Tutorial - Escolha de Pneus

#82
Aqui vai mais uma ajuda na escolha. Tenho uma Rockrider 8.2 e quero mudar os pneus. Faço entre 40 a 50 km por cada giro e pelo menos metade do percurso é em asfalto/paralelo. Qual a melhor combinação de uns bons pneus rolantes? É que não ando muito no monte embora também interessa que agarrem bem.
Cumps
Acho que te posso indicar os tais Bontrager Cruizer de que falei há algum tempo. Já experimentei em trilho com pouca lama e deram a segurança suficiente para girar sem problemas. Em estrada não se portam mal, são bastente seguros com uma boa aderência (nos primeiros km é para esquecer enquanto não sai a cera), embora sintas alguma resistência no rolamento por serem mais largos (no meu caso a medida é 26X2.125).
 
#83
mais vale tarde duque nunca.
Continental Mountain King / Race King; é a minha combinação preferida para tempo seco e até às primeiras chuvas.
Eu gosto deles largos com pouca pressão; no meu caso Continental MK SS 2.4 / RK SS 2.2 montados tubeless em jantes NoTubes Crest .
Por experiência aconselho esta combinação; o mais importante é o volume de ambos os pneus ser idêntico.
Rolei alguns meses com MK 2.2 SS / RK2.2 SS mas depois de ir ao chão várias vezes porque o pneu da frente se enterrava com mais facilidade, montei o MK 2.4 SS e a coisa voltou ao normal.

Para os adeptos da Schwalbe aconselho o mesmo; a parelha Rocket Ron / Racing Ralph sofre do mesmo mal.
Á frente o RoRo tem de ser também uma medida acima do RaRa.
 
#84
Eu tenho o ignitor 2.1 na frente e o larsen TT 2.0 atrás embora reconheça que no tempo invernoso e lamacento o larsen com os tacos pouco espaçados torna-se pouco aderente depois de levar com lama. De resto, conjunto 5 estrelas.
 
#85
Bem, venho aqui deixar a minha experiência de pneus utilizados no ultimo ano.
Maxxis Crossmark:
+Bom rolador
+Durabilidade
+Agarra-se bem e quando começa a fugir é previsivel

-Caro (30euros versão kevlar)
-Peso (560g versão normal 2.1)
-Agarra muita lama

Maxxis Larsen TT:
+Excelente rolador
+Agarra em todo o lado, nunca perdi aderência com ele
+Durabilidade

-Preço (30euros)
-Peso (560g versão normal 2.0)
-Agarra muita lama
-Escorregadio em lama, mas controlável

Kenda Karma:
(última aquisição)

+Preço (15euros)
+Peso (480g versão kevlar 2.0)
+Tracção quando utilizado atrás
+Bom para tempo húmido e seco

-Não tão bom rolador como os maxxis que mencionei
-BIG FAIL em lama....simplesmente o grip em lama com estes pneus não existe
apanhei lama com eles, fugiram-me de tal maneira como nunca nenhum pneu me fugiu.

Resumindo e concluindo:
Kenda Karma e Maxxis Larsen TT aconselho vivamente para se utilizar como pneu traseiro
Já para pneu à frente, o crossmark é muito melhor que o Karma em lama....mas nenhum dos pneus são excepcionais.
Pelo preço e peso, o karma, DESDE QUE NÃO SEJA PARA LAMA, comporta-se bem!;)

Cumps
 
#88
qual o melhor pneu?

boa tarde a todos,
inicialmente tinha dois pneus schwalbe rocket ron 2,1. Dos quais só tenho a dizer coisas boas, a não ser a sua falta de rigidez sendo propicios a furos, e na altura da maratona de Portalegre obtei pelo maxxis crossmark 2,1 para trás pois andava em presenças constantes de furos no pneu de trás. E depois desta mudança nunca mais tive um furo.
Mas a minha questão é que agora chegou a lama, e as provas xc as maratonas,cheias de lama e o crossmark a tras "derrapa" bastante. Gostaria de saber qual a vossa opinião acerca de qual pneu deveria optar nestas condições em que estamos e um pneu rigido que me dê segurança e nao seja propicio a furos!

Boas pedaladas

joao conde
 
#90
wtb wolverine, em termos de resistencia tem muita , sao pesadotes tambem mas seja no que for é um pneu espetacular, agarra que é uma coisa parva, nao tens sustos com estes.
 
#92
onde posso comprar esses pneus, e quais os seus preços. e ha em tubeless?
estou em duvida entre este wtb
e os kenda navegal e kenda karma

qual será a melhor escolha
 
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#93
jconde 85 - já li em alguns sítios que os kenda karma na lama... deixam muito a desejar. mas não sei, pois nunca experimentei. e também ando à procura...

rubena charybdis... que me dizem sobre a sua aderência a subir. resvala? e "resistencia" nas curvas?
 
