ACP quer seguro obrigatório para bicicletas!

ACP quer seguro obrigatório para bicicletas:

Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/08/28/acp-quer-seguro-obrigatorio-para-bicicletas


O Automóvel Club de Portugal defende que os ciclistas sejam obrigados a ter um seguro de responsabilidade civil, já que as novas regras do Código da Estrada tornam as bicicletas com direitos semelhantes aos dos restantes veículos.

O novo Código da Estrada, já aprovado e a aguardar publicação em Diário da República, acaba, por exemplo, com a discriminação dos velocípedes na regra geral da cedência de passagem, e passa a ter prioridade todo o veículo que se apresente pela direita, no caso de não haver sinalização.

"Dado que os ciclistas estão em igualdade de circunstâncias em relação a um veículo a motor e têm um determinado número de regalias novas, a partir daí é fundamental que também tenham um seguro de responsabilidade civil contra terceiros, como têm os carros, os motociclos e tudo o que circula na via pública", disse à agência Lusa o presidente do ACP, Carlos Barbosa.

Para o responsável, a partir do momento em que "têm equivalência aos veículos motorizados", as bicicletas devem ter "o mesmo seguro para responsabilidade de terceiros", no caso de estarem envolvidos nalgum acidente.

Aliás, Carlos Barbosa prevê que as novas regras do Código da Estrada tragam mais acidentes com bicicletas: "A coexistência entre automobilistas e ciclistas nem sempre é pacífica. Tenho receio que, ao aprenderem a conviver, haja vários acidentes e problemas. Acho que é fundamental todos os ciclistas, até para sua própria proteção, terem um seguro de responsabilidade civil".

Entre as novas regras do Código da Estrada dirigidas aos velocípedes está o fim da obrigatoriedade de circular o mais à direita possível, podendo os ciclistas reservar uma distância de segurança face à berma.

Os condutores de automóveis passam a ser obrigados a assegurar uma distância mínima lateral de 1,5 m relativamente ao ciclista e a abrandar a velocidade durante a sua ultrapassagem.

Duas bicicletas passam a poder circular lado a lado numa via e permite-se a sua circulação em corredores BUS, quando tal for autorizado pelas câmaras municipais.

Segundo o ACP, o novo Código equipara as passagens para velocípedes às passagens para peões, tendo agora os condutores dos outros veículos de ceder passagem aos condutores de velocípedes nos atravessamentos em ciclovia.

Numa década, entre 2002 e 2011, o número de ciclistas intervenientes em acidentes com vítimas aumentou cerca de 10 por cento, enquanto os desastres com condutores de outros veículos apresentaram uma redução de 23 por cento, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

O que é que estes lobbies querem? Depenar aquele pessoal que já está na me(...) e anda de bicicleta para poupar ou por não ter dinheiro para outros transportes? Ganhar mais uns milhões a comercializar seguros? Compensar as quebras nas receitas das seguradoras, devido à crise? Iniciar uma "guerra" entre automobilistas e ciclistas, numa altura em que se faz tudo para fomentar uma coexistência cívica pacífica?
 

zoidberg

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na fonte onde saiu essa noticia ainda tem muita gente a apoiar a medida

quer se dizer

ter um seguro numa bicicleta á quem os tenha

agora a maioria esmagadora que se for preciso anda de bicla 2ou3 meses por ano ou mesmo so pra dar uma volta ali pela santa terrinha ser obrigado a ter um seguro?

isso é abuso
 

ernez

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Pois, eles querem, para reduzir o numero de bicicletas nas estradas, mas esquecem que em nenhum país da europa é exigido seguro, logo esta medida teria que passar pelo tribunal europeu e berrava logo, eles que vão passiar á quinta do paraiso, para não dizer outra coisa.
 

oliana

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Mais uma prova que temos pessoas com responsabilidades em Portugal que como têm pouco de útil por fazer em prol da população, inventam ou tentam inventar coisas estupidas.
 

