(Teste/Análise) Specialized StumpJumper FSR Comp. 2007

JorgeSantos

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Quadro em liga de alumínio M5 totalmente manipulada, tubo superior monocoque Transform com sistema ORE, pontos de maior tensão construídos com a tecnologia de forja a frio Spinal Tech, pontos de rotação com rolamentos selados e biela em magnésio

Amortecedor Fox Triad, 3 posições de ajuste: 1-Bloqueio, 2-Aberto, 3-Pro-pedal, ajuste da pré carga de ar e recuperação

Suspensão Fox Float 120 RL 120mm de curso, ajuste de recuperação e compressão, bloqueio

Travões de disco hidráulicos Avid Juicy 5 com discos de 185/160mm (S/M) ou 203/185mm (L/XL)

Mudança traseira Sram X.9 e manípulos Sram X.7

Pedaleira Truvativ Stylo

Rodas com aros Dt Swiss X430, raios DT Swiss, cubos Specialized Stout Disc e Shimano M-525

Pneus Specialized Resolution Pro 2.0 kevlar

Specialized BG Rival, carris em Cromoly ocos

Peso - 12,700Kg tamanho M (pesada em casa)


Boas......depois de muita pesquisa e de muita indecisão eis que finalmente resolvi comprar este modelo da Specialized.
Eu um apaixonado e aficcionado pela Scott e já dono de uma, nunca no passado me tinha passado pela cabeça, comprar outra marca não sendo Scott, mas a verdade é que me rendi a esta marca e em particular a este modelo.
Com este topico irei dentro do possivel dar informação sobre o comportamento da mesma.

Tendo já feito cerca de 150 km, com a Stump, á primeira vista só tenho a dizer bem. Porta-se muito bem em terra, tanto a descer (proporcionando uma segurança e um conforto, nunca antes sentido, sendo muito agil e rapida nos obstaculos que por vezes nos surgem, a posição de condução é excelente) os travões (Avid 5) ainda não estão a 100% mas já começam a demonstrar uma força e um toque muito bom, a suspensão e amortecedor, fantásticos, apesar de só fazerem 120 de curso, estes mesmos mostram-se mais que suficientes para abusar e descer com muita segurança, sentindo sempre um suave bombear.
A subir, e aqui confesso que tenho tido alguma dificuldade em me adaptar (isto eu, para quem estava habituado a trepar numa Scale. as diferenças são enormes) De qualquer maneira só tenho a dizer bem. O amortecedor na posição propedal (fast) faz com que cada pedra, cada obstaculo parece inofensivo, a bike só bombeia mesmo em caso de necessidade, fora isso vai devorando o terreno, ajudando a avançar no terreno, quer seja pedra ou simplesmente terra. A suspensão acompanha o amortecedor, não gerando perdas de pedalada.embora aqui ainda não tenha acertado com o Rebound adequado.
Umas das coisas que me impressionou na montagem desta Stump foi o desviador traseiro( Sram X9 ) estando eu habituado a shimano Xt, nunca imaginei que este modelo fosse tão eficiente e tão funcional, quer em tempo seco, como humido. Aqui julgo que os cabos teflon que vêm montados de origem ajudem a tal desempenho. No desviador da frente, nada a apontar.
A pedaleira foi outro dos componentes que me levantavam duvidas, mas até agora não deu problema algum, embora goste mais da Xt montada na minha Scale, mas só o tempo dirá.

Um dos pontos (fracos) a meu ver nesta Stump, são os cubos, o da frente da Specialized e o de trás da shimano, parecem-me demasiado fracos, ao contrario dos aros e dos raios que me parecem bastante fiaveis.

A curto prazo irei tb trocar os pedais de encaixe shimano 520 por uns 540, estes ultimos muito mais praticos e com menos (corpo) para armazenar impurezas.

Bem e como não quero escrever mais sobre algo que ainda não tenho a certeza absoluta, irei continuar a actualizar este topico de forma a poder ajudar a quem por ventura esteja interessado neste modelo e tenha duvidas.

