Olá a todos
Seguem algumas imagens do meu rasteirinho... creio que são razoávelmente explícitas:
Vista frontal. O "guiador" é exactamente onde está a manete...
A direcção
Rectaguarda
Vista lateral
Alguns dados relevantes:
Peso: 19 Kg em vazio na minha balança da cozinha, a mesma que "me" engorda três quilos em menos de 24H... :evil:
Distância entre rodas (centro): 1,0m;
Largura máxima (eixo dianteiro): cerca de 1,1m;
Distância entre eixos: 1m (não quis fugir ao standard);
Comprimento total: 1,9m
Altura ao solo (quadro): 11 cms (17 cms no assento);
Material: Aço (não faço idéia de qual a liga) - A tubagem principal é em tubo de secção quadrada com 30x30x1, o eixo dianteiro em tubo de secção redonda com 30x1,5;
Raio de viragem: cerca de 3,5 mts;
Velocidade máxima: 35,....Kmts/h (até à data);
A protecção da corrente é feita a partir de uma vulgaríssima mangueira de jardim. Dizem os entendidos que é uma excelente solução: amortece qualquer pancada, dura bastante tempo - é muito mais resistente do que parece, é mais silenciosa do que o tubo de alumínio, não desgasta a corrente, é flexível e muito barata. E ajuda a reter o lubrificante da corrente (a sujidade tb, mas nada que uma mangueirada à pressão não resolva).
O rolete da corrente (debaixo do assento) foi feito a partir de uma roda de um patim (em linha), escavada com um dremel. Mais uma vez uma solução barata, apesar de um pouco trabalhosa. É que aquelas rodas são MESMO duras!!!
A corrente é feita com três correntes SRAM com encaixes rápidos (das três sobraram uns 15 cm para ficar à medida). Qualquer corrente (exceptuando as das BMX) serve, devido ao comprimento o desvio lateral não é problemático. O que pode ser problemático é o encaixe nos carretos.
As manetes estão aparafusadas a extensores (pareceu-me uma boa idéia, não valia a pena estar de novo a inventar a roda)... E sempre fica com melhor aspecto.
Os travões: os que estou a utilizar actualmente são uma M.....**. Abrandam... e no fim lá travam. É o que dá comprar dos mais baratos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Ainda não percebi se não será também das borrachas, mas são as mesmas que utilizo nas outras bicicletas... Com sucesso, diga-se de passagem. De qualquer modo ainda tenho que fazer uns apoios para uns V.
Rodas: BMX de 48 raios, as da frente com eixo eixo de 14mm, a traseira com eixo de 10 (as da frente só apoiam de um dos lados, pelo que os eixos de 14 são imprescindíveis.
Pneus: BMX 1.9 à frente e um 2.0 atrás. Marca branca... claro. Tal como as rodas.
Pontos fracos:
-Ainda está a ser afinado. À medida que melhorar vou colocando componentes melhores. Os travões estão no topo da lista.
-Muita desmultiplicação, mesmo com o prato de 53... limita muito a velocidade máxima.
-Aspecto. Óbviamente. Ainda tenho que mudar ali qualquer coisa... talvez na cor. :wink:
Pontos fortes:
-Poupei uma pipa de massa. Uma coisinha destas (muito mais bonita, toda XPTO mandada vir "de fora" não ficaria em menos de 1500€ a 2000€).
-Peso. 19 kg, com o quadro em aço e três rodas de 48 raios? Não é nada. O peso médio para estas coisas andará nos 15 Kg. Se eu perder 4, ficamos quites, de um modo menos dispendioso.
-Um que vale mais do que tudo o resto: aprendi a fazer qualquer coisa que nunca tinha imaginado que viria a fazer em dias de vida... bem ou mal, mas está feito.
Grande abraço
Jaime