Specialized EPIC Comp 2009

rodinhas chamine

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boas
Eu nao tenho uma bike dessas, mas posso dizer te que tenho uma muito bem conseguida, e com a ajuda do pessoal daqui do forum que me deu umas ajudas.
Sendo esse quadro um dos meus preferidos da spz, claro que o epic s'works de carbono e mesmo o mais bonito, mas estamos aqui e para ajudar nas tuas duvidas.
Sendo assim, para a transmiçao acho que podes so mudar os pratos do pedaleiro, nao vejo a necessidade de o mudares completo, podes colocar os pratos TA ou entao os SNV.A cassete se queres manter 3 pratos coloca uma cassete de 11-32, sram das que tem o interior em varias cores, e a corrente podes meter a xtr ou da sram equivalente.
Os maniplos das mudanças visto que tens desviador traseiro sram os rotativos X0 sao sem duvida a melhor escolha, nao gastes dinheiro na troca do da frente, so ganharias uns gramas de diferença, pois em funcionalidade sao iguais.
Os discos penso que tambem nao vale a pena a troca de discos, a nao ser que queiras perder ai 40g talvez.
As chavetas ai sim essa maquina merece umas mais bonitas, as kcnc ou prototype ou hitemp eu pessoalmente prefiro a 2ª e 3ª opcçao.
O espigao de selim sem duvida que um kcnc sera bem vindo( desconheço a medida, nas especificaçoes da bike fala 34,9mm) nao sei se sera isso.
Os pedais existe quem prefira os CB e outros preferem os de sistema SPD os da shimano (eu prefiro os CB tem mais manutençao, apesar dos meus mal a tem levado e estao muito bons ja com 2000 a 3000km, tem menos superficie de contacto com os sapatos para isso aconselho sapatos com sola bastante dura, mas no inverno com lama funcionam como se estivesse com tempo seco)
O avanço do guiador colocaria um kcnc, leve e bonito na minha opiniao.
Agora 2 coisas que nao mencionas, mas na minha opiniao teriam que ser mudadas sem duvida, o guiador teria de ser mudado para um recto, com a opcçao de retirados os ''corninhos'' podem dar muito jeito, mas a mim ja foram quase a morte do artista por 2 vezes, acabei por retira los e o selim, certamente que ja estas mais que feito a esse, e que deve de ser confortavel, mas acho que com um essax adrenaline branquinho isso ficava mais bonito e perdias certamente umas 150g em relaçao ao teu, com uns calçoes de media qualidade o conforto iria ser compensado.
Se quiseres ver a minha bike e a sua analise e evoluçao e dar a tua opiniao podes ver na secçao de analises e testes procurando por JORBI a primeira e minha.
 
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ricabike

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obrigado pelas tuas dicas ... vou considera-las e quanto a questao dos pneus ... és da opiniao do Bruno Silva dos Swalbe RR ele fala-me nos 2.1 , ou tens outra opiniao quanto aos pneus?
Mas ja agora posso colocar aqui a questao ... existe uma medida tipo 2.0, 1.95 ou isso pode prejudicar nos montes ... mas em estradoes devo conseguir rolar melhor nao acham?
 

ricabike

Member
Lá se vai o upgrade por enquanto (vamos ver antes) o Fox F 100RL começou a "babar" alguem teve este problema fiz uma revisao a bike no inicio do ano, questionei a manutençao dos amortecedores e me disseram que ainda nao era necessario ... agora estou com este problema ... ja liguei para a loja e me disseram para la levar a bike ... mas nao adiantaram se tinha que pagar algo ... algum de voces teve um problema semelhante? queria ver se nao gastava dinheiro com esta situaçao pois o dinheiro para os pneus e punhos ja ca estava :(
 

ricabike

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Que pena ... este topico era muito bom ... pois falava de uma das melhoras burras que andas nos montes ... é tao bom que ninguem tem tempo para vir aqui falar

Boas pedaladas
 

ri4l

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Ola tenho uma epic 2010 com a mesma suspensão e em 7 meses 2500kms de utilização nuca perdeu oleo foi feita revisão na semana passada e levou retentores novos.
 

ricabike

Member
Boas

Informaçao dada por um especialista, suspensao Fox em esforço baba sempre "um pouquinho" é normal ... mas mesmo assim é necessário fazer uma revisao daqui a uns meses ... pois poderemos falar sempre em horas de utilizaçao ... mas temos que analisar que tipo de terreno utlizamos a nossa bike se justifica fazer revisoes dentro desse periodo ou nao ... a meu ver no dia que mexer na minha suspensao dificilmente fica igual ou melhor.

