armadilhas anti-bttistas chegam a Portugal

Jocas22

Active Member
Quem quer um terreno privado devia veda-lo, ninguem é obrigado a advinhar. E nao é por um portao e 5 metros de rede na frente e todo aberto atras como ja vi, um gajo vê o portao e nem sabe se esta dentro ou fora. Tambem nao é por uns ramos que ficamos sem saber se tem dono e foi o dono ou é simplesmente um tonto que acha que aquilo é dele.
Mas tambem à muita gente a achar que a fruta nao tem dono ou mesmo sabendo que tem dono abusa com lixo ou maus comportamentos e depois acaba tudo fechado pra todos.
Bom senso.

Acho é que nao tem nada a ver com este assunto, acho que ninguem devia por armadilhas num terreno seja privado ou nao senao esta assinalado, vedado.
 

SeteGu

Active Member
Concordo com o Jocas22.

Lembro-me de uma situação em que estava de bicicleta junto a uns terrenos vedados (do lado de fora) com um colega numa zona relativamente isolada mas que ia dar a outro caminho mais amplo à frente. Era de noite e aparece o dono com uma caçadeira a perguntar se queria levar um tiro ou se preferia que soltasse os cães.
Eu faço-me de desentendido e digo apenas que estou perdido e pedi as indicações do sitio para onde queria ir. O homem lá simpatiza comigo e acaba por contar que já lhe roubaram galinhas... daí a sua reação.

Armadilhas à parte estas questões têm muito que se lhe diga e é preciso cuidado... se por azar o terreno não fosse vedado e não tivesse nenhum tipo de indicação ás tantas ainda tinha levado com uns balázios.
 

miguelcarromeu

Active Member
Jocas,

Isso parece tudo muito lógico. Mas sabes quanto custa a rede ao metro ?

Os os terrenos não são obrigados a estar vedados para serem privados. Mas acho que, isso sim, se alguém acha que não deve por lá passar ninguém, meta placas, portões ou avisos. Claro que ninguém é obrigado a adivinhar.
 

demorider

Active Member
Acho que não me estou a explicar bem, mas vou tentar explicar melhor..

Quando se compra um terreno esse mesmo terreno tem um registo de X metros quadrados que no terreno estão assinalados com os chamados marcos (normalmente são umas pedras enterradas no chão parcialmente a vista).. Se o caminho passa dentro desses marcos o dono do terreno tem alguma (pouca) autoridade sobre esse caminho mas se o caminho passa fora dos marcos o dono do terreno nada tem a ver com o caminho.. Era só o que mais faltava comprar um terreno e ser responsavel pelo caminho que passa fora daquilo que comprei..

Mas independentemente de ser publico ou privado nada dá o direito a armadilhar o caminho pondo em risco a vida dos outros..
 

miguelcarromeu

Active Member
Tu estás a explicar-te bem. O que há uma variedade sem fim de casos e respectivos caminhos (sabias que os marcos deixaram de ser obrigatórios há vários anos, por exemplo ;) ) e muitas poucas vezes andamos realmente nos caminhos públicos. É quase sempre tudo privado. Por isso mesmo é preciso muito cuidado com determinados tipos de pensamento que vão surgindo por aí. Depois acabam por dar ideias estragadas a gente com pouca atividade cerebral e surgem este tipo de invenções.
 

SeteGu

Active Member
miguelcarromeu mas também não sei se estou a entender muito bem...

Estás a dizer que: compro o terreno X. Se o caminho que vai dar ao terreno não é publico... é privado. Se é privado é de alguém... de quem? Meu? E nesse caso... posso-te impedir de lá ir?
E se for dar a vários terrenos é meu e "dos outros"?

Não são (públicos?) da Junta de Freguesia?
 

Mr.sa

Active Member
essas cenas dos caminhos é pano para mangas, já vi situações em que eu digo sinceramente que as pessoas ás vezes só procuram é confusão, sem necessidade para tal, e por vezes o caso mais óbvio acaba por não o ser em tribunal.

Isto nos montes aqui da zona(zona em questão dos artigos do jn que postei) o caminho que aparece por acaso não consigo decifrar qual é pela imagem, mas eu sou um gajo muito simples nesse aspeto, o que não é largo e não está com marcas de ser usado, não meto lá as rodas. Porque isto dos marcos é muito bonito... mas se ando à procura deles... invés de desfrutar, ando é preocupado e muitas vezes estão caídos ou não dá para ver.

