Treino de rolos até que ponto são importantes

Dave

Member
se forem ao site www.taxc.nl tem lá treinos de força, cadencia, resistencia, subidas, descompressão etc

e cada tema tem 3 niveis de dificuldade, eu sigo por eles, e se vejo que seja dificil demais reduz, senao aumento...
 

jamal

New Member
Bastante interessante este programas de treinos disponibilizados pela Tacx, vale a pena dar uma olhada, até por que tem uma breve explicação do objectivo de cada treino...

Obrigado pela dica NoFriends
 

xingu

New Member
Adquiri um Tax swing, e estou muito contente com ele, era mesmo o que me fazia falta.
O pedalar é natural e quase 100% idêntico ao pedalar na estrada.
Estou satisfeito.
Tive foi que colocar uns peneus de estrada.
 

jginja

New Member
viva,
pedalar em rolos é mesmo uma grande seca :evil: mas consegue-se colher frutos em muito pouco tempo.
a última vez que os utilizei de um modo mais sistemático:
- 3 sessões semanais : 2ª, 4ª e 6ª de +- 30 a 35'.
ao fim de 30 dias dias notava grandes melhoras, principalmente em subida.

permite melhorar em muito:
- cadência
- fluidez da pedalada

boas pedaldas
 

mario alpiarca

New Member
Boas pessoal...

Vou tentar dar algumas informações que poderão ser úteis à hora de pensar comprar rolos. Em termos de treino de rendimento para a BTT temos os seguintes pontos:

1) Os rolos que se estão a utilizar mais são os que vão à jante (fazem contacto com a jante), en primeiro lugar quase que não fazem ruído e depois não "comem" pneu, nos outros é quase obrigatório utilizar pneus Slick devido ao ruído, para além do gasto em pneu.
2) Em época de chuva, muito frio ou noite é um excelente meio alternativo de treino.
3) Claro que é aborrecido andar de rolos - pior que tudo (estrada/TT/misto) no entanto podemos inventar estratégias para não ser tão duro, treinar com mais colegas e ao som de música para Spinnig, ver televisão, ou realizar controlo exaustivo de frequência de pedalada, desmultiplicação e frequência cardíaca jogando com estes.
4) Cuidados a ter em termos de treino: devemos-nos lembrar que 1H00 de rolos corresponde a um tempo mais significativo a andar de bicicleta, pelo simples facto que não paramos de pedalar. Muito cuidado com o suor que ao contrário de andar na rua evapora-se rapidamente, aqui tem tendência a concentrar-se e cair no solo e para cima da BTT - não esquecer que o suor é altamente corrosivo.
5) Os rolos desde que tenham um controlador de inércia magnético podem ser muito úteis para:

A) Realizar aquecimento para provas de XCO/DH/4X/XCM
B) Realizar treino contínuo extensivo (120-140 bpm), intensivo (150-180 bpm) e variável (120-180 bpm - jogos de velocidade)a que damos o nome de Fartlek, nestes métodos de treino não há descanso, por isso são contínuos.
Podemos fazer jogos de velocidade de deslocação (ver V máx. no velocimetro), frequência de pedalada, simular escapadas, subidas, sprints - treinador assim é obrigado para tornar o treino mais atractivo.
C) Os níveis de Frequência de Pedalada (FP) também podem variar conforme o objectivo, por exemplo: Se queremos melhorar a Coordenação Intermuscular - maiores níveis de FP podemos realizar sprints (5-10) a mais de 150/170 p/m durante 10" e descansar activamente entre 6' e 8', durante o descanso não baixamos das 100 p/m, o nível de intensidade durante a repetição deverá ser médio e no descanso baixo, só devemos arrancar para outra repetição quando a FC está entre os 100/110 bpm.
Se queremos melhorar a coordenação intramuscular - trabalho de força específico, podemos realizar um trabalho com níveis de intensidade sub-máxima (a inércia do rolo quase no máximo - conforme as capacidades e características do(a) ciclista) realizando várias repetições (4-8) de cerca de 45"-120" com nível de frequência cardíaca até aos 175-185 bpm (conforme idade, capacidade, etc.) tentando mobilizar o máximo de força disponivel com níveis de FP não abaixo das 70 p/m, descansar até aos 120 bpm (pausa incompleta e activa para remover Lactato - Ácido Lactico nos músculos), este treino é muito bom para elevar o nosso Limiar Anaeróbico.

No final do treino de coordenação (inter/intra) realizar 20' suaves entre os 110-120 bpm com FP 80-90 p/m e de seguida realizar flexibilidade (corpo inteiro com especial incidência aos grupos musculares envolvidos) para que a recuperação seja mais rápida.

Estes treinos podem ser realizados 2 a 3 vezes por semana:
1º.Dia - 2ª. Feira - Continuo extensivo com jogos de velocidade de FP (aumentar 10 p/m e subir 1/2/3/4 mudanças, ver o que passa quanto à velocidade instantânea e Frequência de pedalada). 40" - 1H00 + Flex.

