Transição BTT para Ciclismo

zenith

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Update:

Fui hoje experimentar a bike: uma Specialized Tarmac Carbon Elite:)
Tal como espereva, a bike é excelente, parece uma pena. Não tive dificuldades em colocar mudanças ou a travar embora não me sinta ainda seguro em colocar as mãos no topo do guiador uma vez que não tenho acesso rápido ao travão. Fiz 25 km e notei algumas diferenças:

1. A posição das mãos é bastante diferente e ao fim de pouco tempo começou a doer-me as mãos e a ficarem um pouco dormentes. Tive de mudar várias vezes de posição nas mãos.
2. O selim é bastante rijo. Tenho a certeza que ao fim de 50 km já estava com as nalgas de rastos. Fora de questão levar este selim.
3. Levei uns sapatos emprestados com encaixe de estrada. É preciso bastante força para os retirar do pedal, pelo que tenho essa preocupação acrescida se não quero riscar o cromado; o meu e da Tarmac;)
4. O tamanho do quadro pode não ser o melhor. A bicicleta tem um quadro L e o mais aconselhado para mim seria um M. O avanço já está invertido e mesmo assim tenho de me debruçar quando coloca as mãos na parte inferior do guiador. Este é o ponto que mais me preocupa, pois comecei a ter um ligeiro formigueiro ao fundo das costas após 20 km. Estou desconfiado que se ia tornar rapidamente em maior desconforto.

Em suma, fiquei agradado com o andamento da bicicleta. Uma potência de pedalada bastante superior à que estou habituado e uma verdadeira papa kilómetros. Gostaria de fazer um teste numa bicicleta com um quadro mais pequeno para ver a diferença em relação a este. Vou ver se peço a outro companheiro a bicicleta mais pequena.

Uma coisa é certa, em estrada estas bicicletas são inigualáveis.

Abraços.
 

DAVID94

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zenith said:
1. A posição das mãos é bastante diferente e ao fim de pouco tempo começou a doer-me as mãos e a ficarem um pouco dormentes. Tive de mudar várias vezes de posição nas mãos.
2. O selim é bastante rijo. Tenho a certeza que ao fim de 50 km já estava com as nalgas de rastos. Fora de questão levar este selim.
3. Levei uns sapatos emprestados com encaixe de estrada. É preciso bastante força para os retirar do pedal, pelo que tenho essa preocupação acrescida se não quero riscar o cromado; o meu e da Tarmac:wink:
4. O tamanho do quadro pode não ser o melhor. A bicicleta tem um quadro L e o mais aconselhado para mim seria um M. O avanço já está invertido e mesmo assim tenho de me debruçar quando coloca as mãos na parte inferior do guiador. Este é o ponto que mais me preocupa, pois comecei a ter um ligeiro formigueiro ao fundo das costas após 20 km. Estou desconfiado que se ia tornar rapidamente em maior desconforto.

1. Verdade. Nada que umas boas luvas não resolvam. Comigo passa-se o mesmo. As mãos andam por cima do guiador, no "coiso" dos travões e por baixo, no "C"
2. Leva o que tens na bike de BTT e problema resolvido.
3. Os pedais têm molas e consegues regular a tensão dessas molas, o que faz com que possas regular o pedal para conseguires desencaixar o sapato com mais facilidade ou com mais dificuldade. Se não estás habituado, aconselho que afines isso para se desencaixar facilmente.
4. Esse "debruçar" na condução de uma bicicleta de ciclismo é completamente normal. Ao fim de alguns kilómetros podes começar a sentir dores nas costas mas, sobretudo, no pescoço. Sem treino e adaptação, não te livras dessas dores passageiras. Vê o ponto positivo de estares debruçado: numa descida, atinges velocidades alucinantes :p
Cumprimentos.
 

Pmiguel

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Picanso estrada vs btt ? :) são mundos diferentes, quando digo que acompanho as maquinas de estrada com pneu btt é em estradas planas e colado na roda, aquilo é outro ritmo ali não há paragens para nada.
Quando quero levar tareia colo-me a um grupo de ciclismo faço 70/80km com eles, ali vou mas tenho de tar sempre atento assim que puxam eu tenho de ir logo ou então bye bye, quando me colo a eles a minha mudança é 44 á frente e 8ª ou 9ª atrás e o coração lá em cima, a maior diferença é nas descidas longas pouco inclinadas eles nem pedalam e vão a descansar a 40km/h eu não posso parar de pedalar senão fico para trás dass :).
Sozinho já tenho apanhado de tudo, uns que vão a 20/25kmh(estes são perfeitos até dá para apreciar a paisagem) outros a 50kmh(estes é de faca nos dentes e depende da estrada) e outros que quando tento colar dão uma sapatada tão grande que até se ouve a frequencia cardiaca deles(estes...bem estes não falo com eles).
em grupo a velocidade é mais homogenea.
 

Jazz

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Quanto aos pedais, a solução é muito simples, montas os da tua bicla de btt, levas os sapatos de btt e está feito!
 

DAVID94

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Aproveito o post do Jazz e pergunto: Não faz mal estar-se constantemente a desenroscar e enroscar os pedais de encaixe ? Se não, vou passar a fazer isso quando andar na de ciclismo... Sempre consigo um melhor rendimento!
 
Só para meter mais achas para a fogueira :cool:

e uma bicicleta própria para cicloturismo como a btwin 7? roda 700, posição elevada, assento confortável etc.
 

nmt

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Por isso é que tenho a minha de estrada também com pedais de btt, sempre é um investimento menor que nums sapatos de estrada e já estou habituado ao encaixa-desencaixa.
 

PowerMAx

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Os pedais de encaixe de btt em bikes de estrada são apenas um desenrasque, em voltas grandes (como é o caso aqui referido) de estrada sente-se falta do apoio maior que os pedais específicos de estrada dão.
 

juik

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Que achas se atirassem para a fogueira que até hoje não descobri, um Fórum sobre ciclo-turismo. Nacional/0560, outros códigos há muitos.
 

DAVID94

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nmt said:
Por isso é que tenho a minha de estrada também com pedais de btt, sempre é um investimento menor que nums sapatos de estrada e já estou habituado ao encaixa-desencaixa.

Mas você tem dois pares de pedais ou sempre que sai com a de estrada, tem que tirar os pedais da de mato ?
 
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