(Teste/Análise) Specialized StumpJumper FSR Comp. 2007

CO2

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Sou só mais um contentíssimo possuidor de uma Specialized StumpJumper FSR Comp de 2007. Ainda só fiz uma saída/35 Km e para já só posso dizer que estou maravilhado. Esperei por esta altura para a comprar e assim pude usufruir de um desconto que muito jeito fez, pois permitiu-me ir hoje comprar uma barras para o carro e um suporte. E aqui começou uma grande dor de cabeça, pois sempre utilizei a mala do carro para transportar a rígida, e agora não consigo deixar de pensar que a bike vai voar do carro em vez de andar a saltar comigo em cima...
Gostaria de vos colocar uma questão: Na loja afinaram-me a suspensão e o amortecedor com + - 80 ( Ainda não tenho bomba e agora nem sequer tenho a certeza de ser psi, mas também se fosse bar seria 8,0, acho eu...) . Peso pouco, cerca de 55 Kg, quais serão as vantagens/desvantagens que eventualmente poderei ter com esta afinação?
Um abraço e desde já muito obrigado.
 

JorgeSantos

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Boas, antes de mais nada parabens pela aquisição. E realmente nesta fase já se conseguem bons preços. Fizeste bem.

Se compras-te uns suportes, espero que tenhas comprado algo bom. Muito do pessoal dá 2000/2500 ou muito mais e depois compra suportes baratos. É um contracenso. No meu caso uso um hule Proride 591 e transmite-me segurança.

Quanto às pressões, podes ver em baixo valores referencia.

Embora não tenha o modelo Triad, podes regular pelo Float r ou pelo rp23.

E depois essas afinações passam muito pelo gosto pessoal. Falo por mim, já a tenho algum tempo e ainda não tenho a pressão ideal.
 

brunoladeiro

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Pra encontrar a pressão ideal é fácil:

1 - Coloca o Rebound (amortecedor e suspensão) no meio, e a Compression (suspensão) no meio também;
2 - Sentate na bicicleta parada e num plano horizontal e segura o guiador, tal e qual como andas nos carreiros;
3 - Coloca ou retira ar do amortecedor e suspensão até:
- 1cm de SAG no amortecedor
- 2cm de SAG na suspensão

NOTA: se o amortecedor tiver propedal, faz a mesma operaçao com o propedal ligado, na posição intermédia.

Depois é só afinar o Rebound, Compression ou Propedal a GOSTO. Se não se conseguir a afinação ideal experimentar TIRAR ou METER 5psi e repetir o processo de afinação...

P.S. - Mais um dropout pro lixo (é já o segundo)...o que é bom sinal é o X0 continuar irrepreensível! Pena é o cromado do corpo mal tratado...eheheh...só daqui a uma semana é que volto ao ataque, mas aquela curva ainda não me venceu!
 

JorgeSantos

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Pinho da Cruz said:
Viva!
Como companheiro de carreiros do Bruno ladeiro, que é um possuidor de uma stumpjumper, tenho que dizer que essa bike é um brinquedo!

Não vens dizer nada de novo! Principalmente neste tópico onde o objectivo é reunir os possuidores de Stumpys e falar sobre elas. Mas na parte que me toca. Obrigado :twisted:
 

CO2

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Quero, antes de mais, agradeçer as informações prestadas. Para já não vou mexer na pressão da suspensão/amortecedor, tenho de ir descobrindo as coisas gradualmente como voçês bem referiram... Andei em Monsanto a descer uns singletracks bem inclinados e não tenho nenhuma razão de queixa, contudo certamente poderá ainda ficar melhor :) Quando tiver possibilidade irei comprar uma bomba (já agora aconselham alguma marca?) porque agora o orçamento está curto...
O meu suporte também é um Thule 591, mas ainda não o experimentei... de qualquer modo foi bom saber que o Josant também utiliza um e não têm razão de queixa, fiquei bem mais descansado!!
 

Pedro Souto

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Sou possuidor de uma Stumpjumper de 2006 com cerca de 5000 kms. Até agora, além de uma folga no casquilho (aborrecida de solucionar mas já solucionada) entre a biela e o amortecedor e um par de rolamentos na mesma biela, tem vindo a comportar-se lindamente. Muito confortável e divertida.
Em relação ao estalido no triad tenho memória de o ter ouvido mas, depois da primeira revisão não voltou a fazer. Neste momento, para um peso de 75kg está com 185psi. A Fox Float RL tem 75psi.

