Spec.Camber -> Lap.Zesty(p.86) -> Commençal Meta V4 (p.120)

miguelcarromeu

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Boas

Passado algum tempo de por aqui andar, decidi-me finalmente a apresentar a minha montada.

A base é uma Specialized Camber Comp de 2011. Desde a aquisição até aos dias de hoje já sofreu algumas (profundas) alterações, sendo que, neste momento, penso que pouco mais restará que quadro e suspensão.

Então, a base:

Especificações Técnicas:

Quadro: M4 hidroformado, pivots de rolamentos selados, geometria de 120 mm
Amortecedor traseiro: RockShox Ario RL
Guiador: Specialized XC low-rise, 680mm, 8° recuo, 6° elevação, 31.8mm | FSA K-Force carbono, flat, 620 mm (original)
Travões: Tektro Drako hidráulicos, discos de 203mm (F) e 180 (T) | Shimano Deore M596 (2012)
Desviador traseiro: Shimano RD-M662 SLX Shadow, long cage | SRAM X9, long cage
Desviador frontal: Shimano FD-M660 SLX, E-type, top swing, bottom pull
K7: Shimano HG30, 9-v, 11-34t | SRAM PG980
Corrente: KMC X9, 9-v | SRAM PC991
Pedaleiro: Shimano FC-M430, 175mm | Shimano SLX (personalizado) 22x32x42, 175mm
Pratos: 22x32x44 SLX | 22x32x44 Truvativ Noir
Movimento
: Shimano BB-ES25, rolamentos selados
Rodas: DT Swiss 445 D, 28h (F) 32h (T) | ZTR Olympic 32h (F) 32h (T), raios Sapim
Cubos: Specialized Hi Lo, rolamentos selados (T), Specialized Stout, esferas, (F) | Novatec X-Light vermelhos (F&T)
Suspensão:RockShox Recon Silver TK, Solo Air, 120mm
Avanço: Specialized XC, 3D alumínio forjado, 90mm (c) | FSA Alu (réplica) 90 mm (c)
Espigão: alumínio 6061, recuo, 30.9mm | Specialized S-Works Pavé carbono, c/ recuo
Selim: Specialized Riva 143mm | Specialized Romin Comp 143 branco | Specialized Phenom Expert 143 preto
Punhos: Specialized lock-on | SRAM lock-on foam grips personalizados
Shifters: Shimano SL-M430 Alivio, 9-v, trigger | Sram Attack | SRAM X0 gripshifts 9x3
Pedais: SPD Pedals PD-M505 black | Crank Brothers Candy 4 Ti
Pneu (F): Specialized "The Captain" Sport, 60 TPI, arame, 26x2.0" + câmara | convertido a tubeless
Pneu (T): Specialized "The Captain" Sport, 60 TPI, arame, 26x2.0" + câmara |GEAX Barro Mountain UST | Specialized Ground Control UST

NOTAS e análises q.b.

A vermelho estão os componentes actuais da bicicleta; em alguns componentes, há também o azul, por ter havido mais do que uma alteração. Não tenho pesos de praticamente nenhuns componentes. Ficará para uma segunda etapa, em que desmonte o quadro todo e possa fazer uma tabela actualizada e efectiva dos pesos. Não vale a pena agora. Contudo, ESTIMO que o peso actual esteja muito próximo dos 12Kg (pouco acima ou pouco abaixo).

Não me vou estender demasiado nas considerações porque a maior parte das coisas já está mais que debatida, no entanto, deixo alguma opiniões sobre aquilo que considero ser de destaque.

