Bicicletas Electricas uma outra alternativa.... Vossa opinião

oliana

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O preço de uma scooter com capacidade de carga, e podendo facilmente levar um pendura. Nessas ainda sou capaz de investir! E com velocidade bem acima que qualquer destas meio-motos! Caras e limitadas!
Essa ainda é a minha opinião.
Para muitos até não passa de um brinquedo bonitinho, o que não é bem verdade, pois como sabemos pode em certas situações poupar muito a curto prazo.
No entanto nunca investia 1500 euros numa moto destas quando existem opções no mercado bem mais potentes e até de manutenção mais barata, pelo mesmo preço. Não me parece que uma moto destes tenha manutenção abaixo de uma scooter. E estou a pensar nos componentes de uma btt que vi noutro post.
Enfim! Gostos e prioridades não se discutem!
 

oliana

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Com algum atraso....
Claro que se pesquisarmos encontramos scooters elétricas de preço a rondar os 800/1000 euros e com manutenção bem mais suave. Afinal não têm periféricos como uma bike. São simplesmente baseadas num variador tal como as de motor a gasolina, sem caixa de velocidades. Estou a falar das mais fraquinhas porque se elevarmos o preço para 2000 euros como aqui vi algures para uma btt a qualidade tambem se eleva. E muito.
Estamos a falar de um veiculo que pode transportar duas pessoas e é necessário por isso exactamente o mesmo que se exige a uma moto a nível de responsabilidade rodoviária. A potência nada tem a ver com uma bike transformada.

Este site tem algumas propostas económicas;

http://www.***bicicletrica.com/
 
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mvit

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Essa da Smart axo que anda a volta dos 3 mil €...
e os 100 km tambem ja li, escrito por uma pessoa que ja tem uma, que são impossiveis de atingir, ficando na realidade por 50 ou 60, o que não me parece mau.
so é pena o preço:fpalm:
 

luis biclas

Elos Rápidos
O topico não está a seguir o rumo correcto, se tiver de apagar mais algum post, apago tambem o "teclado" do utilizador criador do dito post.
Se houver duvidas, PM.
Tenho dito.
 
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RuiPedaleiras

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Boas a todos pessoal

Vamos lá avivar este tema...:D!!

