After the Ghost 7700 ---» Ghost 2977

Reanimate

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Boas pessoal,

Bem a muito que sigo este forum com grande interesse e hoje finalmente chegou a altura de abrir um tópico para falar/discutir, (sempre de forma saudável e construtiva), sobre a minha "carroça" que chegou hoje mesmo. Não tenho a certeza se estou a criar o tópico na zona correcta e peço desde já desculpa se me enganei.

O meu objectivo ao abrir este tópico é essencialmente aprender e também receber algum feedback sobre os diferentes componentes a alterar pois apesar de toda a informação disponível sobre os mesmos, não há nada melhor que "ouvir" em primeira mão.


Como disse em cima recebi hoje a minha bicicleta que num resumo rápido é pouco mais que um quadro Ghost HTX Lector 7700 + Rock shock REBA RL + desviadores XT e alguns componentes "menos bons" para que apesar de neste momento ser um "tijolo"... ande.



Lista de material:

Quadro: HTX HM Carbono
Suspensão: Rock Shox REBA RL 100mm
Avanço: Ghost
Caixa de Direcção: Ritchey Comp
Tampa e parafuso da caixa de direcção: Ghost
Espaçadores: Ghost
Guiador: Ghost (extremamente grande mas ainda não tirei qualquer medida)
Punhos: Expuma (Desconhecidos)
Espigão: Ghost 27.2mm 350mm
Aperto de espigão: Ghost
Selim: Ghost Selle Royal
Desviador traseiro: Shimano XT – 3x10V
Desviador dianteiro: Shimano XT – 3x10V
Shifters: Shimano Deore 3x10V
Manetes dos Travões: Shimano M445
Pedaleiro: Shimano 3X10V
Parafusos pedaleiro: Standart Shimano
Pedais: Shimano XT SPD M780
Travões: Shimano M445
Discos: Avid 180mm
Pneus: Schwalbe Nobby Nic 2.25
Rodas: Alex Rims
Chavetas rodas: Shimano
Cassete: SRAM PG 1070 11-36
Grade de bidão: (Actualizar)


Como podem ver apenas alguns componentes são "merecedores" de estar no conjunto e gostaria de ter a vossa ajuda para escolher as melhores alternativas e a sua ordem de prioridades. Nenhum dos componentes actuais me "chateia" no entanto, visto que o orçamento é sempre limitado, queria começar pelos componentes onde poderia retirar o maior numero de gramas de uma só vez.

Fiz entretanto uma pequena, (GRANDE), lista de componentes que gosto que passo a colocar:


TRAVÕES FORMULA R1 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 300gr???


Manípulos Mudanças Shimano XTR SL-M980 (10 vel) ------------------------------------------------------------------------------ 207gr


AVANÇO MSC ULTRALIGHT C/PARAFUSOS EM TI 100mm --------------------------------------------------------------------------- 96gr


PAR ROLDANAS ULTRALIGHT 11T ALU 7075T6 --------------------------------------------------------------------------------------- 12gr


GUIADOR RECTO MSC CARBONO 31,8 X 580MM ------------------------------------------------------------------------------------- 114gr


ESPIGÃO DE SELIM MSC FULL CARBON ULTRALIGHT 27.2mm 350mm --------------------------------------------------------------- 135gr


DISCO ASHIMA AI2 160MM --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 66gr


EXTENSORES GUIADOR MSC CARBONO ULTRALIGHT -------------------------------------------------------------------------------- 49gr


Tampa de Caixa de Direcção MSC Carbono ----------------------------------------------------------------------------------------- 17gr


Anilha de Direcção MSC TETRA Ultralight (5mm/10mm) ---------------------------------------------------------------------------- 1.7gr/3.6gr


APERTO ESPIGÃO MSC ALU CNC 7075 ----------------------------------------------------------------------------------------------- 8.5gr


No caso tanto das rodas/cubos como do pedaleiro, é meu objectivo trocar mas como é material novo acabado de montar e é material de desgaste vou aproveitar e tirar partido do que tenho ate ser necessário fazer a troca. Os restantes componentes que saírem da Ghost em plenas condições serão montados na minha BH EXPERT Pro que uso para os treinos e para os passeios mais "Soft".

A escolha dos manípulos XTR recai quase 100% na opção de poder escolher entre pedaleiro com 2 pratos ou com 3, e como eu quero no futuro substituir o pedaleiro por outro de apenas 2 pratos... Não terei de voltar a mexer nos manípulos.