Manchanegra

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Ter um seguro para o uso da bicicleta não é uma coisa estupida mas sim um acto de puro bom senso.
É algo em que venho a pensar há algum tempo, já me andei a informar, e, só ainda não avancei por puro desleixo (vou deixar para depois das férias).
Imaginem uma hipotética situação em que embatem num carro e metem uma porta dentro. Pode ser simplesmente por não conseguirem desencaixar os pés dos pedais, caem lateralmente e a culpa é vossa. Quanto é que custa arranjar a porta? 100€? 200€?
Vale a pena arriscar quando um seguro custa 35 € (21.8€ base + 14.17 da bike), é extensivel a toda a familia (conjuge+filhos), e ao uso de velocipedes sem motor para todo o agregado (excepto em provas desportivas). Pode ainda ser extendido á habitação (por exemplo a queda de um vaso da janela em cima do carro do vizinho), aos cães de companhia e ao uso de armas de caça (cada um destes tem uma sobretaxa no prémio que varia entre os 10 e 20€ por ano.)
Este é o que estou a falar e a pensar contratar. É o que melhor se adapta ao meu perfil.
http://www.fidelidade.pt/pt/familias/protecao-pessoal/respons-civil-familiar/Pages/Apresentacao.aspx

A Liberty tem um produto especifico para uso de bicicleta.
A Federação tb tem um que alem do uso que nós damos no dia a dia (passeios, treinos, etc) tb é extensivel ás provas desportivas.

Cada um sabe de si, mas, eu prefiro pagar 35€ por ano mesmo que não aconteça nada a correr o risco de atropelar um puto mais reguila que se atravessa na rua e ter que pagar os tratamentos. Acreditem que em certos casos os valores podem ser bastante elevados.
 

canuco

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Sou completamente a favor dessa medida.
O que faziam se ao conduzir o vosso automóvel levassem uma pancada de uma bicicleta sem seguro? Como resolviam os danos?
 

ernez

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Amigos, mas o problema não passa por ter seguro, julgo eu, o problema está em que será mais um negocio, e os seguros provávelmente não serão apenas de 20 ou 35€, mas sim bem mais que isso e depois a somar todos os anos, até ficarem ao nível de uma mota ou carro, pensem nisso, porque o meu vizinho, que é dono de uma agencia de seguros, ligou-me mesmo agora a dizer que estáva a esfregar as mãos, de contente.
 

canuco

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Parece-me lógico que quem vai lucrar mais com esta possível medida são as seguradoras e o estado...mas com as motas é igual, o seguro para uma mota é o triplo que o de um carro.
Pessoalmente concordo com esta medida, eu enquanto condutor automóvel também me sinto mais seguro se souber que os velocípedes circulam segurados.
 

Manchanegra

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ligou-me mesmo agora a dizer que estáva a esfregar as mãos, de contente.

Isso é porque já está a pensar nas comissões.
Se fores directamente ao balcão da seguradora sai mais barato :mrgreen:.

Falando mais a sério.
Uma coisa é certa. O numero de bikes a circular aumentou drasticamente, e, nem todos conduzem de uma forma consciente (assim como os automobilistas e os motards/motociclistas whatever :tungas:).
Eu sinto-me mais seguro a andar de bike se tiver seguro, mas, como disse, cada um sabe de si.
Se houver um acidente com uma bike que não tenha seguro e a culpa for do condutor da bike, provavelmente o Fundo de Garantia Automovel (que todos nós que temos seguro Auto pagamos - vão lá consultar o vosso recibo) vai-se chegar á frente mas depois vai pedir o reembolso de todas as despesas (peritagens, averiguações, reparação do carro) ao condutor da bike. Não deve ser agradável receber essa conta :mrsock:.
 

canuco

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E a burocracia até o fundo de garantia automóvel desbloquear os fundos para reparação dos danos? Não é assim tão simples.
 