Já li grande parte dos comentários concordando e discordando de muitos deles. Claro que cada um tem a sua opinião mas no que toca á bicicleta elétrica, ou melhor, os kits para bicicletas se tornarem elétricas, devo dizer e frizar bem que vale mesmo a pena a nível de economia e até mesmo de treino. Vou mencionar o que me levou a optar por um kit e não por uma scooter como meio de transporte alternativo ao automóvel.
Primeiro terá que se ter em conta que sendo nós praticantes de btt já teremos uma ou mais bicicletas em que poderemos transformar as mesmas não sendo necessário investir numa específica e carissima. Poderemos sempre comprar uma usada mais barata só para servir de transporte. Sendo o kit um equipamento que se pode aplicar e retirar (e eu já fiz isso algumas vezes) poderemos utilizar a mesma bicicleta para dar uns passeios com os amigos no monte e de seguida trocar roda e montar bateria e levá-la para o trabalho (operação que se realiza em 5 min.) Concordo com a opinião que no monte bicicleta é sem kit, embora por vezes, ao vir do trabalho vou por um atalho pelo monte para curtir um pouco, mais uma vantagem que não se faz de scooter...:p
Outro ponto importante, que sendo uma bicicleta, não precisa de inspeções (brevemente nas motas), seguro, registo de propriedade, carta de condução, pagar portagens ou Scuts pra fugir do transito, manutenções dispendiosas, combustivel, etc, etc...
Permite-me manter sempre uma boa forma fisica uma vez que ando quase todos os dias e "puxo" para fazer exercicio. Por último, o preço em relação a uma scooter. O meu foi bem mais caro dado que tem uma bateria de lítio com composto LiFePO4 36V 10A/h que dá para 65Km sempre com assitência e num percurso com 850mts de acumulado. Tem também um display de grandes dimensões e com muita informação e um controlador para 350W 18A com motor que atinge os 32Km/h, em vazio, permitindo circular a essa velocidade numa pequena inclinação de 1 ou 2%. Tem outras aplicações já criadas por mim como por exemplo a abertura dos portões automáticos de casa, botão para desligar o sensor PAS, a aceleração faz-se por um botão em vez do acelerador e a iluminação que é automática.
Já se podem comprar bons kits com bateria de lítio por um preço a rondar os 500€ ou até menos, dependendo do display. O meu custou cerca de 750€ e já vai com quase 4000Km em 5 meses. No meu caso, que o carro é a gasóleo, o kit fica pago ao fim de 9000Km só com a poupança do combustivel pra não falar na manutenção do carro, pneus, etc. Os kits não têm manutenção, a mesma é só para a bicicleta em que o desgaste é mínimo pois há menos esforço da transmissão. O prato da frente é sempre no grande (44) e na cassete apenas uso os ultimos 3 carretos de uma 11-32. O motor é trifásico de indução e não usa escovas (brushless) tendo uma durabilidade média de 25000km e sendo possível substituir as peças de desgaste fazendo outros tantos. A bateria pode ser recarregada até 1500 vezes tendo uma durabilidade média de 3 anos.
Importante lembrar que faço 77Km para ir trabalhar (de Sta Maria da Feira para a Maia - 38,5Km) e chego lá tanto com média de 28Km/h se quiser ir sem esforço e sem suar ou com 32Km/h se for a praticar exercicio. Cheguei a fazer o trajecto antes de montar o kit e, para além de chegar bastante cansado ao trabalho, demorei mais 15 min. e todo suado com média de 24Km/h. Agora as subidas com 11% de inclinação são feitas a 18Km/h sem esforço ou a 22Km/h se for pra treinar. Demoro entre 1h10 a 1h18min a chegar. Escolhi o tipo de bateria com montgem na traseira para possibilitar o transporte a fim de não precisar carregar nada ás costas pois utilizo a bike pra todas as deslocações urbanas e até pra ir ás compras. É muito prática na cidade pois dá para ir á porta de onde queremos ir sem precisar pagar parques, sem gastos em transportes ou automóvel e de forma rápida pois não há transito que nos pare.
No meu ponto de vista é sem dúvida o melhor meio de deslocação, principalmente em cidade se não necessitar de mais lugares, juntando-se o útil ao agradável para quem também gosta de andar de bicicleta.
Uma recarga completa custa apenas 0,11€. Utilizei um aparelho que mede os custos de energia para verificar e em tarifa normal. Se for a bi-horária fica ainda mais barato. Por este valor estimo um gasto médio de 0,18€ aos 100Km. No meu caso é bem inferior pois carrego a bateria também no trabalho... :hehe:
A montagem de um kit é bem melhor que uma bicicleta já equipada pois, para além de ficar bastante mais barato, poderemos trocar de bicicleta e retirar o kit para montar na nova, é facil de fazer "upgrades" pois os componentes estão todos acessiveis e não trazem limitação de velocidade (25Km/h) como os modelos comercializados no mercado.
É certo que algumas marcas têm bikes elétricas magnificas mas, para o preço que pedem...:shock: comprava mesmo uma scooter... elétrica claro!!! :yeah:

Ficam as minhas opiniões do assunto. Espero ter desfeito dúvidas aos mais indecisos e se precisarem de alguma informação é só falar...
Seguem algumas fotos do meu "transporte" diário
Abraço a todos



[URL="http://img829.imageshack.us/img829/5271/dsc08890w.jpg"] [/URL]

[URL="http://img22.imageshack.us/img22/9163/dsc08891w.jpg"] [/URL]

[URL="http://img525.imageshack.us/img525/6563/dsc08888a.jpg"] [/URL]

Aqui estava novo, só tinha 248Km. Botões multifunções que servem de acelerador (verde), desliga sensor PAS (vermelho) e o comutador aciona a abertura/fecho de 2 portões. Os 3 botões pretos são o comando do display.


[URL="http://img39.imageshack.us/img39/96/dsc08885o.jpg"] [/URL]

[URL="http://img607.imageshack.us/img607/6798/dsc08873t.jpg"] [/URL]

Motor preparado para disco de travão.


[URL="http://img210.imageshack.us/img210/9688/dsc08877x.jpg"] [/URL]

Sensor de travão adaptado aos travões hidraulicos. Mais uma adaptação minha.




Caixa na bateria onde tem toda a cablagem e ligações bem como o controlador. A chave é para ligar a alimentação e trancar/destrancar a bateria para retirar.
 
