Ola amigos.
Comprei recentemente uns travões Magura, modelo Marta SL de 2007.
Como todos sabem, estes travões são dos mais leves do mercado, em conjunto com Formula Oro Puro, Avid Ultimate e os mais recentes e mais leves Hope Mono Mini Pro.
A escolha deste modelo foi precisamente por serem os que têm mais potencial em termos de alterações, se bem que, nestes modelos topo de gama, qualquer alteração significa poucos gramas por muitos euros.
Os travões escolhidos têm fixação postmount na frente, e IS na traseira. Ambos são de 160mm.
Peso
O travão dianteiro pesa 332g, completo, com adaptador Postmount incluido.
O travão traseiro pesa 358 gramas, completo, com disco e parafusos.
O total são 690 gramas.
Vamo-nos concentrar no travão traseiro.
Completo pesa 358 g.
Á partida, é um bom peso, tendo em conta os 374g dos Ultimate, mas poderia ter os 340g dos Oro, ou os 330g dos Mini Pro (pesos reais dos travões traseiros).
A grande vantagem destes Magura, é que obtêm este peso usando parafusos normais, de aço, enquanto os concorrentes usam titanio nos parafusos dos seus travões.
A diferença de peso é significativa...
O conjunto dos parafusos, incluindo os da bomba, do rotor e da manete, pesam 28 gramas.
Na verdade, pode ser considerado leve, tendo em conta o peso de uma bicicleta, no entanto, 28g x 2 travões, são 56 g, um pouco aqui e um pouco ali...
O disco de origem Magura pesa 106 gramas, o que até é bastante leve, além disso até é um disco bonito (mas isso são gostos).
No entanto, também ele pode ser mais leve.
A alteração
Mesmo não sendo uma alteração profunda, a redução de peso é interessante.
Começamos pelos parafusos.
Um kit de parafusos de titanio para o rotor, 2 parafusos de titanio para a bomba, 1 parafuso de Ergal para a manete. Também poderia usar ergal na bomba, que até é mais leve, e igualmente resistente, mas não tinha disponiveis em casa com esta medida.
O peso baixou para menos de metade.
Além do aspecto "limpinho" que o titanio dá, 9 parafusos pesam menos de metade dos de origem, conservando toda a resistência e segurança.
Com esta alteração, tiramos 15 g por roda, ou seja 30 g no total.
O investimento é de, aproximadamente, 38€ por travão.
O disco escolhido é um Hope flutuante de 2007. A escolha recai sobre este travão pelo peso, beleza, fiabilidade e facilidade de arranjar.
Poderia usar um disco Stan´s de aluminio, e aí a redução de peso seria drástica, com 62g cada disco, mas a durabilidade e resistência são reduzidas, é um disco só para voltinhas ou para competição.
Estes Hope de 160 satisfazem plenamente.
Com estes rotores, tiramos 14 g por roda, 28g no total.
Resultado
Com esta pequena alteração, conseguimos uma descida de peso na ordem dos 29 gramas, num travão que só por si já é um peso-pluma. Fica exactamente 1 g á frente do Mini Pro traseiro.
O peso do travão traseiro baixou para 329 gramas, o travão dianteiro para 303 gramas, sendo o total de 631 gramas. A redução é de cerca de 60 gramas.
Este valor deixa-os perto do peso real dos Hope Mono Mini Pro, e torna-os nos travões de disco mais leves do mercado. Recordo que o Mini Pro de 160mm dianteiro tem um peso anunciado de 295g, real de 303g.
Se a Magura introduzisse estas alterações, sobretudo os parafusos, nos Marta SL, estes não estariam no 3º lugar dos travões de disco mais leves do mercado, mas seriam os mais leves. Com o preço de venda que eles têm, bem que podiam vir com parafusos de titanio.
A alteração poderia ser mais profunda, trocando os terminais do tubo por uns de aluminio de cor da Goodridge, ou trocando os tubos Magura por uns Spiegler de malha de aluminio ou de carbono. Também, como já referi, os discos Stan´s de aluminio com tratamento cerâmico iriam baixar bastante o peso de origem.
Este é o exemplo de uma pequena alteração que coloca os Magura num patamar de peso mais adequado á sua reputação, no entanto, com um pouco mais de empenho e um orçamento mais alargado, com as alterações que acabei de referir, poder-se-ia chegar aos 270g por travão, sem sacrificar o poder de travagem.
Esta é apenas uma forma de transformar o que já é optimo á partida, em algo ainda melhor.
Cumprimentos a todos.
