Tensor de corrente

ze_zaskar

New Member
Boas
De facto o Gusset Bachelor é muito bom, tenho um. O unico problema é a amplitude de regulaçao, nao da muito jeito para o por a empurrar a corrente para cima. Tirando isso e fantastico.
:wink:
 

indy

Member
Eu tenho duas SS e utilizo os dois sistemas, um em cada uma delas.
Prefiro o sistema semelhante ao desse da Gusset embora também já me tenha deparado com o problema apontado pelo Ze_zaskar.

O outro sistema tem a vantagem de ajustar automaticamente a tensão da corrente mas acho-o muito exposto. Acaba por sofrer das mesmas fragilidades dum desviador.

Só mais uma coisa: quando se compram peças destas não me parece que seja muito importante a marca, a não ser que se ligue muito a essas mariquices. Com marca ou sem marca, baratos ou caros, esses dispositivos são tão simples que não os consigo diferenciar. Por exemplo, quando construí a primeira SS comprei um parecido com esse da Gusset. Aquilo é mesmo básico. Um colega meu construiu facilmente várias réplicas para ele e aqui para dois colegas. E andam aí nos trilhos sem problemas. Portanto marca X ou Y só se for para a fotografia porque para o que interessa, que é pedalar encosta acima...
 

ze_zaskar

New Member
Exacto indy, esses de mola axo que acabem por ter os mesmos problemas de um desviador, logo perde um pouco o sentido do singlespeed. De facto estes mais simples sao algo semelhantes entre marcas, mas acabam por mudar algumas coisas. O da DMR ( o mais usado) é mais fragil que o meu , acho-o feio mas permite uma grande regulaçao. O da DaBomb é muito bom e tem muito boas criticas, e discreto e tem boa regulaçao. Estes da Gusset existem em duas versoes, a antiga e a que tenho. A diferença esta no angulo do braço que supostamente serve para facilitar por a corrente por cima. Mas ou nao mudou nada, ou os antigos eram mesmo muito maus, isto porque continua a ser complicado de se fazer isso com o meu.
:wink:
 

indy

Member
Acho que é um problema que vai sempre existir com esses tipos de esticador.

Tem a ver com a corrente. Se tiveres a sorte de quando cortares a corrente ela ficar quase justa então quando esta esticar, devido à utilização, o esticador só tem de compensar um pouco, empurrando-a para cima, e tudo fica bem. É o que acontece com uma das minhas SS.

Já com a outra SS que tenho a corrente fica um bocado larga. Ao principio o esticador compensa isso mas depois a corrente vai esticando e vai sendo preciso empurrá-lo cada vez mais para cima até que começa a bater na escora (e para conseguir chegar aí até é preciso abdicar daquele parafuso de baixo).
 

350plus

New Member
indy said:
Tem a ver com a corrente. Se tiveres a sorte de quando cortares a corrente ela ficar quase justa então quando esta esticar, devido à utilização, o esticador só tem de compensar um pouco, empurrando-a para cima, e tudo fica bem. É o que acontece com uma das minhas SS

E os half-links? Há aqui alguém que tenha ido por essa via? Tenho ideia que na minha me safaria com um halflink e sem tensor, pelo menos uns tempos até a corrente esticar um bocadinho, mas não me apetece estar a encomendar um de fora...

Mas para o caso do tensor por cima ou por baixo da corrente, penso que um half-link faria toda a diferença.
 

indy

Member
Nota: separei este tópico pois pareceu-me que ficava melhor num local próprio.

Quanto à questão do 350plus... é provável! :)
Por acaso tenho uns half-link aqui em casa mas não me deu para os experimentar... nem sei se são para a medida de corrente correcta.
 

ze_zaskar

New Member
Boa ideia isto de criar um topico novo :D
Estes dropouts verticais.. :evil:
Eu quando cortei a corrente na minha foi frustante, pois para ter comprimento para a unir ficava larga, e quando tirava um elo ela ficava a menos de 1cm de se unir :grrr:
Andei a matutar sobre o assunto. Uma das soluçoes seria mudar de tamanha de pratos/carreto e manter a relaçao. O problema é que com o material que tenho a combinaçao mais proxima da minha 2,44 (44-18) seria uma 2,29 (32-14). Iria notar muito a diferença? A outra soluçao seria esperar que a corrente esticasse o resto, mas nao acredito muito, dado que a corrente nao é nova. E por ultimo alguem sabe onde posso comprar half-links? sao caros?
:wink:
 

indy

Member
Os half-link são baratuxos (1€ e tal... 2€...). O problema é encontrá-los.

Agora, como tem aparecido aí nas lojas material para SS, talvez já haja. Não sei...
Mas há ano e meio até o raio do esticador tive de mandar vir do estrangeiro e na altura aproveitei e comprei também uns 3 ou 4 half-link mas que nunca cheguei a usar.