Ate ja
 

Antonio73

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Não me digas que por a suspensão ir à revisão irá ficar pior??? Desde que seja feita por profissionais a revisão da suspensão irá permitir que esta não fique igual, mas sim melhor.
 

ricabike

Member
Boas

Estou com necessidade de trocar a caixa de direçao pois a mesma está a dar estalos ... queria trocar por uma ritchey ou kcnc mas nao sei as medidas para este quadro, pretendia com os rolamentos selados pois sera melhor penso eu, alguem me pode ajudar a escolher uma boa opçao relaçao preço qualidade dentro destas duas marcas

Obrigado
 

ruialexis

Elos Rápidos
Quando tinha a Epic Comp troquei a caixa de origem por uma Ritchey WCS, não recordo as medidas mas qualquer loja SPZ tem essa informação.
 

ricabike

Member
obrigado pela dica ruialexis ... como quero comprar pela net, nao gostava de estar a chatear o vendedor da loja e depois nao comprar ... mas se nao conseguir, la terá que ser ... se alguem souber a medida, agradeço ... obrigado
 

ricabike

Member
boas malta

este topico esta a morrer e nao merece por isso estou a tentar apimenta-lo mostrem as vossas epics alteradas e nao alteradas :) . em breve vou colocar fotos com os poucos melhoramentos que vou fazer, pois vou aproveitar e fazer a revisao aos amortecedores verificar direçao e colocar uns mimos que ja mandei vir :) e voces?
 

bvilela

New Member
boas malta

este topico esta a morrer e nao merece por isso estou a tentar apimenta-lo mostrem as vossas epics alteradas e nao alteradas . em breve vou colocar fotos com os poucos melhoramentos que vou fazer, pois vou aproveitar e fazer a revisao aos amortecedores verificar direçao e colocar uns mimos que ja mandei vir e voces?

Boas.
Aqui fica o meu contributo, com a minha recente aquisição (embora não seja o modelo referido no tópico).

Passei que uma FSR XC Comp (2009), que de origem já só tinha o quadro e o avanço para uma Epic Marathon (2010).
A Epic recebeu o material que tinha na FSR.


Equipamento:

Suspensão: RS SID Team (2010)
Rodas: Mavic Crossmax SLR (2010) com apertos rápidos Mavic
Pneus: Schwalbe Rocket Ron 2.1 (frente) e Schwalbe Racing Ralph 2.1 (traseiro), ambos Tubless.
Desviador Traseiro: SRAM X9 (caixa longa) com roldanas MSC (vermelhas)
Desviador Frente: Shimano XT (DMD)
Shifters: SRAM X9
Travões: Avid Elixir CR (disco da frente: Shimano XT)
Corrente: KMC X9
Cassete: Shimano XT
Pedaleira: Shimano XT
Avanço: Specialized (com regulação de ângulo)
Guiador: RCZ Race SL (com revestimento em carbono) (branco e vermelho)
Extensores: RCZ Race SL (branco e vermelho)
Caixa de Direcção: FSA Orbit II XL (com tampa Specialized em estrela, branca)
Espigão: Thomson Elite Seatback
Selim: Specialized Avatar 130 (branco)
Pedais: Crankbrother Candy SL (mola vermelha)
Punhos: Ritchey WCS
Peso: 11.800g com suporte para o GPS, suporte para o bidon e líquido anti-furo NoTubes (a FSR estava com 12.040g)

Sobre a máquina, ainda só foi uma vez ao mato. Para já noto uma posição de condução mais "confortável" (sinto a bicicleta mais pequena).

img0848ar.jpg


img1001z.jpg


Cumprimentos.
 
