Commençal Meta AM 1

mlouro

New Member
Grande canhão!! Parabéns pela escolha, o quadro é top, acabamentos muito bem conseguidos e só o peso é que é um pouco acima do ideal, mas pelo valor e qualidade não se arranja melhor :)

Dos componentes só não trocava o Ibex pelo Nobby Nic na frente.. já andei com os 2 e acho o Ibex muito superior (ambos em 2.25) e o pedaleiro RF também enche o olho.. que BCD's é que isso tem?
 
Que maquinão, escolhas bem racionais e arqtuitetadas, super eficiente e um regalo para a vista!

Eu tenho também uns Formula, e deixando acamar bem, a sensação on-off perde-se. o traseiro tem me dado algumas chatice desde que tive de encurtar o tubo e alterar o bicone, está praticamente a 30% de poder de travagem....Estou serriamente a considerar fazer-lhe a purga e se não me sastifizer como dantes, lá vêm uns SLX daqueles do aço! ;)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Sinceramente não vos compreendo.

Lá porque o dono do bicho é moderador (tem a mania que é), podem dizer a verdade sem receio de represálias.

O "conjunto" de componentes que compões a bike, é deveras harmonioso, mas aquela cor amaricada (só suplantada pela pink Epic do David raquel) não está com nada...

Tinric, eu já desconfiava, mas agora, fiquei com a certeza (o toque adocicado que dás aos teus posts).

Tens aí um belo canhão.

Um abraço e boa sorte com a bike

ny12xx
 

tinric

Super Moderador
:D lol

Obrigado pessoal.

Marco o Ibex realmente vinha montado na frente, mas para mim, vejo-o como um pneu de trás. De qualquer modo em principio pelo menos um (e deverá ser o IBEX ) será para ficar de suplente...

O pedaleiro é bonito realmente, a furação é o normal 64/104 BCD, mas ainda assim mesmo valendo um bom bocado mais que o XT, não consigo gostar mais dele que do XT.

Em principio vou deixar a transmissão em XT (tenho que mandar vir uma cassete) não gosto destas SRAM 1050.
Pedaleira e travões XT...

Manipulos e desviadores SRAM.

De resto o peso que lhe sentia, a pegar principalmente... sinto-o mais "puxado" para a traseira da bike... ou seja, parece que o 1,5 kg a mais que a Enduro, estão para aí 80% atrás... o que é muito bom para o que eu queria da bike.

Está com 13,87, mas em principio (já estive a ver o selim até nem desgosto de o ver lá)... entrará o SLR e sai o de origem e são 120gr a menos, mais 130 no guiador (quando o trocar), estou em crer que no espigão tirarei uns 70 ou 80... depois os punhos que levará uns esigrips...

e aqui aconselhem lá...

acham que ficará muito mal, dado ser nos mesmos "tons" de cor, mas com uma cor diferente!?

ReYellow300dpi.jpg



O mais certo é levar preto, que estou a gostar de ver tudo preto menos o quadro que é um bocadinho vivo... mesmo à noite... quando apago as luzes todas, ainda se fica a ver ... :D
 

TiagoMAIAC

New Member
Tenta arranjar uns mesmo da cor do quadro, porque esses vai apenas dizer que tentaste mas não te esforçaste o suficiente. hehe
 

Jorge Gomes

New Member
Punhos amarelos? Não faças uma coisa dessas! :D

Na minha opinião estas bikes ficam fixes é com uma montagem o mais dark possivel, para fazer realçar o quadro.
 

mlouro

New Member
Também digo não aos punhos! Há uns ODI que são dessa cor (um amigo meu tem numa Meta SX) e ficam bem, mas se fores para os ESI acho que os pretos ficavam melhor.

O Ibex é um "High Roller II 2.35" praticamente, e eu até o comecei por colocar atrás, mas aquilo agarra tanto nas raizes molhadas de Sintra que comecei a ver a frente a fugir sem a traseira dar sinal e tive que os trocar.. Também tenho um Minion 2.5 para os dias mais agressivos, mas até nem noto grande diferença de confiança para o Ibex. Por acaso o Canis era um pneu que queria experimentar para trás, mas os que tive na mão tinham laterais de papel.. Esse Canis FR tem laterais da mesma espessura que o Ibex?
 

PFCJ

Member
Parabéns pela máquina!!!

Sempre gostei muito da geometria da Commençal, e com esse toque kashima fica mesmo a matar.

Os punhos em preto de preferência. realça o quadro e o kashima ;).

Trás mas é isso a Sintra...
 

tinric

Super Moderador
Sim... como até tinha dito deverei apostar nos ESI pretos... mas ainda vou dar uma oportunidade aos de origem.

Quanto aos pneus... são irmãos :D têm as laterais iguais sim. São um bocado mais grossas que as dos Schwalbe performace ... :) mas olha... vamos ver quanto dura o NIC atrás.
 

miguelcarromeu

Active Member
Caga lá na Pike; é a suspa da moda para o Enduro tal como a RS-1 é a suspa da moda para o XC. Para os amortecedores é novo Cane Creek. O mercado tem de mexer. Deixa-te estar e já agora, esquece lá o Esi amarelos senão pareces uma Arara sul-americana :D

Isso quer é disto: (só para te meter nojo uma vez que decidiste não ir, ahaahha) - Algures no quintal do Mota:

[video=youtube;id-nFMTubtA]https://www.youtube.com/watch?v=id-nFMTubtA&feature=youtu.be[/video]
 

tinric

Super Moderador
...só para te meter nojo uma vez que decidiste não ir, ahaahha...


