Olá a todos,
comprei este quadro para substituir o meu Inbred 456 que adorava. É uma rigida Endureira, admite suspensões de 100 a 160, segundo o ditado "No meio é que está a virtude" a suspensão que lhe encaixa melhor é uma de 130mm.
É um complemento à FS, para saídas mais longas, para voltinhas em cidade, e para Inverno tambem é boa, mais fácil de limpar e menos manutençao.
Analisei muitas opções, SC Chameleon, Cove Stifee, Pace RC305, Marin rocky ridge, mas ao olhar para as escoras traseiras da Viento e depois de ler aquilo que a marca afirma que elas fazem foi esta a minha escolha.
Procurava uma geometria igual ou muito parecida à do Inbred 456, ou seja 69,5 º de angulo de direcção e 73º de angulo do tubo vertical (seat angle) e um tubo superior longo.
Ora a Viento com uma suspensão de 130mm tem 68º e 70º respectivamente e um tubo superior 4cm mais comprido.
Achei que angulos 1º mais relaxados não iam prejudicar em nada, pelo contrário, se bem que se o o angulo de tubo vertical fosse de 72º seria ainda melhor!
Claro que uma bicicleta com esta geometria não vai ser uma trepa paredes, se bem que a simples alteração da caixa de direcção para uma zero-stack e o guiador por um low rise iriam melhorar muito o comportamento em subida.
Mas o que se perde a subir ganha-se a descer e vice-versa, e a descer, meus amigos é impressionante! A confiança e o gozo que transmite são enormes, não deixa de ser uma rigida e não nos podemos atirar para cima das pedras grandes e regos profundos como se nada fosse, ou corremos o risco de ficar com a roda de trás “ovalizada”.
Mas no fundo é essa a razão de ser de uma bicicleta deste tipo, obriga a “levantar o cu” do selim e escolher trajectórias, contornar obstaculos e esse tipo de coisas.
Alem disso, as escoras traseiras ao serem tão reforçadas não têm flexão absolutamente nenhuma o que premite pedalar de pé e sentir uma rigidez brutal, algo que uns anos de FS já me tinham feito esquecer.
As escoras superiores ao serem ligeiramente curvadas conseguem eliminar a maior parte das pequenas irregularidades, mas só essas mesmo.
Em terrenos sinuosos tipo singletrack sem grandes pedras mas com uns saltinhos pelo meio então é brutal, a facilidade com que se levanta a frente, se muda de direcção e a naturalidade com que se “deita” nas curvas é uma sensação que ainda não tinha experenciado em nenhuma FS.
O peso do quadro é 1950gr, e o peso final da bicicleta é de 12kg, com pneus Scwalbe Albert 2.25 com camaras Maxxis.
Entretanto montei o kit Tubeless da DT Swiss nas rodas e mudei os pneus para Maxxis High Roller 2.1 na frente e Larssen 2.0 atrás, basicamente foi uma “cagada” porque o HR 2.1 é mais fino que o Larssen 2.0 e o peso só baixou 250/300gr estando agora com 11,750kg, mas estes pneus retiraram conforto e “castraram” o comportamento da bicicleta, agora não sinto tanta confiança para abusar dela.
Em breve volto a montar pneus de medidas maiores.
Após os downgrades:
Os componentes são velhos conhecidos de todos, e são os meus preferidos, é a montagem que faço em todas as minha bicicletas.
Umas palavras apenas para a Pike que é uma suspensão verdadeiramente fantástica, rigida, sensivel e ao ser Dual Air premite uma afinação incrivel, evitando o “brake dive” ao mesmo tempo que absorve a mais pequena irregularidade do terreno.
Alem disso os botões parecem ser bastante bem feitos, robustos e no sitio certo, não como os da Fox que quando queremos bloquea-la acabamos por alterar a afinação da compressão e rebound.
Vejamos a longo prazo a fiabilidade do Mission Control que parece ter alguns problemas de fiabilidade na Pike.
As fotos são poucas e uma “bosta” mas há 2300 km de distância entre nós, de maneira que só lhe posso por o cu em cima uma vez por mês, mas eu penso nela todos os dias e sei que ela pensa em mim tambem.
Se este tópico suscitar algum interesse, o que eu duvido, prometo tirar mais e melhores fotos.
Obrigado por lerem, um abraço a todos
Lista de componentes
Quadro: Banshee Viento Team 08 M (17,5”)
Suspensão: Rock Shox Pike 426 Dual Air
Rodas: Hope Hoops com aro DT Swiss 4.2d
Quick Releases: Hope 09
Travões: Avid Elixir R 180/160mm
Pedaleira: Shimano XT 08
Cassette: Shimano XT 11-32
Desv. Frt: Shimano XT 07 Top Pull
Corrente: KMC 9 SL
Desv. Trás: Sram X9
Shifters: Sram X9
Guiador: Easton EA70 25,4
Avanço: Thomson 70mm 25,4
Espigão: Thomson 27,2 350mm
Selim: SDG Bel Air Ti 09
Aperto espigão: Hope QR
Caixa direcção: Chris King
Cabos e espirais: Shimano XTR
Punhos: Ritchey WCS
Pneus: Maxxis High Roller 2.1 Exception (Frt)
Maxxis Larssen 2.0 (Tr)
Pedais: Crank Brothers Candy SL
comprei este quadro para substituir o meu Inbred 456 que adorava. É uma rigida Endureira, admite suspensões de 100 a 160, segundo o ditado "No meio é que está a virtude" a suspensão que lhe encaixa melhor é uma de 130mm.
