29er TREK Superfly SL 2014

HernaniSilva

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Boas, venho aqui apresentar o projeto da minha bike, deverá ter um peso final agradável mas será um projeto muito diferente de tantos outros cá no fórum devido aos valores investidos e no material escolhido que foi a opção que achei mais correta para os valores que pretendia e tentando nunca comprometer em nada a fiabilidade, pois este não é um projeto "para foto" ou de bike "para passeio" (isto formas de falar, claro), mas sim uma bike de competição com o objetivo das anteriores, fazer a época sem problemas de maior.

Então a base será a mesma do ano passado, um Trek Superfly, mas em vez de ser o Superfly Pro SL 2013, será agora o Superfly 9.8 SL 2014.
Quanto a material vou aproveitar algum proveniente de 2013 mas a grande maioria será novo.

Aqui ficam algumas fotos:








Pesado com unha e peças do veio passante X12, e com guias internas dos cabos
Quadro em tamanho L - 19"


Aqui peso com as mesmas coisas da foto a cima e acrescentando a pelicula nas escoras (4), tubo superior, zona dos bidons e na parte de baixo uma pelicula mais forte.



Abraçadeira de espigão original com parafuso de titânio


Aqui a suspensão que vem da montagem de 2013, uma Fox Terralogic e que levou recetemente as bainhas novas em garantia, mas a solução saiu pesada... cerca de 130gr a mais que aquilo que tinha antigamente, foi uma desilusão em termos de peso assim que a recebi mas é o que temos! acaba por "estragar" um bocado o peso final mas o funcionamento face à concorrência, na minha opinião, compensa cada grama a mais.




Os travões escolhidos foram os XTR M987 2014, aqui com os tubos por cortar (o de trás emagreceu 5gr e o da frente 6gr depois do corte, que mesmo assim foi pequeno pois preferi deixar os tubos mais compridos que o normal)
Os parafusos originais dos XTR são agora em titânio e parece que têm um bom peso!


Uma foto dela com algum material novo e outro material antigo que saiu de "cena", foi basicamente para meter de pé!


Bem, e por agora é tudo, espero que gostem!
 

RTC

Super Moderador
Muito interessante esse peso para um L. Acima de tudo num Trek.
O quadro é um 9.8 mas tem a pintura do 9.6? :confused:

Desejo-te uma excelente época de 2014 com muitos pódios. ;)
 

David Raquel

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Esse quadro é realmente muito interessante!

Também já andei de olho nele mas o facto de ter uma geometria que obriga ao uso de uma suspensão específica, fez-me pô-lo de lado! A Trek prometeu e, efectivamente, esmerou-se com o peso deste Superfly SL!

Estou muito curioso relativamente ao comportamento dos novos XTR 2014, vai dando feedback deles! Quando escolhi o material para a Scott, estive mesmo para encomeda-los ao invés dos XX mas o facto de com os XX conseguir ter o bloqueio da suspensão/shifters/travões na mesma abraçadeira pesou mais do que a vontade de experimentar os novos XTR!

Já viste os matchmakers para os novos XTR com XX1? Ficava aí a matar ehehehehe

Vai dando update da máquina, estou muito curioso!
 

HernaniSilva

New Member
RTC, a pintura é diferente do 9.6 bem como o quadro, a pintura do 9.6 é cinza e vermelho, este é preto e vermelho.

David, a meu vêr, o facto de ser ideal o uso de suspensão com maior offset é um grande beneficio, dá a ideia de ser bem mais manobrável que outras marcas, isto na minha opinião.
quanto aos xtr também estou para ver o comportamento deles, espero que com a redução de peso e alteração dos materiais de construção não tenham prejudicado o desempenho!
O matchmaker para o xx1 não vai fazer falta :p até nem sabia que havia para dizer a verdade.

Insignia, o quadro é o mesmo, a unica diferença é a troca da parte vermelha por azul e do letering 9.8 SL pelo 9.9 SSL, o peso é o mesmo.
 

rodinhas chamine

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Boas
RTC confirma se o 9.6 é cinza e vermelho, acabei de ir ali ver o meu :p :p:p:fpalm:, apesar de ser um cinza muito escuro, mas nao é mesmo preto.
Eu passei de um quadro de carbono da marca AXMAN para um TREK 9.6 e de 26 para 29 mas sem duvida o quadro TREK é outra coisa, entao este SL deve de ser soberbo.
 

