Taça de Portugal Maratonas - 3 ª Prova - Maratona Internacional do Vale do Vez

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Segurança é a base de tudo.

Neste desporto amador, ninguém deveria ver a sua integridade física posta em causa.

Em 2006 eu fiz queixa ao DIAP sobre vários procedimentos de segurança regulamentares UCI, que não foram cumpridos na prova do Campeonato Nacional desse ano, com especial enfase dado à exigencia UCI da presença de um médico e de ambulancia equipada para suporte de vida, que nenhum deste itens existia à altura.
O organizador do referido campeonato foi chamado a depôr e foi feito arguido segundo ele disse na reunião seguinte a esse campeonato em Castro Marim 2007.
O resultado desse processo, foi um puxão de orelhas da juíza a todas as entidades envolvidas, desde o organizador à própria Federação que deverá ser o vigilante de que as normas se cumpram. Apenas puxão de orelhas pois ninguém morreu ou ficou gravemente ferido, pois de contrário os responsáveis enfrentariam problemas muito mais graves, segundo a juíza.
No ano seguinte e mesmo apesar deste puxão de orelhas, foi preciso eu obrigar a que estivesse um médico presente em prova, colocando a responsabilidade no único responsável que a prova tem em termos de segurança que é o Chefe da Escola de Comissários, que não quis assumir a responsabiidade de ter um processo crime movido por mim no caso de o meu atleta precisar de assistencia regulamentar e ela não existir por esse comissário ter permitido o arranque de uma prova sem as condições consideradas mínimas pela UCI, no que toda a responsabilidade seria del. Resultado, passou a haver médico em prova (pelo menos dizem que sim, embora nunca o tenham apresentado ou dado o seu nome).

Cada qual neste btt-XCO funciona por sí e pelos seus interesses quer seja num apoio de pneus, quer seja na possibilidade de se inscrever numa prova sem ter que cumprir o incrível manancial de burocracias pedidas por algumas organizações, trocando muitas vezes o silencio do pessoal por favores vários, e neste caso atrás estive completamente sózinho enquanto director desportivo do Sport Lisboa e Benfica, equipa do meu atleta à altura, sem uma ajuda apenas de algum outro director desportivo, no forcing que obrigou a que em 2007 em Castro Marim houvesse pela primeira vez médico, mas felizmente o resultado da minha "guerra" não foi usufruído por mim no meu atleta, nem nesse dia onde outros atletas já retiraram dividendos disto, nem noutros dias e provas.

De cada vez que o meu atleta não tenha as condições mínimas de segurança para em segurança poder fazer o que gosta, e com as regras UCI que ele também tem que cumprir não sejam postas em práctica, é bom que os organizadores tenham em conta que eu usarei todos os meios para que os referidos sejam responsabilizados pela sua negligencia ou falta de cumprimento de regras, seja civelmente, seja criminalmente, em caso de o meu atleta precisar do que está no regulamento e não estiver disponível. Com segurança não se brinca, com a integridade física das pessoas não se brinca ou sequer se poupa dinheiro.