E sobre as provas, eu sinceramente acho que muitas provas são feitas sem o consentimento dos donos de terrenos por onde elas passam, isto em termos de bouças. Ainda Domingo participei numa prova que passou por sítios que eu duvido muito que quem organizou se deu ao trabalho de falar com todos os proprietários. Atenção... não me refiro ao geral dos organizadores, refiro-me sim a alguns, mas posso estar errado.
 

demorider

Active Member
Sendo assim acho que amanha vou mandar por um portão aqui no caminho fora da minha casa para o meu vizinho não passar.. É que até a um ano atrás o caminho terminava no portão da minha casa e agora ele deu continuidade ao caminho para fazer uma casa no terreno vizinho, como eu sou dono do caminho posso por lá um portão e em ultimo caso dou-lhe uma chave e quando vier visitas a casa dele ele que venha abrir o portão e que me venha pedir autorização para essas visitas lá passar..
 

Mr.sa

Active Member
Depende setegu, isto dos terrenos especialmente os de serventia e de monte é uma complicação enorme.

Tens casos em que não podes fechar acesso a ninguém, mesmo que o mesmo passe nos teus terrenos( o meu pai e tios têm um caso desses).

E tens casos em que podes vedar a todos, exceto aqueles que necessitam de o usar(normalmente terrenos que só têm aquele caminho para chegar ao seu).

Isto é tudo uma valente confusão... nunca se sabe muito bem, de quem é, como funciona, e para o saberes.... é uma dor de cabeça absurda
 

miguelcarromeu

Active Member
Exacatamente como o Mr.sa disse.

E a melhor forma de não complicar é não partir do pressuposto que "está aberto é de todos". Porque isso dá azo a abusos e depois, pelos abusos de uns, impedem-se todos de lá passar.

EDIT:

Um exemplo concreto: boa parte da Serra d' Ossa (Estremoz) pertence à casa Bragança (antigos terrenos reais); está quase toda entregue à Portucel para exploração. Se de hoje para amanhã se lembrarem de vedar o acesso e impedir que por lá se circule, puf.... foi-se uma serra quase inteira!
 
Last edited:

demorider

Active Member
Não conheço os trilhos em questão por isso não vale a pena especular..

Mas se determinado estradão é privado deviam por lá pelo menos uma placa a informar que é propriedade privada, ninguém e bruxo para adivinhar que aquilo é privado.. Um terreno mesmo que nao esteja vedado sabe-se que pertence a alguem agora um caminho que atrevassa varios terrenos e que vai dar ligação a outro caminho que por sua vez vai dar ligação a uma estrada municipal ninguem sabe se e privado ou publico e sendo assim ninguem sabe onde pode ou nao circular.. Toda a gente quer ande de bicicleta, mota, jipe, a cavalo etc, parte do pressuposto que os estradões são públicos (atenção que falo dos estradões e não dos trilhos que abrimos pelo meio dos terrenos), já os trilhos abertos pelo meio dos terrenos obviamente que são privados e só lá passamos por boa vontade dos proprietários..
 

Jocas22

Active Member
Ja vi casos em que o dono nao veda nem mete placas mas solta dois enormes caes... e quando se fala em placas é complicado imaginar que as placas estao por todos os sitios onde alguem pode distraidamente entrar. Nao tem dinheiro pra vedar... ok. Mas tambem nao tomem atitudes estupidas, irreflectidas, absurdas. Se acontecer um acidente se calhar a vedacao até vai parecer bastante barata.

Fechar caminhos so por ma vontade tambem é um absurdo, se serve 2 ou 3 ou 4 vizinhos tambem pode servir 1 ciclista e 2 caminhantes parece-me a mim, vede à volta do caminho como sucede muito por aqui, mesmo o terreno do caminho sendo dele.

O problema é querer vedar sem vedar, isso é que cria confusoes. Ha tanta coisa que custa dinheiro e é cara mas isso nao é desculpa pra nada.... mas sim ao menos uma placa
 
Last edited:

demorider

Active Member
Fechar caminhos so por ma vontade tambem é um absurdo, se serve 2 ou 3 ou 4 vizinhos tambem pode servir 1 ciclista e 2 caminhantes parece-me a mim, vede à volta do caminho como sucede muito por aqui, mesmo o terreno do caminho sendo dele.

Também não intendo porque raio se complica a passagem de bicicletas.. Se passa lá tratores (falando de caminhos agricolas e florestais) a pesar varias toneladas com 4 pneus enormes que esmagam tudo a sua passagem que mal faz uma bicicleta que em media não chegam sequer aos 100kg (peso bicicleta mais o de quem a conduz) e que provoca uma destruição insignificante?

