"menos pressão menor resistência ao rolamento"
Aqui vai o estudo sobre a problemática já profundamente dissertada durante as voltas e aqui no Fórum…
Foi traduzido do alemão para o inglês e basicamente conclui que existe uma relação muito importante entre a largura do pneu, pressão utilizada, resistência ao rolamento resultante (em Watts).
Os testes foram feitos sobre três pisos diferentes no mesmo plano inclinado.
Relva, cascalho e asfalto.
A mim interessou-me bastante a relação entre largura e pressão do pneu, visto que em relação ao piso (asfalto) o ganho na redução da resistência ao rolamento não é significativo.
Portanto, os pneus têm que ser largos, com perfil (cardado) relativamente fino e com pressões a rondar os 1.5 - 2.0 bar (21.8 - 29 psi) mesmo, mesmo a evitar os snake-bites.
Cubo
Nota: se forem leves e montados tubeless ainda melhor, porque a energia necessária para deformar o pneu quando este passa por cima dos pequenos obstáculos (pedras, raízes, etc.) também é menor!
Em relação a aros, que parece ser um factor subestimado pela maioria, convém dizer que medidas interiores tipo Crossmax SLR de 17mm (as novas já vêm com 19mm:yeah
e pneus acima dos 2.10 não ajudam nada, visto que os pneus mais parecem balões e o efeito que isto tem na prática é a tal sensação do pneu querer saltar do aro...
http://www.bicicletta.co.za/Downloadable%20Docs/Rolling%20Resistance%20Eng%20illustrated.pdf