O DownHill, que tem uma comissão de atletas liderada por um dos atletas que reune sempre antes de uma prova para ouvir os seus integrantes e as suas queixas em relação a segurança, e impõ lei e faz estes Srs. organizadores tremerem dos joelhos como já o fez no Nacional 2008 boicotando a prova por falta de segurança e depois fez numa prova da Taça de Portugal organizada por esta Geapro onde ninguém apareceu, funciona de forma diferente deste XCO estranho, onde não importa o bem comum, mas sim algo que possamos ter melhor que o outro. Este XCO precisa em termos de segurança ser unído e forte, sob pena de através da divisão que os organizadores promovem entre os atletas e equipas, mais casos como o deste fim de semana acontecerem, e infelizmente ninguém deveria passar pelo que alguns atletas estão a passar neste momento nas suas vidas pessoais na cama de um hospital, por causa de falta de segurança.
No sítio onde caíu o atleta que está hospitalizado, parece que, segundo testemunhos de atletas aqui no forum, caíram muitos mais atletas... se é este o espectáculo macábro que querem levar ao público, de quedas e pessoal a lesionar-se e a aleijar-se a ir para a mesa de operações, é uma forma errada de organizar btt, e alguns atletas deste país recusar-se-ão a fazer parte deste espectáculo de gladiadores, mas serão poucos, pois a desunião no XC é muita... cada um pensa em sí e sempre da seguinte maneira: "... se eu não caír que se lixem os outros... se o tipo mprecisou de médico é problema dele que eu nao precisei... além disso o tipo da organização até me vende pneus com desconto, e dá-me um capacete..." ...até ao dia em que caíem, se partem todos, e não têm assistencia condigna e de regra, e indo para o estaleiro 1 época ou a vida, 1 semana depois já ninguém se lembra deles, sendo que o pessoal até evita falar deles, como se passará com este atleta que agora aqui é falado, mas é a vida dele tanto em termos desportivos como se calhar profissionais que se virou do avesso, e daqui a 1 semana nem os colegas se lembram dele... como sempre acontece.
Como diz repetidamente há anos um organizador da nossa praça: "ORGANIZEM-SE"...







À questão das meninas no desporto... eu tenho uma menina em casa que irá ser desportista por exemplo dos irmãos, e digo o seguinte: ainda bem que ninguém disse à Rosa Mota que aquilo, a maratona olimipica era para homens apenas, senão, não seria concerteza o Sr. Ramiro a trazer-nos a medalha de ouro Olímpica dela, que tanto orgulho nos deu e ainda dá... e garantidamente vou ensinar à minha menina a responder à letra a este tipo de gente que ainda quer ver as meninas apenas a cuidar dos homens na cozinha e na lavagem de roupa... ela sim, saberá responder em consonancia a estes machismos que já nem se usam... mas parece que as meninas actuais responderam bem já, acabando heróicamente uma maratona estúpidamente dura e perigosa segundo os seus intervinientes, em mais de 6 horas, e foram muitas a calar a boca a estas frases feias e desapropriadas.


paulo marinheiro
 

Caruma biker

New Member
Re: Taça de Portugal Maratonas - 3 ª Prova - Maratona Internacional do Vale do V

mas olha, que após falar com o responsável máximo da entidade que tutela o sector em causa,
ele não estava muito satisfeito com algumas partes do percurso. talvez ai possa mostrar que a entidade maxima do ciclismo, não esteja conivente com este tipo de organização. mas isto sou eu a tirar ilações, do que me foi dito pessoalmente.

a frase que me disseram e que justifica a minha opinião é: "o percurso tem que ser 100% ciclavel, não por uma maçarico qualquer, nem por um ciclista de topo, mas por um ciclista medio".

mais de metade do pelotão são ciclistas medios e houve sitios onde nem os atletas de topo foram montados.

já agora.
as palavras do senhor marinheiro, fazem todo o sentido.
e como diz o tal organizador da nossa praça, ... temos que nos organizar, para não sermos comidos.

tambem acho que um prova tutelada pela federação e sendo categoria internacinal da uci, devia ser devidamente fiscalizada todas as condiçoes da mesma prova, desde da sinalização ( não estado ele de acordo com o estipulado pela UCI, como foi o caso), segurança (do percurso, apoio medico, apoio a atletas pela organização no meio do percurso em caso desistencia ou acidente, no meu caso fiz 18km a pé a procura de alguem da organização, so os encontrado na meta), entre muitas outras coisas.
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
triatleta said:
Em todos os sectores da sociedade surge uma minoria de mercenários para ganhar o que for possível graças à necessidade da maioria. O ponto-chave da permanência dessa minoria no sistema é estar protegida pela entidade que tutela o sector em causa.


