Sim, existem modelos de aro para v-brake cuja superfície de travagem tem um revestimento cerâmico. A Mavic é uma das marcas que tem modelos desses. Por exemplo, eu tenho umas Mavic CrossMax XL com o tal revestimento (actualmente estão montadas numa das SS).
A minha opinião é que travam melhor mas a minha característica favorita é a resistência ao desgaste. Aquilo não desgasta como os aros de alumínio e assim não temos de andar preocupados a ver se o aro vai partir.
Da minha experiência concluí que quando novos estes aros são extremamente abrasivos para os calços. Se utilizarmos calços normais, vão à vida num instante. Temos de utilizar calços próprios para superfície cerâmica. Travam bem mas têm um tacto um pouco àspero e desagradável.
Com o tempo a superfície fica mais polida e aí podemos passar a usar calços normais, se quisermos. No entanto surgiu-me outro problema: a superfície de travagem começou a ficar digamos que... "vidrada". Com tempo seco não há problema mas com tempo molhado apanho uns sustos. Quando aplico o travão aquilo não travava nada, parece que tem óleo, mas com a passagem do calço seca e começava a travar de repente. O funcionamento nessa situação não é nada progressivo e é chato, principalmente se estás a descer coisas muito técnicas a baixa velocidade. Outras vezes esse "vidrado" faz com que a travassem se faça aos solavancos provocando um vibrar muito desagradável na roda da frente.
Descobri que a forma de tentar minimizar esse problema é passar regularmente com uma espécie de lixa fina no aro, para o limpar. A Mavic inclusive vende uma própria para essa função. Mas nunca tenho muita paciência para me dedicar a isso. Afinal de contas eu nem gosto muito de pedalar à chuva :lol: e com tempo seco o funcionamento é impecável.