Clientes de 2ª

Jocas22

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o melhor comentário foi mesmo o de irem testando até encontrar a loja certa. Só eu tentei 6 antes de parar, e aturei com cada coisa :fpalm: E mesmo assim já faço quase tudo sozinho porque ninguem tem tanta preocupação em deixar tudo bem feito como eu.
 

Miguel79

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Por acaso até à data tenho tido sorte,tenho uma bike de gama baixa,Mondraker Concept Disk,mas que foi o que pude comprar pois o guito não estica.Até à data tenho ido sempre à loja onde comprei a bicicleta e tenho recebido o mesmo tipo de atenção do pessoal que lá vai com grandes maquinões,sempre atenciosos e dispostos a resolver qualquer problema que a bicicleta tenha.Quem gere um negócio devia ter um bocado de cuidado com a sua maneira de agir,como já disseram quem gasta pouco hoje amanhã pode gastar muito.
 
O meu problema nunca foi a escolha da loja, porque digo directamente, a Movefree Sintra têm a minha preferência! Bom atendimento, sempre disponivéis e até agora pouco falharam.
Ainda hoje levei umas pastilhas BBB à Movefree que comprei numa loja com Brasil no nome, que não quiz dar garantia. As pastilhas racharam, e uma delas até partiu, fui ao importador e deu garantia, mas teria de enviar por intermédio de uma loja. Como o tal "Brasil" não queria enviar, pedi à Movefree e eles sem problemas enviaram.
Agora os preços levaram-me a experimentar outros sitios mais baratos...

Acho que há situações desnecessárias, mas um dia, quando os 1ª categoria desistirem e partirem para outro vicio, ou as lojas online reinarem por complecto o mercado, ai sim iremos ver mudanças.

Pelo que vejo, existem mais casos, e penso que se forem todos divulgados por aqui, alguma coisa, mesmo pouco que seja, poderá mudar.
 

Ventura

Member
O preço da bike nem sempre tem a vêr, já fui muito bem atendido em lojas onde apenas fui comprar uma camara e nem sequer sabiam que bike é que eu tinha/tenho e já fui mal atendido em lojas que sabiam o quanto valia a minha bike, ás vezes apanhamos alguem em dia não e sai asneira! E não nos vamos esquecer que as pessoas facilitam mais nos clientes conhecidos pois esperam um grau de compreensão maior da sua parte, tal como um amigo ás vezes espera de nós!
O q dá bago a um lojista é a utilização intensiva q as pessoas dão ás bikes e não a venda das ditas cujas, numa bike de algums milhares poderão ganhar umas centenas na venda mas o que vai dar mesmo dinheiro é a utilização da mesma e quanto mais fraca fôr a bike mais dinheiro irá dar, upgrades, revisões, etc... enfim, no pós-venda. Um lojista que não tenha isto em mente ou é apenas empregado e ganha á comissão ou está muito deslocado no negocio em q se encontra.
Outro reparo, alguem dar um comentario em tom de brincadeira acerca de uma bike não significa que a esteja a pôr abaixo, muitas vezes é apenas brincadeira e muitos dos que mandam essas bocas começaram com bikes bem inferiores á tua e se reparares bem há muitos individuos que têm por exemplo specialized e gostam de mandar uns bitaites a pessoas que tem bikes de marca pseudo inferior e q por vezes estão mt melhor equipadas mas não têm um grande nome escrito no quadro!
Não podemos sêr tão sensiveis, se não gostamos de alguma coisa em determinada loja ninguem nos obriga a lá voltar logo é uma situação de facil resolução!
A titulo de curiosidade já me recusaram um test drive numa loja dita grande qd tinham acabado de sugerir a outro cliente (eu ouvi por isso é que pedi o test drive) que fosse lá no dia seguinte experimentar a bike que eu queria experimentar, resultado, nunca mais lá fui e a loja entretanto foi a charco....
 

kily

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Acho que isto de atender mal o cliente pode ter a haver com a falta de formação comercial que há no sector lojista, mas acima de tudo creio que é mesmo cultural. Nos países que visitei até agora nunca me senti tão mal atendido (sem generalizar porque há agradaveis excepções) como em Portugal, onde por vezes venderem algo prarece um favor. Em qualquer país da Europa onde passei sempre me senti bem atendido com uma excepção na nossa vizinha Espanha, mais concretamente no aeroporto de Madrid. No Brasil chegam a ser incomudos com tanta atenção para os padrões Europeus, mas são preocupados com o cliente e não acho que seja por ser estrangeiro.
Em Portugal, por norma não há uma ajuda ao cliente com sorriso (provavelmente não há motivos mas tem de haver profissionalismo), um bom dia ou uma tentativa respeitosa de proximidade. Muitas vezes somos atendidos com um aceno de cabeça e isso diz tudo.
 

abelha2

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Concordo com o Ventura. Mas lá está quando se conhece o cliente pode mandar umas bocas, agora quando não é o caso...