Assim como eu recorri aqui ao forum, enquanto andava indeciso.

Abraços
 

Alf

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Re: Analise Specialized StumpJumper FSR Comp. 2007

Uma boa análise sim senhor, desculpa lá o comentário... vês, já desapareceu... :mrgreen: :mrgreen:

Olha que dizem muito bem da truvativ stylo...

Queremos mais!
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Re: Analise Specialized StumpJumper FSR Comp. 2007

Vi há uns meses essa bicicleta numa loja, e a observação mais critica que tenho a fazer, é em relação ao "percurso" das bichas.
Se eu já não achava grande jeito às bichas da transmissão a passarem por baixo do tubo diagonal, acho que a do travão de disco hidraulico a passar igualmente por baixo do tubo diagonal é uma daquelas aberrações do mundo das bicicletas todo o terreno.

Então mas não há nenhum tipo a trabalhar na Specialized que tenha o discernimento de pensar que a bicha a passar por baixo do tubo diagonal está susceptível a levar com um calhau, rasgar, e criar uma fuga que deixa o bttista sem travão traseiro?!

Ainda gostava que alguém da specialized me explicasse o motivo pelo qual fizeram esta escolha...

Fora isso, e do tempo que andei com uma stumpjumper fsr, acho uma bicicleta bastante divertida.

Análise porreira :yeah:

Vai-nos dando conta das novidades :wink:

Boas pedaladas
 

miguelromao

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Re: Analise Specialized StumpJumper FSR Comp. 2007

muito boa análise a stump em relação ao comportamento dela. é para mim, sem dúvida a bicicleta (quadro) do mercado mais polivalente podendo fazer tudo o que quisermos desde descidas ou subidas técnicas ou mesmo longas sem sentirmos perda de eficácia na pedalada devido ao sistema do amortecedor fox pró-pedal.

Em relação ao material penso que é um pouco ao gosto do freguês, o que é realmente bom é o quadro e o sistema fsr.

muito boa para fazer maratonas.
 

fg

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Re: Analise Specialized StumpJumper FSR Comp. 2007

Josant:
Boa compra e boa análise! Vai informando o pessoal!

Ludos : ainda há pouco tempo falámos precisamente nesta bike.... e já me tinhas dado a tua opinião sobre essa questão dos cabos; não sei se não estarás a ser um bocado "exigente"... conheces casos em que tenha havido rotura dos cabos?

Miguel:
Qualquer dia tenho que experimentar a tua.... :wink:

Quanto à bike : acho que o Miguel tem razão- é uma máquina muito polivalente e completa. Os 120mm estão a voltar de novo em grande força. Leram o artigo da penúltima solobici?

Penso que também já escrevi isto noutro tópico, mas pronto.... no último número da (para mim) melhor revista de BTT do mundo (MTBAction) - dez 2006 - tem um comparativo de 6 das mais populares trailbikes nos USA : Cannondale Rush 800, Iron Horse MKIII Comp, Jamis Dakar XLT 2.0, Kona Dawg Primo, Mongoose Teocali Super e Specialized Stumpjumper FSR Comp.
A "vencedora" é precisamente a Stumpy - faz tudo bem, é leve; sobe e desce bem; é confortável q.b.
Se conseguirem encontrar a revista, vale a pena comprar.


p.s. um único senão - o modelo testado na revista é aquele verde militar :eek:mg: - prefiro, de longe, a tua, amigo Josant
 

JorgeSantos

New Member
(Vi há uns meses essa bicicleta numa loja, e a observação mais critica que tenho a fazer, é em relação ao "percurso" das bichas)