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ricabike

Member
Essa bike esta muito :) catita ... a tua fsr pesava 12 kg ??? puxa e essa 11.800 kg é uma diferença muito pequena de uma para outra ... mas que está fixe ... sem duvida que está ... precisa é de uns arranhoes e sujidade ... pois a minha é sempre a desbravar mato ... este mes vai receber uns mimos novos e fazer a revisao aos amortecedores e verificar estalos na direçao, quando chegar a casa coloco fotos, entretanto ate ir para a oficina ainda vai fazer ins km´s :)
 

bvilela

New Member
Essa bike esta muito catita ... a tua fsr pesava 12 kg ??? puxa e essa 11.800 kg é uma diferença muito pequena de uma para outra ... mas que está fixe ... sem duvida que está ... precisa é de uns arranhoes e sujidade ... pois a minha é sempre a desbravar mato ... este mes vai receber uns mimos novos e fazer a revisao aos amortecedores e verificar estalos na direçao, quando chegar a casa coloco fotos, entretanto ate ir para a oficina ainda vai fazer ins km´s

Obrigado... :D

Realmente a diferença de peso não é muita, mas temos que ter em conta a válvula de inércia do Brain e o tubo que vai para o amortecedor. A compra deste quadro está relacionada com uma paixão antiga pelas Epic e por nunca me ter sentido totalmente à vontade na FSR (hoje penso que a alteração da suspensão da frente para 100mm a deixou um pouco desequilibrada).

A Epic já foi ao mato duas vezes. Notei muita diferença em subidas mais técnicas, não pelo peso mas pela condução. Com a FSR estava sempre a bater com os pedais, cranks ou pedaleira nas pedras dessas zonas técnicas. Tal como já tinha escrito anteriormente gosto muito do feeling da Epic. Noto-a mais curta o que permite ter uma melhor noção do trilho.

Cumps...
 
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ruialexis

Elos Rápidos
A Epic não tem nenhum tipo de comparação com a FSR. O objectivo não é ser a FS mais leve, mas sim a mais eficaz e aqui acho que existe uma diferença enorme para a maioria das FS do mercado. Quando está bem afinada para o utilizador, sobe muito bem sempre com tração, desce melhor que algumas bikes com mais curso e sempre com um conforto extraordinário.

Posso parecer suspeito porque já vou na segunda, mas não troco esta por nenhuma ;)

Boas voltas,
RA
 

ricabike

Member
Boas Pessoal

A minha burra ja regressou da revisao, dos amortecedores e logo que chegou a casa levou uns mimos :) logo ou amanha ja coloco umas fotos ... quanto a manutençao das suspensoes posso dizer que fiquei bastante agradado com o valor das mesmas ... pois so colocaram o que era mesmo necessario e sendo assim o preço foi mesmo catita e ainda afinaram travoes, mudanças e direçao. Quarta-feira o trajeto vai ser na arrabida vamos la ver como é que a maquina e condutor estao afinados (nunca mais é quarta :( ).
Durante este tempo tive la em casa uma Camber expert para experimentar é espetacular para descer e subir tambem gostei, a suspensao trabalha muito bem, é uma bike muito confortavel ... mas para rolar ... minha rica epic e num todo ela é minha burra e trocar so se for por outra :)
 

ricabike

Member
boas

Aqui vao :)

So falta montar os rocket ron e os racing ralph que estao ca em casa (mas em tempos de crise so os vou colocar quando estes estiverem nas lonas) e o aperto do espigao vem a caminho.

03102011398.jpg



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03102011397.jpg
 

ricabike

Member
Boas Bttistas

Gostava que me pudessem ajudar em duas questoes ... Alguem me sabe dizer o peso da Epic Comp 2009, mesmo com as pequenas alteraçoes que fiz achei que a minha bike tem o mesmo peso que a camber expert de serie ( tambem foi falta de lembrança minha para saber o peso da bike la na loja) e ja agora alguem sabe o codigo da cor vermelho da Spz ( pois todas as tintas tem um codigo) agora que ela teve uma bela limpeza reparei que tem muitos toques de pedras ( ... pois esta nao é poupada para as fotos ... )podia ser que conseguisse arranjar um pouco de tinta para reparar mas so em sitios que nao se notasse que andei a retocar :)
 
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nmcp

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Viva,

A minha Epic Comp de 2010, cuja diferença para a 2009 julgo ser apenas a pintura (cinza no meu caso) e o pneu da frente (S-Works The Captain em vez no Fast Trak LK) acusou 12,200Kg sem pedais, tubeless e em tamanho L.
 

ricabike

Member
obrigado pela informaçao nmcp ... presumo que a tenhas pesado quando a foste buscar né? vou ver se peso a minha so por curiosidade. se alguem me puder ajudar na questao da cor da tinta :)
 
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