boas,
hoje levei para mais um test drive, a Specialized S-Works Stumpjumper Carbon 2010 fruto de uma boa relação com um amigo possuidor de um modelo destes. Ja havia testado a sua antiga máquina e como mudou, o teste tinha de ser feito. As modificações na bike de série são evidentes, mas deixo a foto para compararem:
Quadro - SJ HT S-WORKS em carbono FACT 10M (tamanho 17)
Suspensão - Future Shock S90
Avanço - KCNC
Guiador - New Ultimate
Punhos - Specialized Commuter
Travões - Avid Elixir R Carbon SL Hidráulico
Desviador fr - Shimano XTR
Desviador tr - SRAM X-0
Manípulos - SRAM X-0
Cassete - Shimano HG61
Corrente - SRAM PC-971
Pedaleiro - Shimano XT
Pedais - Shimano M520
Rodas - Roval
Pneu fr - Kenda small block 1.9 Tubeless
Pneu tr - Kenda small block 1.9 Tubeless
Selim - Specialized Phenon 130
Espigão - KCNC 30.9x400mm
Esta bike é um topo de gama, quer se queira quer não, e sem entrar em loucuras de peso, já é sub-10kg, pesada por mim. Não creio que deva ficar mais leve, pois a sua montagem é coerente e para umas subidas mais teimosas é a montagem ideal. A estética desta beldade é, como se pode ver, algo estonteante e aquelas linhas fazem lembrar outras curvas....
No terreno:
A bike comporta-se muito bem no seu habitat natural, as subidas, sempre pronta a trepar e não desilude. A geometria bem desenhada e a posição de condução levam-nos ao cimo de qualquer montanha sem grandes problemas. Estes pneus, bem escolhidos na minha humilde opinião, são perfeitos para rolar e para subir sempre que a lama não seja um problema. A future shock s90 foi uma das minhas surpresas neste teste, já havia testado a future shock com 120mm e as impressões não tinham sido muito boas naquele caso concreto, mas desta vez gostei. Talvez pelo seu curso mais comedido e pela montagem numa bike rigida achei que é uma das melhores suspensões que já testei. Muito boa a ler o terreno e sempre pronta a bloquear nas partes mais planas e asfálticas.
A descer esta bike tem um comportamento curioso, próprio deste tipo de máquinas, cola-se ao chão. Ninguém pense que faz desta menina uma bike para uns satitos ocasionais ou para uns arriscanços de situação de uma maneira fácil. Quando se desce, ela quer comer mais e mais km's e sente-se que fá-lo com determinação, quer chegar depressa, e perder tempo no ar não é com ela...Até nas descidas técnicas se mostrou ágil e fácil de manobrar, nem que isso signifique estar em ângulos diferentes em poucos segundos. É neste ponto que o quadro da s-works é realmente um espanto. A sua rigidez que me falava o dono é notável. O carbono, fact 10m, nota-se que é diferente do anterior (fact 9m), ou talvez seja impressão minha, mas que a bike parece mais estável e vigorosa, parece.
Em alcatrão, arriscava a dizer que muito boa gente poderia utilizá-la no ciclismo ( ), mas falando a sério, esta bike é uma autêntica papa-km. Vai para longe, depressa e bem!!!
Em termos de material, não é novidade que os componentes são fiáveis e muito bons, quer a nível da transmissão quer a nível de cockpit. só um pequeno aparte, não creio que a utilização de manipulos trigger em vez dos twister prejudique quem vai em cima da bike, a não que seja para utilização XC-Competição.
As rodas, confesso que não conhecia o seu comportamento e pelo que vi, portam-se muito bem, não sei no entanto se a longo prazo em termos de manutenção não haverá ali um ou outro ponto menos bom.
Em geral esta bike é fenomenal, e digo isto depois de encaixar em cima dela que nem uma luva, sente-se logo que nos quer levar para o cimo da montanha e depressa!!!
Resumindo:
Quadro - 5/5 - Muito leve e esteticamente muito bonito.
Suspensão - 5/5 - Muito boa e se bem calibrada é algo a que facilmente nos acostumamos!!!
Avanço - 5/5 - Muito leve e na minha opinião bem bonito.
Guiador - 5/5 - Muito leve e bonito.
Punhos - 4/5 - Não comprometeram, mas exigem algum hábito pois a esponja e o formato não são lineares.
Travões - 4/5 - De estética discutível, mas de desempenho exemplar!
Desviador fr - 4/5 - Por forma a manter a harmonia da bike, poderia ser trocado.
Desviador tr - 5/5 - Simplesmente espectacular, acho-o uma obra prima.
Manípulos - 5/5 - O par ideal para o desviador ( para quem gosta!).
Pedaleiro - 3/5 - Está muito bem, poderia ser trocado por razões de ordem estética, mas em termos de funcionamento é o ideal.
Rodas - 4/5 - Leves e resistentes, estética discutível.
Pneus - 3/5 - Muito bons, mas dá-me a impressão de desgaste prematuro se utilizado consecutivamente para além de na lama não serem ideais.
Selim - 5/5 - Muito confortável e uma boa escolha para esta bike.
Média = 4
É daquelas bikes que dá para sonhar!!!
Veredicto:
:arrow: É A verdadeira máquina para subir e dado o seu peso extremamente baixo pode ser uma boa escolha para quem pretende fazer xc ou maratonas. Tem um preço elevado (5.999 €), mas é certamente um preço digno quando se quer ter um maquinão destes. :lol:
Um abraço especial ao Isidro da Bike Space, que sendo meu amigo, me emprestou a bike e deixou-me tirar algumas conclusões sobre a sua menina!!!