A minha bike anterior era mesmo muito fraca, cheguei ao ponto de ir trocar uma camara (tava furada e ía a passar perto), e o mecanico disse "opah um furo, eu no teu lugar aproveitava e trocava de bicicleta.."

Conheço o homem e rr-mos os dois, se fosse a primeira vez, secalhar nao voltava la
 
A ideia que ficou a pairar foi de que para se ser bem atendido numa loja (de bikes ou não) tem de se gastar acima das possibilidades ou até da real necessidade do cliente.
Pois bem, não concordo!

O que se passa é que a malta ao ser mal atendida na loja X ou Y, conceituada ou não (signifique isto o que significar), por vezes não faz mostrar esse descontentamento na hora! É ali naquele momento em que achamos que aquele funcionário não está a prestar um bom serviço, que devemos dizer algo, e não engolir e virar costas.
A qualidade do serviço prestado é proporcional ao grau de exigência do cliente. Se não exigirmos nada, as lojas não serão obrigadas a evoluir também.

Não concordo também com o que foi dito com o ir experimentar o material à loja e depois manda-se vir da net. Numa situação destas, dificilmente se terá a devida atenção numa futura incursão nessa loja, ora coloquem-se no lugar do vendedor e a que conclusão chegam? Pois é, não gostam não é?!

Sou cliente há vários anos de uma loja próxima de minha casa, que tanto vende desde bicicletas de 100€ até bicicletas de 10mil €. Gosto de lá ir, faz parte da minha rotina, dois dedos de conversa, vê-se novidades de bikes, material, etc, conversa-se de tudo e mais alguma coisa, existe convívio!
Já assisti a vendas de bicicletas caras, baratas, assim assim, e o cliente é bem atendido, porque ele precisa de vender, isso obriga-o a prestar um bom serviço, só pode ser desta forma.
Mas não digo que não haja alguém que não diga que não foi a esta loja e não foi bem atendido, porque é um ser humano, como tal terá dias bons e maus, quem não tem?!
 

SeteGu

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Falando da minha experiência pessoal... já fui bastante mal atendido:

Queria meter uma suspensão melhor numa bicicleta Astro que tive. Na loja andavam-me sempre a enrolar... "não ainda não chegou, estamos há espera de mais material, etc..." e passaram-se meses... muitos meses (mais de um ano). De vez em quando o vendedor lá ia dizendo: "Epá... mas queres mesmo uma suspensão para aí? Nâo vale a pena... a bicicleta é muito fraca. Vê antes estas bicicletas que aqui tenho..." Eu ia sempre insistindo que não tinha €€ para uma bicicleta nova e passava lá sempre depois (+/- a cada mês) para saber da dita suspensão... sem resultados.

Podia ir a outra loja mas na altura (já há alguns anos) basicamente só havia aquela loja perto de minha casa e também não me estava para chatear. Há uns tempos numa outra loja fiz uns upgrades há bike que ficaram mesmo em conta (aproveitando algum material suplente, usado da própria loja e algum novo) e fiquei com uma segunda bike bastante decente.

Essa primeira loja de que vos falei acabou por ir à falência e o dito vendedor (não sei seria o dono da loja, se não) deixou de trabalhar neste ramo. ;)
A loja que me fez o upgrade há bike recentemente até mudou de instalações para poder ter mais espaço para expor os seus produtos. ;)
 

MiKaZ

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Se te trataram como cliente de segunda com uma specialized como é que tratarão os cliente que aparacem la de bergs, emt e team?? xD Qualquer das maneiras nao eram para tratar assim os clientes, depois admiram-se de fechar portas e dizerem que é da crise...
 

MGanhao

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Eu quando vou a alguma loja por vezes até tenho receio de dizer que fui eu que montei e monto tudo na minha bicicleta só para não passar a ser cliente de 2ª, de à uns tempos para cá o meu travão traseiro morreu e no dia antes de uma prova precisei de levar mesmo aquilo à loja, o travão foi sangrado duas vezes e nada foi feito dele e quando fui buscar a bicicleta já a loja estava fechada, o dono da mesma disponibilizou-se logo para ir lá à loja dar-me a bicicleta, quando fui para pagar, tal não é o meu espanto quando o dono me diz que não é nada por aquilo não ter tido arranjo mesmo depois de ter sido sangrado duas vezes!!