2º. Dia - 3ª.Feira - 15' aquecimento + treino de Frequência de Pedalada (coordenação inter) e força (coordenação intra) + retorno à calma 15/20' + Flex.

3º. Dia - 5ª. Feira - Contínuo Variável - Fartlek - 15' aquecimento (120 bpm) + 10' (140 bpm) + 5' (160) + 2' (170) + 1' (175/180 bpm) + 10' (120bpm) e 10' (140 bpm) + 5' (160) + 2' (170) + 1' (175/180 bpm) + 15' (retorno à calma - 110/120 bpm) + Flex.


Foi uma ajudinha não tenho mais tempo por agora...

Mário Alpiarça
 

fg

New Member
A esta excelente contribuição do Mário, só acrescentaria o seguinte :

Cuidado com a hidratação!
Na estrada ou no campo, quando pedalamos, estamos sujeitos à acção do vento ( ou da simples deslocação do ar), coisa que não acontece em casa, em cima de um rolo. Por este facto, precisamos de ter cuidado e controlar bastante bem a ingestão de líquidos. Bebam bastante!

A questão do suor resolve-se ou com um acessório próprio que se adapta à bicicleta e impede que as gotas caiam sobre o quadro ou no chão, ou com o simples uso de uma toalha colocada sobre a bicicleta e de um tapete no chão.

Um último pormenor : para manter a bicicleta na horizontal pode usar-se também o acessório próprio debaixo da roda dianteira, ou optar por uma lista telefónica ou um livro velho.

Pedalem muito!
 

xingu

New Member
Tenho uma dúvida, e como já percebi que há aqui entendidos no assunto aqui vai :wink:
Visto que o tacx swing tem um regulador de força que se coloca no guiador, em que mudança se deve colocar a bike?
ou seja não mexo nas mudanças da bike e uso apenas o regulador do rolo ou não mexo no regulador do rolo e uso as mudanças da bike?
é que mexendo nos 2 ficamos com mudanças que nunca mais acabam. :roll:

Segundo penso, as posições do rolo conforme aumentam simulam subidas, sendo a posição mais baixa a que simula o plano, certo ou errado?
portanto temos o 0 que é a estrada plana, depois conforme vamos subindo na escala 1...2...3...4... vamos simulando subidas cada vez mais ingremes, está certo?
se for assim, então coloca-se o rolo numa das posições que achamos melhor, e depois usamos as mudanças da bike, como se estivessemos a rolar na estrada.

O que acham?
 

mario alpiarca

New Member
As relações da BTT mais os níveis de inércia dos rolos dão-nos uma infinidade de níveis de realizaçao de força nos pedais por unidade de tempo (POTÊNCIA). Não penses em subidas/descidas po rectas, pensa em níveis de força, Ok?

Por exemplo: qual é a diferença para ti, em termos de realização de força nos pedais e níveis de frequência de cardíaca de realizar uma subida (3/4%) com vento a favor e andar em plano com vento contra? Tudo se resume a FC, a FP (Força por unidade de tempo).

É claro que podiamos falar de muitos outros parâmetros de treino, mas assim não estamos a complicar demais.

Mais uma vez obrigado Fernando Godinho pela informação.

Felizes festas e pedaladas

Mário Alpiarça
 

xingu

New Member
Obrigado,

Quem fala de subidas fala também de vento contra, baixa pressão nos pneus, estado do piso, etc, é uma maneira mais directa para entender o aumento de esforço, pois todos sabemos que a descer todos os santos ajudam. :wink:

Portanto pelo que entendi, a posição no controlador de inércia a usar no rolo vai depender do esforço que estamos dispostos a fazer em determinada altura, usando as mudanças da bicicleta para ajustar o mesmo.

Ou seja temos ao nosso dispor uma infinidade de regulações de esforço...
dá praticamente para simular subidas de grau a grau de inclinação.
 

fg

New Member
Viva xingu

Eu não gosto muito de "fazer rolo".... mas com música e com um pulsómetro... e tal, :mrgreen: sempre vai entretendo.
Este ano tem chovido bastante e eu lá fui resistindo à tentação de montar o "estendal" do rolo... porque já sei que é "tiro e queda", mal eu monto aquilo tudo, nunca mais chove.... :D mais uma vez, foi o que me aconteceu este ano: está aquela treta para ali a ocupar espaço e nunca mais o usei (felizmente o sol voltou 8)).

Deixando o off-topic : eu uso no rolo uma velha bicicleta de estrada (Bianchi); só uso normalmente no rolo os quatro carretos mais pequenos, e as duas únicas pedaleiras (poucas vezes a pequena - só para recuperação e início de aquecimento), ou seja. isto dá 8 hipóteses de relação. O controlador do meu rolo tem 7 posições. Ora 7x8 = 56 andamentos possíveis, o que é bastante! Para mim, chega e sobra.

