armadilhas anti-bttistas chegam a Portugal

Jocas22

Active Member
é uma questão de proporcionalidade. Eu percebo que haja um castigo infligido pela sociedade (não fazer justiça pelas próprias mãos) pra quem rouba sucata ou salta um muro, não compreendo é que por isso leve um tiro (e quem mete uma armadilha com caçadeira não sabe se depois atinge um pé ou a cabeça) ou lhe cortem um pescoço. è muito perigoso que quem tenha um terreno ainda pra mais nos casos em que não está demarcado sinta que pode fazer o que quiser a quem lá entre, acho-o estando demarcado quando mais não estando.
Uma coisa é usar uma arma pra defender a própria vida, outra bem diferente é usar uma arma ou um arame farpado num caminho pra defender as batatas ou a areia e os pinheiros.

No caso da armadilha com caçadeira não discuto a indemnização, mas acho que o individuo devia ter o mesmo castigo de o que pos arame farpado num caminho, tentativa de homicídio e fazer disso um exemplo. Assim em vez de na região x um proprietário por arame e falar com outro que acha boa ideia e mete também, ficava logo ai estancado o problema.

De certeza que foram proprietarios, se fosse um simples maluco, punha numa ciclovia, não se ia dar ao trabalho de se embrenhar na mata pra por um cabo e cortar uma cabeça, até porque na ciclovia era maior a probabilidade de poder assistir ao fruto do seu trabalho , e é como os que piromanos na floresta em que está provado que parte do prazer advem de poderem ver aquilo a arder, não em começarem o fogo propriamente dito. Aqui o prazer seria ver alguem no chao e não por o cabo.
 

JoaoAM

Member
Dá facilmente para perceber porque é que Portugal está assim, tudo é de todos, somos todos socialistas!
"não tem mal nenhum usar o caminho que não é meu para passar, não estrago nem nada"
Nos meus terrenos agrícolas, eu ponho o que eu quero e ninguém tem nada a ver com isso, se eu vir alguém em minha casa a noite, no meu jardim, ou numa bouça minha perto de minha casa,(moro numa propriedade grande) não garanto que saia de minha casa novamente... não foi lá apanhar pinhas de certeza, e mesmo que quisesse ir, pedi-a e eu deixava-o ir..
Por amor de deus, não é nosso, não entramos!
Um sujeito não precisa de vedar um terreno para ser seu! Tem a escritura dele, comprou-o, herdou-o, é dele, entra lá quem ele deixar e pronto..

É claro que não faz sentido nenhum colocar armadilhas mortais caminhos de bouças no meio do monte, não sou apologista, mas há que começar a pensar que não temos o direito de usar o que é dos outros sem pedir...
E nem todos os caminhos florestais são privados, informem-se dos que são, e se querem passar num terreno não publico, liguem para o dono, expliquem a situação, e duvido que vos rejeite a passagem, até porque tenho a certeza que a maioria dos ciclistas até iriam apanhar o lixo do chão e meter no cammelback.. eu faço-o..
Eu não quero motas a destruir os meus acessos para as plantações de eucaliptos, no entanto, uma bicicleta não danifica minimamente.. não me importo, mas há quem se importe e só tem de respeitar..
Há que começar a pensar de forma diferente..
Esse sujeito que foi roubar um socateiro não mereceu o tiro? O sucateiro tem de pagar por terem tentado assaltado?
É isto que vocês acham correto? quem fala assim, das duas uma, ou nunca teve nada, ou vive do rendimento mínimo..
 

gfrmartins

Active Member
Onde é que o contrário do que estás a dizer foi dito neste forum?

Acho que toda a gente concorda com isso, se for privado e os donos não querem que ninguém passe coloca portões ou vedações ou pelo menos avisos, agora ninguem é obrigado a adivinhar o que é privado o que é publico, onde se pode passar ou não, se houver avisos e se andar lá na mesma é diferente.

Ligar para o dono? Mas estamos a brincar? Vamos andar em serras e mato vais andar a ligar para centenas de pessoas a perguntar se podes passar? Como sabes de quem é o terreno? Nem muitas vezes os próprios proprietários sabem quem onde começa e acaba os seus terrenos (herdeiros por exemplo).
 

SeteGu

Active Member
Concordo com o grfmartins.

Seria impraticável. Se o dono não quer alguém num caminho que é seu que informe ou vede. O que não faltaria seria indivíduos a reclamar os terrenos proibindo tudo não sendo dono de nada.
 

