Transmissão 1x10 (vantagens vs desvantagens)

Jocas22

Active Member
@minisagres, isso é uma 29er. 34 com11-42. Eh brutalidade :cool:

falha uma coisa nestas conversas. Voces nunca dizem o tamanho da roda, e como ha 3 a uso, as conversas podem ser de surdos, é que nao é o mesmo pra qualquer tipo de roda.
 

camponubla

Well-Known Member
Falo por mim, mas com 27,5 pratos de 24-38 e k7 de 11-36 já me aconteceu de fazer "a ventoinha" em alcatrão.... Por isso, para mim se for para passar a 1 prato num futuro, teria de ser algo tipo sram eagle 34 a frente e 10-50 atrás (se o dinheiro não for problema!)
 

moshinho

Super Moderador
A minha é 29er.
O problema aqui na minha zona é que tem muitos estradões e temos sempre de fazer algum alcatrão...e a malta por aqui não perdoa.
1x10 com 32/11 é a bater claras em castelo para quem pedala com menos cadência.
O carreto de 10 da sram faz concerteza toda a diferença.
 
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klaser

Well-Known Member
Claro que sim...quem anda em todo lado precisa de mais relação..eu na minha 29 naquelas descidas em alcatrão ou estradão que se quer embalar,bem preciso do 38/11 ....
 
Tambem acredito que as geometrias e tipo de rodas podem alterar muita coisa e cada caso deve ser analisado
O tipo de terreno ainda mais, minha zona é sobe e desce parte pernas, não é fácil.
Mas um bom quadro 29 faz muita diferença e uma geometria de qualidade para o corpo aguentar tambem me ajuda, a bike pesa 9,5kg
Com uma bike pesadota táva tramado
 

balkaum

Member
Já ouviram falar da regra 80/20? De um ponto de vista exclusivamente amador, é um excelente assunto onde aplicar a regra.
20% do Custo/trabalho/tempo para 80% da satisfação.
 

Jocas22

Active Member
acho que o que faz diferenca é (pra mim claro):

-tamanho roda (quanto maior mais exige das pernas)
-tamanho prato
-tamanho cassete
-tipo de terreno onde se pedala (mais rolante, muitas paredes,...)
-tipo de btt (quem faz DH nao tem as mesmas necessidades de quem faz XC por exemplo)
-peso da bicicleta (e especialmente peso das rodas)
-forma fisica

geometria acho que nao é relevante. Mesmo assim ainda são muitas variáveis a ter em conta. Nao existe nenhuma formula matematica ou magica, cada caso é um caso.
 
Last edited:
Maratonas mais rolantes no Alentejo com 32x11 é ficar a vê-los passar logo na primeira recta que apareça, até com o 34 te arriscas a isso acontecer, basta ser um pouco a descer.
 

gfrmartins

Active Member
Uma questão, tendo em conta os cálculos é assim uma diferença tão grande?

Sei que é uma questão que tem que ser visto caso a caso, e claro que em casos específicos (por exemplo em grandes rectas a descer se nota diferença) mas é assim tão notória a diferença entre 32 e 34? É assim tão fácil esgotar um 32x11?

 

pratoni

Active Member
Pois, o que estão a falar é exactamente uma das desvantagens do 1x10/11...

Falta de relações para todos os casos...
 

edununo

Well-Known Member
Agora 1x7 com wide range, havia de ser bonito. Saltos enormes. Ias numa velocidade e sentias que estava pesado o andamento. Reduzias 1 andamento e fica muito leve de tal o salto.
 

Ruka Almeida

New Member
Este tópico tem me ajudado a entender que se calhar o 1x10 não é o melhor em certos casos. Já estou a pensar em alterar os planos para 24/38 no pedaleiro e 11/36...

Abraço
 
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