Esta simples frase diz TUDO sobre o XCO nacional... TUDO mesmo. Como é possível numa pequena frase resumir-se tão bem o que é o XCO nacional e os seus mercenários, digamos assim, e que são tantos...



Infelizmente falta apenas uma pequena coisinha que eu acrescentaria: se o ponto chave dessa minoria de mercenários é a protecção da entidadade que tutela o sector em causa, pelo contrário, haverá uma perseguição e tentativa de aniquilação de todas as formas possíveis, a quem pelo outro lado não alinhando por esta via, é perseguido de todas as formas que se possam arranjar.
Quem entrar pela via de desafiar o sistema instituído e quem tem um sistema bem organizado de defesa dos seus elementos, que em conjunto reagem de forma forte e unida, terá que estar consciente que vai ter muita dificuldade pelo caminho, e que por vezes olha para o lado e quem ele pensava estar a seu lado... está de arma apontada à sua cabeça, endo-se passando para o outro lado a troco de migalhas, tal como num filme barato de espiões, seja a troco de um pneu mais, ou um pouquinho de notoriedade e 2 palmadas nas costas de quem manda e etc. Por experiencia própria, não aconselho ninguém a enfrentar este sistema, se não fôr muito forte e se não tiver consciencia que irá lutar sózinho.
Eu comecei esta luta à muito tempo... a luta do direito à dignidade e segurança do atleta e da atleta em prova e fora dela. Tive alguns seguidores e apoiantes em pessoal que entrava novo neste desporto e podia e queria mudar algo... mas que rápidamente foram comprados com bicicletas e pneus da marca X que rápidamente os calaram e os colocaram no velho sistema. Nunca tive o apoio de nenhum director desportivo, fosse qual fosse, no que aceito o facto de a minha forma de reclamar por vezes é bruta, puco politica e não é de se aceitar fácil, mas mesmo de outra forma mais politica ou civilizada, não vejo ninguém a lutar pelos direitos de segurança e dignidade dos atletas... continuo é a ver muitos directores desportivos a fecharem os olhos a estas tristes situações que agora se vivem como a deste atleta que desnecessáriamente se lesionou gravemente por um final de circuíto feito por um carniceiro, pelas promessas várias de protagonismo e se calhar algum lucro...
Srs. directores desportivos, calem-se, deixem andar a coisa sem mínima segurança, não são vocês que lá partem os ossos e arriscam a vida para estes Srs. seremos únicos a lucrarem com este desporto onde o atleta paga para fazer o espectáculo, tanto em material, deslocações e inscrição, e ponham-se à vontade, pois se não são os Srs a andarem lá... também não são os vossos filhos... por isso, siga a dança.

Em Riberia de pena este ano, havia logo de seguida à primeira descida para aí 1km depois da partida, uma curva apertada em cotovelo à direita, a seguir a uma descida rápida, que tinha uma ravina a pique de cerca de 30 metros aberta sem qualquer protecção, direita ao quintal de uma vivenda em construção. Nenhuma protecção tinha. Na reunião de equipas falei sobre isso à Srª comissária internacional, uma Srª portuguesa conhecida por ser extremamente mal disposta e arrogante, e ela, a Srª sabe tudo, de nada sabia, pois ela não fez o que a regra UCI manda que é pôr as "banhas" ao caminho e fazer o percurso a pé. O organizador depois de eu falar e muitos a seguir concordarem que aquilo era perigo de vida autentico, disse que ia resolver... não sei se resolveu, nem sei como resolveu... sei apenas que se um dia o meu puto se aleijar por uma destas inconciencias vou até ao fim, mas os responsáveis vão pagar forte e feio, e neste caso é a organização que continua a não ter presente o factor segurança como primeiro factor e a Srª comissária que além de mal disposta é negligente pois não cumpre o que tem que fazer quando para alí vai ganhar 2 diárias em euros do melhor e não quer andar a pé como mandam as regras do seu patrão a UCI, juntando-se mais este elemento aos poucos que lucram com o pedal dos tipos que pagam para fazer o circo e que se estão nas tintas para estes substituíveis, que de tempos em tempos são outros com novos sonhos, mas estes, os que lucram, os que mandam, os que se estão nas tintas para o pessoal... ao longo dos anos são sempre os mesmos...



