TopoLusitânia - Cartografia topográfica de Portugal para GPS Garmin

BRUJOF

New Member
Boas pessoal, gostava de saber se este mapa TopoLusitania dá para visualizar a 3D no Oregon 550(no meu não consigo ver). O que tenho que fazer ou onde posso encontrar mapas a 3D?

Obrigado
 

Iamano

New Member
@BV, não há grande coisa a fazer pois estás limitado pela capacidade do processador do teu etrex. Experimenta reduzir o detalhe dos itens visiveis no mapa nas diferentes escalas de zoom. Em todo o caso e à medida que estes mapas evoluem e se tornam mais completos terás cada vez mais dificuldades, se não chegarmos mesmo a um ponto de incompatibilidade com os aparelhos mais antigos. É chato mas é mesmo assim.

@BRUJOF, a olhar para os comentários da versão 0.94 DEM ( neste link ) parece que há dificuldades/erros na vista 3D do oregon 550.
Eu não tenho vista 3D no meu gps portanto não posso dar feedback pessoal. É aguardar para ver se numa versão futura o problema está resolvido.
 
Boa noite, li atentamente todo o tópico e se não estou em erro não vi referências para o Dakota 10.
Eu tenho um Dakota 10 e não tem espaço para cartão de memória como faço???? vou onde sacar os mapas???? Coloco-os em que pasta????
Alguém me consegue ajudar???
Obrigado
 

Iamano

New Member
Os criadores do TopoLusitânia não recomendam a colocação do mapa na memória interna, pois se por qualquer motivo o ficheiro ficar corrompido, pode bloquear o gps, no caso dos que têm cartão de memória, se tal acontecer, é só retirar o cartão e está feito.

Mas respondendo à questão do Bverissimo.

Segues as instruções que o tmarques17 aqui deixou, descarregas uma das versõs que são para colocar no gps, e dentro do ficheiro compactado tens por defeito um ficheiro com o nome gmapsup2.img, habitualmente basta descompactar e copiar para dentro da pasta Garmin do tu gps, mas se tiveres vários mapas lá dentro pode haver conflicto.

Se tiveres um firmware mais recente, podes dar o nome que quiseres ao ficheiro img.

Depois de meteres o ficheiro lá, vais às configurações, mapa, info mapa, e activas o mapa TopoLusitânia.

Acerca das versões disponíveis, pessoalmente prefiro e recomendo o topo lusitânia sem DEM, acho-o mais legível no ecrã do gps. Para quem tem gps que não suportam vista em 3D não vejo grande vantagem na representação que o DEM permite, uma vez que já temos as curvas de nível para interpretar o relevo, acho os sombreados dispensáveis, mas isso é uma questão de gosto pessoal, experimenta os dois e escolhe.
 

shelltox

Super Moderador
TopoLusitania com .typ personalizado

Já algum tempo que tento criar um .typ(ficheiros que permitem alterar o aspecto gráfico dos mapas).
Meu objectivo era criar a apresentação do meu mapa de eleição(TopoLusitania) mais ao meu gosto e funcionalidade. Queria um mapa com os elementos mais suaves de modo a melhorar o contraste com o clássico magenta e por exemplo permitisse o uso da camada de culturas,curvas de nível mais suaves,esquema de estradas(muito ao estilo dos mapas OVI),etc. Ao fim de algumas versões penso estar como desejava.
Lembrei de a disponibilizar, pode ser que seja ao gosto de mais pessoas e até tenham ideias para evoluir.

Fiz um conjunto de mapa pronto a usar com o referido .typ incluído (TopoLusitania_NRtyp v0.94.img) . Este mapa não pode estar com o TopoLusitania 0.94 normal activo, pois são no fundo o mesmo mapa, deixo a sugestão que no actual TopoLusitania que usam, ou movam de pasta, ou (como eu faço) altero a extensão de .img para .off. Em versões de software mais recentes é possível ter qualquer nome de mapa, desde que extensão de ficheiro .img se mantenha. Caso a versão de software não o permita, terão de renomear para gmapsup2.img.
Pelos passos que tentei descrever, não é nada complicado, nem arriscado, nem coisa que o valha, quem não tiver á vontade com a alteração de extensões, use a tecnica de mudar de pasta o topolusitania "normal". Quem não estiver familiarizado com os passos que descrevi...deixe-se estar que está muito bem servido.
(link desactivado,devido a nova versão pag.19)
 

