conseguido falar ctg..

Domingo vai rasgar pela Maratona de Vendas Novas ??

Espero encontrar te lá e dar uma voltinha na máquina tb.. :D

Boas amigo Ricardo,

Obrigado pelo comentário!

Em princípio estaremos em Vendas Novas agora se é a rasgar é que vamos ver...

Isto não está fácil... anda estou a recuperar de uma infecção respiratória que me mandou muito abaixo... vamos ver...

Marco e Polegar, obrigado também pelo comentário.

Quanto à análise está muito simples. Podia ter-me aprofundado mais sobre alguns componentes mas o tempo não dá para tudo. De qualquer maneira se tiverem alguma questão/dúvida sobre alguma coisa é só colocarem aqui as mesmas que assim que puder, respondo.

Polegar, este ano com muita pena, não irei a Alcains. Fiz a 1ª Maratona e a do ano passado é verdade mas este ano vou experimentar os 160km em Serpa. Também seria engraçado fazer os 160km no Sábado e depois no Domingo ir a Alcains... não sou é assim tão maluco... :mrgreen:

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

ktmspeed

New Member
Parabéns, pela segunda grande maquina

Tens toda a razão em relação ao espigão KCNC tenho um 27,2x300 com 142gr, quando tenho que mexer no selim é uma carga de trabalhos pra pôr tudo direito
em relação á transmissão também sou fã dos invertidos já alguns anos, actualmente tenho os desviadores FR e TR XTR.

Sou dono de uma KTM speed RC1 com 11,400kgs, com uma Marzo Corsa Cento tst, RP23, Cross Max SL ust, Maxxis Lust ust, Full XTR, avanço e guiador WCS, um canhão.

cumprimentos
 

Espigão

New Member
Obrigado pelo comentário.

Não são muitos os adeptos de desvidores invertidos e ainda bem...:lol:

Este XTR de caixa curta é uma verdadeira maravilha. Rapidez, precisão e muita resistência.:yeah:

Essa KTM também está muito bem equipada.:wink:

Boas voltas!

Hugo Carvalho
 

Dadupe

New Member
Um ano sem aparecer em fóruns e há pessoas que vendem a alma ao diabo! lol

XTR?? Preocupações (sem demasia) com o peso da bike??? SIDs e não Rebas?? Ok, ok não tenho muito mais com que implicar. Grade bike Hugo. Quando for grande como tu a minha vai ser assim.
 
Top