Felizmente isto é desporto, e no desporto a penúltima respostas serão sempre os resultados desportivos... não é a última resposta, pois após esta, o atleta estará sempre à mercê de problemas graves que lhe possam causar por ter posição activa contrária à do mercenário. Noutra actividade qualquer, onde o homem é medido por parametros que não os simples e directos resultados desportivos, alguns desta praça já nem bicicleta tinham e já tinham era ido ándar...


Mas... alguém atrás diz e muito bem... fazer pistas técnicas, não é fazer pistas perigosas. Estive o fim de semana passado no Open de Espanha numa pista linda e ultra técnica que de perigoso nada tinha e ainda bem que estiveram mais portugueses nesta longínqua prova que tiveram oportunidade de ver uma pista brutal em termos técnicos, mas com muita segurança, e onde o atleta não tem que pôr a vida em perigo, apenas tem que se divertir e marcar a diferença se fõr bom técnicamente. Não se confunda uma coisa com a outra pois rápido a resposta destes Srs. organizadores com a barriga cheia de poder dado por quem manda, que pertencem a este sistema antí-democrático onde eles fazem cobertos uns pelos outros o que bem querem, fazem pistas a direito e sem um drop sequer, e dirão que é por questão de segurança para o pessoal não se aleijar...
Façam pistas técnicas, mas seguras para os atletas. Em muitos lados, até na Taça do Mundo se colocam zonas muito exigentes técnicamente, mas colocam-se ao lado caminhos alternativos mais lentos mas que não pôem em perigo quem não domina. Agora, pistas onde no final os atletas vão chegando e tombando em serie num espectaculo macábro, pistas onde no final e em cima da meta os atletas chocam contra carros na via de corrida, não são pistas técnicas, são animalidades que ninguém de bom senso deveria correr.


paulo marinheiro
 

Monica Magro

New Member
Se realmente as previsões eram as de que só uma nenhuma menina chegaria ao fim !!!

Aqui têm :

Inscritas na prova : 11 atletas femininas

% das que chegaram ao fim : 100% concluiu a prova.

Apesar das imensas dificuldades e das más interpretações que se possam atribuir á participação das meninas nestas durissimas maratonas de BTT ( cito e prescrevo na integra todas as palavras da nossa amiga Filipa Fernandes, grande atleta do nosso Pelotão), é caso para dizer que qualidade existe no btt feminino , só falta realmente aumentarmos a quantidade. Vamos fazer por isso! , se cada uma de nós incentivar uma amiga para as competições , duplicamos a nossa presença, e inevitávelmente duplicamos o grau de importancia do sector feminino nesta modalidade.
Os meus parabéns , aos vencedores João Marinho e Celina Carpinteiro e em especial ao grupo das 11 atletas que honraram de forma inequivoca o pelotão feminino.

Desejo rápidas melhoras ao José silva e a todos os que nesta prova tiveram o azar de se magoar.

Cumprimentos,


Mónica Magro
 

triatleta

New Member
Antes dos eventos desportivos, é frequente lerem-se posts dos organizadores a fornecer informações sobre as provas.

Após os eventos desportivos, sobretudo quando são severamente criticados - como é o caso -, os organizadores deixam de conhecer a existência deste e doutros espaços de debate na internet.

