miguelcarromeu
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Boas
Passado algum tempo de por aqui andar, decidi-me finalmente a apresentar a minha montada.
A base é uma Specialized Camber Comp de 2011. Desde a aquisição até aos dias de hoje já sofreu algumas (profundas) alterações, sendo que, neste momento, penso que pouco mais restará que quadro e suspensão.
Então, a base:
Especificações Técnicas:
Quadro: M4 hidroformado, pivots de rolamentos selados, geometria de 120 mm
Amortecedor traseiro: RockShox Ario RL
Guiador:Specialized XC low-rise, 680mm, 8° recuo, 6° elevação, 31.8mm | FSA K-Force carbono, flat, 620 mm (original)
Travões:Tektro Drako hidráulicos, discos de 203mm (F) e 180 (T) | Shimano Deore M596 (2012)
Desviador traseiro: Shimano RD-M662 SLX Shadow, long cage | SRAM X9, long cage
Desviador frontal: Shimano FD-M660 SLX, E-type, top swing, bottom pull
K7:Shimano HG30, 9-v, 11-34t | SRAM PG980
Corrente:KMC X9, 9-v | SRAM PC991
Pedaleiro:Shimano FC-M430, 175mm | Shimano SLX (personalizado) 22x32x42, 175mm
Pratos:22x32x44 SLX | 22x32x44 Truvativ Noir
Movimento: Shimano BB-ES25, rolamentos selados
Rodas:DT Swiss 445 D, 28h (F) 32h (T) | ZTR Olympic 32h (F) 32h (T), raios Sapim
Cubos:Specialized Hi Lo, rolamentos selados (T), Specialized Stout, esferas, (F) | Novatec X-Light vermelhos (F&T)
Suspensão:RockShox Recon Silver TK, Solo Air, 120mm
Avanço:Specialized XC, 3D alumínio forjado, 90mm (c) | FSA Alu (réplica) 90 mm (c)
Espigão:alumínio 6061, recuo, 30.9mm | Specialized S-Works Pavé carbono, c/ recuo
Selim:Specialized Riva 143mm | Specialized Romin Comp 143 branco | Specialized Phenom Expert 143 preto
Punhos:Specialized lock-on | SRAM lock-on foam grips personalizados
Shifters:Shimano SL-M430 Alivio, 9-v, trigger | Sram Attack | SRAM X0 gripshifts 9x3
Pedais:SPD Pedals PD-M505 black | Crank Brothers Candy 4 Ti
Pneu (F): Specialized "The Captain" Sport, 60 TPI, arame, 26x2.0" +câmara | convertido a tubeless
Pneu (T):Specialized "The Captain" Sport, 60 TPI, arame, 26x2.0" + câmara |GEAX Barro Mountain UST | Specialized Ground Control UST
NOTAS e análises q.b.
A vermelho estão os componentes actuais da bicicleta; em alguns componentes, há também o azul, por ter havido mais do que uma alteração. Não tenho pesos de praticamente nenhuns componentes. Ficará para uma segunda etapa, em que desmonte o quadro todo e possa fazer uma tabela actualizada e efectiva dos pesos. Não vale a pena agora. Contudo, ESTIMO que o peso actual esteja muito próximo dos 12Kg (pouco acima ou pouco abaixo).
Não me vou estender demasiado nas considerações porque a maior parte das coisas já está mais que debatida, no entanto, deixo alguma opiniões sobre aquilo que considero ser de destaque.
