Bicicletas Electricas uma outra alternativa.... Vossa opinião

#41
O futuro podia estar aqui, ainda mais barato que as baterias eléctricas e menos poluente não deve haver (a não ser as nossas binas mesmo).

http://youtu.be/omOw0frOsWQ

Acredito que estas idéias só não avancem porque desde logo as "pernas" são cortadas pelos interesses daquelas multinacionais que todos nós já conhecemos.
Conheço o conceito (de ver programas e documentários), acho uma tecnologia com pernas para andar (talvez mais que todas as outras), mas tal como refere o amigo Mach 4, cortam-lhe as pernas, quem será????

Esperemos que não o façam por muito tempo.
 
#43
Conheço o conceito (de ver programas e documentários), acho uma tecnologia com pernas para andar (talvez mais que todas as outras), mas tal como refere o amigo Mach 4, cortam-lhe as pernas, quem será????

Esperemos que não o façam por muito tempo.
Não se trata de cortar as pernas, trata-se de não funcionar. O movimento perpétuo funciona, o problema é quando se retira dele energia. A partir desse momento, acabou-se o movimento perpétuo, a energia retirada começa a fazer abrandar rapidamente e o movimento passa a ser bastante mais limitado, bastante mais...
 
#45
Que eu saiba basta querer e nos tempos que correm arranja-se sempre forma de armazenar energia.
É só mesmo aprofundar esta questão e de certeza que se arranjaria uma rápida solução.

Sejam mas é realistas e admitam que o que falta mesmo é vontade.
Mais nada além disso.

Mas como disse, ninguém deve estar interessado em investir numa fonte de energia de baixo custo não acham?
Afinal quem é que iria ganhar mais com isso?
 
#46
Não sou físico (nem sequer percebo muito da coisa), pelo raciocinio lógico da coisa o amigo TheTraveler
pode até ter a sua razão, mas não ele não está a contar com a evolução tecnológica que o ser humano consegue, não nos podemos esquecer que os carro no seu primórdio começaram por ser a vapor, logo a tecnologia evoluiu. Se aqui à uns 20 ou 25 anos dissessem que tinham carros familiares a consumir 6 litros aos 100, eram tomados como malucos, mas hoje é uma realidade.

Agora na teoria da conspiração (ideia que não costumo ter em grande parte das situações, mas aqui não a descarto):
Não se esqueçam que a industria petrolífera é a industria que mais dinheiro move no mundo (daí o sobrenome "ouro negro") e todos sabemos que o dinheiro compra quase tudo.....

Deixo uma questão:
Se vocês tivessem uma "empresa" (ou cartel que é o caso) que realiza-se milhões todos os dias e aparecesse uma tecnologia (mesmo em fase embrionária) que ia tornar a vossa empresa num estorvo poluente para o mundo, o que fariam???

Podem achar que é teoria da conspiração ou maluquice minha, mas certamente não sou o único a pensar assim!
 
#47
Oliana:
A vantagem do electrico em todas as situações relativamente à gasolina é a seguinte. Tu num carro, mota, seja o que for, se largares o acelerador numa descida, ele passa para um consumo de 0, mesmo que a travar com o motor, ou mesmo com os travões. Mas num electrico consegues recuperar essa energia (que está a ser dissipada nos travoes) para a bateria. É o que se passa nos metros comboios etc....

Match 4:

Nunca te esqueças da principal lei da fisica

"na natureza nada se perde nada de cria, tudo se transforma"

Não percebi muito bem o video, mas parece-me o principio de funcionamento do motor sincrono... Para tal é necessário variar o campo magnético ao longo do tempo e do espaço, e para tal é preciso outra fonte de energia, que o faça rodar.
Como em tudo se não houver perdas, depois de colocado a rodar, ele roda para sempre, desde que nao haja binário resistente, com acontece com tudo, tal como ja disse um user..

tfmc: Pode-se evoluir muita coisa, mas nunca se poderá alterar as leis da fisica... A evolução que poderemos esperar é ao nive das baterias, com isto do carro electrico.