Antes de ter lá metido isso a arranjar só lá tinha comprado umas câmaras de ar, cabos e bichas, o dono da loja é mesmo 5*!

Agora ser tratado por cliente de 2ª isso é que não, nunca mais entrava na loja!
 

PedroC

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Eu também tive algumas experiências interessantes quando fiz recentemente uns upgrades na minha bike.

Enviei imensos e-mails principalmente para importadores e algumas lojas na região de Lisboa a perguntar por preços, caracteristicas, etc...

As poucas respostas vinham sempre tarde, quando vinham...Até os importadores não me respondiam.

Na altura experimentei por curiosidade fazer as mesmas perguntas a 5 ou 6 importadores e lojas espanholas, e responderam todas com extrema simpatia em menos de 24 horas.

Deixei passar uns dias e resolvi então fazer "queixinhas" directamente às marcas internacionais. Perguntava-lhes ironicamente se os importadores/ representantes em Portugal tinham mudado, onde poderia comprar os seus produtos em Portugal, pois os importadores registados no site oficial da marca não respondiam aos meus e-mails.

Julgo que resultou, pois todos os importadores que não me tinham respondido, acabaram por responder no mesmo dia ou no dia seguinte às "queixinhas".
 

ricsaraiva

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Boas.
Eu penso que tudo tem a haver com as pessoas e até com as estratégias das empresas/lojas.
Em 2007 resolvi comprar uma btt e tinha um orçamento um pouco inferior ao que efectivamente acabei por gastar. Fui a uma loja e o vendedor aconselhou-me uma bike Marin que tinha lá, bike que eu detestei. Perguntei por certos medelos que sabia que a loja representava aquelas marcas e o sr. continuava a insistir naquela bike, só falava nas qualidades dela, e que eu ia adorar a bike, bike que eu cada vez que olhava para ela mais a detestava! lol
Fui a outra loja, disse o que pretendia e qual o meu orçamento e mostraram-me as bikes que tinham e aconselharam-me a investir um pouco mais para ficar com uma bike melhor... apesar de achar que era conversa de vendedor, e conhecendo a bicicleta e o equipamento desta acabei por dar razão ao vendedor e depois de negociarmos um pouco comprei uma Specialized Rockhopper com a qual estou muito satisfeito. Este vendedor já me vendeu algum material (de desgaste) para a bike e equipamento para mim e apesar de achar que gasto sempre mais do que queria gastar, com o tempo acabo por lhe dar razão e agradecer os seus conselhos. Na zona onde moro toda a gente ligada ao ciclismo conhece este bacano :), teve uma loja num local e tinha muitos clientes, mudou de instalações e o pessoal foi todo atrás, agora trabalha em outra loja e lá vai a malta toda atrás... e atende um homem ou mulher que vai comprar uma bike de 500€ ou uma de 5.000€ com a mesma simpatia e profissionalismo!
O sr. da Marin, que curiosamente hoje vende Specialized, tem uma grande casa de bikes e bem caras, e quando um amigo meu que tem uma Hardrock se queixou que ela não travava muito bem ele quis vender-lhe uns travões de 300€ lol
 

marrokan

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boas.

eu tb sou um proprietário de uma Specialized Hardrock Comp que adquiri na Move Free em Torres Vedras em 2011 e só tenho a dizer bem da equipa que lá está... tanto na compra da bike como na compra de material ( bar ends, cameras de gel, bomba, luz, pedais de engate, sapatos, travões hidráulicos com montagem, afinações etc) e não foi tudo comprado ao mesmo tempo, compro quando posso€€€ e preciso.
deixa-me te dizer que estou muito satisfeito com ela... até hoje nunca me deixou mal, é só manutenção e já conta com 2mil e tal km, e só não tem mais porque nem sempre posso andar...
já vi uma bicicleta muito mais cara que a minha, e com muito menos km em que o cubo trazeiro entregou a alma ao criador.
não é por ser uma bike mais barata que impede de ser fiável e de nos agradar, na minha só lhe faço melhorias quando o material que ela tem de origem se estragar e tiver de mudar.
uma vez um vendedor de bicicletas disse-me que uma bicicleta não anda sozinha, para que ter uma bicicleta de 5000€ se quem anda com ela não tem pernas para subir uma rampa que até um miúdo de 10 anos com uma bmx a sobe...:-K:-K:-K dá que pensar...
diverte-te com a bike que tens a fazer uns km, e ca##-te nessas cenas, se te sentes bem tratado numa loja, então fica lá.
é assim que eu faço amigo...

cumps
marrokan
 
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