Sim Ludos, tenho de concordar contigo que realmente a localização e o percurso que as bichas fazem ,não é das melhores e que tb foi um dos aspectos que me deixou "confuso", aliás ainda hoje depois de algumas saidas, ando a corrigir barulhos que os cabos provocam Assim como recorri a "Zipps" para juntar o mais possivel e deste modo diminuir curvaturas e folgas nos 3 cabos que percorrem o tubo diadonal. Penso deste modo ter diminuido em grande parte os barulhos, assim como o risco dos cabos prenderem-se a algo com facilidade. De referir tb que usei pequenos bocados de velcro para diminuir os barulhos.
Agora se perguntas se gosto? Claro que não, e tb pergunto como tú. Será que não existe ning. na marca capaz de (inventar) outro percurso para as mesmas? Mas como em tudo, nada é perfeito, por vezes questiono-me: Existirá a bike perfeita? Julgo que não. Prq cada um tem o seu gosto e aí torna-se dificil agradar a todos.
Por outro lado tb estou como o Fg: "conheces casos em que tenha havido rotura dos cabos?". Eu não e não quero ser o 1º que conheças :mrgreen: :mrgreen:

Obrigado a todos pelos comentarios, no proximo fim de semana irei testar novamente a Stumpy e assim poder dizer algo mais sobre ela.

Abraços e Boas pedaladas e claro um Bom Natal :mrgreen:
 

RPires

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Viva,

Sou o feliz proprietário de uma Stumpjumper FSR Pro faz algum tempo e o que posso adiantar é que a polivalência desta bike é de facto espectacular...
Quanto à passagem dos cabos, na minha o tubo do travão traseiro segue pelo por baixo do tubo superior do quadro, descendo depois pelo tubo superior do triângulo traseiro. Parece-me esta a decisão acertada se bem que quando se dá o amortecimento traseiro, o mesmo tubo faz uma "ligeira barriga" junto do tubo superior principal.
Não gostei do aperto do espigão de selim, pelo que o substituí por um daqueles sem manipulo. A razão da troca foi que com o tempo um certo barulho tipo tac tac e que se dava com a frequência da pedalada surgia vindo do quadro e eu sem perceber de onde, pedalava em pé e nada e quando pedalava sentado lá aparecia o mesmo, assim comecei por tentar perceber o que causava o mesmo tendo chegado à conclusão que o dito aperto não se efectuava correctamente...
Quanto ao resto já foi tudo dito, a máquina é mais que boa :lol: :lol: :lol:
 

miguelromao

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julgo que a questão que estão a colocar sobre os cabos passarem por baixo do quadro é irrelevante para o funcionamento da bike, meramente estético e ai já posso achar que possam ter razão.
A especialized faz bicicletas à muitos anos e julgo que tudo o que venha para o mercado seja testado centenas de vezes para não dar barraca. não é a unica marca de bicicletas a usar esta posição dos cabos.

por outro lado eu nunca tive qualquer problema com os cabos e já vão quase 3 anos com uma stumpy e perto de 6 mil kms. :mrgreen:

Fernando:

foi esquecimento no sábado passado, mas fica marcado para o próximo fim de semana experimentares a minha stumpy. :D
 

jcor

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Eu ando numa fsr expert e só tenho a dizer bem desta bike é das mais polivalentes que já experimentei 50% para cada lado, subida e descida.
Dá vontade de perguntar ? quantos são, quantos km são venham eles! :mrgreen:
A questão dos cabos acho que será mais por uma questão de estética com algum benefício para o cabo das mudanças que tem a espiral inteira desde o manípulo até ao desviador o que benefcía em muito o funcionamento em caso de chuva e lamas e sendo o cabo em téflon o atrito é minimo e fica muito melhor do que ver os cabos a passar por cima dos tubos que com o tempo estragam a pintura, mas claro isto é apenas a minha opinião porque na verdade não percebo nada disto :wink:
 

miguelromao

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penso que é unânime o valor da stumpjumper no seu comportamento com bike.

agora imaginem a stump em vez de ser versão "coca-cola" alumínio ser em versão "titanol" titânio.

era uma autêntica bomba com pedais.
 