Só mesmo para mete nojo :D ... mas agradeço... impéc... depois logo aí vou.

Eu não decidi não ir :( ... simplesmente não posso ir... só se metesse a minha pequena na mochila e a levasse comigo, mas ela já pesa uma beca para isso :D

eheheh

abraço


Acabei as afinações e ajustes na Meta... está um must... o pneu da frente está difícil "colar"... já tive que ir duas vezes à bomba, que o sacana me despejou completamente... é o que dá um aro larguinho... a ver se é desta que cola.

Não tem motivos para não colar... tem quase 120 de liquido.



Em relação ao que me levou a comprar esta e não a SX que o nozes também falava lá mais atrás... é simples...

ainda andei mesmo na dúvida, muito pela FOX 34... mas eram 200€ a mais, 160 mm de curso quando 150 me chegam e sobram (não pelos 10mm mas pelo restante). ... mais peso, transmissão mais fraca e apenas 1 prato de 36 à frente, com cassete 36 atrás ... 1 para 1 ... ahahah e pernas...

como não vinha com um kit de pernas, optei pela AM 1 150mm...

De qualquer das formas só mesmo a FOX 34 ainda me reteve o pensamento uns minutos, senão segundos apenas.


Com isto estou agora ansioso que chegue o avanço pois com isso fica como a pretendo ter.

E agora depois de mais umas voltas (dentro da garagem :D) já me parece mais melhor boa :D ... já descobri que os 30 mm de largura extra no guiador se sentem bem.

Agora vamos é ver se nos trilhos é bom ou mau.
 

essence_s

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Parabens pela Commençal, n te vais arrepender da escolha!
Isso está é a precisar de uma aparadela nesses cabos, pois com essas passagens todas, fica tudo tão bem arrumadinho no quadro e atras e um enmaranhado á frente.
 

Arraçario

New Member
Boas tinric,

Parabéns pela aquisição, como já tinha-mos falado é um canhonçe :p como sabes o Pedro tem uma e é maquina...

Agora digo-te se puderes despacha a Fox e mete uma Pike , por todas as razões e mais uma ...CTD é barraca nas de 2013, melhoraram nas de 2014 e desistiram nas de 2015...isso é bom para o Cross, bainhas de 32mm contra 35mm não tem nada a ver, pesa o mesmo que a Fox e faz 160mm...sou-te sincero como sabes tenho uma Lyrik RC2DH e estou em negocio com uma Pike!!!

Agora é andares nela que te traga muita diversão e nenhuma lesão!!!!

Abraço e boas rides

Nuno
 

shifTTer

New Member
Boas Tinric.

Parabens pela escolha do novo maquinão. Sempre a primar pelo bom gosto nas bikes. Boa sorte com a nova montada e que em cada volta te traga a casa com um grande sorriso.
Ah, os punhos voto tambem nos pretos.

Abraço e boas pedaladas.;)
 

tinric

Super Moderador
shifTTer, obrigado... é isso mesmo que espero.

Nuno, a ideia inicial era mesmo isso. Trocar e meter uma pike. Mas depois pensei... vou trocar por uma pike sem testar, sem comparar!? Não!!!

Também para vender por metade do preço dela e mesmo assim é difícil... para isso fica cá.

Depois há dois fatores a ter em conta

1. Não queiras comparar o meu andamento de menino com o teu de home de barba rija...
2. Onde ando não se compara com onde andas... claro que senti a diferença da Magura duplo arco, para a Revelation... ou seja... as 2 primeiras revelations eram muito boas... até experimentar melhor... depois voltar a meter uma revelation... foi uma autentica cana verde... mas à 3ª volta já me começava a habituar...
Onde quero chegar com a conversa!? ...

Ainda tenho a TS8R para decidir se vendo ou se fico com ela... e depois de andar uns tempos com a FOX, vou montar a Magura e voltar a montar a FOX... e aí tirar conclusões

Também não está fora de questão arranjar aí um empréstimo de uma Pike um dia destes para tirar mais umas conclusões.


Mas basicamente, 90% das vezes os 150 em 32 sobram.

Agora sim, esta bike já foi no intuito de um dia meter uma 160 à frente e ficar com um misto 150 trs / 160 frt que fica bem fixe.


Quanto ao CTD... se o usar tanto como todos os bloqueios de todas as outras suspensões ... :) é para o lado que durmo melhor.

Mas há que ter em conta a minha filosofia... tenho 2 anos de garantia... e tenho outra suspensão 150mm em casa... se tiver que a mandar à garantia... não ficarei apeado e no limite ainda recebo uma nova um dia destes.... ahahah :D faz lembrar gajos que recebem quadros de carbono na garantia de um de alumino ... ahahah ainda me dão uma 34 :) ahahah

Abraço

A ver se daqui a umas semanas consigo testar e estrear a máquina :)
 

TiagoMAIAC

New Member
Em relação à parte de 150mm a 32 tens toda a razão, e até acrescento mais:

O intuito do AM na fluidez a meu ver é ultrapassar obstáculos, não voar por cima deles. É claro que desafiar a gravidade um pouco não faz mal a ninguém, mas quando sabemos que temos material que sobra para esses fins, começamos a pensar que somos intocáveis no que a quedas diz respeito.

Em suma, os 150mm a 32 chegam perfeitamente, e sim, podes e deves testar a Fox e mais tarde tirar as tuas próprias conclusões.

Abraço, e vê lá se não ficas muito tempo a olhar para ela na garagem e lhe vais dar uso.... ao menos agarra num balde de lama e manda-lhe pra cima, sempre enganas alguém hehe :D
 
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