Treino para iniciados

kompressor

New Member
Boas! Não sei se estou a colocar esta pergunta na secção correcta. Mas gostaria que me indicassem um plano de treino, para quem já não anda de bicicleta à pelo menos 17 anos (mas tenho feito atletismo).
 
Na minha opinião deves ir fazendo kilometros sem grande dificuldade e a um ritmo baixo, para ires-te habituando e ganhando resistencia/cardio.
 
kompressor, vou dar a minha opinião, vale o que vale. Quando eu comecei (11/2012) fazia cerca de 15km em estrada e demorava cerca de 54 minutos (peso 95kg e não tinha preparação física nenhuma)... quando chegava a casa já me sentia um bocado arrebatado.... hoje em dia faço 50 km em estrada e terra com duração de cerca de 3 horas e chego a casa ainda me apetece andar mais... Como tu dizes que pretendes "só fazer quilómetros" eu começava por pegar na bike e andar até me começar a sentir um pouco cansado, nesse momento voltava para trás e ao chegar a casa verificava qual o estado físico, se ainda tiveres vontade de andar mais e conseguires andar mais no dia a seguir vais mais longe nem que sejam 2 ou 3 km para cada lado.

Ou seja, define um objetivo real de cerca de 10 ou 15 km para a primeira vez e vais aumentando gradualmente daí para a frente. Se no primeiro dia ultrapassares o teu objetivo pessoal continua até começares a sentir-te cansado, nesse momento deverás pensar em voltar para trás, pensa como eu pensava se eu for até onde ficar cansado tenho de voltar para trás pelos meus meios, logo vou ter força para conseguir... claro que depois o teu corpo vai querer mais e mais e então aí aumentas os km diários/semanais!
 
Na minha opinião existem 3 regras de ouro no ciclismo, nada fáceis de cumprir, comer antes de ter fome, beber antes de ter cede e abrandar antes de estar cansado.
Como dizes que praticas atletismo deves conhecer os teus limites. O numero de quilómetros tem muito que se diga, pois tens a dificuldade que colocas neles, podes andar 30 km com muitas subidas é diferente de 50 km a rolar, de inicio não deves colocar grandes dificuldades, tens de habituar o teu corpo ao esforço do ciclismo, anda a um ritmo confortável para ti, fazes 30 km, tenta chegar confortável sem estares cansado e vais aumentando o numero de km e a dificuldade.
 

Phanter

New Member
Boa noite!
Gostava de aprender algumas técnicas de enduro,para descer com maior fluidez e saltar. Alguém costuma andar por Monsanto ou Sintra?
 
Top