JorgeSantos

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Boas......Antes de mais nada espero que todos tenham tido um Bom Natal e que tudo tenha corrido bem. Aproveito tb para desejar um Feliz Ano Novo.
Agora de volta ao tópico :D

Nestes dias tive a oportunidade de efectuar mais alguns Kms na Stumpy, e assim sendo passo a descrever:
No Sabado, logo pela manhã e com um frio do catano, decidi ir fazer estrada, ou seja experimentar a Bike em Alcatrão. Logo á primeira vista, julguei não ser uma boa opcção, os pneus que trazem de origem são demasiado duros, assim como pessimos para rolar. E eis que logo nos primeiros metros me apercebi disso mesmo. ( Ai a minha scale!!) Para poder analisar melhor o comportamento da Stumpy, decidi bloquear tanto o amortecedor assim como a suspenção, tornando-a numa QUASE rigida, e digo QUASE, porque fica longe de uma rigida, é impossivel não nos lembrar-mos que vamos numa FS, pois ao mais pequeno (sobresalto) tanto a suspenção como o amortecedor, fazem o que têm a fazer neste tipo de Bike, ou seja deixar os (20mm) trabalhar, tirando logo aqui bastante rendimento á maquina. Principalmente a subir, prq a descer nem se nota. Neste aspecto e tendo feito 25 Kms de dificuldade média, com uma subida de 6 kms bem durinha, a minha opinião é a seguinte: Meus Amigos!! A Stumpy não é a bike apropriada para rolar em estrada, é do genero: Ou tens muita pedalada, ou vai mesmo custar-te a puxar a (carroça). E digo isto com experiencia, podem crer. Eu que sou um bom rolador :twisted: com esta Menina, vejo-me negro para fazer aquilo a que estava habituado na minha Scale. Por outro lado, nem tudo é mau, a posição de condução é das melhores que já experimentei, lá está o que tira em rendimento, dá-nos em conforto.........pena é não conseguir reunir as duas coisas .
De salientar que continuo impressionado com o desviador traseiro (Sram x9) trabalha como um relógio. Aqui mais uma vez tiro o chapéu e aconselho a todos que possam, montar cabos Teflon, julgo estar aqui o segredo. É impressionante o trabalhar.
Os Travões Avid 5, ainda não estão a 100% além de que ainda não acertei com a afinação certa dos discos, sendo que estes ultimos em certas ocasioes vão provocando ruidos estranhos, tipo (Chiadeira), vou continuar a puxar por eles, para ver se ficam bons. Mas como ultimamente não tenho tido muita sorte com discos hidraulicos, nem me vou alongar :( :(.
Tb ainda não consegui retirar todos os barulhos que os cabos provocam no quadro, principalmente em piso irregular.
No Domingo, juntamente com o meu Amigo Brekas :mrgreen:, fui dar uma voltinha pela Foz, e aí sim! Aproveitei para tirar um pouco de proveito para dar uns (saltinhos) e só tenho a dizer que gostei muito do comportamento da suspenção total da Stumpy, mesmo tendo só 120mm de curso, dei uns saltitos de um muro de 1 metro e a aterragem foi sempre boa, e posso dizer que a bike ajuda, pois se existe Bttista sem jeito para saltar, esse mesmo sou EU! Podem crer, mas pronto fiquei muito satisfeito com o comportamento da Bina. transmite-me segurança. Será isso bom?? :mrgreen: :mrgreen:
Conclusão provisória: A Stumpy está-se a revelar uma Bike muito polivalente, Embora não seja a melhor companhia para fazer uns Kms por estrada. Muito menos se forem subidas dificeis.

Abraços

Josant
 

JorgeSantos

New Member
Novamente eu! :mrgreen: :mrgreen:
Não existem duvidas, que o forum é mesmo uma Biblia do Btt.
Tendo lido um topico sobre guardas -lamas proprios para protecção do amortecedor, nem hesitei e pus-me ao caminho á procura do mesmo. Aviso já que está esgotado em quase todas as lojas aqui do Norte, excepto numa. De qualquer maneira, já tinha um encomendado na BikeZone, e não vou cancelar a encomenda. Nunca se sabe!
É verdade o preço foi de 15 euros.

Bem..........o resultado final é este:


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Aqui ao pormenor:
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Opinem :

Abraços,

Josant
 

jusko

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Viva pessoal!