Mas vocês acham que os lobbies por detrás desta proposta estão a pensar apenas na segurança, na resolução ordeira de diferendos decorrentes da sinistralidade rodoviária e no bem comum?

Uns querem aumentar o volume de negócios e o Estado quer arrecadar o IVA, ficam ambos felizes!

Acham mesmo que se a ideia avançar, os prémio de seguro serão de 20-40 euros por ciclista, como alguns seguros actualmente existentes no mercado? Ainda nos arriscamos a algo a rondar os 100-250 euros por bicicleta? :(
 

magno

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o que acho estúpido é que o uso do capacete nao é obrigatório e isso levará a um preço exagerado no seguro.
 

desbravar mato

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Concordo com esta medida. Não é nenhuma inovação. A Victoria Seguros já tem esta cobertura de Responsabilidade Civil de Condução de Bicicletas na via pública desde que lançou o seguro de habitação em meados de 2007. Tem um capital de 125.000€ para danos a terceiros e ainda a garantia de assistência caso o ciclista tenha um azar e necessite que o vão buscar a ele e há bicicleta (desde que não esteja a mais de 75 kms do local onde deixou o carro).
 

folx

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Em retroespectiva um gajo até nem se importava de pagar um seguro se fosse tipo uns 10 € por ano. Para ser federado tambem se paga um seguro de 30 € ou uma coisa assim, por ano. E quando é as provas, tambem está incluido na inscrição o seguro da prova.

O problema é que se isto andasse para a frente era a mesma chulisse que é nos carros.

Tão se eu quisesse um seguro para o meu carro em meu nome, como só tenho a carta há 4 anos pagava tipo 400 € por ano.
Tive que po-lo em nome da minha mãe, que ela paga só 120 € e eu fiquei como principal condutor do carro.

Agora ir pagar seguros de 120 € para andar de bicicleta, ainda por cima, e o pessoal que é menor??

E depois o pessoal que é mesmo muito menor, tipo com 5 anos já andava com a minha BMX minorca lá pela rua... Tambem tinha que ter seguro?
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elvales

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Estas "benesses" todas que deram aos ciclistas no novo código vão-se fazer pagar.

Eu também concordo com um seguro desde que não seja exagerado mas vamos ver o que sai destas cabecinhas....
 

folx

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Já que é para chupar dinheiro, então que meninos como estes
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que andam pelo meio do transito nas avenidas, sem capacete, com 0 experiencia numa bicicleta e com dois phones , sejam multados pelas infrações que fazem...
Não é o coitado do Zé do Pedal que tira a menina da garagem e apanha uns 2 ou 3 km de estrada e o resto do tempo está no mato, sempre de capacete
 

Jorge Gomes

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Mas isto não é o forum BTT?
A solução é simples! Deixem de pisar o alcatrão! Só faz mal à saúde! :cool:

Agora a sério, isto não cabe na cabeça de ninguém. Por essa Europa fora existe um tráfego MUITO maior de ciclistas nas grandes cidades e eles não são obrigados a ter seguro nenhum.
 
Quem é sócio da federação de cicloturismo está abrangido por um seguro de acidentes pessoais e um seguro contra terceiros até ao montante de 10000 € com um pagamento anual de 28,5 €. Este seguro abrange danos provocados em viaturas, peões e inclusive se provocarmos a queda ou danos na bike de outros companheiros de voltas.
Cps
 

PenduluM

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Em paises como a Holanda onde há certamente mais de um milhao de utilizadores diários de bicicletas não é necessário seguro.

Aqui neste terceiro mundo civilizacional todo o chico esperto quer ganhar uns tostões/milhões à custa da ignorancia do povo.

Isto só levaria a que o utilizador esporádico deixasse de o ser e que milhares de crianças deixassem de iniciar a modalidade.

Num país onde o desporto e cada vez mais uma miragem e o numero de carros per capita é dos maiores da Europa, vem o iluminado do Joao Barbosa, com esta ideia genial.
 
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