Bikes Alternativas (cruisers,choppers,muscle,...)

100do

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Epa, só tenho uma exigência a fazer (se me for permitido):

Coloca aí uma análise detalhada dessa coisa (perdão, triciclo :lol:). É que eu ainda nem sequer vi um guiador ou volante :shock:

Está... esquisito, mas engraçado.
Benvindo ao fórum e diverte-te por cá.

Em relação à tecnologia de vanguarda fica descansado, que aqui o pessoal logo te explica como meter isso equipado com XTR :lol:
 

fg

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Juntei os tópicos. Porque me parece que o assunto do Trike se enquadra aqui e porque também já havia outro tópico com o título "descriminação", que neste caso não era absolutamente nada indicativo do conteúdo do tópico.

JAlex, era interessante que colocasses aqui fotos da tua máquina e desses mais informações técnicas sobre a mesma. Obrigado ! :wink:
 

JAlex

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FG, parece-me bem... mas andei uma série de tempo à pesca (a verdade é que estamos com problemas no proxy, e já não estava a perceber muito bem o que se estaria a passar) :)

Vou tentar tirar umas fotos mais detalhadas do bixaroco ainda hoje e fazer um descritivo sumário da coisa... Não tem um guiador... bem, terá dois meios-guiadores, fixos às rodas da frente, com o veio da direcção a fazer de guiador "virtual", se é que se pode chamar assim.

Não faz cavalinhos... ;) não tomba... em descida é uma máquina :) necessita mesmo de alguns componentes melhorzinhos e de uma relação de multiplicação mais elevada para as descidas - o ideal seria uma pedaleira "maior" - a que tem agora tem 53 dentes, estava a pensar em algo para cima dos 63... alguém faz idéia de onde se pode encontrar disso em Portugal?



Grande abraço,

Jaime
 

jdpcsm

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Ta muito louca essa :)

mas pessoalmente acho um pouco perigosa para andar na estrada (com os portugueses ao volante), so mesmo em ciclovias.
FORÇA !!! :lol:
 

JAlex

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Olá a todos

Ainda não tive tempo para as fotos nem para deixar aqui algumas impressões mais consistentes acerca do bicharoco... passei aqui de raspão, e pareceu-me necessário deixar aqui uma nota acerca do comentário do jdpcsm: bem pelo contrário!
Normalmente passam muito mais ao largo (na outra faixa) do que se for de bicicleta... Como vou "lá embaixo", sou menos visível, mas devido à radidade, tenho mais visibilidade. Ou seja, tenho apanhado muito menos sustos, em abono da verdade.

grande abraço,

Jaime
 

Dézinho

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Artur_btt said:
bike-mower-5.jpg

Mas esta bike é bem utilitária para a limpeza dos trilhos...........boas pedaladas

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Será que já patentearam :?:
 

jdpcsm

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Acredito que sim :) mas mesmo assim, não sei parece que me vou meter debaixo de um carro...
Tambem nunca andei e as vezes isso muda tudo.

abraço
 

JAlex

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Olá a todos
Seguem algumas imagens do meu rasteirinho... creio que são razoávelmente explícitas:


Vista frontal. O "guiador" é exactamente onde está a manete...
mfrentevp3.jpg



A direcção
mguiadorxm2.jpg



Rectaguarda
mtraseirann0.jpg



Vista lateral
mladonm3.jpg



Alguns dados relevantes:

Peso: 19 Kg em vazio na minha balança da cozinha, a mesma que "me" engorda três quilos em menos de 24H... :evil:
Distância entre rodas (centro): 1,0m;
Largura máxima (eixo dianteiro): cerca de 1,1m;
Distância entre eixos: 1m (não quis fugir ao standard);
Comprimento total: 1,9m
Altura ao solo (quadro): 11 cms (17 cms no assento);
Material: Aço (não faço idéia de qual a liga) - A tubagem principal é em tubo de secção quadrada com 30x30x1, o eixo dianteiro em tubo de secção redonda com 30x1,5;
Raio de viragem: cerca de 3,5 mts;
Velocidade máxima: 35,....Kmts/h (até à data);

A protecção da corrente é feita a partir de uma vulgaríssima mangueira de jardim. Dizem os entendidos que é uma excelente solução: amortece qualquer pancada, dura bastante tempo - é muito mais resistente do que parece, é mais silenciosa do que o tubo de alumínio, não desgasta a corrente, é flexível e muito barata. E ajuda a reter o lubrificante da corrente (a sujidade tb, mas nada que uma mangueirada à pressão não resolva).
O rolete da corrente (debaixo do assento) foi feito a partir de uma roda de um patim (em linha), escavada com um dremel. Mais uma vez uma solução barata, apesar de um pouco trabalhosa. É que aquelas rodas são MESMO duras!!!
A corrente é feita com três correntes SRAM com encaixes rápidos (das três sobraram uns 15 cm para ficar à medida). Qualquer corrente (exceptuando as das BMX) serve, devido ao comprimento o desvio lateral não é problemático. O que pode ser problemático é o encaixe nos carretos.
As manetes estão aparafusadas a extensores (pareceu-me uma boa idéia, não valia a pena estar de novo a inventar a roda)... E sempre fica com melhor aspecto.
Os travões: os que estou a utilizar actualmente são uma M.....**. Abrandam... e no fim lá travam. É o que dá comprar dos mais baratos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Ainda não percebi se não será também das borrachas, mas são as mesmas que utilizo nas outras bicicletas... Com sucesso, diga-se de passagem. De qualquer modo ainda tenho que fazer uns apoios para uns V.
Rodas: BMX de 48 raios, as da frente com eixo eixo de 14mm, a traseira com eixo de 10 (as da frente só apoiam de um dos lados, pelo que os eixos de 14 são imprescindíveis.
Pneus: BMX 1.9 à frente e um 2.0 atrás. Marca branca... claro. Tal como as rodas.

