Specialized EPIC Comp 2009

ridersergio

New Member
Ora viva amigos da epic! vou adquirir uma specialized epic dentro em breve. Porém ainda não sei pelo que, optar se pelo modelo comp ou a pela expert. O que dizem os entendidos?
E em relação à fox RL e à SID? vale a pena o investimento na sid?
Bom, espero não estar a entrar em off topic, mas esta dúvida só aqui deverá ser possível ultrapassar (e o post até está um pouco sem conversa).
Para breve virão as fotos de uma nova epic.
Abraço e boas pedaladas
 

ruialexis

Elos Rápidos
Caro ridersergio,

o teu dilema foi o dilema de muitos de nós, como já deves ter reparado as principais diferenças entre a Comp e a Expert consistem na transmissão e na suspensão (os travões são ligeiramente diferentes, bem como o cubo da roda traseira). Ora isto significa 400€ de diferença!

Na minha modesta opinião creio que não justifica a diferença até porque a Fox é uma suspenção superior à Sid Race practicamente em todos os aspectos e funciona muito bem na Epic e a transmissão é material de desgaste que vais trocar mais cedo ou mais tarde.
Atendendo ao facto que as rodas serão porventura um dos pontos menos bons da Epic, com 400€ já compras umas boas rodas e se venderes as tuas novas tens mais 150€ para gastar ;)

É natural que existam opiniões divergentes...o pessoal que se manifeste!

Boas voltas,
RA
 

JFNeves

Member
Como serão as novas EPIC de 2011??

Estou muito curioso pois pondero em adquirir apenas o quadro em aluminio, mantendo o resto do material, que é quase de topo ( rodas SLR, periféricos KCNC, travões XTR, pedaleira XT, manipulos x0, etc... )
Tenho uma FSR XC de 2008, mas n sei qual o peso dos quadros que equipam estes modelos...
Ganharei em peso no que diz respeito ao quadro epic em aluminio?

Boas Pedaladas

Jorge Neves
 
o novo quadro epic esta lindo
a escora traseira e mais grossa, e deixou de ter aquele espaço a reforçar o tubo superior ao tubo do espigao, agora esse espaço e fechado.
outra novidade e o eixo traseiro, que passou a ser um eixo tal como a cube ja tinha
a preta e vermelha esta linda
 

TheShadow

New Member
A nova epic está bonita, mas eu até já gostava mesmo do actual.
Isto assim de repente era necessário ter as 2 lado a lado para ver como seria.

Se não tou em erro as novas epic trazem 120mm em vez dos 100m dos modelos anteriores.
 

ridersergio

New Member
Bom ainda não tenho permissão para anexar as fotos da epic que acabou de sair para os trilhos. mas é uma concretização possuir um Specialized Epic, tudo está bem feito e construído, esta não foi pensada para ser uma bicicleta mas a bicicleta. Depois de ponderar várias opções decidi pela que realmente era a que desejava.
Espero que o amigo Mika Sallo permita usar e abusar do seu post para continuarmos a falar sobre as nossas epics.
Cumps e boas voltas
 

balsac

New Member
o q comprar?

antes de mais parabéns pela análise do gonçalo...do melhor q tenho visto...

estando a pensar trocar de bike gostaria de colocar algumas questões quanto à EPIC comp.

1. tenho visto dizer maravilhas do brain. mas tb já ouvi dizer que costuma dar problemas. é fiavel este sistema?

2. comparativamente com o pro-pedal é assim tão bom?

3. valerá a pena dar mais 200€ e comprar o modelo de 2010 em vez do modelo de 2009?

obrigado desde já pela ajuda

ric
 

ruialexis

Elos Rápidos
Specialized Epic Comp...a Evolução para Specialized S-Works Epic Carbon ;)

snc00128y.jpg

snc00146.jpg


Para já está com 10,500Kg. Objectivo Sub.10.