Fazendo uso do direito ao contraditório, gostaria de ler aqui a versão da organização.
 

paulo pina

New Member
A federação deveria por os olhos numa "provasita" da taça do Algarve de Maratonas que decorreu em Silves. O clube Organizador tinha ao dispor dos atletas uma ambulancia completamente adequada para o efeito, tb tinha quatro enfermeiros ao longo do percursso e não um mas sim dois médicos um sencivelmente a meio da prova e outro a acompanhar na integra. Quanto nos cortes de estrada estavam sempre menbros da organização a informar os automobilistas que se aproximavam do local onde a prova atravassava as estradas quer que sejam nacionais camararias ou mesno em terra batida. Dentro da cidade onde havia mais transito, havia militares da GNR para cordenar o transito.
Foi uma prova regional que envergonhava muitas provas a nivel nacional.
 

eucuco

New Member
....E vai mais uns palpites(MEUS) quanto a esta PROVA/MARATONA.....

....ADOREI

....Uma verdadeira maratona em todos os sentidos....

....Se achei duro?...Sim...bastante,não sou nenhum herói,um empeno bem razoavél...nem as 6hrs de Grandola em 2006,ou as 5h08 de Ptg 2007 custaram tanto...adiante....

....Se houve pormenores que poderiam estar melhores?...Sim...obviamente(segurança,mas não poderemos querer voar se não temos asas/uma ou outra marcação,mas nunca me perdi,nem mesmo nas zonas com nevoeiro denso)

....Se voltava a Arcos de Valdevez para a repetir se assim tivesse que ser?...Sim...Obviamente...

....As maratonas(provas) de btt são assim mesmo,duras,aqui o clima(organização não tem culpa ok?) complicou imenso a tarefa de todos,atletas e organização,e parte dos que reclamam não acho que tenham razão...ou há nivél de dificuldade nas provas xcm...ou então não haverá diferença entre competição e lazer,lazer que é uma boa opção para quem não quisser sofrer um bocadinho a competir....

....Quanto ao organizador apenas"querer fazer dinheiro"....não me parece que seja com inscrições a 10 € ,e 200 e poucos participantes que vá enriquecer,ele próprio disse na reunião de sábado que queria nivél em vez de 1000 participantes...o objectivo é trazer uma prova internacional a Portugal,se vai conseguir ou não veremos,para já .... vai tb aprendendo....

....E estou convencido que queixinhas á parte ,todos estarão presentes na próxima maratona organizada pela Gea Pro.

....Mts opinaram de forma quase destrutiva relativamente a domingo , tendo por base o que se passou em 2007 com os pagamentos de prémios...é que não me parece que a organização desta prova tenha sido assim tão má quanto alguns querem fazer parecer,pelo contrário...

....parabéns às 11 senhoras que acabaram(100%)....de fazer inveja a mts....

...mas o que digo é APENAS A MINHA OPINIÃO PESSOAL enquanto atleta....

....e quanto ao José Silva(BTT Trilhos)....que regresse rápido ao btt,ainda bem que está a reagir positivamente à situação,é a demonstração de garra,ambição, e vontade de ganhar...alguns na sua situação diriam...btt nunca mais....
.....mas os campeões são asssim....ZÉ ...rápidas melhoras,volta rápido....o btt precisa de ti.
 

amelia

New Member
Re: Taça de Portugal Maratonas - 3 ª Prova - Maratona Internacional do Vale do Vez

Olá a todos,

  • A caminho da dúzia:
Filipa F said:
TODAS as julgo 11 mulheres em prova chegaram ao fim, com maior ou menor dificuldade, atendendo a que temos muita mulher nova e com muita garra a fazer pelo primeiro ano a Taça de Maratonas .
É verdade Filipa e Mónica, e é um orgulho para mim estar entre as 11 magnificas:
:#1:   :#1:   :#1:   :#1:  :#1:   :#1:   :#1:   :#1:  :#1:   :#1:   :#1:  
Aproveito esta oportunidade para desejar rápidas melhoras à Sónia Campos, que se encontra a recuperar de um problema de costas. Se não fosse isso, a rapariga de bom grado pedalaria conosco e chegariamos à "DÚZIA"! Fica para breve.


