Sr Suntour Epicon RLD - Teste de longa duração

dand25

Active Member
Já aconteceu a alguém o parafuso onde esta o bloqueador de curso desapertar-se sozinho?? a meio de uma volta olhei para aquilo e achei qualquer coisa estranha na posição do bloqueador, quando vou a ver a rosca por baixo estava desapertada.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Tenho uma suntour raidon(parecida com a epicon :) ) e queria saber qual é a função daquela "mola" cinzenta que está a volta dos retentores.
Isto porque experimentei andar se aquilo é senti que a suspensão ficou mais sensível, ou seja perdeu um pouco a fricção inicial..

Faz mal andar com a suspensão assim??

abraços
 

xmeiro

Member
Saudações.

A borracha que se vê nas suspensões não é o retentor, esse fica mais abaixo, mas o guarda-pó, cuja função é não deixar entrar sujidade para a suspensão, sobretudo para a zona dos retentores, de forma a não haver detritos a danificar os retentores. Por vezes, dependendo da marca e modelo, o retentor e o guarda-pó são apenas uma peça de borracha, mas não deixa por isso de ter zonas distintas com funções diferenciadas.

O fazer mal ou bem andar com a suspensão sem as ditas molas no lugar depende - quanto tempo queres que a suspensão dure? É que essa fricção inicial tem que ver com o efeito de raspador que os guarda-pó têm nas bainhas da suspensão para que não permitam a entrada de detritos.

Como a maioria das coisas nas bicicletas se não fosse preciso não estava lá.


Boas pedaladas.
 
Last edited:

fabio viana

Well-Known Member
Obrigado pela explicação :) :)


Por acaso sempre pense que aquela mola cinzenta a volta do guarda pó(imagem abaixo) não tinha assim tanta importância, mas já percebi que afinal tem :D
21m6z2c.jpg
 

xmeiro

Member
Há suspensões de gama baixa (muito muito baixa) em que de facto estar lá ou não estar é o mesmo - os guarda-pó são em material algo rígido e as molas não têm efeito. Mas se no teu caso notas diferença na prisão de funcionamento então é óbvio que estão a fazer efeito e, sendo assim, então o melhor é não inventar, pois entrar sujidade (pequenos grãos de areia, etc.) para a zona dos retentores e andar essa sujidade a ser forçada contra as pernas da suspensão enquanto ela funciona é quanto é preciso para a suspensão precisar de uma reparação cara ou até ficar inutilizada.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Podem me dizer se existe algum problema em andar com a minha suspensão(Suntour Raidon) com 140mm numa rigida?

Como podem ver, acho que a geometria até não ficou mal... que dizem, fica ou não? :)

1cb6c.jpg
 

fabio viana

Well-Known Member
O problema é esse xD não encontro nenhuma referencia a este quadro na net o.0

Só vi uma foto de uma montagem de fabrica com este quadro e trazia uma RS Tora, mas não sei o curso :(

Mas de qualquer maneira, já esta montada a forqueta porque dia 8 já tenho prova e a suspensão pesa, eheheh
 

fabio viana

Well-Known Member
Sim é :D

Pelos vistos como traz 100mm a suspensão que eu meti não era adequada, apesar da geometria com a suspensão de 140mm ficar melhor do que algumas bikes preparadas para usar esse curso :)
 
Top