ACP quer seguro obrigatório para bicicletas!

Joseelias

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Jocas22

Falo de ciclistas porque este fórum é de ciclismo, e porque este tópico visa os ciclistas. Querias que falasse das razias que os pombos fazem aos aviões no aeroporto? :D

Mas posso extrapolar o que disse sobre os ciclistas e abranger os peões. Muito do que se diz de uns aplica-se aos outros. E se há coisa que não me tenho contido de criticar são os automobilistas. E a policia que nada faz em muitos casos. Para falar verdade tenho-me fartado de criticar tudo e todos, vendo bem... :D Mas isto também não tem ponta por onde se lhe pegue...

Em relação ao civismo, mais importante que ensinar as crianças, o que já é feito, é educar os mais velhos que mencionaste para não estragarem esse trabalho. E isso não vai lá com campanhas de prevenção. Só lá vai já com a punição, pois ninguém neste país pode alegar desconhecer que não se deve de conduzir alcoolizado, falar ao telefone e tantas outras coisas que se vêem todos os dias na estrada. Mas se a policia tentar fazer algo é logo alvo de todas as formas de injurias e acusações. Como disse isto é um país de grupelhos que só puxa para o que lhe interessa. Mais que uma nação, Portugal é um bando de Lobbies encurralados nas mesmas fronteiras.

Concordo em absoluto contigo que os ciclistas que conduzem com civismo devem de ser protegidos. Esses sim devem ser protegidos. E com certeza que esses não serão responsabilizados por um vidro rachado excepto por um acidente da sua parte que pode acontecer a qualquer um. Uma distracção, um desequilíbrio ou uma má avaliação momentânea.

Eu entendo a dificuldade que mencionas quando se fala de seguros obrigatórios para ciclistas. Eu próprio não concordo por todas as dificuldades mencionadas e mais ainda.

Mas concordo menos ainda com o aumento dos seguros dos automobilistas para pagar os prejuízos dos acidentes que envolvam ciclistas e peões, no caso em que estes são os claros culpados pelo acidente e pelos danos causados por este, como foi defendido nos últimos tópicos por um colega nosso.

Quero lá saber se o ciclista ou o peão são a parte mais fraca! Por muito que lamente o acidente, tenham mais cuidado. Eu também não pego numa cafeteira a ferver de propósito porque sei que me queimo. Então porque hei-de desrespeitar de forma grosseira regras na estrada que me podem matar?

A aumentar o seguro do automóvel aí sim iríamos ter toda a gente contra nós. Eu acredito na solidariedade, mas não na desresponsabilização total pelos actos próprios e muito menos na chulice. Especialmente num país pobre como o nosso que já está estrangulado por impostos para pagar os luxos de uns e a vadiagem de outros.
 

Jocas22

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confesso que não percebi a parte onde referes que o seguro dos autombilistas aumenta por causa de acidentes causados por ciclistas em que estes são os culpados??!!
 

Joseelias

Well-Known Member
Jocas22

Pelo que percebi daquilo que o colega easy disse antes, do link do vídeo que colocou, e de outros comentários anteriores no mesmo sentido é que nos países nórdicos e do centro-norte da Europa qualquer acidente que envolva um ciclista ou um peão é o automobilista que assume automaticamente a culpa do acidente, pois tem maiores responsabilidades que estes tem na estrada e pelo dever e obrigação maior que tem em salvaguardar a segurança dos outros já que conduz um veículo capaz de provocar danos maiores e mais graves que um ciclista ou um peão.

Para além do mais, e pelo que entendi também, é o seguro do automobilista que é automaticamente accionado para a cobertura de danos do acidente. Posso estar muito enganado e interpretado tudo de forma errada, e se estou agradecia que alguém me explicasse melhor o conceito de "Strict Liability" e de que forma os seguros funcionam nesses países apontando para fontes de informação.

Mas se é como percebi, e se esta situação passasse a ser aplicada em Portugal os seguros automóveis disparavam pois todo e qualquer custo resultante de um acidente que envolvesse um ciclista ou peão, mesmo que fosse por culpa dos últimos, teria que ser pago pelo seguro do carro. Como é óbvio iríamos ter um aumento brutal no seguro do carro para cobrir estas situações. Parte pelo aumento de custos reais, e a outra parte pelo extorcionismo das seguradoras.

No final do vídeo colocado, e mostrado tão rápido que quase não se consegue ler sem parar diz o seguinte:

"Strict Liability entitles a crash victim to compensation unless the driver can prove the cyclist or pedestrian was at fault"

Traduzindo:

"A Responsabilidade Civil dá o direito de compensação às vítimas a menos que o condutor prove que o ciclista ou peão sejam culpados."