JoaoAM

Member
Refiro-me em ligar para o dono, em provas, quando são organizadas.. e as mesma não querem saber disso para nada..
Nessas bouças facilmente sabes de quem é o dono se perguntares a um agricultor qualquer lá de perto, toda a gente se conhece.. onde eu tenho as minhas é assim..

ATENÇÃO que não defendo a colocação de armadilhas em nenhum caminho.. mesmo sendo privado, (estando este aberto), alguém se pode enganar e levar com ela, agora quando estão murados, vedados, ai não tenho nada contra.. se saltou alguma vedação, certamente sabe que não era suposto..
 

SeteGu

Active Member
Em provas obviamente é diferente...

Armadilhas nunca é a solução a meu ver... Leva-se lá alguém, há um acidente e depois?
 

Jocas22

Active Member
ninguém defende socialismo.... como ninguém acredita em mágicos, advinhos ou leitores de pensamentos.... não está vedado, não está assinalado mas não quero lá ninguem porque tenho uma escritura e se lá entrarem já não saem...

mesmo sendo vedado é por lá minas e se alguma criança por brincadeira saltar um muro é vê-lo voar aos pedaços... Pena de morte, juiz e executor pra quem passar o muro :fpalm:

a maior parte das provas preocupam-se com isso, é generalizar pra alguma que correu mal. Mas la esta se forem fazer uma prova num baldio nao marcado se calhar tambem ninguem vai ao registo saber a quem pertence todos os terrenos, tambem nas provas não se estraga assim tanta coisa, nem vi provas a arrancar pinheiros ou estragos por aí alem, um caminho aberto quando muito. Se cumprem a lei e limpam os terrenos a prova nem pode é fazer estragos nenhums que nem há caminhos pra abrir

belo exemplo do comportamento desviante e abusivo de que falava.. completa falta de bom senso. A parte entao de telefonar ao dono é de um surrealismo completamente fora de controlo, é que as vezes so pra saber quem é o dono do terreno A ou B ou da parcela numa disputa nem os donos sabem quanto mais quem vai a passar num terreno nao marcado. Isto agora já vai descambar aposto. O costume. Xau.
 
Last edited:

Mr.sa

Active Member
joãoAM a meu ver estás a ver isto pelo prisma errado.

Em provas, pelo menos as que são organizadas em parceria com as câmaras, eu imagino que isso seja feito, mas como não estou dentro disso, não posso falar, temos é um caso de uma prova bastante conhecida que é a dos mkmakinas e eles foram bastante vocais do uso de terrenos privados com autorização dos donos, até porque ajudaram a abrir caminhos que antes os donos não tinham como chegar aos mesmos. Agora sim, imagino que algumas provas, especialmente as mais pequenas não façam o mesmo, mas não sei até que ponto isso não entraria em conflito com o seguro depois, logo pode não acontecer, não sei, não percebo nada dessa área.

Outra coisa que tu não podes dizer é que pões o que queres no teu terreno, pões se for legal, da mesma forma que só constróis alguma coisa num terreno teu, com a devida autorização, se não viramos anarquistas e viramos todos artistas a meter arames farpados e cabos e porras do género. Uma coisa é defenderes-te em caso de ameaça outra é "defenderes" um terreno.

Outra coisa que não podes ver de forma tão ligeira é a questão do terreno ter dono só por ter a escritura. Estás completamente correto na parte que disseste, mas no monte isso não é tão fácil de saber pois não existe muros, nem existe redes, nem portões, o que existem são muito poucos, existe sim marcos, mas muitas vezes estão caídos, e para uma pessoa que desconheça o terreno, é difícil saber ao que vais. Falar em casas e terrenos em monte, tem uma diferença algo grande a meu ver.

Eu também tenho terrenos, e alguns deles no monte a umas centenas de metros do sítio em que isto aconteceu(a 1ªnotícia), se tivéssemos a falar de alguém que trespassa um muro de uma habitação seria uma coisa... agora em terreno florestal não podemos ser tão ligeiros a analisar as questões.

Não estou a dizer que estás errado, só que a forma como escreveste foi algo "explosiva" e se calhar passaste uma ideia que não quiseste.
 
Last edited:

demorider

Active Member
Atenção pessoal dos lados de Barcelos principalmente quem costuma andar pelo monte da Franqueira parece que a " moda" das armadilhas já chegou cá (embora de maneira mais "suave")..