  • Acidente do Silva:
   À uns anos atrás tive o previlégio (que, infelizmente, não pude aproveitar) de ser colega de equipa do J.Silva, e, a caminho da prova de XCO de Castro-Marim, lembro-me perfeitamente de um dos conselhos que me deu: "(...) Não te metas nas maratonas porque é só desgaste de material. (...)".
Agora que as maratonas têm a projecção que têm, é evidente que ele tinha toda a razão. Mas não é por isso que a malta deixa de as fazer, mesmo à chuva. Porque o importa é que haja motivação, saúde e €€€ para o continuar a desgastar... Ao Silva: rápidas melhoras.

  • Em relação à prova:
SELECÇÃO DE PERCURSO:
Começo por dizer que acho aqueles singles em calçada romana logo no início da maratona foram um erro evitável. Por 2 razões: a subida e a descida.
Em subida, nestas zonas era impossível ultrapassar e perdia-se bastante tempo e paciência. Há sempre os que ficam mesmo indignados quando querem ir no seu ritmo e são aborrecidos por chicos-espertos nervosos que querem passar a todo o custo, e os que não têm tempo a perder e são atrasados por gente que só empata... :s
Mas se a subida é problemática, a descida também o é, porque, nos primeiros kms, facilmente de fazem filas de bttistas em descida, o que, com grande probabilidade, resulta em quedas em cadeia (evitáveis).
Resumindo: calçada romana sim, mas só depois de alguns kms iniciais que garantam espaçamento/segurança entre os participantes. Com os muitos relatos de maratonas piratas que se encontram neste forum, qualquer organizador (independentemente do seu nível) pode aperfeiçoar-se e não cair nestas asneiras.

Fora isso, acho que o percurso estava bem escolhido (quer a nível físico, quer técnico e também paisagem), mas não era para esta altura do ano, se bem que os organizadores não têm possibilidade de prever o clima quando o calendário sai...  :-K
Uma solução poderia passar por substituir algumas zonas do percurso. outra solução seria adoptar a estragégia de descer com mais cuidado...não foi o meu caso, o que só por sorte me custou "apenas" 1 furo e algumas pisaduras.

SINALIZAÇÃO:
Achei também que o percurso -apesar de vir sinalizado com bastantes fitas- tinhas zonas que levantavam dúvidas. Exemplo: setas amarelas a apontar para a direita+fitas a orientar em frente+ninguém da organização na estrada...

ABASTECIMENTOS:
Bem espaçados e localizados. No entanto, acho que, em vez de fruta, se deveria dar barritas de cereais/bolo (para se poder comer no momento e eventualmente transportar).

  • Agradecimentos:
Em relação à minha participação, e porque ninguém acaba uma brincadeira destas sem poder partilhar a vitória que é chegar ao fim, gostaria de deixar um agradecimento sincero ao pessoal da minha equipa (Galitos) e também à formação dos Marrazes, que me ajudaram com motivação e abastecimento: troca de bidons e até mesmo 2 gels!
E, um agradecimento também aos treinadores Paulo Marinheiro e Urbino Santos, por me fazerem ver que mais vale pouco e bem do que muito que dá pouco.


Muito obrigada mesmo, pessoal.
 

peter2000

New Member
até compreendo que alguns se queixem, mas quando constantemente se fala mal dos nossos percursos e que os de lá de fora bla bla bla, e que a nossa evolução bla bla bla, e que vêm os estradistas e bla bla bla e agora que se confrontam com cross country puro e duro(alguns pq outros falam mal sem lá porem os pés), tambem não lhes agrada e vem o bota abaixo. Uma taça de portugal é um conjunto de provas umas d pedra outras d areia outras d agua e etc etc não se pode agradar a estradistas e a betetistasa roladores e trepadores , mas umas pra uns e outras pra outras e só assim faz sentido uma competição por etapas.

