Trofeu BTT Enduro Vodafone S. Brás de Alportel 23/24 Fev.

Ratolas

New Member
Sou suspeito, porque sou da equipa que organizou a prova, mas aqui vos deixo o meu testemunho/rescaldo:
Ajudei a limpar e a preparar os trilhos para esta prova, que sublinhe-se é de Enduro, portanto presupõe muitas descidas e poucas subidas, muitos singletracks, alguns estradões, alguns obstáculos para ultrapassar, troncos, rochas alguns saltos(pequenos porque não é Down Hill), no fundo pôr á prova as capacidades do bttista para subir, descer e ultrapassar obstáculos. Trilhos muito bem escolhidos, que demonstram o tipo de BTT que por aqui se faz.
A organização providenciou transporte de carrinhas para as bikes e autocarros do paddock até próximo do miradouro do Alto da Ameixeira, o Controlo de Saida.
Houve 3 provas especiais de classificação (PEC´s) e as respectivas ligações para lá chegar. A primeira de 15m até chegar á partida da 1ª PEC parecia curta mas deu tempo para fazer á vontade, foi toda em estradão com subidas e descidas debaixo de um vento gelado...
1ª PEC- Cova da Muda, fez parte do percurso da Maratona das Veredas de S. Brás, nem era preciso baixar o selim, percurso tipo XC, com alguns obstáculos e curvas fechadas, mas bastante tecnico, não permitia erros e exigia bastante pedal, pequenas subidas de 10-15m que quebram o ritmo e obrigam a estar sempre a pôr e tirar mudanças. O vencedor da Promoção, Rodrigo Magalhães, que partiu 1m depois de mim, apanhou-me a meio do percurso, deixei-o passar e fiquei logo todo desanimado, mas *****, o gajo tem metade da minha idade!
Ligação de 1 hora até á 2ª PEC, dava tempo á vontade para lá chegar e tratar de algum problema tecnico que pudesse surgir, tipo furo, corrente partida, etc. O pessoal foi andando ao seu ritmo em amena cavaqueira a trocar impressões sobre a PEC que tinhamos acabado de fazer e fomo-nos conhecendo uns aos outros, alto convivio!
2ª PEC-Fonte Ferrea, partida do inicio do antigo DH, com pequenos saltos e uma rocha para transpor (fiz com o selim quase em baixo), entravamos num single com muito "flow" com poucas dificuldades até atravessar a estrada de alcatrão, continuava sempre a descer a bom ritmo até aparecerem algumas dificuldades, um murinho fácil de descer e apartir daí começa a maior inclinação e uma sequencia de "esses" que terminam com mais inclinação, que fiz de travões a fundo e com o rabo para trás a tentar controlar, acaba no meio das mesas de "picnic", atravessávamos a ponte e depois o ribeiro, molhando o pézinho.
Pausa para uma Sagres e vai de arrancar por aí acima até ao Cerro do Botelho. Tinhamos 1h30, fizemos nas calmas em 1h, passando por belas veredas, uns bocados de alcatrão e estradões. Mais uma vez, grande confraternização, o sol já aquecia, fomos tirando a roupa que fez falta de manhãzinha e agora estava a mais, admirávamos S. Bras ao fundo e preparávamo-nos para a 3ª e última PEC.
3ª PEC-Cerro do Botelho, começou no topo, junto á antena, no inicio do percurso de DH. Rampa de partida, sequência de curvas com bastante apoio, apartir daí, muita pedra, pequenos muros para saltar e descida fluida até ao "road gap"que passámos ao lado e atravessámos a estrada continuando, aí ao terminar a curva para a direita com bastante apoio em vez de virar á esquerda para o circuito do DH seguíamos para outra bela vereda que também fez parte da nossa Maratona, 2 curvas em gancho bastante apertadas e apartir daí sempre a descer num single alucinante com muro á direita e precipicio e bela paisagem de S. Bras á direita, pequena subida de 15m e mais do mesmo até virar á direita saindo da vereda atravessar o alcatrão e pernas para que vos quero, estradão com algumas subidas e uma descida cheia de regos, mais pedal e final da PEC.
Apartir daí tínhamos 1h para chegar a S.Bras passando pela calçadinha, antiga calçada Romana, que como já está um bocado degradada não é pêra doce de descer, quanto mais a subir! Final junto do Moto Clube de S. Bras onde estáva o Rui Barros Cruz, presidente do clube organizador, a entrevistar os participantes que íam chegando.!
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Terminou com uma bela feijoada (com direito a repetição) no Moto Clube e entrega de prémios junto ás pincinas descobertas, donde o grande vencedor Guilherme Jesus escapou por um pouco a ir parar á piscina, mas mesmo assim ainda apanhou banho nos chuveiros!
Concluindo, esta prova coincide com o que eu acho que é Enduro e com a bike que tenho, acaba por ser um bocado de tudo previligiando a vertente da confraternização com uma competição com tomada de tempos pelo meio
 

RTC

Super Moderador
Excelente relato Ratolas.

Por acaso despertou-me alguma curiosidade estas novas provas de Enduro. Embora não seja praticante começo a gostar bastante deste "meio" e tenho algum interesse em alinhar numa prova deste tipo.
Sobre isso, que tipo de bikes se viram nesta prova?
Uma vez que fizeste parte da organização e és praticante, qual é o curso mínimo (o razoável) para se fazer um percurso de uma prova de Enduro?
;)
 

Nozes

Active Member
Eu não estive presente na prova de S.Brás,com muita pena minha,mas conheço os trilhos desta prova e fiz as 3 provas de enduro do troféu Enduro Series do ano passado,por isso posso dar uma opinião.