No passado fim de semana houve uma prova de trail runing e esta semana durante a limpeza das fitas de marcação foi encontrado isto..






Segundo a informação que li parece que quando foi encontrada estava " camuflada".. Não percebi muito bem como..

Lá vou eu ter de começar a andar de corta arame na mochila..
 

JoaoAM

Member
O meu avô é de Barcelos, e a julgar pelo cérebro ele até era capaz de fazer desse tipo de coisa...
reportem à polícia ...
 

abelha2

Active Member
Também não intendo porque raio se complica a passagem de bicicletas.. Se passa lá tratores (falando de caminhos agricolas e florestais) a pesar varias toneladas com 4 pneus enormes que esmagam tudo a sua passagem que mal faz uma bicicleta que em media não chegam sequer aos 100kg (peso bicicleta mais o de quem a conduz) e que provoca uma destruição insignificante?

Se o caminho não tiver saída, ou seja se o caminho terminar num terreno privado intendo que compliquem a passagem das bicicletas porque o mais provável e chegar ao fim do caminho e seguir pelo terreno privado.. Agora quando são caminhos com ligações a outros caminhos não intendo..


Este caso das armadilhas é caso para sair bem caro aos proprietários (se foram eles que as fizeram), bem mais caro que uma vedação toda xpto.. Não sei se leram/ouviram/ viram a uns tempos aquela noticia do sucateiro que estava constantemente a ser assaltado e se lembrou de fazer uma armadilha com um fio ligado ao gatilho de uma caçadeira e que acabou por ferir o assaltante.. Acabou por ter de pagar uma boa indemnização ao assaltante porque coitado deixou de poder trabalhar :fpalm:..

Infelizmente nem todos nós causamos uma destruição insignificante. Há os que criam\circulam fora dos caminhos, e partem arvores pequenas (muitas vezes nem as vêm de tão pequenas que são), basta ver em alguns locais o lixo no chão, e por fim (na minha zona isto dá-me nojo) é fitas e fitinhas e mais fitinhas de provas, em que os senhores organizadores não têm mãos para retirar...

piora ainda quando se dizem amantes da natureza, e em vez de uns paus secos, espetam placas com sinalização em arvores "novas", com pregos ou parafusos, por vezes fazendo com que a mesma seque.

Na minha opinião, para além dos casmurros, é isto que faz com que cada vez mais pessoas não "gostem" de nós.

Tal como em muitos outros tópicos em que se debateram este tipo de coisas, é obrigação de cada um de nós fazer com que todos fiquemos bem vistos.
 

demorider

Active Member
JoaoAM não sei como ficou a situação não fui eu que encontrei a armadilha nem faço ideia de onde fica aquele trilho, só sei que fica no monte da Franqueira mas como não costumo andar por lá não conheço os trilhos..

Abelha2 tens razão no que dizes, há pessoal que abusa e faz dos trilhos o seu caixote do lixo e depois pagamos todos...

mas esse meu post foi no sentido apenas da simples circulação em estradões (onde foram postas armadilhas), não "olhei" a parte da poluição (deixar lixo nos trilhos) porque aí teríamos também de olhar a muitas outras fontes de poluição muito piores que qualquer bicicleta possa fazer..
 

Mr.sa

Active Member
A ver pelas fotos, parece-me que estavam 4 fios entre as duas árvores, correto? Sinceramente se o for, só não vê quem for completamente a dormir... e não está colocado em zona de "matar"... claro que pode aleijar na mesma, mas é se estiverem desatentos.

De qualquer das formas, deveria ter um aviso a meu ver, se deseja que as pessoas não usem o seu terreno....

de certa forma se se confirmar o que eu vejo, não consigo criticar, não me revejo nisso, mas não estamos a falar de um caso tão "mau"
 

demorider

Active Member
Mr.sa como podes ler nos meus posts não fui eu que encontrei aquilo, mas pela informação que me chegou aquilo estava exactamente assim quando o encontraram e os restante das fitas atadas a árvore são da marcação da prova que lá tinha passada.. Alem disto o fio atravessado estava camuflado com vegetação o que me leva a crer que seja uma armadilha para os trail runing..

Como já disse anteriormente aquele tipo de armadilha para as bicicletas não tem grande "importância", o mais provável era em caso de embate o fio rebentar facilmente (parece apenas um fio/fita das usadas para marcação)..

De qualquer maneira o meu post não foi para criticar ou deixar de criticar, foi apenas um aviso para quem circula por lá (que não e o meu caso)... com coisas insignificantes alguém pode ter ideias "significantes"..

