Tirar peso a uns Magura Marta SL

Vitorzip

Member
Ola amigos.

Comprei recentemente uns travões Magura, modelo Marta SL de 2007.

Como todos sabem, estes travões são dos mais leves do mercado, em conjunto com Formula Oro Puro, Avid Ultimate e os mais recentes e mais leves Hope Mono Mini Pro.

A escolha deste modelo foi precisamente por serem os que têm mais potencial em termos de alterações, se bem que, nestes modelos topo de gama, qualquer alteração significa poucos gramas por muitos euros.

Os travões escolhidos têm fixação postmount na frente, e IS na traseira. Ambos são de 160mm.

Peso

O travão dianteiro pesa 332g, completo, com adaptador Postmount incluido.

O travão traseiro pesa 358 gramas, completo, com disco e parafusos.

O total são 690 gramas.

Vamo-nos concentrar no travão traseiro.

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Completo pesa 358 g.

Á partida, é um bom peso, tendo em conta os 374g dos Ultimate, mas poderia ter os 340g dos Oro, ou os 330g dos Mini Pro (pesos reais dos travões traseiros).

A grande vantagem destes Magura, é que obtêm este peso usando parafusos normais, de aço, enquanto os concorrentes usam titanio nos parafusos dos seus travões.

A diferença de peso é significativa...

O conjunto dos parafusos, incluindo os da bomba, do rotor e da manete, pesam 28 gramas.

Na verdade, pode ser considerado leve, tendo em conta o peso de uma bicicleta, no entanto, 28g x 2 travões, são 56 g, um pouco aqui e um pouco ali...

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O disco de origem Magura pesa 106 gramas, o que até é bastante leve, além disso até é um disco bonito (mas isso são gostos).

No entanto, também ele pode ser mais leve.

A alteração

Mesmo não sendo uma alteração profunda, a redução de peso é interessante.

Começamos pelos parafusos.

Um kit de parafusos de titanio para o rotor, 2 parafusos de titanio para a bomba, 1 parafuso de Ergal para a manete. Também poderia usar ergal na bomba, que até é mais leve, e igualmente resistente, mas não tinha disponiveis em casa com esta medida.

O peso baixou para menos de metade.

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Além do aspecto "limpinho" que o titanio dá, 9 parafusos pesam menos de metade dos de origem, conservando toda a resistência e segurança.

Com esta alteração, tiramos 15 g por roda, ou seja 30 g no total.

O investimento é de, aproximadamente, 38€ por travão.

O disco escolhido é um Hope flutuante de 2007. A escolha recai sobre este travão pelo peso, beleza, fiabilidade e facilidade de arranjar.
Poderia usar um disco Stan´s de aluminio, e aí a redução de peso seria drástica, com 62g cada disco, mas a durabilidade e resistência são reduzidas, é um disco só para voltinhas ou para competição.

Estes Hope de 160 satisfazem plenamente.

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Com estes rotores, tiramos 14 g por roda, 28g no total.


Resultado


Com esta pequena alteração, conseguimos uma descida de peso na ordem dos 29 gramas, num travão que só por si já é um peso-pluma. Fica exactamente 1 g á frente do Mini Pro traseiro.

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O peso do travão traseiro baixou para 329 gramas, o travão dianteiro para 303 gramas, sendo o total de 631 gramas. A redução é de cerca de 60 gramas.
Este valor deixa-os perto do peso real dos Hope Mono Mini Pro, e torna-os nos travões de disco mais leves do mercado. Recordo que o Mini Pro de 160mm dianteiro tem um peso anunciado de 295g, real de 303g.

Se a Magura introduzisse estas alterações, sobretudo os parafusos, nos Marta SL, estes não estariam no 3º lugar dos travões de disco mais leves do mercado, mas seriam os mais leves. Com o preço de venda que eles têm, bem que podiam vir com parafusos de titanio.


A alteração poderia ser mais profunda, trocando os terminais do tubo por uns de aluminio de cor da Goodridge, ou trocando os tubos Magura por uns Spiegler de malha de aluminio ou de carbono. Também, como já referi, os discos Stan´s de aluminio com tratamento cerâmico iriam baixar bastante o peso de origem.