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mpc

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RuiPedaleiras,

Os meus parabéns por esta excelente opção de transporte! Eu desconhecia a existência deste kit! Sem dúvida, com baixo investimento que para as deslocações casa-trabalho não há melhor! (com bom tempo claro!!) :exacto:


A mesma bike, com o Kit, serve para as 2 modalidades, eléctrica ou BTT! Aqui é só vantagens!

Só vejo uma desvantagem, (que também existe nas bikes eléctricas) um único problema, quando tens de a deixar estacionada, por exemplo quando vais às compras, a bike fica ainda mais apetecível aos amigos do alheio! Por ser eléctrica!

Penso que mesmo fechada a cadeado existe sempre o risco de ser roubada, por exemplo roubarem componentes, bateria, etc. O ideal seria nunca a deixar na rua! Como é que fazes? :nsei:

Outra dúvida, se pedalares ou nas descidas a bateria carrega? :nsei:
 

RuiPedaleiras

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Boas mpc

Nunca tive problemas com roubos. Curiosos sim, houve muitos que quando chegava á beira da bike estavam a olhar para ela e perguntavam isto ou aquilo. Normalmente uso um cabo de aço revestido a plástico com um fecho de código para prender a bike a um poste, uma grade ou outra coisa qualquer. Para roubar componentes é necessário ter ferramentas pois mesmo a bateria tem uma chave que a bloqueia não sendo fácil de retirar. Mesmo que tentem tirar alguma coisa acabam por partir e ainda têm os cabos presos no quadro que vão á caixa da bateria por isso, em termos de roubo, ou levam tudo ou então não vale a pena. Para levar tudo têm que ter ferramenta para cortar cabo de aço de 10mm. É um alicate tão grande que até nem dá nas vistas e cabe num qualquer bolso... :):)

Quanto á outra questão a resposta é não. Segundo as minhas pesquisas nessa matéria cheguei á conclusão que o investimento despendido num sistema desse tipo (por exemplo da Bionx que o mais económico custa á volta de 1200€) não compensa o benefício que se irá obter. A autonomia, em média, apenas aumenta cerca de 5% com o sistema regenerativo. Para além do preço bastante elevado temos outro contra muito importante. O motor que utilizo tem uma engrenagem planetária no interior que o torna livre quando não está a dar assitência. Isto quer dizer que mesmo que fique sem bateria pedalo normalmente a bicicleta, embora claro com um pouco mais de esforço devido ao peso extra mas é perfeitamente pedalavél, digamos assim. Com o outro sistema essa engrenagem não pode ser aplicada pois o motor tem que estar constantemente engrenado para poder servir de gerador na falta de alimentação. Isto faz um atrito considerável na roda tornando a tarefa de puxar a bike bastante mais difícil.
No meu ponto de vista o sistema regenerativo não passa de uma questão de markting dado que a relação custo/beneficio é muito negativa. Fica muito mais económico investir numa bateria com mais capacidade do que adquirir um sistema desses, já para não falar que o peso do motor é superior em quase o dobro.
Abraço e boas pedaladas
 

abelha2

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RuiPedaleiras, os meus parabéns pela viagem que fazes diáriamente de bike!

Podes só dizer mais ou menos o percurso que fazes? É que pus-me para aqui a olhar para o mapa, e o percurso não me parece fácil a nivel de relevo e trânsito (confesso que tenho um bocado de medo de estradas movimentadas)
 

Mach 4

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Olha...vocês são vizinhos!!

Ó abelha2, marca mas é um encontro com o homem que ele vai ter todo o prazer em te mostrar o seu veículo super ecológico e barato do século XI.

Rui, parabêns pela máquina e pela excelente opção super-económica de locomoção ;) :yeah::clap:.
 

RuiPedaleiras

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Boas pessoal

Obrigado pelos vossos comentários :yeah:

Terei todo o prazer de me encontrar convosco para vos proporcionar um teste bike..:D Pode ser em qualquer lugar da Maia até Sta Maria da Feira.
Amigo Mach 4, se quiseres, é só fazer um desvio e vir pela circunvalação para passar em Matosinhos, não custa nada pois ás vezes venho pela Areosa pra ir ao Porto.

