Boas,
Em Junho fizemos esse caminho, desde a Sé do Porto, sempre pela costa, e por mim é desaconselhável!!!
Só em paralelos levamos que contar para um ano de pedaladas! e mal marcado.
Apanhamos uns trilhos à beira mar, já lá em cima perto de Caminha e aí sim vale a pena a vista.
Em Caminha, e como o ferry estava em manutenção, seguimos as setas amarelas para Vila Praia de Ancora (20kms durinhos), onde pernoitamos.
Vila Praia de Âncora para La Guardia é confuso, sem qualquer tipo de marcação. Ao chegar a La Guardia, apanhamos seta a indicar à direita, o que se veio a verificar um desafio enorme, a serra parecia não ter fim, e a confusão de setas e a falta delas, levou-nos a andar meios à nora, mas lá chegamos ao topo da serra, e avistamos o mar, descemosssssssss, até à beira mar e apanhamos o "verdadeiro caminho", que segue sempre a costa a um nível acessível, e com vistas lindas, sempre sem perder o mar de vista.
Depois é sempre a rolar, Bayona e Vigo, onde setas nem vê-las e aí também fica um pouco confuso seguir, mas lá engrenamos à saída de Vigo e entramos no Caminho Português, onde é o costume.....
A parte Portuguesa se for feita por Rates e depois dirigir-se para Esposende, torna-se mais agradável, embora ainda não o tivesse feito, mas pelos relatos, tiro a conclusão.
1º Dia fizemos 132kms - 2º dia 141kms e 3º dia 38kms.
Relato
"Na passada semana, dias 7, 8 e 9 de Junho, quatro elementos da secção de BTT, Inter Caima de Vale de Cambra, foram em peregrinação a Santiago de Compostela, pelo Caminho Português da Costa.
Carlos Almeida, Jorge Martins, Nuno Almeida e Sérgio Pinto, foram os aventureiros desta 5ª jornada, a terras de "nostros hermanos".
Com partida da Sé Catedral do Porto, e com passagens por; Vila do Conde, Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora, Caminha e Vila Nova de Cerveira, onde pernoitamos na Pousada da Juventude, com total de 132kms.
No 2º dia arrancamos de V.N. Cerveira, com direcção a Espanha e La Guardia, com passagem por Baiona e Vigo, onde entramos no Caminho Português, seguindo-se Redondela, Pontevedra, Caldas de Reis e Valga, onde passamos a noite no Albergue de peregrinos, total 141kms.
Restando apenas 38 kms para Santiago, no último e derradeiro dia, lá nos fizemos ao Caminho, passando por Padron, chegando por volta das 11horas a Santiago, onde depois da tradicional foto na praça, nos dirigimos para a Oficina do Peregrino, onde obteriamos a credencial comprovativa do Caminho percorrido. Esperavanos o comboio para Vigo e posteriormente 19.35h, o "tuga" de Vigo para o Porto, levando-nos a percorrer e relembrar muito do caminho que fizemos à ida para Santiago.
Reportagem fotográfica em
www.intercaimabike.co.nr "