Aros de ceramica ou aros normais? qual trava melhor com os v-brakes?

JordanBH

New Member
como o topico diz a minha duvida e qual e o melhor aro para v-brake ceramica ou normal?
porque? e qual as razoes....

Cumps
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

os aros não são feitos em cerâmica, mas têm um revestimento de cerâmica que aumenta o atrito. São especialmente úteis em condições adversas. Sem dúvida o aro com cerâmica é melhor porque o atrito também é maior, perde menos potência em condições molhadas. Atenção que são necessários calços específicos para estes aros.

Aqui fica um link sobre a tecnologia:
http://www.mavic.com/mtb/technologies/Ceramic+2.3331.aspx

Jepas
 

indy

Member
Sim, existem modelos de aro para v-brake cuja superfície de travagem tem um revestimento cerâmico. A Mavic é uma das marcas que tem modelos desses. Por exemplo, eu tenho umas Mavic CrossMax XL com o tal revestimento (actualmente estão montadas numa das SS).

A minha opinião é que travam melhor mas a minha característica favorita é a resistência ao desgaste. Aquilo não desgasta como os aros de alumínio e assim não temos de andar preocupados a ver se o aro vai partir.

Da minha experiência concluí que quando novos estes aros são extremamente abrasivos para os calços. Se utilizarmos calços normais, vão à vida num instante. Temos de utilizar calços próprios para superfície cerâmica. Travam bem mas têm um tacto um pouco àspero e desagradável.

Com o tempo a superfície fica mais polida e aí podemos passar a usar calços normais, se quisermos. No entanto surgiu-me outro problema: a superfície de travagem começou a ficar digamos que... "vidrada". Com tempo seco não há problema mas com tempo molhado apanho uns sustos. Quando aplico o travão aquilo não travava nada, parece que tem óleo, mas com a passagem do calço seca e começava a travar de repente. O funcionamento nessa situação não é nada progressivo e é chato, principalmente se estás a descer coisas muito técnicas a baixa velocidade. Outras vezes esse "vidrado" faz com que a travassem se faça aos solavancos provocando um vibrar muito desagradável na roda da frente.

Descobri que a forma de tentar minimizar esse problema é passar regularmente com uma espécie de lixa fina no aro, para o limpar. A Mavic inclusive vende uma própria para essa função. Mas nunca tenho muita paciência para me dedicar a isso. Afinal de contas eu nem gosto muito de pedalar à chuva :lol: e com tempo seco o funcionamento é impecável.
 

Silvas

New Member
Sem duvida alguma os aros cerâmicos.

Tal como já foi aqui referido, têm maior duração pois a cerâmica tem uma excelente resistência ao desgaste, maior poder de travagem em condições secas e principalmente em condições de chuva e lama.
Só é preciso ter em atenção alguns pormenores referidos pelo indy, como é o caso das pastilhas próprias e de limpar de vez em quando o aro com a tal lixa da Mavic.
 

JordanBH

New Member
Boas
desde ja obrigado pelas respostas ja fiquie esclarecido.
Voces aconcelham m a comprar aros de ceramica ou a ficar com os aros de aluminio?
por que preco ficam?

cumps
 

Override

Member
acho que ja disseram tudo. Os aros ceramicos sao muito superiores em todos os aspectos. Ha uns anos a diferença de preço entre os dois tipos de aro era bastante, agora nao sei, mas com as rodas de disco penso que ja devem ter baixado bastante o preço desses aros. Não penses duas vezes em optar porque embora possam ser um bacadinho mais caros, duram muito mais e sao mais seguros em condiçoes climatericas mais adversas.
 

MrOrbea

New Member
Já agora aproveito este tópico para colocar uma duvida.

Tenho umas Max XL, mas na de trás a ceramica já está a desaparecer, há alguma coisa que se possa fazer sem ter de investir num aro novo? Se tiver de investir num novo qual será mais ou menos o preço do mesmo?
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

duvido que a cerâmica possa ser reposta. Um aro novo custa entre 80 e 90 euros (pelo menos foi isso que pagou um amigo meu que usa crossmax).

Jepas
 
Excelente o post do indy.

Tenho umas Mavic Crossmax SL com os aros revestidos a cerâmica e noto melhorias substanciais no que concerne às travagens com v-brake.
Anteriormente tinha umas Mavic Crossland e o desgaste nos aros já se fazia notar. Com as actuais, apenas os calços se desgastam.

Sem qualquer margem de dúvida, a minha escolha recai nos aros revestidos a cerâmica. É só vantagens.

Cumps.
 

JordanBH

New Member
Boas,
mas neste desgaste do que que falam, estamos a falar de uma questao de alguns anos certo?
por exemplo quantos km andaram ate o aro ficar "vidrado"?

Cumps
 

ESTIMA

New Member
A vantagem do revestimento ceramico é apenas na resistência ao desgaste. Se o poder de travagem aumenta é apenas porque as pastilhas de travão usadas (especificas) são muito superiores ás usadas com aro de aluminio.
 

Nuno M.

New Member
Boas pessoal, nunca aqui antes me tinha pronunciado neste fórum, embora o consulte bastante. Provavelmente vou adquirir umas CrossMax XL com superficie em ceramica em segunda mão (visto que já não são comercializadas), tenho praticamente a certeza que estão bem estimadas, mas gostava de saber pelo pessoal que também as têm quanto tempo ou km's as deles já aguentaram e se ainfda estão prontas para aguentar!? estão satisfeitos??

Cumprimentos e boas pedaladas...
 
Essa pergunta é daquelas com resposta bastante óbvia! Umas rodas em tudo semelhantes em que a única diferença é uma ter um revestimento de cerâmica a outra não e apresentam uma grande diferença de preço é certo que a cerâmica terá vantagens!!! Acho que a pergunta mais importante será, a diferença de preço compensará a diferença de desempenho!? E a questão da duração desse revestimento também é uma questão muito pertinente!
 

Nuno M.

New Member
Claro que a ceramica tera vantagens... Em relação ao desempenho nunca andei com nenhumas, não posso ter opiniao formada! lol
eu coloquei esta questão com a intenção de ler algumas opiniões de alguem que tivesse umas iguais! Como não é uma coisa que eu veja muito frequentemen-te gostava de ler algumas opinioes! :wink:

Cumprimentos e boas pedaladas...
 
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