Avid juicy 3 - travam mal e babam

raposo1978

New Member
Boas pessoal,

Tenho um problema com os meus avid juicy 3 na bike. Já procurei aqui no fórum e não obtive resposta para o meu problema.

O que se passa é o seguinte. Nesta altura do ano custumo andar apenas ao fim de semana. O que acontece que à dois fins de semana fui andar e reparei que a manete direita do travão babava oléo, quando travava, pelo orificio que existe no reservatório da manete, é um buraco muito pequeno. Mostro aqui uma imagem com uma bola vermelha de onde o travão baba (a foto não é dos meus travões mas só encontrei na net esta que mostrava o sitio de onde os meus babam).

mpbpic596144gr3.jpg


O que acontece é que depois de algumas travagens fortes o travão deixa de babar por aqui...fiquei descansado pois não babou mais...só deitou umas 4 ou 5 gotas de oleo pelo orificio.
Neste fim de semana que passou fui andar e aconteceu o mesmo começou a babar pelo mesmo sitio...mas depois de algumas travagens deixou de travar. O que estará a acontecer?

Já agora friso que as minhas manetes apenas estão a travar a meio...que poderá ser pastilhas gastas, acho eu. Porque as pastilhas apenas travam quando a manete está a meio do curso, e isto acontece com ambas as manetes, se fosse apenas com uma poderia ser o sistema que necessitava de um sangramento...não sei se estou a dizer uma barbaridade.

Agradeço a vossa ajuda, pois este fim de semana queria ir para o cabo espichel com a minha mulher andar de bike e tenho medo que os travões me deixem mal nalguma situação de maior risco.

Abraço a todos.

Rui Raposo
 

duchene

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Não conheço os Avid, mas isso parece-me que seja a tampa que dá acesso ao reservatório, onde costuma existir uma membrana que com a deformação pode estar a deixar passar algum óleo.

Desaperta os dois parafusos no topo e inspecciona. Se for essa a causa, o kit de reparação não costuma ser caro.
 

iLucena

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baseando-me no facto de dizeres que nesta altura do ano andas com menos frequencia e que ao fim de umas travagens a manete deixa de babar, eu diria que precisas apenas de mudar os o-rings ou o material vedante desse orificio. n conheço os avid e n sei qual a funçao desse orificio, mas os o-rings e borrachas do genero sao quando em contacto com o oleo incham e vedam. quando ficamos uns tempos sem andar as borrachas deixam de estar lubrificadas e secam. uma vez que incharam, quando secam ficam ressequidas e mais rijas e deixam de vedar. dps de umas travagens (se o o-ring n estiver muito danificado) é possivel q inche outra vez e comece a vedar, dai parar de babar.

o perderes poder de travagem pode ter a ver com o facto de teres cada vez menos oleo no deposito na manete o que faz com q n empurres as pastilhas com a mesma pressao que antes.

quando tiveres tempo passar numa loja que eles em 5 minutos resolvem-te isso, ou podes fazer como diz o raposo - tira a tampa e inspecciona o interior da mesma...
 

raposo1978

New Member
Boas,

Obrigado pela ajuda, mas o que acho estranho é o poder de travagem diminuir igualmente nas duas manetes (dianteiro e frontal) por isso perguntei se poderia ser das pastilhas, é que o travão de trás não perdeu óleo como o da frente...eu pergunto pois tenho à volta de 750km com as pastilhas e quando olho para as mesmas nas pinças parecem-me ter uma área de +-2mm será que é tempo de trocar?

Em relação à borracha vou abrir este fim de semana como disseram aqui...vou ter de ver noutros tópicos como abrir para não sujar-me todo...mas já agora quando abrir como vejo que a borracha está danificada? A borracha estará ressequida como foi dito?

Obrigado pela ajuda.

Abraço
Rui
 

Xure

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Boas!

Eu tenho uns Juicy seven e curiosamente nunca reparei nesse furo que mostras na foto.

Quanto à perda de oleo, talvez seja mesmo o o-ring que está a vedar mal, e nesse sentido sugiro-te que faças o sangramento pois o mais certo é teres bolhas de ar no sistema, isto claro depois de mudares o o-ring, caso ele esteja danificado. O melhor indicador de ar no sistema é o comportamento da manete, ou seja se travares e ao largares a manete ela voltar a posição inicial, com resitencia, é pk tens ar no sistema.