Tambem já encomendei um guarda lamas desses pra minha,tenho feito uns passeios nos ultimos dias com alguma lama e essa zona do embolo costuma ficar com bastante terra agarrada, acho que é uma boa protecçao para o amortecedor.

Presentemente devo ter feito uns 100km com a minha(coitada da scale que agora vai ficar ali encostada :mrgreen:) e apenas posso dizer bem,pelo menos para aquilo que quero fazer com ela,umas voltinhas com o pessoal sempre na base da descontraçao :mrgreen:,uns saltinhos,umas descidas! é uma bike mesmo divertida,os travaos inicialmente desapontaram-me um bocado,mas agora pelo menos o da frente!! nossa senhora!!parece um pitt bull a morder,até se ouve um relinchar que creio ser normal pois um amigo meu tambem tem uma e faz o mesmo,o travao de tráz é que ainda precisa de mais uns quilometros pois ainda nao esta grande coisa,noto tambem que a manete do travao de traz faz mais curso k a da frente para comecar a morder o disco,já andei a ver se havia alguma afinaçao para isso mas nao encontrei nada,vou esperar mais uns quilometros pra ver o que dá.

abraços
 

Myrage

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"os pneus que trazem de origem são demasiado duros, assim como péssimos para rolar."

Estive eu a espera quase 2 meses de uns Pneus desses, e agora acabo de saber que os Pneus não são Grande coisa :cry: e logo agora que me ligaram da loja a informar que já chegaram :evil:

Abraço
MY
 

HR

New Member
Boas Myrage

por vezes o que é bom/mau para uns não o é para outros... Não te esqueças que desde o tipo de condução ao tipo de terreno e até aos pontos de refererencia anteriores as opiniões divergem.

Já experimentei esses pneus e gostei muito, mas para andar na estrada como foi mencionado certamente não serão os melhores mas os que forem bons para andar na estrada também não o serão para o "mato"... penso eu de que...

O melhor é experimentares (uma vez que os encomendas-te) e depois dizeres algo... se forem assim tão maus eu fico-te com eles... :wink:

Abraço.
 

JorgeSantos

New Member
Amigo My, em relação aos pneus é a minha opinião. Tenho por expl uns IRC Mythos montadas na Scott e para rolar são formidaveis, assim com tb já tive uns Hutchinson Bulldog e tb rolavam muito bem em estrada. Mas é a minha analise.

Agora em relação aos Specialized Pro, em terra e pedra gosto bastante da aderencia, mas como disse, em estrada colam ao chão.

Abraços, e se quiseres fazer testeDrive estás á vontade, basta apitares :lol:
 

JorgeSantos

New Member
jcor said:
Ò Josant! Um muro de um metro hahaha!!!!! :rotfl:
Tenho mesmo de ver isso! :yeah:

Ok, Ok, 0,90 cms pode ser??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um gajo já não pode acrescentar uns cms que a malta refila logo!!

Abraços

( A tua Stumpy não é melhor do que a minha! E sabes prq? Sabes, Sabes??Sabes??)
Não sabes!! Então cala-te!!
 

P.M.

Member
Boas,

Antes de mais parabens pela compra. Apesar de nos ultimos tempos não ser grande apologista da Specialized, admito que a stumpy é das melhores bicicletas do mercado (quer de comportamento, quer de design). Tanto que tenho uma e adoro-a!

Já agora deixo aqui uma foto do meu para-lamas mais exclusivo :twisted:




P.M.
 

