29er TREK Superfly SL 2014

HernaniSilva

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Ora aqui ficam algumas fotos do restante material!

As caixas que faltavam para completar a transmissão:




Corrente KMC X11 L, optei por esta corrente pois gostei do desempenho da irmã de 10v durante a época passada, optei pela versão mais barata que tem um peso idêntico á XX1 e por ser menos furada que a topo de gama (pesa 220gr) e deverá "esticar" menos que o modelo X11 SL


Prato XX1 34 dentes, foi o escolhido para a estreia e testes no terreno assim que estiver tudo operacional


Prato XX1 32 dentes


Cassete XX1, que coisa gigante!!


Esticador XX1


Cranks XX1 175mm com Q-factor 168mm


GripShift XX1 com cabo


Os punhos eleitos acabaram por ser os Bontrager RXL devido á espessura ser idêntica á do GripShift, com triger teria usado os Bontrager XXX. Aqui na foto já tinha o punho direito cortado mas ainda levou mais um corte depois de ser colocado no sitio e deverão ter ficado com menos 2/3gr no total.




Está a ganhar forma!! Aqui com as rodas antigas que foram montadas apenas para ajudar na correta posição de alguns componentes e para ter uma ideia de como ficará!


Quanto a peso final, muitos acharão uma "desilusão" tendo em conta algum material leve, mas também como já referi anteriormente será uma bike para sobreviver a alguns treinos e muitas corridas, incluindo provas de etapas e ai não se pode/deve brincar muito com o material!! A suspensão foi realmente pena ter vindo de garantia com mais cerca de 130gr, tendo agora 1746gr, os pneus também não são leves (por opção) pesando cerca de 620/630gr cada um, quantidade de liquido eu nunca coloco o normal e acresce sempre mais umas belas gramas, e por fim, a massa nos rolamentos que parecendo que não, cada vez que desmonto a bike para uma revisão geral ela "engorda" bastante e neste momento todos os rolamentos (mesmo novos) foram cheios com massa da Lancar.
Posto tudo isto a bike depois de acaba e pronta para correr com duas grades de bidon, suportes de gps, etc, deverá rondar os 8,8 e os 8,9kg, não é um peso extraordinário mas considero um bom peso para o efeito.
 

ivan luis

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Parabéns pelo projecto Hernani! Penso que o peso é bom tendo em conta o tamanho da bike, já para não falar no facto da fiabilidade ter de estar em 1º lugar numa bike que vai mesmo competir...

Só uma pergunta, vais usar os Race King durante a época toda (para todas as condições)?
Depois vai dando feedback dos pedais, estava a pensar em comprar uns mas tenho algum receio.

Cumprimentos
 

HernaniSilva

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Obrigado Ivan!

Os pneus normalmente uso este conjunto o ano inteiro, para mim é um pneu muito polivalente e adapta-se bem a qualquer terreno.
Apenas troquei o ano passado na Taça de Portugal XCO em Silves, meti uns pneus de lama que a prove era um autêntico lamaçal e naquele caso justificava a troca!

Quanto aos pedais, eu nunca usei mas tenho alguns colegas que usam, são pedais que ao serem usados com muita frequência ganham bastante folga, é necessário andar debaixo de olho e abrir algumas vezes para meter massa.
Fazem uma época +-, mas no meu caso só vão ser usados praticamente em corrida, bem como a bike. Quando ganharem demasiada folga pode sempre comprar-se uns normais com eixo em aço que custam menos de metade do preço e trocar de veio!!
 

Marreiros

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É um excelente peso se ficar com menos de 9kgs. A minha já está montada deu 8,7 kgs sem punhos... :( muito longe daquilo que previ! Vou mudar os pneus para ver se perde alguma coisa!

Abraço
 

HernaniSilva

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Pois a tua também pensei que fosse ficar mais leve atendendo aos componentes que tens.
Também não pode ficar demasiado leve senão nem se segura ao chão!! Hehe
 

HernaniSilva

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Há novidades, não são as melhores mas há!

Passadas duas semanas da encomenda das rodas e com alguns contratempos pelo caminho, esta segunda-feira lá chegaram, mas o cêpo veio enganado...
Contatei logo a loja através de email para resolver o problema mas nem me responderam ainda aos emails... Como ia encomendar outras para um colega com cêpo normal resolvi ontem enviar novo pedido das rodas com cêpo xx1.

Agora vamos lá ver se respondem e se as enviam mais rápido.

Quanto a peso vieram com 1433gr, um pouco a cima do que esperava, isto com tampas de 15mm na frente, 12 atrás e fitas nos aros.
 

HernaniSilva

New Member
Pessoal preciso da vossa ajuda, tenho urgentemente de arranjar solução para as rodas, não tou a conseguir resolver o problema com as rodas que chegaram e tenho de me desenrascar por outro lado.

Quero uma rodas a baixo de 1500gr com cêpo xx1, preparadas para eixo 15mm e X12-142mm, tenho a hipotese de voltar ao qur usava que tem um bom preços e não me deram chatices, cubos Novatec e aros BOR, mas o cêpo deles pesa 139gr.... O normal acho que pesa menos umas 50/55gr.