Este é o exemplo de uma pequena alteração que coloca os Magura num patamar de peso mais adequado á sua reputação, no entanto, com um pouco mais de empenho e um orçamento mais alargado, com as alterações que acabei de referir, poder-se-ia chegar aos 270g por travão, sem sacrificar o poder de travagem.

Esta é apenas uma forma de transformar o que já é optimo á partida, em algo ainda melhor.

Cumprimentos a todos.

Vitor Rodrigues
 

HR

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Muito interessante... não há duvida que sem grandes invenções se conseguem bons resultados.

...sempre a aprender e então com este senhor!...

Boas pedaladas...
 

Phalhas

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Alf_PKS_0 said:
Espetáculo :D :D :D

Isto sim são tópicos :p

x2

EstO Cantinho foi criado com esta intenção...

Os meus XTR tb têm alguns "quitanços" para reduzir peso, só faltam os parafusos dos discos...

Abraços
 

Silvas

New Member
Excelente tópico :yeah:

Mas agora tenho uma dúvida :-K.
Pelo que percebi, esses travões assim ficam a pesar uma grama a menos que os Mono Mini Pro.
Ora a minha questão é a seguinte, em quanto é que ficou essa pequena brincadeira com os Marta SL e quanto é que custam os Mono Mini Pro?

Penso que é uma pergunta pertinente, pois certamente estamos a falar de valores algo elevados.
 

cruza

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Muitos parabens Vitor Zip, gostei bastante do trabalho que tiveste a tirar fotos e mostrar aqui ao pessoal. Se todos fossem como tu tinhamos um forum muito melhor. Parabens e Abraços
 

Vitorzip

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Começo por agradecer os elogios. Adoro envolver-me nestas "brincadeiras".

Silvas said:
Excelente tópico :yeah:

Mas agora tenho uma dúvida :-K.
Pelo que percebi, esses travões assim ficam a pesar uma grama a menos que os Mono Mini Pro.
Ora a minha questão é a seguinte, em quanto é que ficou essa pequena brincadeira com os Marta SL e quanto é que custam os Mono Mini Pro?

Penso que é uma pergunta pertinente, pois certamente estamos a falar de valores algo elevados.

Ola Silvas.

Os Magura Marta SL custam em Portugal cerca de 600€, penso eu. Esse será aproximadamente o preço de venda dos Mini Pro.

Esta pequena brincadeira deve rondar os 150€, no entanto, como diz o Jeremy Clarkson "se é para melhorar, vale sempre a pena".

Quando se fala em componentes nestes valores, por vezes o preço é relegado para 2º plano. Não sou um gajo rico, e seii que existem outros travões que também travam bem e custam metade. Mas alguns pesam quase o dobro.

Alem disso, os Mono Mini Pro não dão tanto gozo, já vêm com tudo do melhor, titanio incluido.

Abraço.
 

Silvas

New Member
Sim, tens razão.
Mas às de ver que isso só vale a pena para quem já tem os Marta SL, gosta mais destes ou então para quem quiser mesmo tirar um pouco de gozo como tu dizes, senão vai logo para o mais leve.

Ontem também referiste isto.
Vitorzip said:
...
A alteração poderia ser mais profunda, trocando os terminais do tubo por uns de aluminio de cor da Goodridge, ou trocando os tubos Magura por uns Spiegler de malha de aluminio ou de carbono. Também, como já referi, os discos Stan´s de aluminio com tratamento cerâmico iriam baixar bastante o peso de origem.
...

Quer dizer que alguém poderia fazer estas alterações, por exemplo, nos Mono Mini Pro e estes ficariam ainda mais leves!
Eu, apesar de não ter dinheiro para estas brincadeiras, também gostava de fazer estas coisas mas até lá só posso ir sonhando com isso e como tal todas estas dúvidas surgem na minha cabeça.
E eu admito, tenho um certo fraquinho pelos Mono Mini Pro :roll:
 

Vitorzip

Member
Silvas said:
...E eu admito, tenho um certo fraquinho pelos Mono Mini Pro :roll:

Eu também sou um grande fã dos Hope, e gosto muito dos Mini Pro ( da cor azul nem tanto...).