Mas o aviso esta feito, cabe a cada um dos que por lá circulam dar ou não importância a informação..
 

Mr.sa

Active Member
eu sei que não foste tu, perguntei porque onde encontraste essa info ou quem te disse, podia saber.

O estranho é que a fita que está colocada, ser exatamente igual ao resto das fitas que lá foram colocadas então.... isso seria muita coincidência a meu ver. É que tu na imagem vês 4 fitas, 1 ainda esticada e outras 3 já rebentadas
 

demorider

Active Member
Eu falei com uma das pessoas que andaram a fazer a limpeza das fitas da prova e aquilo que ele sabe é que foi encontrado assim como esta na foto, tinha era uns feitos (aquela vegetação seca se vê na fotos) a "tapar" a fita.. as fitas que estão atadas a arvore são fitas de marcação do trilho, a outra que esta atravessada não existia lá mas é uma fita de marcação que estava colocada num corte de caminho para que os atletas não seguissem por lá.. Alguém a usou para fazer o que se vê nas fotos, até pode ser apenas uma brincadeira de crianças mas por vezes pequenas brincadeiras podem dar origem a ideias estúpidas..

O problema da divulgação das situações tens o lado bom e o lado mau, ou seja serve para alertar mas também para dar ideias, daí o meu aviso.. Hoje é uma coisa insignificante mas amanhã pode ser algo muito significante, da fita de plástico ao cabo de aço vai a distancia de uma mente que transforme uma brincadeira numa "arma"..
 

IriDium

New Member
Boa Noite,

Companheiro baleados? Existe uma grande diferença entre um BTT e um veado, ou um cervo... mas que mete medo saber disso, mete!!
 

IriDium

New Member
Caro JoãoAM,

Até concordo com o que diz sobre a propriedade privada não deve ser invadida. Mas nao e motivo para colocar um cabo de aço à altura de um pescoço. Se o objectivo e impedir ou "assustar" colocava-se de forma "diferente".

Tanto que soube de um caso em S. Mamede Infesta em que o dono apanhou em flagrante o ladrão de galinhas, e pelos vistos deu uma coronhada e chamou as autoridades, e o ladrão apresentou queixa e ganhou!!

E pelo que vi nas fotos alguns desses caminhos sao de acesso. Por isso pergunto se era um bombeiro a fazer o seu trabalho e apanhar com estas armadilhas... como seria?
 

JoaoAM

Member
Iridium, eu não defendo a colocação de armadilhas, mas temos que ver que se a propriedade não é nossa, não entramos..
casos como esses em São mamede há muitos, e isso revolta-me, parece que nem o que é nosso é nosso..
se não podemos defender o que é nosso estamos mal..

ha há maneiras de se chamar atenção como disseste, esta, não é uma maneira correta...
 

demorider

Active Member
Compreendo o ponto de vista do joaoAM, e lixado termos os nossos terrenos e toda a gente lá entrar e sair quando bem lhes apetecer mas armadilhas é justiça pelas próprias mãos e sou contra isso apesar de saber que por vezes é a única maneira de se fazer justiça visto que a justiça legal simplesmente não funciona..

Com vedação ou sem vedação toda a gente sabe que os trilhos abertos pelo meio do mato (ST e coisas do genero) estão em terrenos que pertencem a alguém mas estas armadilhas estão em caminhos/estradões que ninguém sabe se é propriedade privada ou pública e toda a gente parte do principio que um qualquer caminho no meio do monte é publico, ninguém é bruxo para adivinhar que aquilo é privado.. Por vezes bastava um simples sinal no inicio da propriedade a avisar que era privado para que o pessoal não entrasse..
Outro ponto que já referi anteriormente é o facto de não ver qual o incómodo de ter bicicletas a circular em caminhos mesmo que sejam privados, são caminhos onde circulam tractores, que mal e que uma bicicleta pode fazer nesses caminhos? Alem do lixo que alguns podem deixar a sua passagem não vejo qualquer incomodo..

Mas por vezes há proprietários com tanto amor aos seus terrenos que nem os limpam (como a lei obriga) deixando os montes cheios de mato da altura de pinheiros, restos do abate de arvores, etc.. em caso de incêndio esses montes ardem mais rápido que gasolina e acabam os vizinhos que se calhar ate limparam os seus terreno pagar por erro do proprietário que não limpou o seu terreno com medo de o estragar..
 
Top