Vitor Rodrigues
Comprei recentemente uns travões Magura, modelo Marta SL de 2007.
Como todos sabem, estes travões são dos mais leves do mercado, em conjunto com Formula Oro Puro, Avid Ultimate e os mais recentes e mais leves Hope Mono Mini Pro.
A escolha deste modelo foi precisamente por serem os que têm mais potencial em termos de alterações, se bem que, nestes modelos topo de gama, qualquer alteração significa poucos gramas por muitos euros.
Os travões escolhidos têm fixação postmount na frente, e IS na traseira. Ambos são de 160mm.
Peso
O travão dianteiro pesa 332g, completo, com adaptador Postmount incluido.
O travão traseiro pesa 358 gramas, completo, com disco e parafusos.
O total são 690 gramas.
Vamo-nos concentrar no travão traseiro.
Completo pesa 358 g.
Á partida, é um bom peso, tendo em conta os 374g dos Ultimate, mas poderia ter os 340g dos Oro, ou os 330g dos Mini Pro (pesos reais dos travões traseiros).
A grande vantagem destes Magura, é que obtêm este peso usando parafusos normais, de aço, enquanto os concorrentes usam titanio nos parafusos dos seus travões.
A diferença de peso é significativa...
O conjunto dos parafusos, incluindo os da bomba, do rotor e da manete, pesam 28 gramas.
Na verdade, pode ser considerado leve, tendo em conta o peso de uma bicicleta, no entanto, 28g x 2 travões, são 56 g, um pouco aqui e um pouco ali...
O disco de origem Magura pesa 106 gramas, o que até é bastante leve, além disso até é um disco bonito (mas isso são gostos).
No entanto, também ele pode ser mais leve.
A alteração
Mesmo não sendo uma alteração profunda, a redução de peso é interessante.
Começamos pelos parafusos.
Um kit de parafusos de titanio para o rotor, 2 parafusos de titanio para a bomba, 1 parafuso de Ergal para a manete. Também poderia usar ergal na bomba, que até é mais leve, e igualmente resistente, mas não tinha disponiveis em casa com esta medida.
O peso baixou para menos de metade.
Além do aspecto "limpinho" que o titanio dá, 9 parafusos pesam menos de metade dos de origem, conservando toda a resistência e segurança.
Com esta alteração, tiramos 15 g por roda, ou seja 30 g no total.
O investimento é de, aproximadamente, 38€ por travão.
O disco escolhido é um Hope flutuante de 2007. A escolha recai sobre este travão pelo peso, beleza, fiabilidade e facilidade de arranjar.
Poderia usar um disco Stan´s de aluminio, e aí a redução de peso seria drástica, com 62g cada disco, mas a durabilidade e resistência são reduzidas, é um disco só para voltinhas ou para competição.
Estes Hope de 160 satisfazem plenamente.
Com estes rotores, tiramos 14 g por roda, 28g no total.
Resultado
Com esta pequena alteração, conseguimos uma descida de peso na ordem dos 29 gramas, num travão que só por si já é um peso-pluma. Fica exactamente 1 g á frente do Mini Pro traseiro.
O peso do travão traseiro baixou para 329 gramas, o travão dianteiro para 303 gramas, sendo o total de 631 gramas. A redução é de cerca de 60 gramas.
Este valor deixa-os perto do peso real dos Hope Mono Mini Pro, e torna-os nos travões de disco mais leves do mercado. Recordo que o Mini Pro de 160mm dianteiro tem um peso anunciado de 295g, real de 303g.
Se a Magura introduzisse estas alterações, sobretudo os parafusos, nos Marta SL, estes não estariam no 3º lugar dos travões de disco mais leves do mercado, mas seriam os mais leves. Com o preço de venda que eles têm, bem que podiam vir com parafusos de titanio.
A alteração poderia ser mais profunda, trocando os terminais do tubo por uns de aluminio de cor da Goodridge, ou trocando os tubos Magura por uns Spiegler de malha de aluminio ou de carbono. Também, como já referi, os discos Stan´s de aluminio com tratamento cerâmico iriam baixar bastante o peso de origem.
Este é o exemplo de uma pequena alteração que coloca os Magura num patamar de peso mais adequado á sua reputação, no entanto, com um pouco mais de empenho e um orçamento mais alargado, com as alterações que acabei de referir, poder-se-ia chegar aos 270g por travão, sem sacrificar o poder de travagem.
Esta é apenas uma forma de transformar o que já é optimo á partida, em algo ainda melhor.
Cumprimentos a todos.
Vitor Rodrigues