Quadro: numa palavra "único"; é a parte que mais gosto da bicicleta e além de muito apelativo (subjectivo), tem um comportamento que, de acordo com os meus daily ride habbits, se encaixa que nem uma luva: é forte a descer (q.b. e dentro da especificidade, claro), bom a subir (especialmente desde que emagreceu);
Amortecedor: em conjunto com o quadro, faz um conjunto fantástico - quase não bombeia, mesmo pedalando forte e em pé; só o fecho em estrada aberta, não por necessidade, mas por hábito;
Travões: todos conhecem a qualidade dos travões Shimano; estes Deore são, como devem saber, um modelo com uma excelente relação qualidade vs. preço. Apesar de não comprometerem em nada, foram uma compra necessária e urgente porque parti um manípulo dos Tektro numa queda. Quando possível, serão um componente que deverão ser alvo de upgrade, sobretudo pelo peso;
Suspensão: gosto muito do comportamento da Recon; por esse motivo não está nos planos trocá-la para breve, a não ser que surja algum negócio fantástico; no futuro, por motivos de redução de peso, será alvo de upgrade;
Transmissão: primeiro testei os SRAM Attack com o desviador traseiro SLX - gostei tanto que, neste momento, a única parte da transmissão que não é SRAM é o desviador frontal (SLX); acho que diz tudo sobre o que penso da enormidade de qualidade e fiabilidade da actual transmissão; desde o desviador aos shifters, tudo é de uma precisão impressionante;
Pedais: são a peça mais cara que tenho na bicicleta (deixei um hiperlink para que possam consultar a review online), em termos de componentes; foram uma "prenda" pelo que ainda me dão mais prazer; comparativamente aos Shimano de gama baixa que tinha, são superiores em tudo - apoio, facilidade de encaixe/ desencaixe, escoamento de lama;
Pneu (T): adoro os pneus Specialized; infelizmente estoirei o de trás numa descida e troquei pelo GEAX Barro Mountain que aproveitei para meter em UST; não foi um mau pneu mas durou pouco e estoirei novamente com ele numa descida; voltei aos Specialized e desta vez montei um Ground Control UST; leve q.b. e muito boa tracção, pelo menos duante este Inverno (ainda não testei no Verão); quando o da frente der de si, vou colocar outro Specialized, The Captain, quase certamente;
Rodas: as rodas de origem (DT Swiss 445D) eram muito boas, polivalente e resistentes; mas estas ZTR são simplesmente fantásticas em tudo: rolar, subir e só não acredito que sejam a descer porque nisso acredito na maior resistência das DT Swiss, apesar de ainda não ter qualquer problema com as ZTR; impressionante foi mesmo a forma como recebeu os pneus - o de trás, UST não era de esperar outra coisa, mas o da frente, em arame, mesmo sem líquido, vedou instantaneamente; bastou deixar vazar (mais de 1 hora!!!) e colocar o líquido - fantástico!
Avanço: o avanço foi uma ingenuidade minha; é para trocar assim que possível, mas quero algo que me agrade; este vai ficando porque sempre é mais leve que o Specialized original e, como é de alumínio, não me preocupa e sempre combina com o guiador.
Ficam umas fotos desse estado inicial:
E ao longo de algumas alterações:
Aqui com o companheiro da maior parte das voltas, o meu cunhado:
Até ao estado actual:
Em boa companhia, do companheiro Guimarães:
Espero que gostem e podem sugerir / criticar / opinar a vosso bel-prazer. Aproveito também para agradecer a ambos os meus cunhados que me incentivaram, apoiaram e têm sido companheiros nas cruzadas, bem como ao companheiro Guimarães que, ultimamente, tem sido um verdadeiro “consultor” e apoiante do projecto
Um abraço
Passado algum tempo de por aqui andar, decidi-me finalmente a apresentar a minha montada.
A base é uma Specialized Camber Comp de 2011. Desde a aquisição até aos dias de hoje já sofreu algumas (profundas) alterações, sendo que, neste momento, penso que pouco mais restará que quadro e suspensão.
Então, a base:
Especificações Técnicas:
Quadro: M4 hidroformado, pivots de rolamentos selados, geometria de 120 mm
Amortecedor traseiro: RockShox Ario RL
Guiador:
Travões:
Desviador traseiro: Shimano RD-M662 SLX Shadow, long cage | SRAM X9, long cage
Desviador frontal: Shimano FD-M660 SLX, E-type, top swing, bottom pull
K7:
Corrente:
Pedaleiro:
Pratos:
Movimento: Shimano BB-ES25, rolamentos selados
Rodas:
Cubos:
Suspensão:RockShox Recon Silver TK, Solo Air, 120mm
Avanço:
Espigão:
Selim:
Punhos:
Shifters:
Pedais:
Pneu (F): Specialized "The Captain" Sport, 60 TPI, arame, 26x2.0" +
Pneu (T):
NOTAS e análises q.b.