Agora imaginemos a situação do Zé "da Horta", que sai da tasca à uma da manhã, com a enxada atada ao quadro da bicicleta, em estado completo de embriagues, sem qualquer forma de identificação luminosa e passa um sinal vermelho. Nós até vamos a 40km/h, numa zona de velocidade máxima de 50km/h passamos o vermelho e quando damos conta, KAPÁU, lá vai o Zé "da Horta" parar às urtigas... Nesta situação somos logo considerados cupados e o nosso seguro obrigado a pagar todos os danos causados ao ciclista.

O exemplo é um bocado extremo, mas imaginemos outro caso em que estamos parados no carro no trânsito e um ciclista vai mandado por ali fora, entre os carros, sem se preocupar com nada. Tem o azar de bater no nosso retrovisor, parte-o e espalha-se ao comprido partindo uma clavícula e o quadro que entretanto é passado a ferro por outro carro.

Ora se nós somos logo dados como culpados, quem pagará os danos no nosso carro? Seremos nós que não tivemos qualquer culpa? Temos que ir para tribunal para podermos reaver a nossa razão? Arranjar testemunhas? Nos nossos tribunais? Com o rendimento médio que os portugueses têm?

Se é assim que a coisa funciona considero ser uma profunda injustiça. Isso funciona em países que não sabem o que fazer ao dinheiro todo que têm. Que não se importavam em pagar até 500€ de seguro automóvel anual se fosse preciso pois isso é o que ganham em três ou quatro dias de trabalho os trabalhadores mais mal pagos lá. Cá a história é completamente diferente. Não se podem importar ideias de fora sem ter em conta a situação especifica de cada país por mais positivas que possam ser no papel e até na prática desses países.

Repito, posso estar enganado, mas foi isso que eu percebi sempre que esta questão foi levantada.
 

Jocas22

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as seguradoras têm lucros pornográficos, se fosse do estilo implementa-se isso sem aumentar o seguro por mim tudo bem. Mas sendo realista não era isso que ia acontecer, e quem ia pagar eramos nós, e como disses o que ai está é tão estupido que nem palavras tenho pro descrever. Isso desresponsabilizava completamente certos comportamentos.
 

Joseelias

Well-Known Member
Quando acima digo: "Nós até vamos a 40km/h, numa zona de velocidade máxima de 50km/h passamos o vermelho(...)"

Queria dizer: "Nós até vamos a 40km/h, numa zona de velocidade máxima de 50km/h passamos o verde (...)"
 

easy

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Não pretendi introduzir a "strict liability" como uma panaceia. De facto não o é, mas a meu ver seria mais um passo na direção certa. Obviamente também tem de haver muitos avanços em diversas frentes como por exemplo, no planeamento rodoviário, na educação, na prevenção, na fiscalização e quando tudo o resto falhar, na justiça.

Em rigor, o conceito de strict liability consiste apenas e só na inversão do ónus da prova em caso de acidente entre condutores de automóveis e utilizadores vulneráveis da via (ciclistas e peões), ie o condutor do veículo potencialmente mais perigoso tem de provar que está inocente.
Apesar disso, não basta ao condutor dizer que o outro é que esteve em falha, tem mesmo de provar que apesar do peão ou do ciclista estarem em falta, lhe era impossível evitar o acidente. Já agora é de referir que o principio também funciona entre ciclistas e peões sendo que aqui a maior responsabilidade recai sobre ciclista.

Um caso na Alemanha (país onde está consagrada a strict liability) em que apesar do peão ter falhado, a culpa foi atribuída ao condutor:
http://menos1carro.blogs.sapo.pt/74425.html
 

Jocas22

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não sou dos que faço "Amen" a tudo o que vem dos países nórdicos. Talvez por isso digo que isso é das coisas mais absurdas que ouvi em toda a minha vida. Lá por ter um veículo maior eu é que tenho de provar que estou inocente. Ridiculo!
 

Joseelias

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easy

Acabei de ler uma discussão num site inglês sobre a "strict liability" e cheguei à conclusão que percebi esta questão bem. Isto é, em qualquer acidente o utilizador do veículo capaz de fazer mais danos é automaticamente culpado. E tal como tinha argumentado também eles falam no provável aumento do preço dos seguros que iria/irá ocorrer se isso seguir em frente no Reino Unido.