Isso sim, está em evolução, pois já se tentaram vários métodos, desde o hidrogénio, ao ar comprimido etc. Por exemplo estes constantes reforços de potencia das barragens, tem como função principal armazenar energia, para ser utilizada noutras horas (energia comprada de noite a baixo custo, produzida nas eolicas, que fazem bombagem e ficam com a agua para turbinar de novo) pois não existe outra forma de armazenar tao elevada quantidade de energia
 
Last edited:
#48
Compreendo o que falas, mas tenho as minhas reservas em relação aos carros eléctricos, pois estamos sempre a pensar na pequena escala, um carro familiar consome 5, 6 ou 7 litros aos 100, conheço camiões que consomem 50 litros aos 100, e sei que os há com "mais sede".

Basta pensares de outra forma, achas que por exemplo um camião de 40 toneladas vai precisar de quantos Kg de baterias para fazer as suas enormes deslocações (atenção que quantos mais Kg o camião pesar, menos carga útil pode transportar)?
E depois a energia eléctrica vai ter capacidade de deslocar um camião desses num arranque em certas subidas?
Eu referi pensar em grande escala, podemos ir para os navios, qual a quantidade de baterias teria que ter um cargueiro para fazer uma travessia?

Pois o grande problema dos combustíveis fósseis não é o meu carro, ou o vosso, são este tipo de transportes, que fazem o transporte de tudo (ou quase tudo) o que temos em casa, no trabalho, o que comemos e o que bebemos, se olharem à vossa volta deve de haver muito poucas coisas que não foram transportadas por um destes tipos de transporte que referi.

Por isto que acabei de referir, não me parece que a solução eléctrica seja a mais adequada, mas isto é apenas a minha opinião (não percebo muito de energias), sinceramente espero estar enganado, pois ao preço que pagamos as coisas hoje.....

Peço desculpa pelo OFF TOPIC, mas parece-me um assunto interessante para "discutir" com todos e que a todos diz respeito.
 
#49
apesar de fugir um pouco ao tópico, tfmc, para essas situaçoes (transporte dos camiões etc) existe o comboio, embora esteja cada vez mais a haver um desinvestimento nisso (e nao tou a falar de tgv, porque sou contra)

No entanto isto foi amplamente discutido numa disciplina que tive (daquelas aulas que passa da hora e o povo nao sai, fica la a torcar ideias) e nao se chega a uma conclusão, por isso não vou estar aqui a fugir ao tópico
 
#50
Acho as Bikes eléctricas muito boas apenas para a deslocação casa/emprego/casa, sem dúvida que o são! Pois permitem mobilidade sem grande esforço físico ;)

Agora para fazer passeios BTT, no fundo fazer exercício físico, para mim só Bikes que dependam 100% do esforço do ciclista, sem qualquer dúvida! :p
 
#52
bom dia

Pois é a bike electrica faz muito sentido... ainda este sabado fui de passieo mais familia a Stª Luzia em Viana do Castelo quando reparo num BTTista a subir (e quem sabe estas subidas sao dificeis) com uma velocidade anormal para ciclista:shock: .... ao chegar perto do ciclista reparo que o pedalar era auxiliado:D ...era uma BIKE Electrica(KTM?). A diferença era tal que mais a frente esteva um BTTista a fazer um grande esforço para terminar a subida e este com a sua bike electrica ultrapassa-o sem grande esforço.
Agora com esta crise intalada na europa parece me que vamos todos utilizar este meio de deslocaçao por ser mais barato e o ambiente agradece.
 
#54
Hi hi hi, Amigo Luis, nao me interprete mal mas; mal de nós humanidade se gostassemos só da mesma cor...

Acho que compreendo a sua critica, mas relembro que a bicicleta electrica (ou nao) ao contrario da moto nao polue; alem disso garantidamente que apesar de eu possuir uma electrica nao invalida que nao dê aos pedais e nao faça o mesmo ou mais esforço para os kms de pretendidos, chego e mais depressa...


Um abraço e boas pedaladas..
 