Felicito o criador deste tópico. É um bom local para expormos e esclarecermos as nossas dúvidas.

Bons trilhos.
 

JorgeSantos

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CO2: Eu consegui arrajar uma bomba da Fox própria e que muitos dizem que acompanha aquando a aquisição da bike. Comigo a unica coisa que me deram foi a factura para pagar e os respectivos manuais tanto da Specialized como da Fox. Nem o medidor do Sag (uma pecinha de plastico que dá um jeito do caraças) deram. Mas já li por aqui que em algumas lojas isso tudo já vem no "Kit". De qalquer maneira e respondendo à tua pergunta, barato e mais ou menos fiável tens as bombas da Berg, da Decathalon e as da BBB (estas melhores). Por isso é uma questão de procurares e analisares:
Quanto ao Thule 591, como disse estou satisfeito. O unico senão é onde aperta o braço coincidir no porta bidão o que não dá muito jeito. E os cabos por debaixo tb atrapalham, agora a nivel de segurança, depois de presa , podes puxar à vontade que até abanas o carro. :mrgreen:

Abraço e qualquer coisa dispõe
 

brunoladeiro

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Em relação à bomba para suspensões, as bicicletas completas não trazem a mesma apesar de terem suspensão/amortecedor FOX...mas quando se compra uma suspensão Fox esta vem com a bomba respectiva (o que se costuma ver é venderem a suspensão sem a dita bomba, pra poderem ganhar mais 50 euros com outro comprador)...

Eu possuo uma Wrench Force, replica da Fox, que comprei na Bicimax (importador da Fox) aquando uma revisão, por 40 euros...

Se quiserem esperar eu vendo-a daqui a 6 meses por 20...quando trocar para a TALAS RLC 2008...ehehehhe

P.S. - O cromado ainda tá a doer, e nem os banhos na praia da Figueira ajudam...d***
 

JorgeSantos

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brunoladeiro said:
Em relação à bomba para suspensões, as bicicletas completas não trazem a mesma apesar de terem suspensão/amortecedor FOX...mas quando se compra uma suspensão Fox esta vem com a bomba respectiva (o que se costuma ver é venderem a suspensão sem a dita bomba, pra poderem ganhar mais 50 euros com outro comprador)...

Eu possuo uma Wrench Force, replica da Fox, que comprei na Bicimax (importador da Fox) aquando uma revisão, por 40 euros...

Se quiserem esperar eu vendo-a daqui a 6 meses por 20...quando trocar para a TALAS RLC 2008...ehehehhe

P.S. - O cromado ainda tá a doer, e nem os banhos na praia da Figueira ajudam...d***

O que acontece e julgo que seja assim. É que algumas lojas como forma de "agradar" o cliente oferecem a tal bomba. E falo porque sei.

ps. Deixa lá o cromado. O que interessa é que funcione correctamente :mrgreen: :mrgreen: Mas que é pena é!
 

JorgeSantos

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Especificações neste caso no Modelo Comp:
Quadro FSR em liga M5 manipulada com tubo superior monocoque Transform, pivôs e olhais de amortecedor com rolamentos selados, 120mm de curso, específico para disco

Amortecedor traseiro Fox Triad, 3 posições de ajuste: 1-Bloqueio, 2-Aberto, 3-Pro-pedal, ajuste de pré carga de ar e recuperação

Suspensão/Forqueta Fox Float 120 RL, 120mm de curso, ajuste de recuperação e compressão, bloqueio

Caixa direcção 1 1/8", alumínio com inserções de 10mm, com rolamentos selados

Avanço Specialized altura ajustável, oversize, forjado e maquinado

Guiador Specialized XC low rise, oversize, alumínio 2014 de dupla espessura, 6 graus de elevação, 8 graus de recuo, 620mm de largura

Punhos/Fitas Specialized MTB, composto duplo

Travão dianteiro Avid Juicy 5 hidráulico, disco de 185mm nos tamanhos S e M, disco de 203mm nos tamanhos L e XL

