Ao que parece o caminho da costa está a ter "multiplas" alternativas entre Porto e Esposende...
Já fiz partes do caminho como descrevi anteriormente. Fiz Viana-Caminha e posteriormente fiz Porto-Rates-Esposende. Ambos relatei como estão as marcações.
Uma alternativa Porto-Vila do Conde-Esposende faz sentido (mais do que uma como já ouvi falar parece-me demasiado...)
Este ano descobri novas marcações. Essa que referes em Leça foi uma delas (perto do farol). Fui à Sé do Porto e tentei descobrir como iria seguir as setas até Leça. A verdade é que não descobri nenhuma ... o percurso que fiz foi sair da Sé do Porto, descer à marginal junto ao Douro e seguir a mesma até à Foz, passar no Castelo do Queijo, seguir por Matosinhos sempre o mais proximo possível do mar, passar na ponte móvel para Leça e fazer a marginal de Leça. Só mesmo no final da marginal (perto do farol) aparece a 1ª seta (pelo menos foi a 1ª que descobri). A partir daqui vai-se até Vila do Conde sem problemas. Este percurso utiliza essencialmente os passeios de madeira que foram construidos junto às praias. O Percurso até é engraçado, mas não é muito simpático para fazer num dia de praia, pois os ciclistas vão estar a incomodar os veraneantes constantemente ao passar nos passeios de madeira.
A última seta que encontrei foi na ponte (N13) que liga Azurara a Vila do Conde... depois perdi o rastro... já vi setas na entre Aguçadoura e Apúlia... nas férias vou tentar descobrir a ligação entre Vila do Conde e Esposende...
A saga dos "caminhos alternativos" a partir do porto continua
...
A grande maioria do pessoal faz o caminho central (Porto-Rates-Barcelos- etc), que desde a Sé do Porto está bem marcado e se consegue seguir sem problemas.
Em Rates existe indicações da divisão dos caminhos, podendo aqui optar-se por Barcelos (central) ou Esposende (Costa).
Ou seja pode-se considerar que temos a 1ª versão do Caminho da Costa Via Rates.
No ano passado descobri que a partir de Leça da Palmeira existe uma marcação que nos leva sempre junto ao mar (Lavra, Vila Chã) usando maioritariamente os passeios de madeira existentes nas praias até Vila do Conde.
Descobri posteriormente que em Vila do Conde junto à Matriz (Rua da Igreja) existe uma marcação que nos leva quase sempre paralelo à N13 indo dar à Povoa de Varzim, onde o caminho vira à direita, passa por baixo da A28, passa por Amorim, volta a passar por baixo da A28, passa em Navais, Estela, Apúlia, Fão Passando a Ponte para Esposende.
Ou seja pode-se considerar que temos a 2ª versão do Caminho da Costa Via Póvoa de Varzim.
Este ano descobri que ao pé do aeroporto de Pedras Rubras (Rua da Estrada, rua que passa ao lado da Mercedes - CSantos) inicia-se uma marcação que segue quase paralela à referência anterior, percorrendo quase sempre caminhos de paralelo por Vila Nova da Telha, Aveleda, Labruge, terminando também na Ponte de Vila do Conde.
Na ponte de vila do conde existe marcação bem visível que leva os peregrinos a virar à direita no final da ponte, levando-os em direção ao interior passando por Touguinha, Junqueira e Arcos, onde se une com o caminho central seguindo em direção a Rates.
Ou seja pode-se considerar que temos a 3ª versão do Caminho da Costa Via Vila do Conde - Rates - Esposende.
Sou da zona, conheço o terreno e não me perco, mas fico triste, pois coloco-me na pele de um peregrino que não conhece e realmente é um nº de opções que não tem jeito nenhum. Entre o Porto e Esposende pelos vistos existem pelo menos 3 opções.... Fiz no ano passado o Caminho Francês, em 850 km nunca me perdi, segui sempre as setas, e nunca vi tantas opções como se vê aqui pela zona... um dia destes a mistica das setas vai ser ignorada e qualquer caminho é um caminho para santiago...