Como dizes, estas alterações mais profundas deixariam os Hope, os Avid, Os Magura, muito mais leves do que são. Mas isso seria outro valor, bem mais elevado.

A escolha dos Magura deve-se ao facto de, além de gostar bastante deles, os ter adquirido a um optimo preço, que me deixa muita margem para estas "brincadeiras"...

Bastaria um par de discos destes, para baixar e muito o peso.

discgenerationii160mmrd6.jpg

discgenerationii140mm3dn2.jpg
 

Nuno Prazeres

New Member
Excelente!!!!

Eu tenho uns Marta SL e vou tentar fazer a operaçãom pelo menos aos parafusos. Os rotores para já vou manter.

É que como ando muito na Ericeira, os parafusos clássicos lá tendem a enferrujar no inverno devido aos aerosois marinhos.

Com esta operação ganha-se peso e durabilidade.

Vitor, desculpa incomodar-te mas onde posso arranjar o kit de parafusos?
 

LSD

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Grande mestre vitorzip!!
Será que pode informar-me onde posso adquirir um kit de parafusos de titâneo?

Obrigado e desculpe lá o estar a chatear..
Boas pedaladas.
LSD
 

Nuno Prazeres

New Member
Descobri mais uma "batota" na montagem de discos (que se calhar já é do conhecimento do pessoal mais batido) e não quis abrir um novo tópico.

Li numa reportagem sobre a Epic do Overend que ele fixa os rotores aos cubos só com 3 parafusos. Justifica-se dizendo que se o Eric Carter faz o mesmo, então sente-se minimamente seguro. :roll:

Decidam por vossa conta e risco se vale a pena. :wink:
 

Vitorzip

Member
Além de diminuir o peso (fraco argumento) do conjunto, sem retirar resistência, este truque é igualmente utilizado pelos pilotos de DH de topo, com o objectivo de dar mais flexibilidade lateral aos discos em caso de embate em pedras...

Mas como referiu e muito bem o Nuno, fica á consideração de cada um...
 

Batas

New Member
Luís Costa said:
Olá! E onde, posso comprar estes discos?


Bastaria um par de discos destes, para baixar e muito o peso.

Obrigado
[/quote]

Desculpa não responder à tua questão, mas porque queres uns travões de disco para teres uma travagem potente, mesmo que o sistema seja mais pesado que uns v-brakes, e depois queres colocar discos de alumínio para perderes eficácia? :s
 

Nuno Prazeres

New Member
Devido às lamaceiras onde tenho chafurdado, :twisted: fiquei com um sulco algo fundo no meu rotor da frente dos Marta SL.

Apesar de não sentir uma perda de potência, o travão passou a fazer ruído quando está molhado.

Antecipando a necessidade de mudar de rotores mandei vir uns Hope para kitar a coisa como muito bem fez o nosso amigo Vitor.

Para já só pesei um dos rotores e para meu espanto pesava apenas 81 gramas. :shock: Pensei: se calhar é a balança que se foi de vez mas depois de mais umas voltas vi aqui o excelente post do Vitor sobre os Pro e verifico que o peso está correcto.

Resta agora esperar que consiga retirar os parafusinhos de Ti dos cubos DT 240s (coisa que me está a desassossegar porque não meti muita massa e tenho medo que estejam colados) :s e depois verificar se o poder de travagem continua lá.

Depois da operação coloco conclusões aqui e desenvolvo no meu blog:

http://myblurxc.blogspot.com

Quanto ao peso poupado, a acreditar naquele valor da balança, vou retirar cerca de 50g. Ainda tenho uns 5/7 gramitas para ir buscar se substituir os parafusos da manete por ergal. Na prática nunca os aperto muito para poderem "dançar" no guiador em caso de queda (ficando assim as duas peças mais protegidas) por isso o ergal deve aguentar. Gostava era de saber onde arranjar isso. :roll:

Com mais esta cacetada, a bicicleta encaminha-se para os 10,500g valor esse conseguido com pneus 2.1 que aguentam perto de 2000km e sem componentes de resistência ou desgaste demasiado rápido.
 
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