Vamos ver se eu consigo explicar melhor isso. Já desmontei uma suntour e era através do interior das baínhas, que são aqueles tubos inox ou cromados que fazem conjunto com a coroa, onde está tambem o tubo da direção. Retirei as tampas pretas, desenroscando com cuidado porque é no seu interior que estão as molas. Depois de retiradas as molas a suspensão vai abaixo completamente e temos acesso a uns parafusos no fundo das baínhas e só apenas com uma chave ALLEN, que artesanalmente aumentei o comprimento para ela lá entrar. Depois de retirados esses parafusos a suspensão desmonta-se toda sem dificuldades e não tem assim muitas peças por aí além. Basta fazer um pequeno desenho antes de as separar que na segunda vez já não é preciso. Deviam ver uma RS reba para ver o que são peças com fartura.
A xcm não deve ser muito diferente e a parte de bloqueio deve sair completa e não deve haver necessidade de a desmontar.
Devemos ter sempre as molas lubrificadas e o interior das baínhas tambem, porque corrre-se o risco de elas oxidarem e estragarem todo o interior, complicando o normal bombeio. E o oleo que se coloca nas baínhas por fora muito dificilmente ou será quase impossivel chegar ás molas. Pelo menos na suntour xc. O oleo das baínhas é mesmo só para facilitar a frição nas borrachas interiorea e nos guarda-pós. Que são aquelas borrachas que vemos por fora e que não podem ter folgas em situação alguma, para evitar a infiltração de água e lama. A quantidade de oleo a levar no fundo das pernas não sei porque a xc 60 é diferente da xcm. Mas tem de levar porque as borrachas e o veio necessita de lubrificação. Aquele pouco que se mete por fora não é suficiente, nem lá perto, para todas as peças que estão no interior. As molas penso que sejam lubrificadas com uma massa especial ou um tipo de vaselina.
Não deixem de o fazer porque oxidaxão interior provoca desgaste é meio caminho para ter essa suspensão estragada. Peças para as suntour são complicado de encontrar. Têm uma assistência muito fraca.
Espero ter ajudado.
Boas pedaladas.