Pedro MM

Member
Boas Shelltox.
Shelltox estou a usar o v0.94 e o garmin 2012.30, visto que o meu edge 705 só aceitas gmasupp.img, fundi os dois e alterno-os consoante o local, tendo um activo e outro inactivo!
Neste caso tambem dá para fundir, certo?
Ou é melhor usar apenas um dos mapas?
 

ricbarata

New Member
shelltox ,quis experimentar o teu mapa ,coloquei a imagem na pasta garmin dentro do cartão de memória juntamente com o Topo Lusitania (nomeado como : gmapsup2 ) e o teu mapa (nomeado como :TopoLusitania_NRtyp v0.94.img ) ,mesmo desactivando o Topo original no GPS o teu mapa não me apareçe .... será que estoua fazer algo mal ???

Cumps
 

ricbarata

New Member
agora já consegui ,o que fiz foi tirar o original Topo Lusitania para fora da pasta Garmin ,continuando dentro do cartão e nomeei o mapa do shelltox de : gmapsup2 .... e as diferenças são notórias

Obrigado

Ricardo
 

Pedro MM

Member
Desculpa, fizeste como?
Retiraste-o da pasta garmin e colocaste-o dentro do cartão?
O meu como é um edge 705 terei que o renomear como gmapsupp.img.
Que diferenças notaste?
 
Last edited:

ricbarata

New Member
retirei o mapa que tinha de dentro da pasta Garmin ,mas ficou á mesma dentro do cartão e depois copiei o mapa do shelltox e coloquei dentro da pasta garmin e mudei o nome do mapa para gmapsup2 ,entretanto para confirmar já antes disto tudo tinha desactivado o mapa original Topo Lusitania ,amanhã na voltinha vamos ver como corre ...
 

shelltox

Super Moderador
Confesso que não estava á espera de já haver candidatos e tantas respostas ... pois não era meu desejo colocar muita 'conversa' acerca do .typ .
1º ponto, o mapa é o Topolusitania simplesmente tem um ficheiro instalado que altera o aspecto visual, se estiverem á vontade com a instalação dos .typ poderei o facultar.

@Pedro MM o 705 permite ter gmapsupp.img na memoria e outro gmapsupp.img no cartão, no entanto como o mapa na realidade será o mesmo, irá haver conflito entre os 2 topolusitania..o melhor será mesmo retirar temporariamente o gmapsupp.img que usas actualmente(renomeando ou movendo de pasta) e colocares o ficheiro que partilho, alterando o nome para gmapsupp.img.
 

pirilampo

Member
Parabéns Shelltox pelo mapa..utilizei-o hoje e correu muito bem, cores muito bem escolhidas ...assim como o "picotado"/quadriculado do mapa.
De momento tenho no meu Oregon, o teu topo lusitania, o da ciclonatur, e o city navigator(iberia), todos estão a correr muito bem(obviamente em perfis diferentes).
Também tenho as caches de portugal instaladas(e as pocket queries da zona de lisboa)e curvas de nível(estas duas ultimas em dois perfis sem nenhum mapa por baixo).
Um muito obrigado pelo excelente trabalho.
 

shelltox

Super Moderador
Obrigado pelo feedback, o quadriculado é por estar em transparente..penso que não me esqueci do fundo!? ou sim!:fpalm:
Já agora reporta se o símbolo das eólicas aparece correctamente.
 

pirilampo

Member
Não mudes nada..está um espetáculo..porque se consegue ver com a luminosidade do visor quase a zero....impecável mesmo..pelo que estive a ver aqui na minha zona, as eólicas não aparecem...são as que eu conheço e posso facilmente identificá-las...
 

pirilampo

Member
Descobri o que eu acho que são as eólicas..identificaste com o símbolo que parece uma seringa?...aparece-me aqui no mapa umas zonas que dizem"linha 4008" em direção a uma subestação..se é isto parabéns...)e são mesmo as eólicas..grande trabalho....
 

Pedro MM

Member
Boas Shelltox!
Vou experimentar como referes, vou eliminar o ficheiro que tenho cartão de memória e colocar o teu ficheiro e renomea-lo para gmapsupp.img.
Depois dou o resultado no meu edge 705.
 
Top