Cannondale Scalpel 2 2012 (Upgrade)

Rui Marçal

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Boas,

Por acaso fui medir quanto tem de altura minha roda 26' junta com o pneu, um avantajado Maxxis Ikon 2.2 e deu-me 682mm de altura. Curiosamente a bike da minha mulher tem também roda 26' mas o pneu é um Ignitor 1.9 e a altura é muito inferior cerca de 642mm, portanto temos uma diferença de 40mm o que é muito...

O que acho piada, é malta com roda 26' que passou para 27,5' mas teve de meter pneus mais estreitos para caberem no quadro. Além de pagarem pneus mais caros e mais pesados, terem de ser mais estreitos, como tal, perdem estabilidade e tração, provavelmente ainda ficaram com uma altura de roda ou diâmetro igual ou mais pequena, lol...

Já agora, quem tem roda 27,5' se metesse aqui a altura da roda era porreiro para podermos discutir melhor o assunto.

Roubei esta imagem ao Tinric...



Como se pode ver, basta fazer as contas a diferença entre uma roda 26' e roda 27,5' é de 25mm e da roda 27,5' para roda 29' é de 38mm, sendo que de roda 26' para roda 29' é de 63mm. Eu só na troca de pneus ganhei a diferença entre roda 27,5' e 29'. Não sei se me fiz entender...

Podem agora dizer "mas então, comprar uma roda 27,5' e metes um Ikon em medida 27,5' e ganhas mais em lardura". Engano. Nas outras marcas não pesquisei, mas com o Ikon, o modelo em 2.2 para roda 26' é mais largo que para a roda 27,5' e igual à roda 29'. E esta?

Também estive a ver alguns modelos da Schwalbe e são sempre da mesma largura, só muda o diâmetro que é maior, o peso, mais pesado e o preço, mais caro.

Com as outras marcas não sei como é...
 

JoãoLopes

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Partilho da tua opinição neste 26 vs 27,5.. E para ajudar neste cruzamento de dados fui medir a minha 26 com pneu XL..

Rodas RCZ XC , pneu continental x-king 2.2 : 684mm

;)
 

JoãoLopes

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Esqueci-me de dar mais um bitaite, nesta caso mais importante que a largura efetiva (nao a anunciada no modelo), é a altura do flanco. A altura do flanco é o que faz realmente balão, ainda tenho guardados os kenda smallblock que ,usei antes deste set x-king / racing ralph, e têm como medida 1.95 mas fazem um balão espetacular por terem o flanco alto e serem bem arredondados.
 

jaba

Utilizador Banido
Caindo no risco de dizer asneira, estas diferenças que apresentam e que são bem vistas, quem usa pneus 2.0 em 26 e 27,5 da mesma marca e modelo, irá certamente notar diferenças, correcto? Diferenças essas, obviamente que não notarás se usares, por exemplo um 2.25 3m 26 e passares para 2.0 em 27,5.
 

Rui Marçal

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Boas JoãoLopes,

Estive a ver os Continental e à semelhança das outras marcas, independentemente do diâmetro da roda tem todos a mesma largura...

Boas Jaba,

Quem usar pneus do mesmo modelo e medida mas em rodas 26' e 27,5' irá notar diferença sim, mas muito pouca e só os mais atentos e prós conseguirão notar isso...

Por exemplo, 1 colega meu que anda de bike há muitos anos, passou de um pneu com uma largura de 47 para 57 e não notou nada! Isso é impossível, porque nota-se e muito. Ele é que não tem sensibilidade para se aperceber disso.

O problema é que muita gente é obrigada a baixar a largura do pneu para que caiba no quadro, principalmente atrás e depois fica pior do que estava, e, por vezes, como no meu caso, basta aumentar a largura do pneu para crescer em altura...e só tens a ganhar. Para mim, tem muito mais vantagens que comprar umas rodas 27,5'.
 

Rui Marçal

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João,

Eu não procuro nada, eu já encontrei o que posso ter com roda 26'...lol...

Simplesmente estou a alertar que a malta com roda 26' não deve trocar as rodas para 27,5' pois além de gastar muito dinheiro, aumentar o peso da bike na prática não ganha praticamente nada ou ainda pode é perder algo...

E um pneu com a mesma medida mas com diâmetros diferentes tem mesma largura, ou seja, a mesma eficácia em termos de largura.
 