Uma subida é sempre fácil e, é sempre dura depende do ritmo com que se faça. Do mesmo modo uma descida é sempre á maneira ou perigosa dependendo da velocidade. Se a minha ambição não acompanha as minhas mãozinhas posso cair do mesmo modo que se o meu descerimento não acompanha a minha habilidade sujeito-me ao tapete. O perigo é inversamente proporcional á minha cautela. Onde o Zé Silva caiu tambem lá cairam muitos e estavamos numa calçada portanto talvez a calçada não tenha culpa da velocidade

Aproveito este momento para desejar uma rapida recuperação ao Zé Silva(que o será assim os medicos tenham trabalhado bem) e a todos os acidentados.

De modo que para finalizar subscrevo os foristas EUCUCO E AMELIA e acrescento que não se pode agradar a gregos e a troianos. Penso que a Geapro esta no bom caminho quanto a percursos, mas claro ainda há umas arestas a limar
 

guilhas

Active Member
paulo pina said:
A federação deveria por os olhos numa "provasita" da taça do Algarve de Maratonas que decorreu em Silves. O clube Organizador tinha ao dispor dos atletas uma ambulancia completamente adequada para o efeito, tb tinha quatro enfermeiros ao longo do percursso e não um mas sim dois médicos um sencivelmente a meio da prova e outro a acompanhar na integra. Quanto nos cortes de estrada estavam sempre menbros da organização a informar os automobilistas que se aproximavam do local onde a prova atravassava as estradas quer que sejam nacionais camararias ou mesno em terra batida. Dentro da cidade onde havia mais transito, havia militares da GNR para cordenar o transito.
Foi uma prova regional que envergonhava muitas provas a nivel nacional.

:exacto:

elementos da organização, GNR, médicos e enfermeiros pelo percurso era o que não faltava,
 

neutron

New Member
Gostaria de devolver o elo de engate e a ferramenta respectiva ao atleta que emprestou ao BTT de Matosinhos, perto da placa de 30 Km para o final. Tenho a sensação que era uma equipa do BTT Terra??? não sei , tenho dúvidas , estava empenado e sem corrente. Gostaria de devolver o material e desde já agradecer a ajuda, que pelo que tenho visto neste primeiro ano de participação nestas andanças, a amizade, companheirismo e desportivismo impera nesta modalidade de XCM. Obrigado pela ajuda. contactem-me pelo email ou btt de Matosinhos...

Em relação á organização que tanto se reclama porque não reclamar nos locais próprios e entidades respectivas. Típico Português disparar em todos os sentidos a ver se alguém pega e fala-se, fala-se, fala-se e não os vejo a fazer nada... (onde é que já ouvi isto????)

Vou indagar a federação porque tirando a primeira maratona de Estremoz, na minha opinião e lendo os regulamentos os dorsais têm sido mal atribuídos.

5.4- Nas provas seguintes os dorsais serão atribuídos em função da classificação actualizada da taça XCM.

Zé as rápidas melhoras (que sei que és capaz), o pelotão vai sentir a tua falta ..mesmo cá a trás...
 

dunas80

New Member
BOAS, pessoal bem nem todos sao como o neutron , assim mesmo amigo para proxima podes ser tu a emprestar a outro ,, ora bem eu simplesmente foi dar um apoio a uns colegas meus , mas digo uma coisa de CARRO custou chegar ao 3 abastecimento, quanto mais de bike men quero pensar o que voces passaram la pelo meio quero dar parabens a todos e rapidas melhoras a quem teve acidentes , e lamentavel a forma como meteram o final da prova ou menos a prova toda , ate os gajos das motas estavam a dizer que eles nao consegiam subir algumas subidas ,a prova men moto era feita quanto mais de bike mas pronto, ja agora aporveito para dizer ha ANDREIA , ir para guerra sem armas e mesma coisa que morrer na praia , isso e um abre olhos , mas estao tudas as mulheres de parabens , joaninha tinhas de cair no final melhoras para ti , bem e como tal deixo aqui algumas fotos , nao dava para tirar mais e que tinha por minha conta 6 homens para tomar conta . . . http://picasaweb.google.pt/dunas28/ARCOVALDEVEZ#
pedro rasquete desta vez nao te vais queixar estao todas direitas lol, fica bem amigo
 