O que acham dos aros Trace xc? São leves mas parecem-me algo frágeis comparando com os BOR, acho o mesmo que os ZTR.
Em termos de cubos o que preferem, DT 240S ou Tune King Kong / BOR MD7 (são iguais)?

Se alguem me poder ajudar ou mesmo indicar montagens e preços era excelente, tenho pesquisado mas não cheguei a conclusão nenhuma e já não sei o que fazer..
 

nogueira.nuno

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Boas,

Se eu pudesse emprestava as minhas mas esse teu requisto de eixo traseiro...

Os aros dizem... que sao feitos ou do grupo da Rigida na Holanda e que o segredo do peso esta no tipo de alu mas que nao referem qual. A nivel de tensao e limite de peso nem parece ser mau assim como o preco por isso tudo depende mesmo de ti na escolha e disponiblidade para teres rodas.
Eu tenho agora DT mas ia novamente para os Tune :)
Ahh, com um grande contra e razao de eu nao ir trocar os meus, 150 euros por um cepo XX1... mas depende do que queres, se quiseres cor e peso claro o Tune e comprando novo vem ja com o cepo correcto ;)

Tambem estou com curiosidade de testar uma KMC 11 mas a SL e preciso me decidir porque gosto sempre de uma corrente reserva.

O raio desses punhos da Bontrager sempre quis testar e ter uns mas nunca me lembro de intensivamente procurar por lojas ou Online claro nao vou apenas mandar ou encomendar uns punhos.


De resto parece que vai sair dai uma verdadeira Race Machine, pena mesmo os azares usuais das montagens do zero.

Abraco

NN
 

landsix6

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boas HenaniSilva,

no teu lugar, e no que a aros diz respeito, optaria ou pelos ZTR (talvez os crest) ou então os BOR (XMD 333). No que diz respeito a cubos, sem sombra de dúvida TUNE King Kong ou se a carteira ñ se "importar" Prince Princess ;)...

Boa escolha.

Cumps
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Ora aqui está uma questão que me interessa: Tune King e Kong vs Dtswiss 240s.
E acrescentaria ainda os American Classic, que para mim e tendo em conta todos os aspectos (preço incluído) são os melhores cubos que se podem comprar. Mas esses eu não os vou ter em conta porque já tenho uns.

Mas voltando ao tune vs. dtswiss, e em termos de selagem, intervalo entre manutenções, facilidade em fazer a manutenção, fiabilidade... O tune Kong está ao nível do dtswiss 240s?
 

nogueira.nuno

Active Member
Na minha opinião a mecânica dos DT acaba por ser superior e simples aos linguetes dos Tune, a nivel de rolamentos nada como a tal manutenção de vez em quando.

Sobre fiabilidade de material há algumas historias tanto de um como de outro, mas posso dizer-te que por exemplo o pessoal da Tune ganhou uns pontos com uns cubos que tive que por alguma razão racharam na zona da cabeça dos raios e para que conste as rodas foras reenraiadas!! algures, o cubo foi para lá em meu nome porque as rodas já não eram minhas, não foram feitas perguntas e simplesmente tive a resposta da Tune a dizer que me tinham acabado de enviar o Cubo novo de substituição ;)

Falaste bem em relacão aos American Classic embora prefira os “antigos” a estes novos que sairam especialmente a nivel estetico, em relacao á minha escolha tendo-os todos?

Tune


hahaha
 

HernaniSilva

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Obrigado pelas respostas, já são uma preciosa ajuda para mim!

Para já as opções poderão ser:
-DT 240S / sapim cx-ray / ryde trace xc (anunciado 1370gr)
-Tune king kong / sapim cx-ray / ryde trace xc (anunciado 1315gr)
-Bor md 7 / sapim cx-ray / Bor xmd 333 (anunciado 1380gr)
-Prototype evo3 / pillar 1.7-2.0 / aro prototype (anunciado 1530gr) aqui penso que há possibilidade de alterar os raios para uns mais leves

As Prototype podem vir a ser outra opção em cima da mesa, depende das condições de aquisição.


Perante estas montagens a minha inclinação está mais para a Tune e Bor, basicamente a montagem é igual e apenas tem a diferença dos aros pois os cubos só muda o nome!
 
eu nao iria para os ryde trace com esse peso nao sei se terao grande rigidez e tu como queres para competiçao acho nao ser grande opçao, os bor ja vi uns com bastantes amolgadelas com meia duzia de voltas, ou iria para os prototype ou crest.
 

HernaniSilva

New Member
Os meus Bor fizeram a época toda, cerca de 35 dias de provas entre XCO, XCM e provas de etapas e nem uma única mossa, só vi dois aros Bor com mossas e sei que foram devido a baixa pressão e azelhice do condutor!! Para mim são excelentes, o que não quer dizer nas minhas mãos não lhes fizesse uma mossa porque basta um descuido como se sabe!
Os ryde deixam-me um pouco com o pé mais atrás pois ainda têm menos 20gr que a meu ver são tiradas nas ilhós (que não têm) e no perfil mais baixo que o Bor, mas salvo erro já alguém aqui do forum andou com estes aros.
 
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