Como converter rodas convencionais em UST - Home made

Mr.sa

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tens o kit da slime que a meu ver funciona lindamente e já trás co2 e tudo por 40 e tal euros.

Trás gorilla tape(talvez a melhor fita para ir tubeless), 2válvulas, 2 garrafas co2, 1garrafa líquido 240ml selante e ainda 2 desmontas.
 

adofr86

Member
A única coisa que me está a deixar de pé atrás para deixar as câmaras de ar e ir tubeless é o facto de todos os fabricantes que vi recomendarem trocar o liquido selante em períodos mínimos de 3 meses e máximos de 12 meses, eu estava a pensar trocar o liquido a cada troca de pneus mas um jogo de pneus pode durar-me mais de 2 anos.

Vocês trocam o liquido assim com tanta frequência ou isto é apenas uma recomendação e o liquido aguenta mais tempo que isto?
 

Jocas22

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o liquido ate pode durar apenas um dia, basta passares por um sitio cheio de picos. Não era a 1ª vez que via o liquido a sair em jacto em andamento. Ele mesmo assim pode ficar estanque mas arriscas-te a ficar com uma protese dentária nova numa proxima volta.
 

Mr.sa

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tenho um amigo que anda comigo, que foi fazer a revisão passado um ano e o líquido que usa ainda tinha lá que chegue. Pode ter tido sorte... mas a verdade é... furos terás sempre... e a meu ver o gasto em líquido tubeless compensa o gasto em câmaras de ar(sim porque a maioria não se dá ao trabalho de as reparar.... e infelizmente alguns retardados deixam-nas nos trilhos... enfim... pesam muito....)

Numa roda 29 por exemplo se usares cerca de 80ml por roda(já bem acima do necessário a meu ver 60-70) a menos que tenhas azar, deverá chegar-te para pelo menos uns 6mesitos.
 

SeteGu

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Não é só o liquido poder sair... com o tempo também tem tendência a secar e a perder as suas propriedades. Por isso, normalmente o que diz na embalagem (quanto à troca de liquido) acaba ter de se fazer algum tempo depois do prazo indicado.

Também uso liquido com câmara de ar.. É fácil de colocar e funciona praticamente da mesma maneira.
 
Na primeira vez que convertas convem usar um bocadinho mais de liquido, porque a tentares encher vais perder parte dele, e depois a selar a junta do pneu + aro, vais perder também, por isso põe uns generosos 100ml, depois disso, 80 chegam.
A durabilidade, depende do liquido, do sitio, das temperaturas, etc. O liquido que usei que dura mais é o continental revo sealent, por uma margem brutal! mas também pelo contrário, borra tudo!!! O pneu fica com aquilo amarrado e para sair é um inferno autêntico.
Eu uso joes, que arranjas por 13€ e que é o suficiente para 5~6 rodas (nas quantidade de liquido que falei acima), por isso bang-for-buck é o melhorzinho.

Eu costumo confirmar de 3 em 3 ou 4 em 4 meses, se tá tudo ok, normalmente não está seco e acabo por acrescentar só um bocadinho. Sempre é melhor que ficar apeado no meio do nada.
 

FMCurto

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@ jOrGe.mRNh Imagino que isso do Revo tenha sido com pneus Continental, talvez Protection? Tenho a mesma experiência mas com selante caseiro. Por acaso pensei que com o da marca deles isso não acontecia porque segundo parece o Revo tem latex sintético, mas então será mesmo do pneu.
 
FMCurto, Foi com uns onza. Ficaram todos badalhocos xD
Mas o liquido não deixa de ser bom e ter uma boa relação preço qualidade. Eu já experimentei alguns e fiquei-me pelo joes. 13€ 500ml, e sendo dos melhores do mercado, é impossível de bater.
 

pintox

Member
Boas.
Já verifiquei que sem compressor não me safo e não consigo recolocar e montar os meus pneus nas rodas, tenho uma bomba de pé mas não debita ar suficiente para fazer com que o pneu se ajuste ao aro no primeiro enchimento, a quantidade de ar que entra não vence o que sai :(
Vou ter mesmo que arranjar um para não andar sempre á rasca atrás dos colegas sempre que tiver de montar pneus.
Que pressão minima em bar deve debitar o compressor para permitir que o pneu no primeiro enchimento se encoste pelo menos ás paredes do aro ??
Queria comprar um mas não queria a debitar menos ar do que o que é necessário...
 

Diogo112

Member
Pintox, vais a uma bomba de gasolina e terás o problema resolvido, é assim que me tenho safado quando faço as minhas conversões!
 

RpL

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Boas Pessoal ;)


Ando aqui a pensar trocar de pneus da minha Trek Remedy e ao mesmo tempo aproveito e converto as minhas DT Swiss M 1800 que são compatíveis com tubeless.
Em relação aos pneus existem estou com dúvida entre os Folding/Foldable e os Tubeless Ready.

O 2.30 é Tubeless Ready e o 2.40 é Foldable. Existe diferenças em termos de conversão ou é basicamente a mesma coisa?

HighRoller II 26x2.40" EXO 3C MaxxTerra 60 Folding
Use: AM, EN
Size: 26"x2.40
ETRTO: 61x559
Version: foldable + EXO
Mixture: 3C MaxxTerra
Carcass: 60
Weight: 920g

HighRoller II 26x2.30" TR EXO 3C MaxxTerra 60 Folding
Use: AM, EN
Size: 26" x 2.30
ETRTO: 58-559
Version: Tubeless Ready + EXO
Mixture: MaxxTerra
Carcass: 60
Weight: 840g

Cumprimentos
RpL
 

pintox

Member
Nas bombas de gasolina o ar vem por impulsos, não é constante, é um problema pois quando a roda já está a ganhar forma o ar vai-se...
 

pintox

Member
E conseguem mesmo com as digitais ??
Já tentei algumas vezes e não deu resultado, tenho que experimentar noutra bomba...
 

adofr86

Member
nessas bombas em que se define a pressão que se quer antes de encher, quando é preciso mais pressão de uma só vez (como é o caso de uma conversão) o que se pode fazer é definir o limite para valores próximos do limite máximo de pressão definido pelo fabricante.

Ou podes mesmo definir a pressão para o máximo da bomba e ver a pressão no pneu por toque.
 
Last edited:
Há uma bomba da Bontrager que tem a capacidade de acumular pressão e libertá-la de uma vez, ou seja, até é melhor que um compressor.
Ou então tens aqui algo fácil de fazer, barato (ou mesmo free), e que resulta:

[video=youtube;EtmatxJG_zg]https://www.youtube.com/watch?v=EtmatxJG_zg[/video]
 

Jepas

Super Moderador
Nas bombas de gasolina com manómetros digitais deve usar-se o modo "pneu vazio" para garantir o caudal necessário. Só desta forma é possível ter ar suficiente para empurrar as paredes do pneu a fim de encaixarem no aro e não perderem pressão pelo caminho.
 
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