Mais umas dicas : convém pedalar, não só sentado no selim, como também em pé. Também podes aproveitar, caso tenhas pedais de encaixe, para temporáriamente pedalares só com uma perna de cada vez, o que te proporcionará um bom treino para "arredondares" a tua pedalada.... como vês, as possibilidades de variação são grandes.

Abraço

mas não há nada como pedalar ao ar livre....
 

xingu

New Member
Obrigado, de facto maneiras de treinar não faltam... :wink:
também concordo com a parte da seca, mas é como tudo, um ginásio também é...etc...etc...acaba mais ou menos por ser parecido com correr ao ar livre ou numa passadeira...tipo hamster! :mrgreen:
Mas sempre é melhor do que aquelas bikes para ginásio, pelo menos estou a pedalar na minha bike verdadeira, e ainda dá para afinar as mudanças na perfeição. :mrgreen: :lol:
 

pmfp

New Member
Que topico excelente.. :ideia: :ideia:

Este ano optei por realizar a minha pré temporada essencialmente a base dos rolos, isto pq na minha zona temos tido um inverno infernal!!! :twisted:
Faço semanalmente treinos 2ª,4ª,5ª nos rolos e sab e doming quando o tempo permite na estrada ou rolos, a media é de 50min na 2ª e os restantes dias 1h complementando com algumas series...
Por experiencia posso informar que tenho tido bons resultados...
O unico senão é q ao longo do tempo se torna secante, mas vale o sacrificio...

Boas pedaladas
 

margarett

New Member
Como "complemento" a esta questão, pergunto o seguinte:
Tendo ou não tendo rolos, o uso de bicicletas de manutenção (sentadas ou elipticas) pode ajudar também a ganhar alguma resistência, e ser usada da mesma forma (bpm, tempo de uso, etc)?

Pergunto porque tenho uma eliptica que comprei na altura para a minha esponja, e que tá a ganhar digamos... algum pó. Não tenho rolos de treino.
 

ferreirm

New Member
Boas,

A duas semanas comprei um rolo de treino.
tenho rolado todos os dias com tempos entre os a 60 minutos. -
O meu programa de treino basicamente tem consistido em acompanhar a musica e ter uma cadencia elevada. As medias das cadencias tem sido de 80-90rpm.
Pedalo sempre em talega e nos niveis do rolo ( tem 10) ate agora foi ao 6. A bike é uma scottscale com pneu 1.50 slik. o rolo é um tacx sirius.

Que tipo de treino é que fazem ??
 

match

New Member
Acho que não entendi bem a planilha de treino do Alpiarça.
Especificamente no item C:
Ele fala de sprints (5-10) a mais de 150/170 p/m durante 10"
Várias repetições (4-8) de cerca de 45"-120" com nível de frequência cardíaca até aos 175-185 bpm

Achei esses numeros meio absurdos, a não ser que seja pra biker de nivel alto. Ou então os tempos citados são em segundos e não minutos, pois 120 minutos 185bmp é pra matar o kara. Assim como 10 muinutos a 170rpm
 

jm

New Member
À uns meses comprei u rolo Tacx Santori na Decathlon, 199€ com 10 regulações.

Utilizo-o com a minha velhinha Giant, as relações que mais utilizo é a 48x 13-17.
Este verão passei a utilizar uma ventoinha à minha frente, o que faz muita diferença, para melhor, já não largo todo aquele suor. Com o rolo dá para nos concentrarmo-nos melhor na pedalada redonda, nas pedaladas por minuto, nas séries, em fim em todas estas coisas que na estrada ou fora de estrada não dá muito para nos concentrarmo-no para as faze-las.
De salientar o que o FG disse sobre pedalar levantado, faz uma diferença enorme. Para além de ser um promenor importante para quem faz distâncias maiores 50km para cima, aliviando assim o traseiro. Dá uma grande carga nas pernas o que é sempre bom.
Além disso se nos habituarmo-nos a fazer isto as pernas fazem outros movimentos o que poderá,mais uma vez nas longas distâncias, a prevenir as caimbas(para além das outras causas destas dores).

Quanto tempo é que costumam treinar?
Tento uma vez por semana andar 2 horas, nem sempre consigo...
Maior parte das vezes faço 30 minutos ou uma hora.
A ver filmes de BTT no computador. (só assim...)

João
 

match

New Member
Exceto qdo se trate de uma pedalada bem leve ou pouco tempo, sempre uso um ventilador na frente, pra simular o clima normal da estrada e pra diminuir taaaaaaaaaaanto suor que provoca.
Treino no maximo 1h, mas hoje vou tentar mais, talvez até 1,5h.
Normalmente faço algumas variações, tipo 1min em pé, onde quase chega na FCMax. Depois um giros bem altos em cadência, etc. Sempre de olho no Monitor, que é o elemento essencial pra controle do que se quer, o que não é tão facil na estrada. |No rolo se treina na FC que quiser
 
Top Bottom