Confesso que não esperava uma diferença tão grande para a Comp. este carbono fact11 é fantástico e a suspensão brilhante...se puderem experimentem!

PS: Gonçalo, Epic rules! ;)

1 Abraço,
RA
 

ricabike

Member
Boas Amigos do pedal

Tenho uma Epic Comp 2009 S há mais de um ano e acho-a fantastica pois a burra anterior tinha sido uma FSR Expert 2007 M ... mas a questao do tamanho fez-me trocar mais cedo do que aquilo que estava a pensar. Mas ainda bem que troquei, é equilibrada, é fabulosa, é mesmo fantastica mesmo com o material de origem que trás



Na Epic só troquei o volante (ja o curtei uns cm), avanço e extensores da Ritchey sendo o guiador em carbono, na altura o peso do avanço de aluminio e carbono era muito pouco, tambem levou um Selim Selle Italia Crossmax em troca com o de origem , as Rodas sao fabulosas sao umas Mavic Crosstrail penso que já nao existem ... ja têm mais de 8000 kms zero problemas nem nunca foram afinadas ... e se conhecerem os trilhos na zona de Loures e Belas sao bem duros.

02102010216.jpg


Aquilo que vos peço é uma ajuda para iniciar a troca de material da minha burra pois o material esta a começar a desgastar e quero fazer um upgrade mas nao gastar muito ( sei que é dificil mas com a vossa ajuda pode ser que consiga poupar uns euros pois ela merece e como a minha ideia era mandar vir o material via net precisava mesmo da vossa ajuda pois nao tenho ninguem que me possa ajudar neste caso.

A primeira coisa é o pneu de tras tenho um Sausserwind 1.85 ou 1.90 (se nao me engano) está nas ultimas mantenho ou tenho melhor opçao por menos €€€ ?

Estava a pensar:
- Transmissao; pedaleiro, desviador frente e traseiro (neste caso posso manter as manetes ou tenho que troca-las?).
- Espigão
- Amortecedor da frente
- Proteçao do quadro perto da corrente
- Pedais de preferencia Shimano
- Apertos rapidos das rodas
- Travões

Agradeço a vossa ajuda obrigado Amigos do pedal

RM
 
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ricabike

Member
Boas em seguimento do post anterior aqui vai ...


A primeira coisa é o pneu de tras tenho um Sausserwind 1.85 ou 1.90 (se nao me engano) está nas ultimas mantenho ou tenho melhor opçao por menos €€€ ?



Aqui estou eu novamente para tirar umas duvidas

Sabem: - O diametro do quadro para colocar um espigao e abraçadeira?

- o cumprimento do pedaleiro pois a minha bike tem o tamanho S e a diferença de 44-32-22 ou 24 ( qual a melhor), se comprar o pedaleiro nao necessito de parafusos para montar certo?

- A cassete 11-32 11-34 11-28 existe muita diferença?

- desviador da frente estou cheio de duvidas existe montagem alta, baixa e directa sabem qual é a que se monta ou posso montar qualquer uma na minha bike e qual as vantagens?

- desviador traseiro outro stress caixa cumprida, curta ou media e invertido ou nao qual é que me aconselham?

- Acham que vou sentir muito a diferença no funcionamento dos manipulos de mudança de xt para xtr

Aguardo uma ajuda da vossa parte obrigado

RM
 

ricabike

Member
Equipamento que a burra tem neste momento:

Quadro - Epic FSR M5 Manipulated Alloy, fully manipulated frame w/ ORE DT/TT, sealed cartridge bearings, 100mm travel, replaceable derailleur hanger Epic FSR liga M5 manipulada, totalmente manipulado frame w / ORE DT / TT, rolamentos selados, 100mm de curso, apoio de desviador substituível
Amortecedor Specialized AFR remote mini, válvula de inércia BRAIN w / BRAIN fade e ajuste do retorno.
Forquilha -Fox F100 RL, 100mm de curso, mola a ar, compressão e retorno adj. w/ LO, alloy steerer w / bloqueio, coluna em alumínio
Caixa Direçao 1-1/8 "sem rosca, copos com inserção de 10mm, rolamentos selados
Espigao Specialized adjustable rise, 31.8mm clamp, 3D forged w/ CNC finish Specialized elevação ajustável, braçadeira 31.8mm, forjado 3D w / acabamento CNC TROCAR
Guiador - RITCHEY CARBONO
Grips Specialized finos com fixação ?
Travao Dianteiro Custom rotor Avid Elixir R SL, a liga de pastilhas orgânicas, S / M: 160mm
Travao Traseiro Custom Avid Elixir R SL, a liga de pastilhas orgânicas, S / M: 140mm
Manetes travãoCustom Avid Elixir R Carbon SL Hydraulic, tool-less adj.
Desviador dianteiro Shimano M660 SLX, DMD, top swing, dual pull TROCAR (SERA ALTA?)
Desviador traseiro SRAM X-9, 9-speed, 9 velocidades, caixa média TROCAR INVERTIDA OU NAO ?
Manípulos mudanças SRAM X-7, trigger 9 velocidades em alumínio TROCAR
Cassete Shimano SLX 9 velocidades, 11-34t TROCAR
Corrente - SRAM PC-971, 9-speed w/Power Link SRAM PC-971, 9 velocidades-w / Power Link
Pedaleiro ? Custom Shimano FC-M542, S: 170mm, others: 175mm TROCAR
Pratos 22S x 32A x 44A, 4-bolt, 104/64mm 22S x 32A x 44A, 4-parafusos, 104/64mm TROCAR
Bottom Bracket? Shimano FC-M542 Shimano FC-M542
Pedais - SHIMANO SLX TROCAR
Rodas - MAVIC CROSSTRAIL - TUBLESS
Pneu dianteiro S-Works Fast Trak LK, 26x2.0", 120 TPI, tubeless ready aramid bead, dual compound S-Works Fast Trak LK, 26x2.0 ", 120 TPI, talão preparado para tubeless, composto duplo
Pneu traseiro Sauserwind 1.90 , 120 TPI, tubeless ready aramid bead, dual compound S-Works Fast Trak LK, 26x2.0 ", 120 TPI, talão preparado para tubeless, composto duplo TROCAR
Câmaras de Ar - Specialized Ultralight 26x2.0", presta Specialized Ultralight 26x2.0 ", presta
Selim Selle Italia CrossMax
? Seatpost 2014 butted alloy, single-bolt setback, S/M: 350, L/XL: 400mm Alumínio 2014 dupla espessura, ajuste de parafuso único, S / M: 350, L / XL: 400mm
? Seat Binder 7050 hard annodized alloy collar w/ QR, 34.9mm clamp ID, black 7050 w de liga dura anodizado coleira / QR, ID braçadeira 34.9mm, preto
 
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Na minha opinião trocava para o seguinte:

espigão: KCNC Ti Pro Lite (acho que é 30.9 x 350mm, não tenho a certeza)
aperto de espigão: KCNC (acho que é 34.9, não tenho a certeza)
punhos: ESI Grips Chunky (brancos)
discos: Ashima ARO-08 160/140
manípulos de mudança: rotativos X.0 (é outra loiça, acredita)
cassete: Shimano XT 32-11
corrente: Dura Ace
pedaleiro: Shimano XT M770 com pratos TA ou simplesmente trocar os teus pratos actuais por uns TA
Pneus: RRon 2.1 na frente e RRalph 2.1 atrás convertidos a tubeless
aperto das rodas: KCNC
selim: Essax Adrenaline (branco)
pedais: CB Candy 2

Eu penso que devias manter os desviadores actuais...
 
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ricabike

Member
Obrigado

Pelas primeiras dicas, Bruno Silva

- Manipulos de mudança rotativos X-0 sao da Sram certo? Achas que ficaria mais bem servido do que com os XT ou os XTR?