dunas80

New Member
e verdade pessoal voces so falam do ZE mas nao foi so o ZE o nosso amigo LUIS MARINHA tambem esta na mesma situacao da dele , por isso rapidas MELHORAS para estes 2 homens
 

cordeiro

New Member
Boas pessoal do pedal.
Penso q ja foi tudo dito em relação a prova e nada mais poderei acrescentar de novo.
Só queria mesmo deixar os meus votos de rápidas melhoras a todos os atletas lesionadas k mais ou menos gravidade. Para voçês pessoal,q tudo corra como mais desejam e nada de desanimar,pq perderam uma batalha,mas não perderam a guerra.
Deixo tb os meus parabêns ao João Marinho pelo excelente triunfo nesta durissima maratona na qual tb participei e o meu pesar a organização p não respeitar o esforço dos atleta e brincar k os mesmos. (ex. As palavras do sr Ramiro a qd da passagem dos primeiros atletas na ZA1 " Temos de ir para a chegada a correr pq daqui a pouco ja lá estão...hahahahaha" - no coments!
Grande abraço
 

MrOrbea

New Member
Quanto á dureza do percurso...bem será que quem a organizou se dignou a montar numa bike para fazer o percurso? Parece-me que não, mas não é por ai o mais flagrante, que a dureza dos percursos tem que se aguentar, agora com a falta de segurança não.

Quem já organizou várias provas da Taça e até maratonas não oficiais saberá que esse é um ponto fulcral em qualquer prova, isso viu-se com os dois atletas que foram parar ao hospital.

Primeiro aprenda a andar de bicicleta, para ver o que os atletas sofrem e depois sim organize uma maratona em condições :evil:
 

triatleta

New Member
Re: Taça de Portugal Maratonas - 3 ª Prova - Maratona Internacional do Vale do V

Com ou sem chuva, com ou sem nevoeiro, com ou sem frio, o percurso deveria ser mais ciclável. Se eu quiser fazer Duatlos ou inverter os papéis e ser eu a carregar a bicicleta durante tanto tempo, mas vale não fazer este tipo de provas. Percurso exigente física e tecnicamente sim, mas montado na bicicleta é o que se lê nos regulamentos e se espera de uma organização.

E quanto ao organizador não ganhar dinheiro com as inscrições, muito provavelmente com o caderno de encargos que apresentou à autarquia de Arcos de Valdevez, o dinheiro das inscrições são apenas "pevides".

Se a GEAPRO entende que para nós o percurso tinha que ter aquelas características aqui descritas, de modo a que muita gente não conseguisse terminar a prova, e os que ousassem fazê-lo, demorassem uma eternidade, por esta linha de pensamento, caso (espero que sim) venha a organizar uma prova de Taça do Mundo, o percurso deverá ser um misto de provas de Trial Bike e Down Hill.

Sinceramente, não entendo esta filosofia de negócio da GEAPRO: oferecer um produto e simultaneamente tratar mal os potenciais clientes.
 

despertar

New Member
Amigo João Marinho, como deves imaginar foi com grande alegria que te vi vencer em Arcos! Foi como se de um atleta da minha equipa se tratasse! é um espectáculo ver-te percorrer trilhos duros como estes e em condições que apenas se destinam a campeões!
Um forte abraço e vemo-nos na super!!!!!!
Nuno Guerreiro
 

dunas80

New Member
boas mais um vez , com mais noticias tristes , LUIS MARINHA partiu o FEMUR e um BRACO , foi hoje ha faca espera-mos uma boa operacao , rapidas melhoras LUIS MARINHA
 
Top