Mas falam também nas fraudes que iriam começar a acontecer de imediato, com acusações de parte de pessoas menos escrupulosas sobre acidentes que os automobilistas teriam provocado com o simples objectivo de recolher dividendos disso. Isto já acontece com as fraudes de seguros em carros, com esta culpa automática o que não iria acontecer, já que o automobilista poderia estar numa situação em que não conseguiria provar que era inocente e que nada tinha sequer acontecido? Imaginemos um gajo caído no chão com a bicicleta toda torcida (de propósito), o automobilista pára para ajudar, chama-se a policia e a ambulância e o ciclista acusa o condutor que lhe fez uma manobra perigosa e que o atirou para o chão.

Ou simplesmente tiras a matricula de um carro que passa numa estrada e acusas de ele te ter atirado para a valeta e que apesar de não teres ficado ferido ficaste com a bicicleta partida. É logo dinheirinho no bolso do burlão! E acredita que isto ia acontecer.

A solução para estas questões era fazer como na Rússia. Câmaras obrigatórias nos automóveis. Assim resolviam-se logo as dúvidas de quem era ou não culpado na maioria dos casos. Acabavam-se com a assumpções e presunções e essa treta toda.

De resto esta ideia só vai fazer aumentar os seguros, ser uma mina para burlões e encher os bolsos dos advogados com litígios.

É injusto, não faz sentido e resulta apenas em países ricos que não sabem o que fazer com o dinheiro.
 

easy

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Uma adenda ainda quanto à strict liability, o tráfego aéreo e ferroviário são exceções a esta regra.

Quanto aos preços, a comparação que tem de ser feita é entre os preços dos seguros nos países com strict liability consagrada com aqueles que não a têm. Sem esses a vossa teoria de que os preços são maiores ou de que iriam aumentar não passa de especulação. O facto destas dúvidas estarem também elas num "site em inglês" não faz por si só que deixe de ser especulação.

Para quem quiser saber mais sobre seguros na UE27 tem aqui muita informação no seguinte site da comissão europeia:
http://ec.europa.eu/internal_market/insurance/consumer/motor/

Este documento em particular é bastante interessante e parece-me que tem os dados todos necessários a esta análise:
http://ec.europa.eu/internal_market/insurance/docs/motor/20100302rim_en.pdf

Quem sabe um dia destes dou-me ao trabalho de fazer este comparativo ;)

PS: Vocês sabem que uma das componentes do vosse seguro automóvel é para o Fundo de Garantia Automóvel (FGA)? Sabem para que é que este fundo serve, certo?
 

Joseelias

Well-Known Member
easy

Mas vive em que país?! É claro que o preço dos seguros vai aumentar, porque as seguradoras vão ter que passar a pagar praticamente todos os acidentes que envolvam automóveis com bicicletas e peões, e porque o processo de ilibação do automobilista será muito mais caro e complexo, tornado os custos de funcionamento das seguradoras maiores. Como eles não querem ter os lucros a baixar aumentam os preços. E nada os pode impedir porque o preço dos seguros não é um mercado regulado. Os preços são livres e basta um subir e todos os outros seguem tal como acontece com os combustíveis.

A única especulação (para não dizer fantasia) é a sua quando quer olhar para a realidade portuguesa sob os olhos do que se passa no resto da Europa. O que interessa ver quanto pagam de seguro nos outros países? Por acaso já viu o que paga até pelos produtos alimentares em Portugal quando comparado com o que se paga lá fora? Acredita que tenho mandado vir mercearias da Inglaterra porque mesmo com a Libra forte sai mais barato mandar vir uma dúzia de pacotes de bolachas Oreo da Inglaterra que ir ao Continente que fica a 5 minutos de minha casa?!!! E quem diz isso diz muitos outros produtos?

A realidade económica, a carga fiscal, a corrupção dos nossos governos e entidades reguladoras, e impunidade dos agentes económicos estão mais próximos de África que da Alemanha.

Para mais há a questão da justiça. Ainda não consegui perceber porque tenho que pagar os tratamentos e a reparação da bicicleta de um ciclista que desrespeita grosseiramente as normas de circulação na estrada, bate no meu retrovisor, cai é atropelado. E se eu sou logo considerado culpado isso significa que tenho que ser eu quem paga o arranjo do meu carro, com dinheiro que posso não ter e fico com ele impedido de circular!

