Transmissão 1x10 (vantagens vs desvantagens)

hrod

Member
Boa noite,

Como o título indica, ando a ponderar esta opção de transmissão.

A minha transmissão actual é shimano xt 2x10 e que sempre tem sido fiável, no entanto estou curioso em experimentar um sistema mais simples, agora que tenho uma bike mais all mountain.

O que penso alterar é:

1) adaptar a minha cassete shimano xt 11-36 para 11-42 com o kit da One Up Components
http://www.oneupcomponents.com

2) passar a um só prato na pedaleira, utilizando para o efeito um prato de 30 ou 32 da Race Face
SINGLE RING (9/10/11 SPEED) NARROW/WIDE
http://www.raceface.com/components/rings/rings/single-ring-narrow-wide/

No entanto tenho dúvidas quanto a este sistema, vantagens, desempenho, limitações, etc... Por isso solicito a vossa ajuda para me esclarecer ou baralhar ainda mais.

Gostaria de saber a opinião de alguém que use sistemas semelhantes tipo 1x9 ou 1x11.

Grato pela ajuda que possam fornecer.

Boas pedaladas.
Hrod
 
Boas!

É uma boa questão de se pensar antes de fazer, sebem que precisas fazer antes de pensar também, passo a explicitar: Tens de fazer uns bons testes nas tuas voltas/singles mais comuns e verificares como e quando fazes as transições dianteiras de pratos. Consegues passar sem elas? consegues fazer a tua volta no prato do meio(32dts) sem recurso à "pasteleira"?

Quais os sitios por onde rolas? Tens boa preparação física?

Em termos técnicos tens aí uma solução bem pensada, as 10v com essa relação atrás facilita a subida, mas pessoalmente iria para a 11-36, ficas com relação mais forte para descer, mas lá está, depende de onde rolas. Eu pessoalmente estou mesmo à espera do reembolso do IRS para migrar também para um Narrow-Wide de 32, com uma cassete 11-36, mas 1x9. Não esgoto muito a descer pois faço Sintra, Monsanto, Estádio Nacional, e Belas e na sua maioria não me permite esgotar, á excepção de um ou outro estradão
 

hrod

Member
Viva,

Obrigado pelo comentário Filipe.

A maioria das voltas é em Monsanto e Sintra, quanto á preparação já foi melhor que a actual no entanto nas minhas voltas dou muitas vezes por mim a quase só utilizar um dos pratos da pedaleira quando estou nos trilhos, daí a minha questão.

Claro que se quiser fazer uma volta mais plana, vou sentir falta de uma relação mais larga que me permita obter mais velocidade de ponta, mas isso é uma das limitações que quem opta por um sistema deste sabe que vai ter e têm de se adaptar.

Gostaria de saber mais opiniões de quem utiliza este sistema!!! Pessoal vamos lá a opinar!!!
 

mlouro

New Member
Boas,

Ainda não utilizo, mas vou montar 1x10 com prato 30 (Race Face NW) e 11-42 (cassete XT e prato da SNV) depois do Enduro da Lousã. Eu acho que ja descreveste bem o que podes esperar.. como vantagem é a simplicidade do sistema, e possivelmente um pouco menos de peso.. a desvantagem é que perdes algumas relações.

No meu caso vou passar de 11-34 na cassete e pratos 22-34 para 1x10 e perco a mais leve e a mais pesada do meu setup actual. Como no meu quintal (Mafra) as subidas são puxadas e rola-se muito pouco, acho que vou sentir mais falta das leves que das pesadas.. se andasse apenas por Sintra e Monsanto, provavelmente optava por um 32t ou 34t.

Abc
 

magrof

New Member
Eu utilizo 1x10 numa 29, k7 11-42 e SNV S1 32T. Perdes peso e ganhas simplicidade.
Mas, é sempre uma solução de compromisso, no meu caso que tinha 24-38 e k7 11-36, perdi a relação mais pesada e a mais leve, já senti a falta de ambas, nada de grave... uma ou outra subida mais inclinada, um ou outro estradão a descer ou no alcatrão.
Outra nota, para manteres as mesmas velocidades tens que aumentar a cadência, o que pode queimar o SNC se não estiveres habituado :D, não tens o mesmo "range" de relações que terias em cada prato.
Ainda algo que pode incomodar, a mim pessoalmente é o que mais me incomoda, como retirei o 17, para colocar o 42, se for a rolar ou a subir, e tiver que passar do 15 para 19 fico a pedalar em seco. Este é para mim o maior problema da solução.
 

edununo

Well-Known Member
Eu tenho 1 x 11 SRAM X01 e a grande vantagem é mesmo começar no carreto 10. É uma diferença enorme já que usar 32/10 é quase igual a usar 36/11, com a vantagem que nas mais leves 32/42 permite subir com alguma facilidade. 36/42 já é bem mais pesado.