LCunha

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Boas,

Também estou a montar um avião destes, quadro 9.6 (cinza e vermelho), suspensão Reba, componentes 3T, transmissão e travões XTR, incluindo o I-Spec B, selim Tune Alcântara e pedais CrankBrother com veio em titânio, deve ficar com um bom peso e acima de tudo muito eficaz para o que pretendo fazer este ano.

Hernâni, qual é a medida dessa braçadeira do espigão, 30 ou 31mm?
 

rodinhas chamine

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Boas
Amigo LCunha o aperto do espigao do selim tem a medida 34,9 pelo menos e o que eu tenho.
Por incrivel que pareça eu retirei o aperto da minha 26 que usa espigao 31,6 so para ver se dava e nao é que dava mesmo.Deve se ao facto da medida exterior ser a mesma do quadro 26
 

HernaniSilva

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LCunha, chegaste a pesar esse quadro? Com esse material fica certamente uma boa montagem.

Insignia, não é obrigatório, mas o quadro foi desenhado a pensar no uso da suspensão com maior offset (51mm salvo erro) e dai tirar um maior partido da geometria do mesmo e acaba por tornar a bike mais rápida.
Aliás, uma das razões pela qual a Trek não fornece este quadro em separado, dizem ser mesmo por causa desse offset, uma pessoa ao comprar pode montar uma suspensão normal e não tirar partido da geometria.

Marreiros, o peso do quadro é bom para o tamanho que tem, mas nunca será uma bike muito leve, tenho a suspensão a condicionar o peso final, depois tenho ainda os pneus que também são bem mais pesados que os Schwalbe por exemplo nos modelos e versões que a malta normalmente usa.
 
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HernaniSilva

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Para completar o capìtulo da travagem aqui ficam os discos e parafusos que transitaram da anterior montagem:


Disco da frente, Avid XX 160mm que tem uma boa relação peso/eficácia e muito dificilmente o trocaria por qualquer outro


Disco traseiro, o conhecido Ashima de 140mm que desempenha bem o seu papel, não necessito de mais potência na traseira!


Parafusos Ti, aqui dá para tirar umas graminhas substituindo por uns de aluminio.


Já não falta tudo!! Vamos lá ver se até ao fim do mês já está de pé e pronta a andar :)
 

Marreiros

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Nos pneus ainda hoje andei com a primeira versão do Rocket Ron em 29' que pesa uns 520 gramas... Aliás esse pneu fez-me a época passada toda. Atrás tenho um Racing Ralph a pesar uns 600 gramas, versão snake skin. Completamente slick mas que não compromete mesmo em dias como o de hoje. ;)
 

HernaniSilva

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Pois os meus eleitos vão continuar a ser os Race King Protection, com 620gr, é um sitio onde não posso mesmo reduzir muito o peso devido á minha maneira de descer.
Até pensei que os teus fossem mais leves, mas mesmo assim são 120gr de diferença +- para os meus!
 
Um quadro 29er, L, com esse peso é muito bom mesmo!
Desconhecia o peso dos actuais travões XTR, é uma agradável surpresa. Acredito que serão uns travões que irão aparecer muito por esta secção, até os parafusos com anilhas têm um peso verdadeiramente ww :p

Boas provas.
 

GS67

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No minimo desejo que tenhas em 2014 os mesmos resultados que tiveste com o quadro de 2013,mas seguramente ainda irás melhorar,já tive a oportunidade de o ver ao vivo e na realidade é muito bonito o quadro e muito leve eh eh,mas acima de tudo irá ser uma montagem muito fiável :#1:
 

LCunha

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Rodinhas Chamine,

34,9mm não me parece. O espigão é de 27,2mm, acho muito

HernaniSilva,

Peso do quadro (9.6) não faço a minima, a suspensão também não sei (Reba RL), logo vejo o peso final.
 

pimentoski

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para um espigão 27,2 a braçadeira costuma ser 31,8... execpto o specialized que tem braçadeira 32,6mm só para ser dificil encontrar uma mais leve. (que eu saiba só há da carbon ti).
 
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