Sr Suntour Epicon RLD - Teste de longa duração

SeteGu

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Boas

Preciso de uma pequena ajuda. Comprei recentemente uma Epicon SF9 com 120 mm de curso. Como estava muito dura (estava com 6 bar de pressão) comprei hoje uma bomba e à tarde andei em testes. Primeiro segui-me pelo manual da Epicon:

Curso
em mm
SAG
em %
SAG
em mm
12015 - 2018 - 24

No entanto, talvez por pesar apenas 60 kg, para um SAG de aproximadamente 19 mm (45 psi -> +/- 3 bar) a suspensão estava muito confortável (mesmo o ideal!) mas travando muito (com o travão da frente) ia toda a baixo. :shock:

Decidi subir ligeiramente a pressão (para 50 psi -> +/- 3,5 bar) e deixei de me preocupar com o SAG. Ficou um pouco mais rija mas ainda amortece muito principalmente quando travo com força. Medi com uma régua que a travar a suspensão amortece +/- 8 cm (80 mm) mas abusando um pouco dela para testar cheguei a medir +/- 11 cm (110 mm). :shock:

As minhas perguntas são:
Deverei colocar um pouco mais de ar ou não há problema de ter a suspensão a amortecer 8 cm ou 11 cm abusando um pouco mais?
Até onde é saudável que a suspensão amorteça?
É suposto (tendo 12 cm de curso) que chegue mesmo a amortecer 12 cm (as pernas tem +/- 13 cm)?
Não é estranho o valor de pressão ser superior ao recomendado pelo manual (medindo o SAG) e registar estes valores de amortecimento?

Obrigado
Cump.
 

R.Mota

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Na minha opiniao tens poouca pressão na susp. para o teu peso pelo menos tens que por 80 a 85 psis, digo-te isto porque peso 65kg e tenho 90 psis e para mim é o ideal, náo te esqueças tambem, de controlar o rebound.

Abraço
 

PedroTenreiro

Active Member
Será que 100g (ou menos) influencia tanto o andamento que motive alguém a retirar o BR?
Possivelmente, com o bloqueio retirado e a consequente impossibilidade de bloquear a suspensão no futuro vai prejudicar muito mais o andamento devido à transferência de forças da pedalada para a suspensão (principalmente quando se pedala em pé) do que mais ou menos 100g. Já para não falar da comodidade de ter um bloqueio no guiador ali "à mão de semear".
Eu não tirava.
 

bururu

Member
Só perguntei pelo simples de eu não usar o bloqueio. Aliás, nunca o usei desde que tenho a suspensão e já lá vão uns 2 anos.
Simplesmente não me faz falta e nem sinto perda de rendimento da minha parte.
O retirar todo o mecanismo do bloqueio é apenas uma curiosidade e consequentemente a perca de peso sem gastar €.
 

Skaza

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Gastar tens de gastar, porque senão ficas com um buraco aberto na suspensão... Ou referes-te apenas ao comando do bloqueio que prende no guiador?
 

bururu

Member
O comando do guiador não o tenho montado.
Queria era mesmo saber se dava para retirar o mecanismo de bloqueio que está dentro da suspensão.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro bururu

Vê lá se isto ajuda:
sf9epiconrld1.jpg


Um abraço

ny12xx
 

bururu

Member
Já tinha visto esse pdf, mas a única coisa que vi ai relacionada com o bloqueio é o mecanismo onde se prendo o cabo.
Se calhar posso tirar isso e por aí uma tampa!
 

ignite

Member
removendo o sistema de bloqueio, na totalidade, talvez te desse uns 200gr. mas não é o rebound feito tb nessa perna? Como contornar?

Sendo assim vais ganhar muito menos! Achas que compensa? Faz-me crer que o que perdes supera o que ganhas... :p
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O rebound é "controlado" pelo mesmo cartucho onde de "faz" o bloqueio.

Se tiras um, tiras o outro.

Até podes andar sem bloqueio, mas sem rebound...

Um abraço

ny12xx
 

bururu

Member
O rebound é "controlado" pelo mesmo cartucho onde de "faz" o bloqueio.

Se tiras um, tiras o outro.

Até podes andar sem bloqueio, mas sem rebound...
Daí a minha dúvida.
E como não quero ficar sem rebound, vou mas é estar quieto! lol
 
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