Quanto às pastilhas é facil verificares, com a roda fora, se as mesmas estão com alguma espessura ou se já estão no limite. Basta tirares a roda e olhares para elas, e percebes-se perfeitamente pelo desgaste.

Abraço
 

iLucena

New Member
para veres se o o-ring esta ressequido estica-o ligeiramente (sem fazer muita força) e ve se ele mantem as propriedades elasticas ou se apresenta rasgos ou algum tipo de superficie não lisa. se tiver tudo lisinho é pq esta bom
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
eu tenho esses travões e nunca lhes aconteceu nada até hoje, apenas tenho de trocar as pastilhas e o embolo de dentro do travão de trás porque partiu.

Tens de levar á loja onde adquiriste a bike
Abraços
 
J

JFC

Guest
Boas tardes,
O "problema" que descreves com os avid juicy 3, pode não ser um problema.
Esse buraco que descreves é um respirador e normalmente costuma "sangrar" nas primeiras utilizações a sério (isto é, quando o oleo aquece após umas travagens fortes).
Caso sejam novos, o que pode estar a acontecer é teres ar no circuito hidraulico ou teres oleo em excesso no circuito hidraulico - qualquer loja especializada te resolve isso em 15min.

Eu tenho esses travões numa Specialezed Rockhooper 2007 e nas 1ªas utilizações aconteceu-me isso no travão de trás (era oleo a mais, foi sangrado e resolveu-se).
Para resolveres o problema do curso da manete (referes que manete está a travar perto do punho), podes regular isso num parafuso sextavado que está na manete (Nota: a manete tem 2 parafusos sextavados - 1 para aparusar a manete e 1 para regular o curso)
 

prasquete

New Member
Pessoal, o parafuso que se encontra na manete nao é pa regular o curso, mas sim a distancia da manete ao volante, pois há pessoas com maos mais pequenas que outras...
cups...
 

raposo1978

New Member
Pois o parafuso da manete é apenas para regular a distancia da manete ao punho...o que me acontece é que só a partir do meio do curso da manete é que as pastilhas começam a tocar no disco, tanto no de trás como na da frente. Por isso perguntei se seria das pastilhas.

Abraço...acho que o melhor será levar a bicicleta a uma loja. Mas o tempo é curto.

Se tiverem mais dicas estejam à vontade
 

RpL

New Member
Boas
Tenho uns travões avid juicy 3 na minha rockrider 5 xc e o travão da frente não bloqueia a roda completamente e é preciso fazer alguma força para ele travar. :(
Já limpei as pastilhas e os discos com álcool mas não trava a fundo como o de trás :-K
se alguém souber como afinar o travão agradecia, ja li o manual mas nao explica grande coisa....


Cumprimentos RpL
 

A.M.F

New Member
Eu tenho uns iguais,até ao momento travam bem,o meu problema é que já tenho cerca de 700km feitos com 2 provas pelo meio.Não sei quando é que as pastilhas começam a ficar gastas.O meu receio é ir fazer uma prova e ficar sem travões.As outras minhas bikes eram b-brakes,é a 1 vez que tenho estes tipo de travões.
 

Biker_Boy_RR

New Member
Boas,

Tenho os mesmos travões na minha isso não é defeito é feitio, tens de meter um disco maior a frente o meu já esta encomendado um 185 alligator!

Fika bem RR
 

RpL

New Member
o meu problema é ke ele já travou bem e agora não trava ... deve haver alguma maneira de resolver penso eu ....
 

nelson_r

New Member
Já viste se as pastilhas estão gastas? Li algures que pode-se sempre limpar o disco com sabão (seco) e que normalmente melhora.
 

RpL

New Member
as pastilhas tão novas, nem 150 km devem ter ..... tenho de experimentar lixa-las um bocado!! só limpei com álcool ...
amanha já dou noticias....
 

RpL

New Member
após a lixar as pastilhas um bocado o problema mantém -se... até parece ke a manete ficou mais dura....
alguém tem mais alguma opinião? :s
 

euricom

New Member
isto e a opinião de um maluco :D agarra nas pastilhas e mete no travão de tras manda umas travagens a fundo nas primeiras pode nao pegar mas depois ficam o.
depois e so trocar novamente para a frente ao fim de uns km devem ficar ok. e aproveita e limpa o disco com diluente, tambem resolve e claro tira as gorduras todas.

eu sou so um maluco ja fiz isso em uns que tinha e resultou.

boas pedaladas
 
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