JorgeSantos

New Member
Pois é!! Mais um fim de semana em que saí para experimentar a Bina.
Ontem como quase sempre faço aos Sabados, fui dar uma volta por estrada, mais uma vez mais me convenço que gosto de ser sadomasoquista! Mas enfim, vou tentando convencer-me que a Stumpy serve para rolar. Puro engano meu. Em estrada é melhor esquecer.
Hoje (Domingo) lá fui eu bem cedo com o resto do pessoal, OGUh, PMC, MY, Scotty, Nuno, Jorge e Jorge BikeZone. E claro está, fomos para Valongo. O tempo prometia, tem estado a chover e já calculava que estivesse tudo enlameado.Assim foi.
Mas vamos ao que interessa. A Stumpy!
Em terra e em pedra (qualidades de Valongo) :mrgreen: a subir gosto da tracção que o amortecedor proporciona, não me deixou ficar mal em nenhuma subida, se desmontei é prq não tinha pernas mesmo, :lol: :lol:.
O Sram 9 a trás continua a funcionar muito bem, mesmo atolhado de lama, o desviador da frente (LX) tb não compromete funcionando sempre que solicitado. Os Travões Avid 5, esses sim, começam a dar um ar da sua graça, o de trás esta completamente acamado, funcionando muito bem e tendo uma potencia bastante boa. O da frente ainda não acamou a 100% mas para lá caminha. De referir que nunca falei das manetes dos Avid 5. Simplesmente 5*. Muito suaves e com excelente tacto. Mas claro está com tanta lama, barro, pedras, chuva, ainda oiço o disco tanto frente como trás a roçar. Mas lá faço por não ligar.
Até aqui tudo bem, agora vem as partes negativa:
Com apenas 260Kms, volto a dizer: Com apenas 260 kms, eis que o eixo da pedaleira, foi-se!! Sem mais nem menos. Ou seja está com folga. No inicio ainda pensei que fosse o parafuso que aperta um dos lados, mas não. É mesmo do eixo estando com uma folga para aí e a olho de 2mm. Relembro que se trata de uma pedaleira Truvativ Stylo com eixo Truvativ GXP, integrado, com rolamentos exteriores sobredimensionados. OU O QUE ISTO QUEIRA DIZER!!
De referir que por sorte pedalo com o mecánico da loja onde a adquiri, por isso já conbinei amanha ir lá. para desmontar e enviar para a garantia. De qlq maneira tb já decidi que vou montar a minha velhinha mas fiavel Shimano Deore XT que está na Bina Scott.Nunca me deu problemas, tirando só a substituição do prato do meio por desgaste, de qlq maneira já fez cerca de 5000Kms.
Quanto á Truvativ, vai para a garantia, e qd estiver pronta instalo na Scott.
Em relação á pedaleira está tudo dito! Ou seja: Ou tive azar ou então o material não presta mesmo!! Aliás julgo já aqui no forum ter lido sobre isso. Por favor acusem-se :mrgreen:
Agora ao ponto negativo 2:
Os pneus, claro está!! Lembram-se de eu dizer que nã gostava deles? Lembram-se? Pois é, e já me tinham avisado. Eu que já não furava á muito tempo, eis que hoje furei. Pode já ser mania minha contra os pneus,mas que não gosto deles não gosto, ainda para mais quando observo que para montá-los ou desmontá-los basta usar a mão, não sendo necessario os desmontas. Para mim Pneu que se tira sem ajuda de desmontas não é um pneu, é uma tira de gelatina com bolhas. Desculpem,mas é que penso!
Mas como tb me custa encostar uns pneus novos e gastar dinheiro para já noutros, encomendei as "tiras" protectoras antifuro da Slime para colocar entre o pneu e a camara de ar. A ver vamos!
Existe outro ponto que me anda a tirar do sério! Tenho um ruido na Bina que não consigo descobrir de onde vem. Julguei no inicio ser dos cabos que passam por debaixo do quadro, mas não. Aqui há gato!! E para meu azar parece ser um gato Fod*** de apanhar. Ainda bem que tomo a medicação!! :twisted:

Bem e acho que já chega, apenas dizer que estou aqui a escrever tranquilamente e com tranquilidade, prq a descer hoje foi um espectaculo. Estive para varrer o chão 3 vezes, mas a Stumpy esteve sempre á altura. É mesmo grande maquina nos trilhos com pedras, raizes e afins. Agarrando -se nas curvas como nunca imaginei! Passa por cima de tudo!!! Acreditem.

Daí e só hoje: Obrigado Stumpy por me teres trazido direitinho e sem amolgadelas neste meu corpo. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços

BM Antisocial
 
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