ATENÇÃO: Toda a análise aqui realizada foi feita com base nas minhas escolhas e opiniões pessoais.
hoje levei para mais um test drive, a Specialized S-Works Stumpjumper Carbon 2010 fruto de uma boa relação com um amigo possuidor de um modelo destes. Ja havia testado a sua antiga máquina e como mudou, o teste tinha de ser feito. As modificações na bike de série são evidentes, mas deixo a foto para compararem:
Quadro - SJ HT S-WORKS em carbono FACT 10M (tamanho 17)
Suspensão - Future Shock S90
Avanço - KCNC
Guiador - New Ultimate
Punhos - Specialized Commuter
Travões - Avid Elixir R Carbon SL Hidráulico
Desviador fr - Shimano XTR
Desviador tr - SRAM X-0
Manípulos - SRAM X-0
Cassete - Shimano HG61
Corrente - SRAM PC-971
Pedaleiro - Shimano XT
Pedais - Shimano M520
Rodas - Roval
Pneu fr - Kenda small block 1.9 Tubeless
Pneu tr - Kenda small block 1.9 Tubeless
Selim - Specialized Phenon 130
Espigão - KCNC 30.9x400mm
Esta bike é um topo de gama, quer se queira quer não, e sem entrar em loucuras de peso, já é sub-10kg, pesada por mim. Não creio que deva ficar mais leve, pois a sua montagem é coerente e para umas subidas mais teimosas é a montagem ideal. A estética desta beldade é, como se pode ver, algo estonteante e aquelas linhas fazem lembrar outras curvas....
No terreno:
A bike comporta-se muito bem no seu habitat natural, as subidas, sempre pronta a trepar e não desilude. A geometria bem desenhada e a posição de condução levam-nos ao cimo de qualquer montanha sem grandes problemas. Estes pneus, bem escolhidos na minha humilde opinião, são perfeitos para rolar e para subir sempre que a lama não seja um problema. A future shock s90 foi uma das minhas surpresas neste teste, já havia testado a future shock com 120mm e as impressões não tinham sido muito boas naquele caso concreto, mas desta vez gostei. Talvez pelo seu curso mais comedido e pela montagem numa bike rigida achei que é uma das melhores suspensões que já testei. Muito boa a ler o terreno e sempre pronta a bloquear nas partes mais planas e asfálticas.
A descer esta bike tem um comportamento curioso, próprio deste tipo de máquinas, cola-se ao chão. Ninguém pense que faz desta menina uma bike para uns satitos ocasionais ou para uns arriscanços de situação de uma maneira fácil. Quando se desce, ela quer comer mais e mais km's e sente-se que fá-lo com determinação, quer chegar depressa, e perder tempo no ar não é com ela...Até nas descidas técnicas se mostrou ágil e fácil de manobrar, nem que isso signifique estar em ângulos diferentes em poucos segundos. É neste ponto que o quadro da s-works é realmente um espanto. A sua rigidez que me falava o dono é notável. O carbono, fact 10m, nota-se que é diferente do anterior (fact 9m), ou talvez seja impressão minha, mas que a bike parece mais estável e vigorosa, parece.
Em alcatrão, arriscava a dizer que muito boa gente poderia utilizá-la no ciclismo ( ), mas falando a sério, esta bike é uma autêntica papa-km. Vai para longe, depressa e bem!!!
Em termos de material, não é novidade que os componentes são fiáveis e muito bons, quer a nível da transmissão quer a nível de cockpit. só um pequeno aparte, não creio que a utilização de manipulos trigger em vez dos twister prejudique quem vai em cima da bike, a não que seja para utilização XC-Competição.
As rodas, confesso que não conhecia o seu comportamento e pelo que vi, portam-se muito bem, não sei no entanto se a longo prazo em termos de manutenção não haverá ali um ou outro ponto menos bom.
Em geral esta bike é fenomenal, e digo isto depois de encaixar em cima dela que nem uma luva, sente-se logo que nos quer levar para o cimo da montanha e depressa!!!
Resumindo:
Quadro - 5/5 - Muito leve e esteticamente muito bonito.
Suspensão - 5/5 - Muito boa e se bem calibrada é algo a que facilmente nos acostumamos!!!
Avanço - 5/5 - Muito leve e na minha opinião bem bonito.
Guiador - 5/5 - Muito leve e bonito.
Punhos - 4/5 - Não comprometeram, mas exigem algum hábito pois a esponja e o formato não são lineares.
Travões - 4/5 - De estética discutível, mas de desempenho exemplar!
Desviador fr - 4/5 - Por forma a manter a harmonia da bike, poderia ser trocado.
Desviador tr - 5/5 - Simplesmente espectacular, acho-o uma obra prima.
Manípulos - 5/5 - O par ideal para o desviador ( para quem gosta!).
Pedaleiro - 3/5 - Está muito bem, poderia ser trocado por razões de ordem estética, mas em termos de funcionamento é o ideal.
Rodas - 4/5 - Leves e resistentes, estética discutível.
Pneus - 3/5 - Muito bons, mas dá-me a impressão de desgaste prematuro se utilizado consecutivamente para além de na lama não serem ideais.
Selim - 5/5 - Muito confortável e uma boa escolha para esta bike.
Média = 4
É daquelas bikes que dá para sonhar!!!
Veredicto:
:arrow: É A verdadeira máquina para subir e dado o seu peso extremamente baixo pode ser uma boa escolha para quem pretende fazer xc ou maratonas. Tem um preço elevado (5.999 €), mas é certamente um preço digno quando se quer ter um maquinão destes. :lol:
Um abraço especial ao Isidro da Bike Space, que sendo meu amigo, me emprestou a bike e deixou-me tirar algumas conclusões sobre a sua menina!!!
ATENÇÃO: Toda a análise aqui realizada foi feita com base nas minhas escolhas e opiniões pessoais.
Last edited: