JorgeSantos
New Member
Quadro em liga de alumínio M5 totalmente manipulada, tubo superior monocoque Transform com sistema ORE, pontos de maior tensão construídos com a tecnologia de forja a frio Spinal Tech, pontos de rotação com rolamentos selados e biela em magnésio
Amortecedor Fox Triad, 3 posições de ajuste: 1-Bloqueio, 2-Aberto, 3-Pro-pedal, ajuste da pré carga de ar e recuperação
Suspensão Fox Float 120 RL 120mm de curso, ajuste de recuperação e compressão, bloqueio
Travões de disco hidráulicos Avid Juicy 5 com discos de 185/160mm (S/M) ou 203/185mm (L/XL)
Mudança traseira Sram X.9 e manípulos Sram X.7
Pedaleira Truvativ Stylo
Rodas com aros Dt Swiss X430, raios DT Swiss, cubos Specialized Stout Disc e Shimano M-525
Pneus Specialized Resolution Pro 2.0 kevlar
Specialized BG Rival, carris em Cromoly ocos
Peso - 12,700Kg tamanho M (pesada em casa)
Boas......depois de muita pesquisa e de muita indecisão eis que finalmente resolvi comprar este modelo da Specialized.
Eu um apaixonado e aficcionado pela Scott e já dono de uma, nunca no passado me tinha passado pela cabeça, comprar outra marca não sendo Scott, mas a verdade é que me rendi a esta marca e em particular a este modelo.
Com este topico irei dentro do possivel dar informação sobre o comportamento da mesma.
Tendo já feito cerca de 150 km, com a Stump, á primeira vista só tenho a dizer bem. Porta-se muito bem em terra, tanto a descer (proporcionando uma segurança e um conforto, nunca antes sentido, sendo muito agil e rapida nos obstaculos que por vezes nos surgem, a posição de condução é excelente) os travões (Avid 5) ainda não estão a 100% mas já começam a demonstrar uma força e um toque muito bom, a suspensão e amortecedor, fantásticos, apesar de só fazerem 120 de curso, estes mesmos mostram-se mais que suficientes para abusar e descer com muita segurança, sentindo sempre um suave bombear.
A subir, e aqui confesso que tenho tido alguma dificuldade em me adaptar (isto eu, para quem estava habituado a trepar numa Scale. as diferenças são enormes) De qualquer maneira só tenho a dizer bem. O amortecedor na posição propedal (fast) faz com que cada pedra, cada obstaculo parece inofensivo, a bike só bombeia mesmo em caso de necessidade, fora isso vai devorando o terreno, ajudando a avançar no terreno, quer seja pedra ou simplesmente terra. A suspensão acompanha o amortecedor, não gerando perdas de pedalada.embora aqui ainda não tenha acertado com o Rebound adequado.
Umas das coisas que me impressionou na montagem desta Stump foi o desviador traseiro( Sram X9 ) estando eu habituado a shimano Xt, nunca imaginei que este modelo fosse tão eficiente e tão funcional, quer em tempo seco, como humido. Aqui julgo que os cabos teflon que vêm montados de origem ajudem a tal desempenho. No desviador da frente, nada a apontar.
A pedaleira foi outro dos componentes que me levantavam duvidas, mas até agora não deu problema algum, embora goste mais da Xt montada na minha Scale, mas só o tempo dirá.
Um dos pontos (fracos) a meu ver nesta Stump, são os cubos, o da frente da Specialized e o de trás da shimano, parecem-me demasiado fracos, ao contrario dos aros e dos raios que me parecem bastante fiaveis.
A curto prazo irei tb trocar os pedais de encaixe shimano 520 por uns 540, estes ultimos muito mais praticos e com menos (corpo) para armazenar impurezas.
Bem e como não quero escrever mais sobre algo que ainda não tenho a certeza absoluta, irei continuar a actualizar este topico de forma a poder ajudar a quem por ventura esteja interessado neste modelo e tenha duvidas.
Assim como eu recorri aqui ao forum, enquanto andava indeciso.
Abraços