JoãoLopes

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Ja percebi o que querias dizer com as larguras e diametros, erro meu :fpalm:

Além do mais, um pneu grande numa 26 aumenta e muito o conforto.. Eu que o digo que uma vez comprei um larsen 1.9 para experimentar, com os meus 85 90 kg em cima da bicla, era com cada pancada nas costas!
 

Rui Marçal

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João,

Um pneu mais largo, é mais rolante em piso irregular, é sempre mais confortável, pois podes andar com pressões mais baixas, tem mais tração (exeto em lama), tem mais aderência a travar e curvar.

A desvantagem é que é mais pesado e em pisos regulares como alcatrão, tem mais atrito.

Portanto são muito mais as vantagens que as desvantagens.
 

Marreiros

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João se achas o X-King 2.2 é largo então que dizer do 2.4? Eu andei praticamente o ano todo de 2012 com um. ;) Versão Race Sport e posso dizer que foi o melhor pneu que já tive na frente. Aquilo com a Magura Durin que andava na frente era mesmo um show. Atrás tinha um X-King 2.2 Protection, que era quase da mesma largura do 2.4. ;)

Abraço
 

Rui Marçal

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Pneus quanto mais largos melhor, lol. Parece um jeep.

Andei ontem em areia que apesar de estar molhada, em alguns sítios estava já seca e da última vez que por lá passei um um fino High Roller 2,1 meu deus, era sempre a frente a ir para onde lhe apetecia.

Agora muito melhor.
 

essence_s

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sim, Marreiros mas esses 2,4 e 2,2 dos Continental estão sempre 2 casas acima das restantes marcas.
Um 2,4 é para ai um 2.1 da shwalbe...
Rui Marçal , isso da areia e dos pneus largos, nem sempre é verdade. Aqui na zona há bastante e um pneu com um bom balão , n muito atestado faz toda a diferença.
Pneus abaixo de 2.0 , nunca usei.
 

Rui Marçal

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Boas essence_s,

Mas estamos os 2 de acordo. Foi isso que eu disse. Um pneu mais largo e se tiver menos ar, mais largo fica, rola melhor na areia, não se enterra tanto.

Se já não nos falarmos mais, um excelente Natal pessoal do pedal...
 

Rui Marçal

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Entretanto, a Scalpel foi para a casa onde nasceu, Holanda. Foi para a BZ no dia 15 de janeiro.


Devido ao barulho (ranger) que fazia quando pedalava com força decidi envia-la para lá para ver se detetam o problema. Parece-me que é de um dos casquilhos do BB30.


Não se se é fácil retira-los ou não. Eles não são de rosca e estão "colados" ao quadro. Segundo o que já li, parece-me que eles são metidos "à justa" a baixas temperaturas. Quando a temperatura aumenta ficam bem fixos e não saem. Vamos a ver o que me dizem.


O que eu espero é que o quadro tenha recuperação, pois não quero um quadro 29' ou outro quadro 26' de outra cor...
 

Rui Marçal

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No way...lol...

Espero que não. Embora possa haver muita gente que iria tentar ao máximo isso, eu não quero. Quero continuar com a minha roda 26'. Ainda tenho este projeto para acabar que ainda não está ao meu gosto...Se por acaso este quadro não tiver solução, que remédio. Mas não é o que quero de maneira nenhuma.
 

hrbc

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Desculpem a intermissão e a minha ignorância, Rui nesta hipotética hipótese que existe, qual é o procedimento das garantias como no teu caso, tens uma roda 26" toda equipada para isso mesmo, se eles eventualmente trocarem para 29", trocam só o quadro ou a bicicleta completa ?
Se eventualmente trocarem só o quadro para 29" como no teu caso, tens uma pipa de massa para a por a bicicleta a rodar novamente, como rodas, transmissão apertos ..etc etec etc etc....
 

Rui Marçal

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Olá hrbc,

É isso mesmo. Se este quadro não tiver arranjo e eles não tiverem mais quadro nenhum pode acontecer-me isso mesmo...

Tenho um colega meu que tinha uma Cannondale Rush e o quadro foi trocado 3 vezes. Mas o problema continuava, o triângulo traseiro ao fim de algum tempo ficava desalinhado da parte da frente e eles não o conseguiram resolver. Quando acabaram com os quadros Rush deram-lhe um Scalpel, mas só o quadro, sem lefty e sem amortecedor e nenhum outro componente.

No meu caso, não sei o que vai acontecer, pode ser que seja muito mais simples. Não vamos agoirar, lol....
 
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