Nesta altura fico a pensar que idade tem, se tem carta, se tem automóvel próprio que tem/teve que pagar do seu bolso e à quanto tempo vive em Portugal para olhar pare este país dessa forma tão cor-de-rosa. É que no "meu" Portugal não vejo nada a funcionar assim. Basta ver que temos um ministro que mentiu com os dentes todos e tem a confiança expressa do Primeiro-Ministro, quando noutro país já estava demitido há muito. Este é o Portugal que eu conheço.
 

blackshark

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Boas, estive a sondar um vizinho meu que é mediador de seguros sobre o tal segurozinho que temos de adquirir "" e ele respondeu-me que possivelmente tinha de fazer um seguro por cada bike que tinha. Eu tenho na minha garagem 4 bikes, duas minhas, uma do herdeiro e uma da esposa, ou seja eram 4 seguros a pagar apenas para poder ao fim de semana dar um pouco ao pedal, isto é de gente doida, mais vale ficar em casa com as bikes a criarem aranhas
 

jjcn

New Member
Boas,

Impressionante como os ciclistas incomodam neste país:

https://www.facebook.com/groups/1636...ocation=stream

"Antes e depois da evaporação* das placas que foram colocadas no eixo Av. da República e Av. Fontes Pereira de Melo, nos cruzamentos.
Posteriormente foram-me enviadas as fotos que partilho aqui, e acrescento um pequeno comentário.
Parece-me que fazer uma qualquer campanha direcionada apenas aos utilizadores de bicicleta é não ter noção de quem são os maiores infractores do código da estrada, e aqueles que colocam em risco a vida de centenas de ciclistas todos os dias nas nossas ruas, ao circular a mais de 50 km/h.
O lóbi do automóvel e dos combustíveis mais uma vez funcionou... Os utilizadores de bicicleta reagiram.
Saudação a todos os que andam de bicicleta: Estrada, BTT e Urbano."


*
 

Manchanegra

New Member
Boas, estive a sondar um vizinho meu que é mediador de seguros sobre o tal segurozinho que temos de adquirir "" e ele respondeu-me que possivelmente tinha de fazer um seguro por cada bike que tinha. Eu tenho na minha garagem 4 bikes, duas minhas, uma do herdeiro e uma da esposa, ou seja eram 4 seguros a pagar apenas para poder ao fim de semana dar um pouco ao pedal, isto é de gente doida, mais vale ficar em casa com as bikes a criarem aranhas

O teu vizinho que se informe melhor.
A Fidelidade vende a cobertura para uso de velocipedes sem motor (para todo o agregado familiar) como complemento da Responsabilidade Civil Familiar, ou seja, tens que subscrever o seguro de RCivil Familiar e depois adicionas a cobertura para uso das biclicletas (todas as do agregado). Há tb a possibilidade de adicionar o uso de armas de caça e de cães de companhia (não me recordo exactamente os termos).
O Seguro que a Liberty vende é diferente. É direcionado para a bike, e, nesse caso, acho que tens que fazer um por bike.

É uma questão de analisar o que há no mercado e ver qual o que melhor se adapta.
 

miguelcarromeu

Active Member
jjcn,

Conheces a metáforo do Velho do Restelo, não conheces?

Associado a essa figura dos Lusíadas, temos também neste país outros provérbios incontornavelmente aplicáveis àquilo que tens tentado fazer: agitar as consciências. Transporta isso para o tópico da passagem pedonal/ ciclovia na 25 de Abril e facilmente compreenderás o que quero dizer.

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Há uns dias em conversa com um PSP meu conhecido, muito indignado com as novas "regalias" do ciclista, dizia-me que todas as bicicletas deveriam ter seguro e chapa de matrícula, porque, cito "vejo um ciclista a cometer uma infracção, como é que o posso autuar se não tem qualquer identificação possível?"; também ouvi, entre outras pérolas, cito novamente, "Eu pago imposto de circulação; os ciclistas pagam o quê?!"

Como sei que é um tipo de discurso com paralelismos a muitas coisas que por aqui se lêem, talvez seja importante reflectir porque é que uns detêm a capacidade de fazer Leis (legisladores), nem sempre acertadas - correcto! - mas OUTROS devem limitar-se a fazê-las cumprir, porque é apenas isso que se lhes pede e não, ao contrário do que julgam, a serem justiceiros ou fazedores de opinião.

Mas já agora, se houver alguém do meio que me elucide, eu pergunto o mesmo que perguntei ao sr. agente:

- como é que os exmos. agentes multam um cidadão que podem observar à distância, a cometer uma infracção? É que como o mesmo não tem identificação visível, talvez tenhamos de passar a andar de chapa de matrícula arrebitada ao apêndice traseiro e uma na testa (com luzes, para se verem à noite).

- o imposto chama-se IUC: Imposto Único Automóvel. Se alguém tem dificuldade em decifrar a sigla, podem também analisar os conceitos de espaço (que ambos ocupam na via) e emissões de monóxido de carbono.
 
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