Se o caminho não tiver saída, ou seja se o caminho terminar num terreno privado intendo que compliquem a passagem das bicicletas porque o mais provável e chegar ao fim do caminho e seguir pelo terreno privado.. Agora quando são caminhos com ligações a outros caminhos não intendo..


Este caso das armadilhas é caso para sair bem caro aos proprietários (se foram eles que as fizeram), bem mais caro que uma vedação toda xpto.. Não sei se leram/ouviram/ viram a uns tempos aquela noticia do sucateiro que estava constantemente a ser assaltado e se lembrou de fazer uma armadilha com um fio ligado ao gatilho de uma caçadeira e que acabou por ferir o assaltante.. Acabou por ter de pagar uma boa indemnização ao assaltante porque coitado deixou de poder trabalhar :fpalm:..
 

miguelcarromeu

Active Member
Sem dúvida que há atitudes que são ridiculas. Jocas, também não pode ter cães soltos se não tiver o terreno vedado. Mas compreendam também que há muitos abusos e acho que o grande problema nunca são os ciclistas. Não acho que nada disto seja para os atingir. São sim os quads e as motos. É igualmente mau porque continua a ser um grande atentado à vida. Enfim. Há falta de bom-senso em todo o lado.
 

Mr.sa

Active Member
infelizmente o ser humano será em muitas ocasiões demasiado estúpido para saber o que deve e não deve fazer, esta é uma delas.

O ser privado ou não, falo por mim, não me dá o direito de montar armadilhas, não quero ninguém a circular nos meus terrenos, é fácil, fecho-os.

As situações em questão são demasiado absurdas para serem proprietários a fazerem isto, até porque lhes afeta também a passagem, arriscam-se a ser os 1ºs a serem olhados como culpados, arriscam-se a fechar passagens fulcrais para os bombeiros em caso de incêndio, por tudo isto, não me parece minimamente lógico que um proprietário fizesse tal coisa, falo por mim.

E como alguém disse, existe uma área, é um bocado difícil que nessa área em todas as passagens que se encontrou isto, que em todas as que são propriedade privada ou não, os proprietários se tenham lembrado todos do mesmo....

De qualquer das formas, tentar arranjar justificação para atitudes barbaras e estúpidas, é perda de tempo
 

Jocas22

Active Member
Não sei se leram/ouviram/ viram a uns tempos aquela noticia do sucateiro que estava constantemente a ser assaltado e se lembrou de fazer uma armadilha com um fio ligado ao gatilho de uma caçadeira e que acabou por ferir o assaltante.. Acabou por ter de pagar uma boa indemnização ao assaltante porque coitado deixou de poder trabalhar

eu percebo que as pessoas possam defender o que é seu, mas não podemos ter uma especie de "wild west" em que se pode dar um tiro em alguem por roubar uma galinha ou atravessar o terreno de bike, tem de haver um minimo de bom senso. Senão caimos facilmente nos exageros estilo USA em que na Florida o "stand your ground" permite dar um tiro em alguem so por achares que corres perigo, e um tipo viu de noite alguem "suspeito" que parecia ter uma arma e vai chumbo ... foi a evolução da cultura belicista e do "estás no meu terreno posso-te dar um tiro nos cornos". E temos casos por cá de gente que se pudesse era mesmo o que fazia, por isso sejamos mais comedidos digo eu. Armadilhou o terreno porque roubavam a sucata e um dia entra uma criança na brincadeira e leva ela com o tiro da caçadeira...
 

IceWolF

New Member
As armadilhas, faz-me lembrar aquele caso que deu a TV a uns dias atrás, de um homem que tinha sido assaltado não sei quantas vezes, montou uma armadilha, o ladrão aleijou-se, e agora tem que pagar uma indemnização ao Ladrão.... LOL


Se um ladrão tem direito a uma indemnização, não imagino um inocente a cair numa armadilha, barato não fica de certeza....
 

CLima

New Member
Esta foi uma das notícias recentes que mais me revoltou! Então não querem que os ciclistas passem lá e para resolver a situação põe lá um cabo para lhes cortar a cabeça?! Mas, está tudo doido? Eu não percebo a humanidade...
 

FMCurto

Active Member
Já vi, à cerca de 3 anos atrás na zona de Aveiro mais concretamente num ponto do percurso da maratona Rota do Bacalhau que fiz uns meses depois de ter acontecido. Só que era arame farpado estendido ao nivel do pescoço. :shock:
 
Top