A bike ideal para um participante pode não ser ideal para outro,mas eu diria que 140mm de curso será o ideal,para quem saiba tirar partido da bike,e talvez mais um pouco para quem precise de uma bike que perdoe erros de condução (sendo penalizado depois nas partes físicas).
Além disso,eu diria que mais importante que o curso das suspensões é a geometria. Eu tenho uma Trek Remedy (150mm de curso atrás,160 à frente),mas não teria problemas em usar uma bike com menos curso desde que tivesse a mesma geometria. Guiador largo e avanço curto são essenciais também,e o espigão telescópico é das melhores coisas que se inventaram nos ultimos anos.

Não há nada melhor que fazer uma prova para tirar conclusões. O troféu Vodafone continua dia 10 em Viana do Castelo,depois dia 7 de Abril ruma a Penacova,5 de Maio (o ponto alto do ano) é na Lousã e em Julho na Figueira da Foz.

Fica aqui o link para o regulamento oficial: http://www.uvp-fpc.pt/pagina_blocohome.php?id_pagina_blocohome_new=109&id_modalidade_new=0

E o que verdadeiramente interessa,e que neste momento é o melhor das provas de enduro: O ambiente! É competição,mas toda a gente tem tempo de conversar (nas ligações entre especiais),há entreajuda,divertimento e no total há a sensação de estarmos a viver de novo tempos idos do btt em Portugal. Isso para mim vale ouro.

RTC,pega na tua EX e aparece numa prova...depois logo vês se precisas de "mais bike" ;)
 

mlouro

New Member
Bom rescaldo! Com muita pena minha não fui a este, mas o formato de 2 dias torna-se complicado. Se for a S. Brás dar uma volta todos os trilhos são transitáveis? (não há propriedades privadas, etc..) Vou tentar ir aos 3 mais ao centro, vamos ver.

RTC, o Nozes disse tudo! Não deixei de ver rigidas em ambas as provas que fui o ano passado, e em sintra também havia um colega com bike de DH.. dependo tudo do que se quer tirar da prova em termos de resultados.
 

RTC

Super Moderador
Nozes, eu não me inibo de ir com uma Trek EX para uma prova de Enduro e tu sabes disso! :D

Era mais para ter uma ideia se nestas provas de Enduro em especial é mesmo recomendável levar uma coisa com mais curso ou se andam lá mais "curiosos" como eu!
 

Nozes

Active Member
Eu diria que a maior parte dos participantes das provas de enduro disputadas até agora estão na classe de "curiosos",porque uns nunca fizeram competição,outros fizeram xc,alguns fizeram DH...são bem poucos os que têem uma noção bem aprofundada do que é o enduro,até porque como vertente relativamente nova,por cá não há mesmo referências,e temos de se guiar pelo que é feito lá fora,e até agora tem variado um pouco de país para país.

Mas uma reportagem da prova ilustra melhor a coisa :)

[video=vimeo;60734857]http://vimeo.com/60734857[/video]

Destaco ainda o uso obrigatório de capacete integral,mas apenas nas especiais de qualificação,daí alguns atletas transportarem 2 capacetes,como se vê no video.
 

Ratolas

New Member
Quanto ao que foi dito anteriormente, acho que uma bike de 140/150mm é o ideal, pois o Enduro é um misto de poucas subidas, muitas descidas, algum pedal e habilidade de ultrapassar obstáculos. Espigão de selim telescópico é fundamental!!!
Atenção, leiam os regulamentos, é obrigatório o uso de luvas, joelheiras, cotoveleiras e capacete durante todo o percurso, capacete integral nas PEC´s (Provas Especiais de Classificação) e capacete tipo XC durante as ligações. Câmaras de filmar, só durante os treinos.

Próxima prova:
padela.jpg
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Tenho 2 camaradas do pedal que estão a pensar fazer esta em Viana do Castelo ("à porta de casa"). Já me convidaram, mas dois dias de prova, não é para todos. Nem me quero referir em termos físicos (são poucos km por dia, fazem-se bem). Mas ao sábado "trabalho", tal como trabalha muita gente. Vamos lá ver. depois esta questão de andar com dois capacetes, cotoveleiras/joelheiras, não me está a agradar nada (que peso/calor). :D

....Mas tenho uma excelente bike para este tipo de provas/eventos. A minha "velhinha" 26, que mantive mesmo após a recente compra da epic 29er (stumpjumper fsr carbon, faz 100, 120, 140 de curso na fox talas, e 120 de curso na traseira), e tem (comprei há dias) espigão telescópico rock shox. Quanto às proteções tenho todas (são as que uso nas corridas de moto4). :D
 

jota

Member
No sábado será apenas uma especial noturna a partir das 21H30. É a melhor forma de levar a modalidade junto do público e no centro da localidade. Espetáculo prometido.
 

Ratolas

New Member
Pessoal do Norte, participem ou assistam, é um conceito bastante engraçado, não se inibam se a vossa bike tem pouca suspensão, quanto mais curso mais peso e olhem nas partes de "pedal" faz falta uma bike leve...
Uma das nossas vedetas do XC de S.Brás, o Michel Custódio, com uma KTM de 120mm e "corninhos" no guiador, fez 14º lugar á geral, por isso a bike não é desculpa!
 
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