Entao achas que nao vale a pena trocar os desviadores, nao traria vantagens em trocar por um XT atras e a frente, e o pedaleiro XT M770 que medida será, qual é a diferença de ser TA.

- Os pneus RRon e RRalph nao conheço, mas nao achas que sao demasiado largos.
- Apertos de roda da KCNC devem ter varios modelos certo?
- Pedais - os clicks que tenho nos meus sapatos (os pedais que tenho neste momento sao shimano) dao para eles?

Vou entretanto ver os preços desse material e ver se nao me assusto eh eh eh

Aceito dicas obrigado amigos do pedal
 
Olá ricabike,

Respondendo às tuas dúvidas:
-Os rotativos X0 são da Sram. Estes rotativos são o TOP em manípulos, e por isso são usados pelos melhores atletas! Leves, relativamente baratos e SUPER EXACTOS! O problema em trocar para manípulos XT ou XTR seria ter que trocar para um desviador traseiro Shimano. Na minha opinião, o teu Sram X9 é muito melhor que um Shimano XT! Por isso penso que deverias manter o desviador traseiro... no máximo trocar o da frente para um XT. Estes rotativos só funcionam com desviadores Sram na traseira, mas na frente podem ser usados com qualquer marca.
-Relativamente a medidas do pedaleiro. Verifica a medida do teu actual. A medida mais comum é 175mm de comprimento, mas sendo tu pequeno, às tantas 170mm era melhor. Os pratos TA Specialites Chinnok apenas os referenciei pois são bastante leves e muito bonitos, e já que pensas trocar a transmissão, penso que seria uma boa aposta nas relações 22-32-42, ou então uma passagem para só 2 pratos (26-40).
-Os RRon e os RRalph são da Schwalbe, mais precisamente Rocket Ron e Racing Ralph. Já está mais que provado em testes que a dimensões de pneus mais favorável ao nosso desporto BTT é o 2.1. Não os acho largos, acho-os PERFEITOS! Só experimentando é que vais ver... Além disso penso serem mais leves que os teus actuais, e de acordo com a Física, precisamente o Momento de Força, a diferença nuns pneus mais leves sente-se muito na pedalada.
-As chavetas KCNC não sei o nome específico, mas são as chavetas MTB com eixo em titânio de variadas cores... encontras em qualquer loja que se preze de btt.
-Os pedais CB (crank brothers) usam uns cleats diferentes dos da shimano, mas são fornecidos com os pedais. De qualquer forma aconselho a experimentar antes. Eu pessoalmente gosto muito mais que os Shimano.

Em termos de orçamento isto daria (mais ou menos por alto e aquilo que me lembro):
espigão(70)+ aperto espigão(18 )+ punhos(15)+ discos(30)+ manípulos(60)+ cassete(50)+ corrente(25)+ pedaleiro(150)+ pneus(60)+ chavetas(40)+ selim(50)+ pedais(70)+ desviador frente(30)
Tudo junto deve dar um 'estouro' de mais ou menos 700e.

Eu daria primeiro direito à transmissão (corrente, cassete e manípulos) e pneus... depois o resto ia-se fazendo.

Espero ter ajudado... alguma dúvida não hesite em perguntar.
 
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ricabike

Member
Obrigado pelas dicas Bruno, vou checkar esse material e ver na net onde é mais barato.

Vou sondar a medida do Espigao e do aperto se alguem souber agradeço que me ajude.
Ja agora bruno eu sei que me falaste em nao trocar, mas sabes que tipo de desviador da frente a minha bike utiliza se é direto, baixo ou alto e o desviador traseiro se é invertido ou nao com caixa cumprida, media ou curta tenho duvidas nestas questoes

Alguem me poe as ideias ainda mais baralhadas???
 

ricabike

Member
E eu queria tanto umas ajudas ... vá lá pessoal ... pois estou a ver o pessoal que tem estas bikes nem tem tempo para escrever é so andar em cima delas ... se puderem ... obrigado
 
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