[Teste] Specialized S-Works Stumpjumper Carbon '10 (modified)

pin7as

New Member
boas,
hoje levei para mais um test drive, a Specialized S-Works Stumpjumper Carbon 2010 fruto de uma boa relação com um amigo possuidor de um modelo destes. Ja havia testado a sua antiga máquina e como mudou, o teste tinha de ser feito. As modificações na bike de série são evidentes, mas deixo a foto para compararem:

DSC07921.JPG

Quadro - SJ HT S-WORKS em carbono FACT 10M (tamanho 17)
Suspensão - Future Shock S90
Avanço - KCNC
Guiador - New Ultimate
Punhos - Specialized Commuter
Travões - Avid Elixir R Carbon SL Hidráulico
Desviador fr - Shimano XTR
Desviador tr - SRAM X-0
Manípulos - SRAM X-0
Cassete - Shimano HG61
Corrente - SRAM PC-971
Pedaleiro - Shimano XT
Pedais - Shimano M520
Rodas - Roval
Pneu fr - Kenda small block 1.9 Tubeless
Pneu tr - Kenda small block 1.9 Tubeless
Selim - Specialized Phenon 130
Espigão - KCNC 30.9x400mm

Esta bike é um topo de gama, quer se queira quer não, e sem entrar em loucuras de peso, já é sub-10kg, pesada por mim. Não creio que deva ficar mais leve, pois a sua montagem é coerente e para umas subidas mais teimosas é a montagem ideal. A estética desta beldade é, como se pode ver, algo estonteante e aquelas linhas fazem lembrar outras curvas....

No terreno:
A bike comporta-se muito bem no seu habitat natural, as subidas, sempre pronta a trepar e não desilude. A geometria bem desenhada e a posição de condução levam-nos ao cimo de qualquer montanha sem grandes problemas. Estes pneus, bem escolhidos na minha humilde opinião, são perfeitos para rolar e para subir sempre que a lama não seja um problema. A future shock s90 foi uma das minhas surpresas neste teste, já havia testado a future shock com 120mm e as impressões não tinham sido muito boas naquele caso concreto, mas desta vez gostei. Talvez pelo seu curso mais comedido e pela montagem numa bike rigida achei que é uma das melhores suspensões que já testei. Muito boa a ler o terreno e sempre pronta a bloquear nas partes mais planas e asfálticas.
A descer esta bike tem um comportamento curioso, próprio deste tipo de máquinas, cola-se ao chão. Ninguém pense que faz desta menina uma bike para uns satitos ocasionais ou para uns arriscanços de situação de uma maneira fácil. Quando se desce, ela quer comer mais e mais km's e sente-se que fá-lo com determinação, quer chegar depressa, e perder tempo no ar não é com ela...Até nas descidas técnicas se mostrou ágil e fácil de manobrar, nem que isso signifique estar em ângulos diferentes em poucos segundos. É neste ponto que o quadro da s-works é realmente um espanto. A sua rigidez que me falava o dono é notável. O carbono, fact 10m, nota-se que é diferente do anterior (fact 9m), ou talvez seja impressão minha, mas que a bike parece mais estável e vigorosa, parece.

Em alcatrão, arriscava a dizer que muito boa gente poderia utilizá-la no ciclismo ( :D:D:D ), mas falando a sério, esta bike é uma autêntica papa-km. Vai para longe, depressa e bem!!!

Em termos de material, não é novidade que os componentes são fiáveis e muito bons, quer a nível da transmissão quer a nível de cockpit. só um pequeno aparte, não creio que a utilização de manipulos trigger em vez dos twister prejudique quem vai em cima da bike, a não que seja para utilização XC-Competição.
As rodas, confesso que não conhecia o seu comportamento e pelo que vi, portam-se muito bem, não sei no entanto se a longo prazo em termos de manutenção não haverá ali um ou outro ponto menos bom.

Em geral esta bike é fenomenal, e digo isto depois de encaixar em cima dela que nem uma luva, sente-se logo que nos quer levar para o cimo da montanha e depressa!!!


Resumindo:

Quadro - 5/5 - Muito leve e esteticamente muito bonito.
Suspensão - 5/5 - Muito boa e se bem calibrada é algo a que facilmente nos acostumamos!!!
Avanço - 5/5 - Muito leve e na minha opinião bem bonito.
Guiador - 5/5 - Muito leve e bonito.
Punhos - 4/5 - Não comprometeram, mas exigem algum hábito pois a esponja e o formato não são lineares.
Travões - 4/5 - De estética discutível, mas de desempenho exemplar!
Desviador fr - 4/5 - Por forma a manter a harmonia da bike, poderia ser trocado.
Desviador tr - 5/5 - Simplesmente espectacular, acho-o uma obra prima.
Manípulos - 5/5 - O par ideal para o desviador ( para quem gosta!).
Pedaleiro - 3/5 - Está muito bem, poderia ser trocado por razões de ordem estética, mas em termos de funcionamento é o ideal.
Rodas - 4/5 - Leves e resistentes, estética discutível.
Pneus - 3/5 - Muito bons, mas dá-me a impressão de desgaste prematuro se utilizado consecutivamente para além de na lama não serem ideais.
Selim - 5/5 - Muito confortável e uma boa escolha para esta bike.