O percurso que faço inicia em Vila Maior (perto de Canedo) vou á barragem de Crestuma e subo para Gondomar para a estrada D. Miguel (a dita subida de 2 Km com inclinação de 11% em alguns pontos). Faço a estrada D. Miguel toda até o alto de Valongo entrando na N15 até á rotunda de Santa Rita da qual depois viro á direita para Ermesinde. Não vou pelo centro de Ermesinde, vou pelo tunel da Costa indo dar á N105 junto da rotunda da A41 em Alfena. Daí sigo em direção a Vilar de Luz virando logo de seguida para S. Pedro de Fins. Mais umas pedaladas e estou na fábrica. Envio um mapa do percurso habitual pois por vezes faço outros quando vou ao Porto ou pelo monte. Não tem transito excessivo e faz-se bem pois a maioria das zonas tem bermas ou é cidade e anda-se mais que os carros. O percurso de retorno é mais duro pois sobe mais. Regra geral demoro mais 3 minutos a voltar devido a subidas longas (inclinação máxima de 7-8%). Para terem uma ideia da barragem de Crestuma para minha casa são 10Km quase sempre a subir.




Este mapa foi "colado" por partes para dar uma imagem maior do percurso por isso não ficou muito bem mas dá para perceber o percurso. A altimetria não aparece mas dá +/- 1530 mts de acumulado ir e vir.

Acerca da compra penso que não se pode fazer publicidade mas na imagem que coloquei, da caixa do controlador na bateria, tem lá um autocolante com o nome da marca e do site. Se pretenderem mais informações mandem PM.
Até podem arranjar mais barato na net mas depois quem assume a montagem? Também não será tão facil acionar a garantia em caso de problemas se bem que, pela minha experiência, uma avaria neste equipamento é muito rara mas temos de pensar em tudo.
Abraço
 

abelha2

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Boas, passas perto de minha casa, pensei que ías mais pela marginal, para evitar aquela parte da barragem, mas sendo electrica não custa tanto!

Por acaso já conheço mais ou menos o sistema, pois tive uma disciplina de veículos electricos.

A parte regenerativa que falaste, acho que só acontece isso se o sistema não for bem programado digamos assim, pois se ele só for accionado nas travagens, não dificulta a pedalada. No entanto, e apesar de não estar dentro das diferenças de preços dos inversores, duvido que realmente justifique, pois a bike tem um peso relativamente baixo, e a energia a recuperar é pouca. Daí a autonomia pouco melhorar como disseste.
 

murdock98

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mais uma das eléctricas mas ao alcance de poucos...:D
já aqui foi mostrado mas agora com as característica

"A Audi e-bike é em grande parte feita recorrendo à fibra de carbono, tendo um quadro que pesa apenas 1.6kg. O design impressionante! O motor eléctrico de 2,3kw (3,1cv) é alimentado por uma bateria de iões de lítio que se pode carregar em apenas 2 horas e meia através de uma tomada eléctrica normal.
No total a bicicleta pesa cerca de 21kg e pode ser usada em vários modos. O modo Puro, usa apenas os pedais sem qualquer tipo de assistência. O modo Pedelec, utiliza o motor para ajudar à locomoção, permitindo atingir uma velocidade até 80km/h, tendo uma autonomia entre 50 a 70km. O modo eGrip, usa apenas a energia eléctrica e permite atingir velocidades até 50km/h, funcionando por exemplo como uma scooter eléctrica. Finalmente o modo wheelie assiste o condutor quando este pretende andar com a roda frontal no ar, o famoso “cavalinho”, permitindo equilibrar electronicamente a posição, facilitando a manobra.manobra.
A Audi e-bike é em grande parte feita recorrendo à fibra de carbono, tendo um quadro que pesa apenas 1.6kg. O design impressionante! O motor eléctrico de 2,3kw (3,1cv) é alimentado por uma bateria de iões de lítio que se pode carregar em apenas 2 horas e meia através de uma tomada eléctrica normal.
No total a bicicleta pesa cerca de 21kg e pode ser usada em vários modos. O modo Puro, usa apenas os pedais sem qualquer tipo de assistência. O modo Pedelec, utiliza o motor para ajudar à locomoção, permitindo atingir uma velocidade até 80km/h, tendo uma autonomia entre 50 a 70km. O modo eGrip, usa apenas a energia eléctrica e permite atingir velocidades até 50km/h, funcionando por exemplo como uma scooter eléctrica. Finalmente o modo wheelie assiste o condutor quando este pretende andar com a roda frontal no ar, o famoso “cavalinho”, permitindo equilibrar electronicamente a posição, facilitando a manobra."
agora a demonstração
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=T2zpU7StU3Q

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=edmH0Zx57JY
 
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