Aliás, nem sei se os poderei utilizar pois até acho que são para umas correntes de BMX, julgo que um pouco mais largas que as que utilizamos normalmente...
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Acho que os half-links sao dificeis de arranjar. Ja que falas de correntes de BMX, outra das vantagens do Gusset Bachelor é que ele aceita correntes dessas, ao contrario da grande maioria dos outros. E relativamente a relaçao de transmiçao? Qual é a vossa opiniao?
:wink:
 

José Carlos

New Member
Vivam,

deixando aqui os meus 2 cêntimos, eu pessoalmente gosto mais dos sistemas :

DaBomb
chqb-singk.jpg


Surly
surly_singulator.jpg


DMR
BTI-DM1549.jpg


On-One
singulator.jpg


e outros que tais, pelo simples facto de que a tensão é feita por uma roldana dentada
que encaixa nos elos da corrente, em vez de uma roda de "plástico".

As bikes que experimentei com o segundo tipo de tensores, achei-as sempre mais barulhentas
pois a corrente anda raspar pela tal roda uma vez que esta, com a lama quase sempre deixa de rolar.
Além de como disse o Indy, à medida que a corrente "estica", é preciso ir lá ajustar a tensão.

Claro que isto são mariquices, mas eu sou mesmo assim... maricas.. :mrgreen:

Quanto à questão de sofrerem do mesmo mal dos desviadores...
Concordo que estejam mais expostos, e que um pau no lugar errado, à hora certa pode fazer estragos
mas acho que me fico por aí.

As maiores dores de cabeça dos desviadores (quer dizer, que eles no dão a nós...) são as desafinações,
pois aquilo está sempre a entortar e as tensões laterais provocam imensa folga em todos aqueles pivots.

O partir é um mal menor..."olha, agora tenho de ir em SS..." Bem vistas as coisas, os desviadores até são amigos das SS... :lol:

Resta-me dizer que em tempos usei um Surly e estava muito contente.
Também é verdade que a minha experiência com os outros tipos de tensor, resume-se a umas voltinhas
numa bike emprestada.

Abraços!
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Como devem saber, eu tenho usado um Gusset. No entanto tenho tido problemas, pois ele oferece pouca amplitude de movimentos. Isto leva a que tenha de estar sempre a puxar a corrente, e nunca a empurra-la para cima como seria ideal. Alem disso certas combinaçoes carreto-prato levam a que tenha de por a corrente enorme, de modo a que este tensor a consiga "apanhar". Por isso vou trocar por um DMR STS. É mais fragil, nao gosto tanto da cor, mas permite uma amplitude de movimentos muito grande. Ja pensei num Surly Singulator, mas tenho medo da mola e dos problemas que pode vir a trazer, tal como sao descritos nos foruns americanos.
:wink:
 

350plus

New Member
ze_zaskar said:
. Ja pensei num Surly Singulator, mas tenho medo da mola e dos problemas que pode vir a trazer, tal como sao descritos nos foruns americanos.

Sim, já tenho por lá visto muitos fixados com zip-tie à escora.

Eu uso o DMR STS e para já estou satisfeito. É bastante robusto e o sistema de fixação é muito forte. O único problema que lhe aponto é pouca amplitude de deslocamento lateral do rolete. Parece-me que é mais adequado para uma montagem singlespeed com prato exterior da pedaleira e não o do meio. De qualquer maneira o problema é de fácil resolução com um parafuso maior e um pequeno tubo metálico.

De qualquer maneira espero que o possa substituir em breve por um sistema bem mais interessante... :mrgreen:
 

jpsantos

New Member
Boas,

Eu tenho o DMR STS:

cdstsym4.jpg


e não tenho qualquer problema a alinhar a corrente como o prato do meio, utilizando os espaçadores fornecidos pelo Kit para alinhar o carreto, não ficando o rolete encostado aos batentes .
 

350plus

New Member
jpsantos said:
Eu tenho o DMR STS e não tenho qualquer problema a alinhar a corrente como o prato do meio, utilizando os espaçadores fornecidos pelo Kit para alinhar o carreto, não ficando o rolete encostado aos batentes .

Eu no meu para alinhar a corrente tenho o carreto quase a meio do cepo, podia traze-lo uns mm para fora mas faço questão de ter a corrente perfeitamente alinhada não vá a corrente falhar. O meu problema deve vir do quadro ou do pedaleiro.

De qualquer maneira não é nada grave, só gostava de ter um bocadinho mais de flutuação no rolete

ze_zaskar said:
Ja que falas em sistemas interessantes, como vai o teu projecto?
:wink:

Para já tá parado por causa do trabalho e vai continuar porque vou estar fora do país uma semana e qualquer coisa. Mas devo começar a cortar metal já no fim deste mês. Eu depois posto por aqui assim que tiver algo feito!
 

Chinês

New Member
Pessoal vou montar uma single speed apartir da semana que vem! existem lojas portuguesas com tensores? Quais? Para começar a pesquisar!
 
Top