A meu ver a melhor troca para se fazer em primeiro lugar seria os travões + discos seguido dos manípulos XTR mas... Não sei... Help!!! :D

Cumprs

PS: Primeiro add-on foram os pedais XT que apesar de não terem o peso que desejo são bastante bonitos e fiáveis. Era basicamente o único local onde estaria disposto a sacrificar umas gramas.
 
Last edited:
Não creio que o tópico esteja no local certo, pois dúvido que o teu projecto esteja abaixo dos 10 kg !

Tens aí uma boa base para poderes evoluir e muito por onde tirar gramas, e como já demontras-te tens ambição para o fazer !
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O tópico foi movido para a secção Análises e testes, que está mais de acordo com o seu conteúdo.

Em relação ás alterações eu recomendaria precisamente o contrário, começar pelas rodas e material de desgaste, vender já essas rodas, pedaleiro e cassete enquanto são novos e ainda valem alguma coisa e fazer aí o upgrade.

Quanto aos shifters, se vais manter Shimano e pensas mudar os travões, equaciona a versão i-spec. Travões como os XTR ou os Hope Race X2 são compatíveis (com os adaptadores adequados) com manípulos Shimano i-spec, e sempre ficas com um aspecto mais "limpo" no guiador e poupas um pouco de peso nos manípulos.
A nova versão de 2014 dos shifters XT i-spec tem um visual também mais limpo, são praticamente iguais aos XTR e só custam metade do preço.
 

Reanimate

New Member
Desde já obrigado pela colocação do tópico no local mais apropriado e peço desculpa pelo "erro".

De facto é outra forma de ver as coisas mas o meu ponto de vista era o seguinte, por exemplo:

Em relação ao pedaleiro ele novo ronda o que? Uns 50€ talvez. Alterar neste momento, mesmo com 0 quilómetros e dar em troca para a nova montagem, ou mesmo vender a um particular fazia não mais de... 30€ talvez?? Isso paga a mão de obra para fazer a troca e não será por 30€ que deixarei de fazer alguma alteração. Alem disso devo ter pago um valor idêntico pelo material portanto... Talvez seja melhor usar já que ganho pouco ou nada. Posso no entanto não estar a considerar algum outro factor.

Em relação as rodas, bem é mais ou menos o mesmo, vender digamos por 200€ para comprar outras por 400, 500... Era uma coisa, sempre ajudava. Agora alem de não ter um valor para as rodas, (não consigo encontrar um valor de referencia), tenho a consciência que não são propriamente umas excelentes rodas e portanto não vejo um grande "ajuda" em vender e portanto não considerei uma prioridade.


Travões e shifters... Bem eu de facto tenho uma queda para os Formula R1 mas existe de facto essa questão da compatibilidade. No entanto tenho a sensação que o peso do conjunto XTR em comparação com os travões Formula R1 + Shifters XTR deve ser idêntico e portanto seria mais uma questão de estética. Será?
 
Last edited:

FiCaçador

Elos Rápidos
Sim, é mais uma questão estética, porque os Formula R1 também são ligeiramente mais leves que uns XTR ou Hope Race X2.

Esses componentes como o pedaleiro e as rodas não valem realmente grande coisa, mas quanto mais andarem mais difícil ainda se torna vende-los.
 

Reanimate

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Pois é verdade. Mas assim, e esquecendo o pedaleiro e as rodas, os travões seria a terceira melhor hipótese de troca para ti? Vou tratar por tu, espero que não te importes.

A minha segunda hipótese seria o conjunto avanço, guiador, anilhas de direcção e a tampa, com sorte o espigão e o aperto. No entanto não sei se ia retirar muito peso, ou pelo menos mais que nos travões.

O meu problema com os travões, não sei se já falei disso, são os discos de 180mm e depois os adaptadores onde se monta as bombas. Só ai devo tirar umas 100gr não sei. E depois no peso das próprias manetes, etc, diria mais umas 100gr? Estou a exagerar talvez, não consigo encontrar valores para comparar com os R1.
 

Reanimate

New Member
Bem hoje não consegui resistir e como ainda estou na duvida se devo trocar já os travões ou trocar componentes como o guiador, avanço, etc, acabei por comprar um aperto de espigão MSC com parafuso em Ti.

Sei que algumas pessoas não gostam muito destes apertos, outros tem receio de os comprar devido a eventual falta de capacidade para evitar que o espigão deslize mas pensei bem no assunto e acho que não será um problema para mim e para os meus 65kg.