#94
Para lama recomendo bastante os que coloquei MAXXIS MEDUSA UST 1.8 à frente e atrás.



Excelentes na tracção em condições lamacentas, é um pneu realmente especifico para lama com baixo volume, muito bom a limpar a lama agarrada e devido ao baixo volume a escora traseira não prende na lama que pode acumular e o arco da suspensão dianteiro também não, e costumam ser usados numa vertente de all-montain por exemplo na Serra da Arrábida com aquele barro extremamente colante. Coloquei-os no início de Novembro e desde ai nunca mais parei para limpar pneus com lama acumulada.

Considero as suas capacidades de curvar e de travagem muito boas, em relação à durabilidade para já com 300 kms não registo nenhum desgaste visível.

No que diz respeito a furos têm se mostrado exemplares, porque não tive ainda nenhum furo, e não uso qualquer tipo de liquido no seu interior.

Peso 625 gr o que não é mau para um pneu UST neste caso LUST


Também existem no tamanho 2.10 com 665 gr, e em muitas outras versões e medidas não UST.


Desvantagens: Devido ao baixo volume deste pneu e a eu estar acostumado a usar pneus 2.25 de alto volume em tempo seco, a altura ao solo diminui em cerca de 1 a 2 cm o que aumenta por exemplo a frequência de toques com os cranques e pedais em pedras em zonas "trialeiras rochosas". Outra desvantagem é a diminuição do conforto devido ao pneu ser reduzido tanto em largura como em volume o que se nota em pisos rígidos como pedras e afins. A capacidade de rolar em estrada é péssima mas afinal isto é um pneu para lama e no alcatrão não existe lama :p.

Nas imagens seguintes temos uma situação em que os pneus realmente não conseguiram ultrapassar a 100% o obstáculo. Areia húmida e extremamente solta tipo "praia":










Outras alternativas, que me parecem boas para lama, mas que foram eliminadas na altura da tomada de decisão porque não existem em versão UST:

Kenda K.O.T. King Of traction



Specialized Storm Control 2Bliss





Quando acabar a época das grandes chuvas tenho ali guardados um par novo de kenda karma ust 1.95 (atrás) e 2.10 (frente) para usar em piso intermédio, e tenho ainda que mandar vir um kenda nevegal ust 2.35 para a frente para usar em conjunto com o karma 1.95 atrás para tempo completamente seco/verão.

Era para escrever apenas 2 ou 3 linhas mas escrevi um pouco mais, sendo assim julgo que vou colocar este texto na secção das análises.
 
#95
Boas,
tenho uma bike de suspensão total,
peso +-79 quilinhos,

já usei as seguintes pneus em tubless:

LassenTT 2.1 (frente) + LassenTT 2.1 =» acho a borracha muito dura, logo menos aderência, nas maior durabilidade, agarram muita a lama a volta dele e têm muita atrito ao rolamento em piso betuminoso;

Racing Ralph 2.0 (frente) + Racing Ralph 2.0 =» apresenta a borracha mole, menor durabilidade, pneu muito rápido, nas apresenta falta de aderência ao curvar na roda da frente, já dei duas quedas por conta disso, a frente não aconselho;

Rocke Rom 2.0 (frente) + Rocke Rom 2.0 =» apresenta a borracha mole, menor durabilidade, pneu muito rápido, não tão rápido que o Ralph, apresenta os tacos maiores e mais distribuídos, boa estabilidade em curva, bons para a lama e larga-a bem, aconselho,

Rocke Rom 1.85 (frente) + Rocke Rom 1.85 =» apresenta a borracha mole, menor durabilidade, pneu muito rápido, boa estabilidade em curva, bons para a lama e larga-a bem, o problema é que temos que usar pressões maiores, o que origina uma perca de aderência no pneu traseiro, principalmente a subir planos com alguma inclinação acentuada,
assim, para o meu peso, aconselho 1.85 a frente e 2.0 atrás;

Rocke Rom 1.85 (frente) + Rocke Rom 2.0 =» é a combinação que eu gosto mais e que sinto mais seguro, tanto a subir, como a descer,

pessegueiro
 
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#96
Boas pessegueiro,

Qual a versão dos Rocket Ron a que te referes?

Peso cerca de 65 kg. Imaginando que escolhia os RR, qual medida que aconselhavas? 1.85 ou 2.10? Gosto de sentir segurança nas descidas e ter um pneu aderente para as subidas bem acentuadas.
 
#98
Tenho Hutchinson Toro à frente e não quero outra coisa...tb tenho atrás, mas é pouco rolante e pesadão. Estava a considerar os Fast Track. Já os tive mas não em tubless e achava-os bons roladores. Os tubless alguém tem?