Commençal Meta AM 1

tinric

Super Moderador
ahahah Tiago.. lama!? isto agora é para andar só em cima de alcatifa.... qual lama!? qual pedras!?

e com este bom tempinho todo, uma prova de enduro a decorrer a meia dúzia de kms de casa... e eu aqui...

mas pronto... são fases da vida... e esta só passa uma vez.
 

humanista

New Member
Muito louca. Mas agora muda tudo para quadros que só podem ser admirados com óculos de Sol. Carbono em vez de aluminio já não... isso era na outra. Se quiseres experimentar a Magura cónica é só avisares ( desmontas e montas tu que eu não gosto de trabalho).
 

tinric

Super Moderador
Obrigado Humanista, a Magura é só montar a minha um dia destes, mas quero para já dar umas voltas de Fox, para ver se depois se nota melhoria para a Magura ou nem por isso.
 

tinric

Super Moderador
Nano micro mini teste... para não dizer que não a estreava...



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Só se pode dizer que as diferenças são notórias...

Comecemos pelo principio.

Um pequeno teste no meu quintaleco, pois para avaliar diferenças gosto de fazer exatamente o mesmo percurso que fiz com alguma antecessora em comparação

Então a minha mini descida daqui do antigo dual do maxmat... pode-se dizer que a descer... ui... que diferença sendo tão igual...

Ao chegar lá abaixo repeti, e para testar, nada melhor que a subida do maxmat por alcatrão (para quem conhece, sabe que tem uma "ligeira" inclinação)... como ganhei dois dentes de leveza... do 34 para o 36 atrás e mantive 22/36 à frente... e como era a primeira subideca.. fez-se bem.

Volta a descer... e ui... trago isto furado ou quê?! ... o salto... ui... nunca o tinha feito tão alto (não é nada de mais, mas é o meu ponto comparativo) ....

Chego lá abaixo, escadaria... ui... soft, salteco dos últimos 3 ou 4 degraus... pensei mesmo... ok... bomba com ela que devo ter pouco ar nos pneus... nada... 40 psi... siga...

A descida do campo da mata... deu para perceber... das duas uma... ou é do peso, ou da geometria ou das "molas" ... o raio da bike cola mesmo ao chão...

Depois Uma subideca em que tive que meter força... no 4º ou 5º carreto e prato pequeno... tau... grande estalo... vi logo... corrente aberta ao meio...

Tinha gostado da corrente, uma Yaban 10sp,
10-fach_hohlpin.jpg


Leve e com aspecto de resistente... mas achado o elo de engate esquisito como tudo... fiquei de pé atrás... e tinha razão para isso

Uma coisa assim

yaban_schloss_10(1).jpg



não podia ser muito bom... abriu ao meio, simplesmente cedeu o pino e não foi a trocar mudança, foi mesmo só a aplicar alguma da minha muito pouca força na perna...

Felizmente tinha guardado ainda do tempo de uma experiencia em 10V... um elo de 10. Foi só montar e siga.

Até calhou em bom sitio...



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Realmente este desviador tem a vantagem de ter o bloqueio do braço, para tirar a roda e/ou trocar a corrente, é mesmo impéc.


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Andara-me aqui a dar uma ajuda... cortaram as ervas, vê-se por aqui alguma potencialidade para um salteco... tenho que levar a enxada às costas da próxima.


Depois subir até ao afina "molas"


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E pronto... nem foi preciso mais que o dropeco de 40 ou 50 cm... confirmou-se ... pouco ar no amortecedor... e mesmo a suspensão trabalha tão soft que parece querer mais ar... embora não tenha esgotado... faz 140 mm de curso assim como quem não quer a coisa.

Experimentei os CTD e tal, mas aberto ou fechado... estou fraco a subir... não noto grande diferença, pelo que acho que o mais certo é andar realmente sempre aberta.

O peso extra, (comparativamente à Enduro) não posso precisar... fiz 10 kms em cerca de uma hora aqui ao pé de casa... já consegui transpirar mas não dá para avaliar.

Talvez 4ª ou 5ª consiga ter algo um bocadinho mais longo que estes 10 kms, para poder dizer de minha justiça.
 

TiagoMAIAC

New Member
Quereres meter mais ar pelo menos à frente é normal. Pelo menos falo por mim, mas eu não tenho CTD, é FIT RLC.