Analisa bem o uso que dás à bike e escolhe o prato que mais se adequa.
Para mim 30 ou 32 seriam muito curtos a rolar por causa da cassete começar no 11.
Por outro lado mais que 34 também já iria prejudicar bastante a subir. Se fosse eu seria prato 34 e cassete 11-42. Mesmo assim comparativamente com o que tenho agora: prato 32 e cassete 10-42, ficava a perder a rolar e a subir.
 

hrod

Member
A relação que tenho actual é 24/38 e k7 11-36, embora julgo quer ao utilizar o kit da OneUp components o problema que o Magrof refere se minimize uma vez que eles fornecem um carreto de 16, assim retiramos o 15 e o 17 e em seu lugar entra o 16 e logicamente o 42, o que faz com que a cassete fique a funcionar em 11-13-16-19-21-24-28-32-36-42.

Quanto ao prato da frente estou mais inclinado para o 32, pois o 30 parece-me curto demais e o 34 para a minha forma actual creio que já é pedir demais.

Na minha bike anterior que era de XC, não a que tenho agora que é AM, andei muito tempo com uma relação 40/26 e 11-34 e na verdade subia tudo em Monsanto e Sintra.

Outra questão que coloco é o uso de um guia de corrente, acham necessário com este tipo de prato na frente. Na net tenho visto comentários e o pessoal diz que com este tipo de pratos narrow wide não tem problemas de a corrente saltar, no entanto fico na duvida.
 

mlouro

New Member
Ainda algo que pode incomodar, a mim pessoalmente é o que mais me incomoda, como retirei o 17, para colocar o 42, se for a rolar ou a subir, e tiver que passar do 15 para 19 fico a pedalar em seco. Este é para mim o maior problema da solução.

Eu comprei um 16t XT em separado quando comprei a cassete já a pensar nisso.

Outra questão que coloco é o uso de um guia de corrente, acham necessário com este tipo de prato na frente. Na net tenho visto comentários e o pessoal diz que com este tipo de pratos narrow wide não tem problemas de a corrente saltar, no entanto fico na duvida.

Tenho lido no forum de AM que com o desgaste da corrente há quem esteja a ter problemas.. tens desviador com clutch? Eu a ti experimentava sem guia primeiro, mas se eventualmente quiseres guia acho que o prato 30 limita muito as opções disponíveis.
 

hrod

Member
mlouro,

Clutch é aquela patilha que o desviador tem e que o faz ficar preso na mesma posição sem abanar, se é isso sim o meu têm
 

mlouro

New Member
hrod, sim, isso mesmo. Acho que não deves ter problemas, esses desviadores no modo ON e o prato NW devem ser suficientes para manter a corrente no sitio.
 
Boas, por experiência própria, visto ter passado de uma transmissão x0 9v para 1x10, não podia estar mais satisfeito.

Actualmente tenho cassete XT 11-36, desviador Zee 10v caixa curta e shifter SLX e fiquei com o prato 32T na minha pedaleira.

Até ver e já andei a fazer Sintra, pois é o sitio onde mais gosto de andar adaptei-me bem à transmissão, apesar de que se tivesse um prato de 40 dentes atrás irira fazer com que descansasse mais as pernas em algumas subidas longas, como é o caso da subida da barragem até aos capuchos ou então a subida dos jipes.

É algo que está em equação colocar um prato de 40 ou 42 dentes sacrificando o de 11.
 

magrof

New Member
Não tenho tido problemas com a corrente, saltou uma vez. Fica quietinha, praticamente inócuo em termos de impacto no material, não é um chain suck.
mlouro enviei MP.
 

hrod

Member
A minha questão em relação ao guia de corrente advém do facto de a bike onde pondero utilizar este sistema tratar-se de uma rígida, a bike em questão é esta:

fotografia.jpg
 
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hrod

Member
Boas,

Grato pelo elogio Insignia, eu também acho o mesmo, Adoro este conceito de bike, simples e despreocupada.

Obrigado pela ajuda que me deram. Quando tiver o sistema montado posto umas fotos e descrevo o desempenho.
 
Last edited:
hrod, que quadro tens aí? Isso é geometria de mestre, parece-me mesmo com as EVIL Sovereign ou as Transition..Grande look, simples e eficaz! Com o prato narrow-wide ficará brutal! ;)
 
Já agora aproveito o tópico:
vou alterar a transmissão toda devido ao grande desgaste que a atual corrente e cassette têm. Estou a pensar avançar para pedaleira SLX, corrente nova de 9v, prat raceface narrowwide de 32t e uma k7 nova também, e aqui peço a vossa opinião...Estava inclinado para a clássica 11-36, mas vi uma solução com 12-36 que parece poder compensar para uma ou outra subida mais agressiva.


A questão: o meu desviador traseiro SLX 9v suporta a cassete 12-36? Essa relação torna-se realmente mais interessante para 1x9v do que a 11-36?
 
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