Agora as questões:

Alguém me sabe dizer o aperto máximo para este componente? O dono da loja falou-me em 4Nm mas não foi convincente o suficiente portanto gostaria de confirmar.

A segunda questão tem a ver com com a "massa carbónica", (não sei se é assim que se chama), para evitar que o espigão deslize no quadro. Onde posso encontrar?

Fica uma foto do componente:

 

Reanimate

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Bem triste e sozinho mas eu vou continuando a festa. Mando os foguetes e apanho as canas... sem problema. O pior são as duvidas que se mantém...

Hoje consegui mais uns "mimos" para a Ghost:

Innolite XC 102 NBU:




Par de discos travão KCNC RAZOR:




O guiador esta com exactamente os 102gr, (na minha balança), enquanto que os discos, (73gr cada), acrescem o peso dos parafusos que brevemente serão trocados por outros em Ti.

A escolha do Innolite em detrimento do MSC que inicialmente queria tem com único motivo o facto de ter comprado a um excelente preço, bem mais barato que o MSC e portanto... Arrisquei.
 

Reanimate

New Member
São de facto uns discos fantásticos. Sei que podia ter tirado umas gramas se por acaso opta-se pelos Ashima ou uns HOPE mas estes KCNC Razor valem cada grama a mais, muito bonitos e relativamente baratos.
 

jaba

Member
Normalmente nos componentes diz a força que deves apertar. Carbonos convém ser com chave própria, dinamómetro.
 

Reanimate

New Member
Pois eu sei mas nem no guiador, nem no aperto de espigão diz os Nm aconselhados pela marca. Era esses valores que queria. Ou então valores de alguém com o mesmo material e que não tenha tido problemas.
 

HR

New Member
Deve ser em ambos 5Nm máximo por via das dúvidas eu coloco sempre 4Nm / 4,5Nm (com a massa de carbono no caso do espigão) e tem sido suficiente.

Quanto à bike é muito bonita e de facto é fácil retirar peso, haja euros... Eu partilho da mesma opinião do FiCaçador (trocar enquanto novo) mas agora que tens o material usado desgasta-o e muda aos poucos...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

mrespt

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Não me cheira que seja 5nm. Depende do tipo de carbono. Se for dos pesadões, claro que suporta mais aperto (os 5 por exemplo). No caso dos mais leves (innolite, ax, mcfk) não são de todo os 5nm....
 

Reanimate

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Desde já obrigado pelas respostas, (estava complicado e não queria fazer a montagem ate ter alguns valores seguros, de preferência os valores aconselhados pela marca que eu não encontro).

Em relação ao aperto também tenho algumas duvidas que sejam os 5Nm. No caso do aperto de espigão eu diria uns 4Nm e no caso do guiador, (Innolite), uns 3Nm.

Sou relativamente leve, (65kg), e portanto não quero mesmo exagerar com a chave sem necessidade.

Hoje pesei também a maquina e admito, fiquei um pouco desiludido mesmo tendo em conta o equipamento que tem por agora. Sem qualquer tipo de "upgrade", nem mesmo os discos, está com 11.81kg.

São 800gr a mais do que imaginava. Mesmo tendo em conta que tem os adaptadores nos clipers para disco de 180mm e os discos de 180mm, que o guiador é enorme, (680mm), foi um choque.

Vou ter de pensar mais seriamente em alterar as rodas como sendo uma prioridade pois só ai retiro provavelmente 1kg, mas orçamento para isso... não há.
 

essence_s

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Tens que organizar melhor essa cabeça a nivel de investimentos, n queiras fazer tudo de uma vez , caso contrario, alem de dispendioso perde a piada!Desconheço os apertos para esses componentes , mas tratando-se de material de carbono(guiador) e aluminio com pouca parede(aperto), é sempre preferivel apertar a menos e verificar se desliza, do que ao contrario e estragar logo o material.
Depois desses miminhos, guarda uns euros e investe logo forte numas boas rodas.
 

Reanimate

New Member
É verdade. O meu problema é mesmo esse, ter aquele sentido de urgência para tentar "aproveitar" o quadro e colocar a bicicleta sub-10 rapidamente. Mas pronto eu andei varios anos com uma de 13.4kg e não morri por isso...

E as rodas há muito que estão escolhidas mas são relativamente caras. Como disse em cima tenho 65kg e portanto obviamente que a minha escolha teve de cair nos aros ZTR Podium MMX com cubos Novatec X Light SL e raios CN Aero 420.

Pode ser ate que apareça alguém interessado nas minhas actuais rodas, (que eu nem sei o valor).
 
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