Suspensão - manutenção

Jorge Silva

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Eu já li por aí muitos tópicos, mas toda a manutenção que vejo, as pessoas desmontam a suspensão e tal e limpam. Eu até gosto de desmontar coisas, mas se calhar quando fosse a montar já não iriam ficar igual.

A bike é nova e a suspensão é uma XCM SUNTOUR e eu só queria saber qual o tipo de manutenção que posso fazer por exemplo de mês a mês ou antes e ir dar uma volta ou no fim de ir dar uma volta de maneira a que a suspensão de mantenha preservada e em bom estado.
 
Boas.

Antes de ires andar de bicicleta deves sempre limpar as baínhas da suspensão, deitar óleo, mandar umas bombadas e no fim limpar o que ficou em excesso. Quanto à revisão a fundo, se não estás à vontade com isso então sugiro que a leves a uma loja de bicicletas especializada. ( cuidado com a "loja", não vás a um sucateiro :D)

Cumps
 

DAVID94

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A expressão "mandar umas bombadas" não significa meteres ar na suspensão. Significa molejares a suspensão enquanto estás em cima da bike, parado. Para meter o óleo, eu cá na minha meto-a nas pernas... Depois, o óleo vai a deslizar até às bainhas e inflitra-se dentro da suspensão. Mandas umas bombadas e limpas com um pano seco. Se a suspensão estiver muito suja, fazes o mesmo processo 2 ou 3 vezes. Metes o óleo, molejas durante 10 segundos constantemente e limpas com um pano o excesso. Até ficar bom!
Cumprimentos.
 

DAVID94

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Por baixo ? Não... Não me fiz entender. A suspensão é composta pelas pernas e pelas bainhas (podes dar uma vista de olhos no Glossário de BTT dentro do post Discussão geral) e onde eu insiro o óleo é nas pernas (de forma a que esse óleo vá escorrendo pela perna abaixo até chegar à parte de dentro da bainha, que são os retentores (se não estou em erro!). Penso que está melhor.
 

oliana

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Vamos ver se eu consigo explicar melhor isso. Já desmontei uma suntour e era através do interior das baínhas, que são aqueles tubos inox ou cromados que fazem conjunto com a coroa, onde está tambem o tubo da direção. Retirei as tampas pretas, desenroscando com cuidado porque é no seu interior que estão as molas. Depois de retiradas as molas a suspensão vai abaixo completamente e temos acesso a uns parafusos no fundo das baínhas e só apenas com uma chave ALLEN, que artesanalmente aumentei o comprimento para ela lá entrar. Depois de retirados esses parafusos a suspensão desmonta-se toda sem dificuldades e não tem assim muitas peças por aí além. Basta fazer um pequeno desenho antes de as separar que na segunda vez já não é preciso. Deviam ver uma RS reba para ver o que são peças com fartura.
A xcm não deve ser muito diferente e a parte de bloqueio deve sair completa e não deve haver necessidade de a desmontar.

Devemos ter sempre as molas lubrificadas e o interior das baínhas tambem, porque corrre-se o risco de elas oxidarem e estragarem todo o interior, complicando o normal bombeio. E o oleo que se coloca nas baínhas por fora muito dificilmente ou será quase impossivel chegar ás molas. Pelo menos na suntour xc. O oleo das baínhas é mesmo só para facilitar a frição nas borrachas interiorea e nos guarda-pós. Que são aquelas borrachas que vemos por fora e que não podem ter folgas em situação alguma, para evitar a infiltração de água e lama. A quantidade de oleo a levar no fundo das pernas não sei porque a xc 60 é diferente da xcm. Mas tem de levar porque as borrachas e o veio necessita de lubrificação. Aquele pouco que se mete por fora não é suficiente, nem lá perto, para todas as peças que estão no interior. As molas penso que sejam lubrificadas com uma massa especial ou um tipo de vaselina.
Não deixem de o fazer porque oxidaxão interior provoca desgaste é meio caminho para ter essa suspensão estragada. Peças para as suntour são complicado de encontrar. Têm uma assistência muito fraca.
Espero ter ajudado.
Boas pedaladas.
 
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oliana

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Oleo próprio para suspensões. Nas lojas de peças para motos costumam vender. É normalmente mais barato que nas lojas de bicicletas. Foi onde eu comprei. No entanto há quem coloque outro tipo. Normalmente é o 15w.
 

oliana

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Se estiver na garantia e quisermos exigir algo da parte da marca em caso de avaria, é sempre melhor. Doutro modo, suspensões com a simplicidade das Suntour xcm, qualquer bom mecânico de bicicletas o faz. Basta ter vontade.
 

DAVID94

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oliana, uma descrição tão promenorizada... Só fica a faltar um tópico inamomível "Desmontar e lubrificar Suntour XCM" criado por ti a exemplificar, com fotos, o processo de desmontar a suspensão. Não queres fazer esse favor a muitos ? :D Fica a dica ;)
Já agora, que tipo de lubrificação se utiliza para a mola ? Massa ? Que tipo ?
Cumprimentos.
 

oliana

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A minha era uma xc 60. De 2004. Não deve ser muito diferente.
3 meses acho que é muito pouco para preocupações com revisões. Devias dar uma olhada no manual.
Eu colocava nas molas vaselina industrial que me deram no tabalho. Há massa própria á venda no ebay na pesquisa; rock shox.
Bem que gostava de o fazer mas neste momento com dificuldade escrevo no computador e nem de bike posso andar. Tive um acidente de trabalho e estou a recuperar um corte num dedo. Tudo reconstruido como novo. De bike agora só daqui por uns 2 meses no mínimo.
Boas pedaladas para vocês todos.
 
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QueirosBike

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o ideal para essa suspensao é comprares umas proteçoes em neopreme que tem na decatlhon a 6€ para que em dias chuvosos não deixe entrar agua nem sujidade, pq o grande problema dessas suspensoes é a entrada de agua e depois só abrindo. Em relaçao á revisão numa oficina é para esquecer dizem sempre k n dá para fazer nada e impingem te uma...por isso cuida tu dela k n tem nada k saber existem montes de videos na net.
 

DAVID94

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As melhas oliana.
O melhor é mesmo tu a desmontares e sempre aprendes algo. Vai escrevendo numa folha e tirando fotografias do processo ou algo do género. Depois, é montares seguindo o mesmo ao processo mas ao contrário ;) Se tivesse tato e tempo, arriscava a fazer uma revisão à minha. Mas a Specialized ocupa-se disso :D
Cumprimentos.
 

cedg

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Boas. Este topico vai me ser muito util daqui a uns tempos. tenho 2 XCM em casa :) Uma duvida, o oleo para se por nas bainhas pode ser o mesmo tipo de oleo que se mete nas correntes visto que é só para lubrificar?
 
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