É um complemento à FS, para saídas mais longas, para voltinhas em cidade, e para Inverno tambem é boa, mais fácil de limpar e menos manutençao.
Analisei muitas opções, SC Chameleon, Cove Stifee, Pace RC305, Marin rocky ridge, mas ao olhar para as escoras traseiras da Viento e depois de ler aquilo que a marca afirma que elas fazem foi esta a minha escolha.
Procurava uma geometria igual ou muito parecida à do Inbred 456, ou seja 69,5 º de angulo de direcção e 73º de angulo do tubo vertical (seat angle) e um tubo superior longo.
Ora a Viento com uma suspensão de 130mm tem 68º e 70º respectivamente e um tubo superior 4cm mais comprido.
Achei que angulos 1º mais relaxados não iam prejudicar em nada, pelo contrário, se bem que se o o angulo de tubo vertical fosse de 72º seria ainda melhor!
Claro que uma bicicleta com esta geometria não vai ser uma trepa paredes, se bem que a simples alteração da caixa de direcção para uma zero-stack e o guiador por um low rise iriam melhorar muito o comportamento em subida.
Mas o que se perde a subir ganha-se a descer e vice-versa, e a descer, meus amigos é impressionante! A confiança e o gozo que transmite são enormes, não deixa de ser uma rigida e não nos podemos atirar para cima das pedras grandes e regos profundos como se nada fosse, ou corremos o risco de ficar com a roda de trás “ovalizada”.
Mas no fundo é essa a razão de ser de uma bicicleta deste tipo, obriga a “levantar o cu” do selim e escolher trajectórias, contornar obstaculos e esse tipo de coisas.
Alem disso, as escoras traseiras ao serem tão reforçadas não têm flexão absolutamente nenhuma o que premite pedalar de pé e sentir uma rigidez brutal, algo que uns anos de FS já me tinham feito esquecer.
As escoras superiores ao serem ligeiramente curvadas conseguem eliminar a maior parte das pequenas irregularidades, mas só essas mesmo.
Em terrenos sinuosos tipo singletrack sem grandes pedras mas com uns saltinhos pelo meio então é brutal, a facilidade com que se levanta a frente, se muda de direcção e a naturalidade com que se “deita” nas curvas é uma sensação que ainda não tinha experenciado em nenhuma FS.
O peso do quadro é 1950gr, e o peso final da bicicleta é de 12kg, com pneus Scwalbe Albert 2.25 com camaras Maxxis.
Entretanto montei o kit Tubeless da DT Swiss nas rodas e mudei os pneus para Maxxis High Roller 2.1 na frente e Larssen 2.0 atrás, basicamente foi uma “cagada” porque o HR 2.1 é mais fino que o Larssen 2.0 e o peso só baixou 250/300gr estando agora com 11,750kg, mas estes pneus retiraram conforto e “castraram” o comportamento da bicicleta, agora não sinto tanta confiança para abusar dela.
Em breve volto a montar pneus de medidas maiores.
Após os downgrades:
Os componentes são velhos conhecidos de todos, e são os meus preferidos, é a montagem que faço em todas as minha bicicletas.
Umas palavras apenas para a Pike que é uma suspensão verdadeiramente fantástica, rigida, sensivel e ao ser Dual Air premite uma afinação incrivel, evitando o “brake dive” ao mesmo tempo que absorve a mais pequena irregularidade do terreno.
Alem disso os botões parecem ser bastante bem feitos, robustos e no sitio certo, não como os da Fox que quando queremos bloquea-la acabamos por alterar a afinação da compressão e rebound.
Vejamos a longo prazo a fiabilidade do Mission Control que parece ter alguns problemas de fiabilidade na Pike.
As fotos são poucas e uma “bosta” mas há 2300 km de distância entre nós, de maneira que só lhe posso por o cu em cima uma vez por mês, mas eu penso nela todos os dias e sei que ela pensa em mim tambem.
Se este tópico suscitar algum interesse, o que eu duvido, prometo tirar mais e melhores fotos.
Obrigado por lerem, um abraço a todos
Lista de componentes
Quadro: Banshee Viento Team 08 M (17,5”)
Suspensão: Rock Shox Pike 426 Dual Air
Rodas: Hope Hoops com aro DT Swiss 4.2d
Quick Releases: Hope 09
Travões: Avid Elixir R 180/160mm
Pedaleira: Shimano XT 08
Cassette: Shimano XT 11-32
Desv. Frt: Shimano XT 07 Top Pull
Corrente: KMC 9 SL
Desv. Trás: Sram X9
Shifters: Sram X9
Guiador: Easton EA70 25,4
Avanço: Thomson 70mm 25,4
Espigão: Thomson 27,2 350mm
Selim: SDG Bel Air Ti 09
Aperto espigão: Hope QR
Caixa direcção: Chris King
Cabos e espirais: Shimano XTR
Punhos: Ritchey WCS
Pneus: Maxxis High Roller 2.1 Exception (Frt)
Maxxis Larssen 2.0 (Tr)
Pedais: Crank Brothers Candy SL