#55
Bom se calhar tambem nao disse as palavras todas... e refaço o meu comentario.......:fpalm:

se queres uma bicicleta para ir para os montes fazer BTT compra uma moto....... eu estou de acordo com as bicicletas electricas para deslocacoes em cidades e quem pode acho que é uma mais valia porque evita chegarmos todos suados ao trabalho etc..... agora como desporto nao estou de acordo.

Claro que todos temos direito a opinioes diferentes e como tal esta é a minha :D

Fica bem e "roda o punho a fundo"
LG
 
#56
Mais do que discutir os prós e contras das bicicletas electricas e mostrar bikes de btt,o que tenho visto neste tópico são publicidades mais ou menos veladas de importadores/distribuidores procurando publicidade barata.

Quem defende que as bikes eléctricas não poluem,pensem um pouco: E o fabrico das baterias,não polui? Segundo um estudo recente,o fabrico das baterias dos carros híbridos da Toyota polui muito mais que se o mesmo carro funcionasse exclusivamente a gasolina durante todo a sua vida útil. Por alguma razão Portugal recebeu a instalação de uma fábrica de baterias da Nissan,destinada aos seus carros eléctricos ou hibridos.

Quanto à minha opinião sobre as bikes eléctricas destinadas a btt é: Fiquem com elas! Se todo o esforço de engenheria e investimento que as marcas colocaram nestas aberrações fosse aplicado em verdadeiras bicicletas a torná-las mais eficientes/baratas,todos tinhamos a ganhar.
Eu quero pedalar encosta acima,muito obrigado.
 
#57
Um dos meus vários projetos em curso por acaso passa por uma bike eléctrica (só ainda não sei em qual bike aplicar o kit), no entanto a mesma não será para ir para o monte, mas sim para deslocações mais rápidas em cidades, etc,etc...e ao mesmo tempo sentir e gozar outro tipo de diversão. Que mal tem? No entanto não faço intenções de ir para o monte com a "escolhida"!

Por acaso já experimentei a KTM de BTT, aquilo realmente é uma deslealdade para os ademais mas em competição!!!. Mas que sobe, lá isso sobe e sem dificuldades :lol: Pena o peso...+ de 22 kgs é obra!


Mas ao mesmo tempo não sou tão "fechado" como alguns que já por aqui escreveram. Se um gajo quiser comprar uma bike eléctrica para ir para o monte curtir, qual é o problema? Desde que não seja em competição! Cada um faz o que quiser ao dinheiro que tem e não tem ;)

Josant- A pedalar desde que tenha dinheiro para comprar o que queira!
 
#58
Boa noite!! Uso a bicicleta como meio de transporte e moro a 10 Km do meu local de trabalho... com estou a usara bicicleta em todas as minhas deslocações tenho tido alguma dificuldade no regresso a casa pois moro num local com 450 m de altitude, é uma estafa grande. Estou a equacionar comprar uma bicicleta eletrica da ktm. Será que alguém conece as potencialidades destas? O sistema bionx funciona mesmo bem? Tem boa autonomia? Se alguém me pudesse ajudar agradecia.
 
#59
Eu como utilizo a bicicleta como hobby e nao como meio do dia a dia nao me compensa muito fazer o investimento duma bicicleta electrica que nao e assim tao barata quanto isso.

Mas no teu caso acho que e um bom investimento, ate porque te poupa muito esforco para nao chegares ja rebentado ao emprego.

Tive aqui a ver um video que explica bem do que se trata, nao estando muito informado dos precos quem ja tiver comprado 1 que diga uns valores arredondados para ter uma nocao de quanto valem.

http://www.youtube.com/watch?v=p0Tz5lvF4r0
 
#60
Boas, tenho pesquisado sobre EBikes e Pedelecs porque procuro um meio de transporte para o trabalho(30KM+30KM) que não gaste combustivel, gostaria de saber mais sobre o tema e agradeço + informação. Tambem prtico BTT mas isso é outra historia.
Procuro meio de transporte economico e saudavel.:D