Boas,
Ainda não Essence_S. Na verdade não tenho tido muito tempo ultimamente para me preocupar com isso mas tenho finalmente novidades sobre as rodas. Estas nos últimos dias tem sido um misto de satisfação e desilusão mas passo a explicar:
Eu não sei se alguma vez o disse aqui mas a nova Ghost 29 tem como objectivo principal ser a minha "base" para o Regional de Santarém da próxima época e das ultimas provas deste ano. Como tal, tudo o que foi alterado, (bem ou mal), foi pensado de forma a ser leve mas também resistente sendo necessário por vezes encontrar um compromisso entre os ambos que nem sempre é do meu agrado.
Foi o que aconteceu estes dias tanto na escolha das rodas como dos próprios pneus tendo no entanto a consciência que talvez tenho feito a escolha certa para os meus objectivos.
No inicio ponderei varias montagens e como tal vários pesos sendo uma das minhas preferidas os aros ZTR + Tune king/kong + Cx Ray. Não me recordo já dos valores para este conjunto mas tenho ideia de rondar mais ou menos as 1400gr o que era bom a nível de peso mas duvidoso a nível de resistência lateral devido aos raios espalmados com aros de alumínio em 29.
Depois de muito ponderar e de falar com o ATX, com o Hernâni Silva, entre outros, (obrigado a todos mesmo os que não referi), acabei por deixar com muita pena minha os Cx Ray de lado e decidi-me pelos Sapim Laser. Mais baratos, menos leves mas com a capacidade de suportar um pouco mais de "abuso" e de oferecer uma maior rigidez.
Nos aros, apesar de ter andado com ZTR algum tempo e de não ter nada para apontar, confesso que o facto de chegar ao regional/qualquer outro tipo de maratona e ver 90% das bicicletas com aros ZTR, me incomodava. Decidi então procurar uma alternativa fiável, dentro da mesma gama de resistência e peso mas mais exclusiva. Fui então depois de algumas pesquisas bastante influenciado pelo post da Trek do Hernâni. Os aros Prototype tinham tudo o que procurava, dentro da gama que procurava e portanto foi uma escolha fácil. (Vamos ver como se portam...)
Decidi-me então pelos Sapim Laser, (1.5 2.0 na frente, 1.8 2.0 na roda de trás), cubos Tune e os aros Prototype. Contudo apesar de muito esperar os Sapim laser teimavam em não aparecer...
Foi então que surgiu a oportunidade de usar raios Pillar PSR e assim foi. Infelizmente estes são mais pesados que os Sapim e apenas haviam 1.8 2.0 e o peso não foi o melhor. O conjunto acabou por ser Prototype + Tune King/Kong + Pillar PSR e o peso ronda as 1550gr o que não é fantástico.
Em breve coloco fotos da montagem e apesar do peso ficar um pouco acima do esperado a rigidez deve ser brutal e a fiabilidade enorme.
Os pneus foi outra "dor de cabeça". Queria algo leve mas ao mesmo tempo furar é quase proibido para mim e portanto as escolhas seria uma de dois extremos mas muito simples. Ou schwalbe RR evo tlr + Racing Ralhp evo tlr ou Continental RaceKing Protection + Raceking Protection. No peso a diferença são de quase 120gr por pneu e portanto 240gr no conjunto sendo os continental os mais pesados, mas por outro lado o raceking é um pneu muito usado e muito resistente com uma capacidade para rolar fantástica e para já esse facto inclinou a balança e vamos ver o peso no final.
Com todas estas mudanças nos planos o peso final vai ficar umas 300gr fora daquilo que inicialmente estava programado e assim o objectivo, (ainda não pesei a maquina), é o sub-10 mesmo que por pouco.