Esses sistema traseiro é que é mesmo muito bom, realmente quando andei numa igual achei que colava muito, em curva agarra muito.

Maquina!
 

tinric

Super Moderador
Ah ya... e eu achava o Command Post da Spec um bom espigão hidráulico... não é mau... mas depois de experimentar 5 minutos do Reverb... os outros são para esquecer... mesmo!
 

tinric

Super Moderador
Achas?!

Tive que mexer... e que mexida...

140 gr mais quase só em travões... raio dos RX são leves mesmo...

E paciência para passar os tubos por dentro do quadro... ui... que filme.

Mas já está.


Demorou tanto que nem tirei fotos.

Já o guiador... os gajos a anunciar menos de 300gr... deviam querer dizer menos de 400...


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Punhos leves também


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Safou-se isto


sube


De resto foi só engordar...

deu um nº tão redondinho na balança que dá vontade de a deixar assim... 14 certos... :D eheheh

Estou logo com uma bike de 20 kg

Amanhã haverá mais...
 

Nozes

Active Member
Alguém aqui quer apostar que esta bike lá para Setembro (se não for antes) está sub-13kg?? :p

A pista de dual aí das Caldas faz-me lembrar tempos idos...participei aí numa prova em 1995 :fpalm: que p*ta lamaçal,não houve ninguém que não caísse mais que uma vez. Lembro-me também que perdi uma manga contra o Humberto Ribeiro (aquele das acrobacias de moto!).

*****,tou mesmo velho...
 

tinric

Super Moderador
13.5 ainda vejo como possível. Menos que isso é difícil.


Velhos são os trapos pah.. apenas a resistência à dor vai diminuindo :D


Hoje andei pelos teus lados...

E por falar nisso...

Este selim:


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Os primeiros 50 kms tudo bem... agora os últimos 90... ui.
 

Jorge Gomes

New Member
Já vi no Strava... tu és maluco. 140km numa bike destas!
E ainda tens a lata de te andares por aí a lamentar a dizer "não estou a andar nada" ahah! :p
 

tinric

Super Moderador
A ver se tenho tempo de meter aqui o "rescaldo" e umas chapas hoje... mas acredita... aos 50 e tal kms estava a ver que tinha que chamar reboque :D

Depois a descoberta de kms e kms de singles e trilhos intermináveis... e não estou a exagerar... foram buscar energia não sei onde

E o almoço... foi o "salvador da pátria" ... já sabia que estava em péssima forma e também sabia onde me ia meter... não sabia (ou fazia conta) era de que ia sair do risco que tinha traçado e feito subidas e descidas, dignas de se repetirem sem ser com mais de 50kms já em cima.
 

TiagoMAIAC

New Member
Tu fazes estas voltas todas com os trilhos na memoria ou usas alguma forma de navegação? É que o Edge 200 não ajuda muito nisso.
 

tinric

Super Moderador
Ajuda pois...

Nunca me afastei mais de 3 kms do risco... mesmo assim perdi-me :)

Mas uso esse método... isso e a intuição/orientação "natural" e siga... descobrem-se verdadeiros tesouros...



Amanhã já faço um post como deve ser... mas fica um cheirinho


imagen jpg

Pode não parecer ciclável... mas isso era um verdadeiro "auto-estrada" de pedragulhos... muito bom...
E como se pode ver pela cor... não fui o único a usa-los...
 

tinric

Super Moderador
Man... a eficiencia... deste charuto.. supera bem os quase 2 kg de diferença para a anterior.

Não quero alongar muito hoje, que como devem calcular... estou a precisar ir dormir (tipo 2 ou 3 dias seguidos)... mas ao descobrir a descida (que deves conhecer) quando estás de frente para descer o Patelo.. viras à direita... e é para aí uns 500 ou 600 kms ... vá uns 50... ou 5... vá um ou dois kms... sempre em single sem parar e quase sempre a descer... muito bom...

Mas aí veio-me à cabeça aquela musica:

[video=youtube;5nYVRIrWnvE]http://www.youtube.com/watch?v=5nYVRIrWnvE[/video]

E só me apetecia "cantar" ... This bike are made for riding... e logo de seguida começo a encontrar umas pinturas no chão de diziam Riders... lol.. sou eu ... sou um Rider...

Até que dou com uma Placa: "Rider of the Storm" ... lindo..

Sabes o que é ou foi isso?
 
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