Travão traseiro Avid Juicy 5 hidráulico, disco de 160mm nos tamanhos S e M, disco de 185mm nos tamanhos L e XL

Manetes travão Avid Juicy 5

Desviador dianteiro Shimano M581 LX, abraçadeira de 34.9mm; bottom swing, dual pull

Desviador traseiro SRAM X-9, 9 velocidades, caixa longa

Manípulos mudanças SRAM X-7, trigger 9 velocidades

Cassete Shimano HG50, 9 velocidades, 11/34D

Corrente SRAM PC-951 com elo de engate

Pedaleiro Truvativ Stylo, 2 peças

Pratos 22D/32D/44D prato exterior de 4mm, 4 parafusos 104/64mm

Eixo Truvativ GXP, integrado, com rolamentos exteriores sobredimensionados

Pedais Shimano M-520 SPD

Aros DT X430 exclusivos para a Specialized, 24mm com ilhós, 32 furos

Cubo dianteiro Specialized Stout disc, rolamentos selados, 32 furos

Cubo traseiro Shimano M-525 disc, 32 furos

Raios DT Swiss 1.8mm Inox, pretos com cabeças em alumínio

Pneu dianteiro Specialized Resolution Pro 26x2.1", 120TPI, kevlar, composto duplo

Pneu traseiro Specialized Resolution Pro 26x2.1", 120TPI, kevlar, composto duplo

Câmaras-de-ar Specialized Ultralight 26x2.0", presta

Selim Specialized BG Rival, carris em Cromoly ocos

Espigão selim Specialized em alumínio 2014 de dupla espessura, preto, 30.9 x 350/400mm

Aperto espigão Alumínio 7050 anodizado com blocagem

Notas Protecção de escora, manual de utilização


As especificações podem ser alteradas sem aviso prévio.


Edit: Isto tratava-se de uma resposta ao JCSC que apagou o que tinha escrito. Não entendi :roll:
 

miguelromao

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Em relação as bombas fox, no meu caso tive mesmo qu comprar uma fox porque com a bike veio mesmo a factura para pagar.

Essa de oferta para agradar cá em Baixo (Lisboa) é novidade Josant.... mas é de :clap:
 

CO2

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Além do desconto de 10% não me deram mais nada, bem que pedi, pedi... enfim havia quem me fizesse um desconto mais pequeno com mais umas coisitas (suporte bidon, conta Km, etc...), feitas as contas optei só pelo desconto. Foi um risco esperar por esta altura para comprar a bike, mas acabou por correr tudo bem, tendo conseguido a cor pretendida -verde tropa - assim como o tamanho indicado - S. Julgo que mais não podia pedir, talvez só se esperasse até Setembro e até aos 15%, mas depois o mais certo era ficar a ver navios e como este modelo de 2007 é aquele que mais gosto, julgo que está tudo dito...
Antes de ler o post do Josant relativo ao suporte Thule, andava a dar voltas à cabeça sobre como o colocar compatível com o suporte de bidon. Acabei por tirar o suporte de bidon (um Zefal em carbono) e partir-lhe a patilha que segura o Bidon para ele não escorregar, tendo-o montado depois ao contrário, amanhã já vejo se é ou não compatível... As bichas também foram uma dor de cabeça e pensei no post que fala da questão das bichas passarem daquela maneira... Um abraço para todos e boas pedaladas este fim-de-semana. Estou certo que vão andar uma quantas StumJumper`s a rolar por esses trilhos...
 

Cguarita

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brunoladeiro said:
Já agora exponho o equipamento em pormenor:

Quadro - Specialized Stumpjumper FSR (M4) tamanho L (2006)
Amortecedor - Fox RP23 (2008)
Suspensão - Fox Talas RLC................................a trocar por Fox Talas RLC (2008)
Caixa de Direcção - Race Face Deus XC...............a trocar por Chris King NoThreadset
Pedaleira - Shimano XT
Desviador - Shimano XT
Esticador - SRAM X0
Manípulos - SRAM X0
Punhos - Odi Yeti Lock On
Guiador - Specialized Alloy XC Low Rise (31,8mm)
Avanço - Thomson Elite X4 (31,8mm, 0º, 90mm)
Espigão de Selim - Thomson Elite Layback...........a trocar por Thomson Elite
Travões - Avid Juicy Carbon (2007) 185mm (fr) e 160mm (tr)
Rodas - Mavic Crossmax ST
Pneus - Maxxis Crossmark LUST 2.1



Boas...