Média = 4

É daquelas bikes que dá para sonhar!!!


Veredicto:
:arrow: É A verdadeira máquina para subir e dado o seu peso extremamente baixo pode ser uma boa escolha para quem pretende fazer xc ou maratonas. Tem um preço elevado (5.999 €), mas é certamente um preço digno quando se quer ter um maquinão destes. :lol:

Um abraço especial ao Isidro da Bike Space, que sendo meu amigo, me emprestou a bike e deixou-me tirar algumas conclusões sobre a sua menina!!!

ATENÇÃO: Toda a análise aqui realizada foi feita com base nas minhas escolhas e opiniões pessoais.
 
Last edited:

tiago cunha

New Member
Boas
Boa analise Pintas, eu pessoalmente gosto mais do quadro em preto, mas essa também é muito bonito.
Nessa bike o que está mesmo a destoar a montagem é sem duvida a pedaleira XT, não é que seja má, até é muito boa, fiz milhares com uma, mas nessa bike merecia uma pedaleira de topo.
De resto excelente.

Abraços
Ps Oh Pintas, não te importavas nada de ser o proprietário dessa maquina, não?:D
 

paulo azevedo

New Member
Boas,
Aí está mais uma grande Máquina:D, linda, uma bike da minha eleição, que gostava de ser propietário mas tenho que me contentar:( com a minha Specialized S Works com quadro em aluminio M5 com um peso de sub 9.4.
Uma grande análise...
Boas pedaladas e desfruta dessa Máquina...haja pernas...
Cump,
Paulo
 
Boas, uma excelente máquina, tive o prazer de a testar e gostei bastante! Achei o quadro bastante rígido, é mesmo para XC-competição. Para conforto não é das melhores bikes, mas quem vai para comprar uma bike deste calibre não pode olhar muito a isso! Bike espectacular em que não custa muito habituar-se à geometria da bike! A suspensão não é das melhores para quem gosta de fazer umas brincadeiras como eu, pois em caso de um saltinho ou algo assim ela acaba por colar muito ao chão, mas para XC-competição não há nada melhor, visto que não há tempo para brincadeiras!
 

Peixinhus

Active Member
Uma análise com "Pinta's" , parabéns pela análise apesar de gostar mais de ver-te a sacar uns cavalinhos do que a dar graxa a marcas lider do sector :D,sou fã dessas linhas da specialized. De todos os quadros que rolam por ai pessoalmente acho-o o mais bonito e atraente de todos. Quem sabe , quando for grande vou ter um quadro desses se, o preço baixar para um limite justo, aqui o valor da marca vale 50% do total e mudarem a cor só para branco e pouco preto. Enfim um maquinão....Nessa ai uma suspensão em branco, selim branco e espigão preto ficava no ponto :D

Abraços
 

pin7as

New Member
:arrow: zanetti
sim os cranks poderiam ser mudados, mas em primeiro lugar a bike não é minha e depois para quem dar "porrada" na bike é uma boa opção. se fosse eu talvez fosse para uma Noir!:D

:arrow: MeridaBikes
obrigado!

:arrow: tiago cunha
não não me importava...mas sou mais amante do aluminio ( s-works m5), pah feitios!!!! mas este quadro em qualquer cor fica bem:D

:arrow: paulo azevedo
olha eu gosto muito do teu quadro, se fosse comprar comprava o teu em vez deste, este é muito bom mas para outros voos (Xc, Xcm, etc...) eu como não pratico esse btt, ia mesmo para o m5:D

:arrow: Peixinhus
sim, isso do preço é indiscutível...mas pronto!
lol, sim eu ando muito com a roda na frente no ar, mas conhecêmo-nos?

:arrow: JCSousa
obrigado!

abraço!
 

Rider 33

New Member
No word's. . . Simplesmente brutal, mas eu cá também lhe mudava a pedaleira para algo de topo, e os pneus para qualquer coisa mais larga na frente e com mais tracção atrás ;)

boa análise sem dúvida :yeah::yeah::yeah:
 

paulo azevedo

New Member
Boas,
Pin7as,
Também acho o meu quadro muito bonito e para o tipo de btt (Maratonas) que pratico é excelente :p e chega bem, mas adorava ter esse por ser mais exclusivo, mas o preço é proibitivo:(...
Cump,
Paulo.
 

ZE KTM

New Member
Pois é, eu andei nesta "maquina", acho 5 estrelas para maratonas, é uma bike que pede para se pedalar, leve e agressiva, a suspensão obriga a roda a estar sempre "colada" ao piso. Sem dúvida comprava se o Socrates fizesse um PEC a favor ;)
 
Top