A vermelho estão os componentes actuais da bicicleta; em alguns componentes, há também o azul, por ter havido mais do que uma alteração. Não tenho pesos de praticamente nenhuns componentes. Ficará para uma segunda etapa, em que desmonte o quadro todo e possa fazer uma tabela actualizada e efectiva dos pesos. Não vale a pena agora. Contudo, ESTIMO que o peso actual esteja muito próximo dos 12Kg (pouco acima ou pouco abaixo).
Não me vou estender demasiado nas considerações porque a maior parte das coisas já está mais que debatida, no entanto, deixo alguma opiniões sobre aquilo que considero ser de destaque.
Quadro: numa palavra "único"; é a parte que mais gosto da bicicleta e além de muito apelativo (subjectivo), tem um comportamento que, de acordo com os meus daily ride habbits, se encaixa que nem uma luva: é forte a descer (q.b. e dentro da especificidade, claro), bom a subir (especialmente desde que emagreceu);
Amortecedor: em conjunto com o quadro, faz um conjunto fantástico - quase não bombeia, mesmo pedalando forte e em pé; só o fecho em estrada aberta, não por necessidade, mas por hábito;
Travões: todos conhecem a qualidade dos travões Shimano; estes Deore são, como devem saber, um modelo com uma excelente relação qualidade vs. preço. Apesar de não comprometerem em nada, foram uma compra necessária e urgente porque parti um manípulo dos Tektro numa queda. Quando possível, serão um componente que deverão ser alvo de upgrade, sobretudo pelo peso;
Suspensão: gosto muito do comportamento da Recon; por esse motivo não está nos planos trocá-la para breve, a não ser que surja algum negócio fantástico; no futuro, por motivos de redução de peso, será alvo de upgrade;
Transmissão: primeiro testei os SRAM Attack com o desviador traseiro SLX - gostei tanto que, neste momento, a única parte da transmissão que não é SRAM é o desviador frontal (SLX); acho que diz tudo sobre o que penso da enormidade de qualidade e fiabilidade da actual transmissão; desde o desviador aos shifters, tudo é de uma precisão impressionante;
Pedais: são a peça mais cara que tenho na bicicleta (deixei um hiperlink para que possam consultar a review online), em termos de componentes; foram uma "prenda" pelo que ainda me dão mais prazer; comparativamente aos Shimano de gama baixa que tinha, são superiores em tudo - apoio, facilidade de encaixe/ desencaixe, escoamento de lama;
Pneu (T): adoro os pneus Specialized; infelizmente estoirei o de trás numa descida e troquei pelo GEAX Barro Mountain que aproveitei para meter em UST; não foi um mau pneu mas durou pouco e estoirei novamente com ele numa descida; voltei aos Specialized e desta vez montei um Ground Control UST; leve q.b. e muito boa tracção, pelo menos duante este Inverno (ainda não testei no Verão); quando o da frente der de si, vou colocar outro Specialized, The Captain, quase certamente;
Rodas: as rodas de origem (DT Swiss 445D) eram muito boas, polivalente e resistentes; mas estas ZTR são simplesmente fantásticas em tudo: rolar, subir e só não acredito que sejam a descer porque nisso acredito na maior resistência das DT Swiss, apesar de ainda não ter qualquer problema com as ZTR; impressionante foi mesmo a forma como recebeu os pneus - o de trás, UST não era de esperar outra coisa, mas o da frente, em arame, mesmo sem líquido, vedou instantaneamente; bastou deixar vazar (mais de 1 hora!!!) e colocar o líquido - fantástico!
Avanço: o avanço foi uma ingenuidade minha; é para trocar assim que possível, mas quero algo que me agrade; este vai ficando porque sempre é mais leve que o Specialized original e, como é de alumínio, não me preocupa e sempre combina com o guiador.
Ficam umas fotos desse estado inicial:
E ao longo de algumas alterações:
Aqui com o companheiro da maior parte das voltas, o meu cunhado:
Até ao estado actual:
Em boa companhia, do companheiro Guimarães:
Espero que gostem e podem sugerir / criticar / opinar a vosso bel-prazer. Aproveito também para agradecer a ambos os meus cunhados que me incentivaram, apoiaram e têm sido companheiros nas cruzadas, bem como ao companheiro Guimarães que, ultimamente, tem sido um verdadeiro “consultor” e apoiante do projecto
Um abraço