Eu também sou dos felizardos que anda de Stump, no meu caso uma 2007 com cerca de 600Km e que a única coisa a apontar é o Fox Triad que também está a ir para estaleiro, pois também já faz os ruídos que parecem serem comuns mais cedo ou mais tarde.
Bruno, entretanto o que pretendia era que me dissesses porque razão vais trocar o espigão do selim Thomson Layback por um direito.
Eu explico: Eu também sou um dos que gosta de abusar um pouco nas descidas e estou a pensar trocar o avanço por um Thomson de 70mm para o peso recuar um pouco, como consequência trocar também o espigão por um Layback para não ficar encolhido em cima da bike, será que a emenda vai ser pior que o soneto e depois não consigo subir por causa de frente a saltar a cada pedalada?

Um abraço
 

brunoladeiro

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Eu vou tenho um AVANÇO Thomson Elite X4 de 90mm 0º OS e um ESPIGÂO Thomson ELite Layback...

Em cima da bicicleta noto que podia estar mais sobre a frente, e menos sobre a traseira:
- reduz o efeito alavanca do selim, logo posso pôr menos pressão no amortecedor
- mais conforto sentado e mais eficiência a descer
- frente não levanta tanto à minima acelaração em subida)
...logo vou meter o Thomson Elite!

Basicamente, e sendo muito sincero, é um preciosismo do caraças e se calhar uma mudança mais estética do que funcional (tenho prata e quero preto)...mas como também quero meter uma Fox Talas RLC 2008 (140-120-100mm) o que me vai levantar a frente mais 1cm, vou "tirar" peso na traseira, andando 2cm para a frente (mais coisa menos coisa) com o ESPIGÃO Thomson Eilite...Assim fico com menos efeito alavanca na traseira, não vou ter tanto SAG, levantando a pedaleira em relação ao solo um pouco mais...

Estou confortável na bicicleta com o AVANÇO Thomson Elite X4 de 90mm 0º OS (dantes tinha o Deus XC 110mm 6º que realmente era um exagero), mas acho que com o ESPIGÂO Thomson ELite vou ficar ainda mais...
 

JorgeSantos

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brunoladeiro said:
Eu vou tenho um AVANÇO Thomson Elite X4 de 90mm 0º OS e um ESPIGÂO Thomson ELite Layback...

Em cima da bicicleta noto que podia estar mais sobre a frente, e menos sobre a traseira:
- reduz o efeito alavanca do selim, logo posso pôr menos pressão no amortecedor
- mais conforto sentado e mais eficiência a descer
- frente não levanta tanto à minima acelaração em subida)
...logo vou meter o Thomson Elite!

Basicamente, e sendo muito sincero, é um preciosismo do caraças e se calhar uma mudança mais estética do que funcional (tenho prata e quero preto)...mas como também quero meter uma Fox Talas RLC 2008 (140-120-100mm) o que me vai levantar a frente mais 1cm, vou "tirar" peso na traseira, andando 2cm para a frente (mais coisa menos coisa) com o ESPIGÃO Thomson Eilite...Assim fico com menos efeito alavanca na traseira, não vou ter tanto SAG, levantando a pedaleira em relação ao solo um pouco mais...

Estou confortável na bicicleta com o AVANÇO Thomson Elite X4 de 90mm 0º OS (dantes tinha o Deus XC 110mm 6º que realmente era um exagero), mas acho que com o ESPIGÂO Thomson ELite vou ficar ainda mais...


Concordo com a tua análise. Mas aqui aqui tens de ter em conta tb a altura a que colocas o espigão de selim. Experimentem baixar 1 ou 2 cms o espigão de selim. E vê a diferença. :wink:
 

Cguarita

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Josant,
a respeito do Fox Triad, quem é que resolveu o teu problema? foi a TN?
é que já comentei com a loja onde comprei a bike e eles disseram-me
que tinham que enviar o amortecedor para a Fox pois estva na garantia,
e o problema é que eles estao a levar mais de um mês a reparar e a devolver o material.

Cumprimentos
Carlos
 
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