Pontos fracos:
-Ainda está a ser afinado. À medida que melhorar vou colocando componentes melhores. Os travões estão no topo da lista.
-Muita desmultiplicação, mesmo com o prato de 53... limita muito a velocidade máxima.
-Aspecto. Óbviamente. Ainda tenho que mudar ali qualquer coisa... talvez na cor. :wink:

Pontos fortes:
-Poupei uma pipa de massa. Uma coisinha destas (muito mais bonita, toda XPTO mandada vir "de fora" não ficaria em menos de 1500€ a 2000€).
-Peso. 19 kg, com o quadro em aço e três rodas de 48 raios? Não é nada. O peso médio para estas coisas andará nos 15 Kg. Se eu perder 4, ficamos quites, de um modo menos dispendioso.
-Um que vale mais do que tudo o resto: aprendi a fazer qualquer coisa que nunca tinha imaginado que viria a fazer em dias de vida... bem ou mal, mas está feito.

Grande abraço

Jaime
 

JAlex

New Member
Algumas coisas que fui apanhando pela net...

Uma chopper com tracção e direcção dianteiras.
1000016yz5.jpg



Creio que esta bateu um record de velocidade em rolos...
bursfordbike2po4.jpg


Uma recumbent lowracer de competição, provavelmente home-made.
hpim0443cf2.jpg


A verdadeira chopper. com motor e tudo, um espectáculo :D
chopks3.jpg


Um sidecar
sidecarod7.jpg


Em madeira. Ao que me lembro era prensado de lâminas de madeira e resina, com um peso a condizer.
mckayplywoodlowrider01bfy8.jpg


Uma LongJohn, uma bicicleta de carga.
longjohngonschior64001zw7.jpg


Este é da Berg... Absolutamente fantástico. Creio que a idéia era terem no mercado uma leaning trikke capaz de fazer umas incursões fora-de-estrada mais esticadas. O problema é que... as duas coisas não dá.

1183f2250697d9e242d47f8fg9.jpg
 

jdpcsm

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JAlex desde já só tenho a dizer que ta ai um belo trabalho :) Quanto é que gastaste nesse projecto?

Só um reparo, os pneus não sao marca branca, os pneus sao da Cheng Shing que é nem mais nem menos o fabricante da conhecida marca MAXXIS. A Cheng Shin é um dos maiores produtores mundiais de pneus :)
 

JAlex

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jdpcsm, boas!

bem, no total, excluindo mão-de-obra, ferramentas e os custos com engana-e-volta-atrás, ou seja, contabilizando o custo "líquido", terá ficado abaixo dos 500€... se tivesse que voltar a repetir, provavelmente seria um pouco mais barato, dado que nem sempre comprei os componentes ao melhor preço. Relativamente aos pneus, viver para aprender, não fazia a mínima idéia.

grande abraço,

Jaime
 

jdpcsm

New Member
Boas,

é sempre assim, já com a de dois lugares que fiz se fosse hoje tinha gasto menos dinheiro.
Eu pelo menos gosto muito desses pneus, tenho uns na de dois lugares e outros com lista branca na bicicleta roda 20" que "restaurei" para a minha namorada. Só é pena é não encontrar dessa marca com lista branca para roda 26", é que eles teem mas pelo menos ao pe de mim o homem não tem, nem se da ao trabalho de mandar vir.É que iam ser baratos de certeza e são muito fixes.

abraço
 

JAlex

New Member
usaralho, creio que eles descontinuaram a produção de trikes há uns 3 anos...

Se fizeres um search por Tieffflieger (é o nome do bicharoco) no google encontras a (muito pouca) informação disponível...
Se bem me lembro, em tempos li alguns comentários num fórum de pessoas que tinham experimentado o animal fora de estrada, e aparentemente tinha um comportamento aceitável... não sei é qual o background dessas pessoas, nem em que termos comparativos estavam a opinar.
Uma trike que (dizem) é bastante aceitavel fora de estrada (terra batida, diria eu) é da KMX Karts... Têm representante em Portugal, e podem ser alugadas, o que é sempre bom para ter uma idéia antes de gastar $$$$.
 

usaralho

Member
Sim sei mas pelo preço que custam compra-se outra coisa mais útil (tipo uma rígida :mrgreen:). Para brincadeira fica um bocado caro...
 
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