Quadro: numa palavra "único"; é a parte que mais gosto da bicicleta e além de muito apelativo (subjectivo), tem um comportamento que, de acordo com os meus daily ride habbits, se encaixa que nem uma luva: é forte a descer (q.b. e dentro da especificidade, claro), bom a subir (especialmente desde que emagreceu);
Amortecedor: em conjunto com o quadro, faz um conjunto fantástico - quase não bombeia, mesmo pedalando forte e em pé; só o fecho em estrada aberta, não por necessidade, mas por hábito;
Travões: todos conhecem a qualidade dos travões Shimano; estes Deore são, como devem saber, um modelo com uma excelente relação qualidade vs. preço. Apesar de não comprometerem em nada, foram uma compra necessária e urgente porque parti um manípulo dos Tektro numa queda. Quando possível, serão um componente que deverão ser alvo de upgrade, sobretudo pelo peso;
Suspensão: gosto muito do comportamento da Recon; por esse motivo não está nos planos trocá-la para breve, a não ser que surja algum negócio fantástico; no futuro, por motivos de redução de peso, será alvo de upgrade;
Transmissão: primeiro testei os SRAM Attack com o desviador traseiro SLX - gostei tanto que, neste momento, a única parte da transmissão que não é SRAM é o desviador frontal (SLX); acho que diz tudo sobre o que penso da enormidade de qualidade e fiabilidade da actual transmissão; desde o desviador aos shifters, tudo é de uma precisão impressionante;
Pedais: são a peça mais cara que tenho na bicicleta (deixei um hiperlink para que possam consultar a review online), em termos de componentes; foram uma "prenda" pelo que ainda me dão mais prazer; comparativamente aos Shimano de gama baixa que tinha, são superiores em tudo - apoio, facilidade de encaixe/ desencaixe, escoamento de lama;
Pneu (T): adoro os pneus Specialized; infelizmente estoirei o de trás numa descida e troquei pelo GEAX Barro Mountain que aproveitei para meter em UST; não foi um mau pneu mas durou pouco e estoirei novamente com ele numa descida; voltei aos Specialized e desta vez montei um Ground Control UST; leve q.b. e muito boa tracção, pelo menos duante este Inverno (ainda não testei no Verão); quando o da frente der de si, vou colocar outro Specialized, The Captain, quase certamente;
Rodas: as rodas de origem (DT Swiss 445D) eram muito boas, polivalente e resistentes; mas estas ZTR são simplesmente fantásticas em tudo: rolar, subir e só não acredito que sejam a descer porque nisso acredito na maior resistência das DT Swiss, apesar de ainda não ter qualquer problema com as ZTR; impressionante foi mesmo a forma como recebeu os pneus - o de trás, UST não era de esperar outra coisa, mas o da frente, em arame, mesmo sem líquido, vedou instantaneamente; bastou deixar vazar (mais de 1 hora!!!) e colocar o líquido - fantástico!
Avanço: o avanço foi uma ingenuidade minha; é para trocar assim que possível, mas quero algo que me agrade; este vai ficando porque sempre é mais leve que o Specialized original e, como é de alumínio, não me preocupa e sempre combina com o guiador.


Ficam umas fotos desse estado inicial:









E ao longo de algumas alterações:












Aqui com o companheiro da maior parte das voltas, o meu cunhado:










Até ao estado actual:



Em boa companhia, do companheiro Guimarães:










Espero que gostem e podem sugerir / criticar / opinar a vosso bel-prazer. Aproveito também para agradecer a ambos os meus cunhados que me incentivaram, apoiaram e têm sido companheiros nas cruzadas, bem como ao companheiro Guimarães que, ultimamente, tem sido um verdadeiro “consultor” e apoiante do projecto :D

Um abraço
 

lucelima

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Boas,
Está ai uma bela Camber e com uma boa evolução. Numa opinião pessoal gosto mais do selim em preto do que do branco e numa outra opinião pessoal a mudar apenas seria e talvez um peciosismo o aperto do espigão por um mais clean sem alavanca mas esse é mais prático. Boas pedaladas
Cumps.
 

miguelcarromeu

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Boas lucelima

Obrigado, desde já. O aperto de espigão é um KCNC; penso que te refiras ao original, que já lá não mora há alguma tempo ;) Foi falha minha não ter mencionado isso, mas falha sempre alguma coisa :)

O selim é um "nim" :D Gostava muito do Romin; no entanto, como não "há fome que não dê em fartura", na emergência de comprar um selim, depois de ter rebentado o Riva, apareceu-me o Romin e acabei por comprar; logo a seguir o Phenom, um excelente negócio e fiquei com ambos :D Testei o Romin durante uns meses e depois o Phenom. Acabei por achá-los muito semelhantes, mas as opiniões eram quase todas como as tuas e acabei por vender o Romin e ficar com o Phenom.

O que ainda lá está de origem que penso trocar em breve serão os apertos de roda; quero colocar uns mais leves, mantendo a qualidade e melhorando a estética.


Abraço
 
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GS67

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Boas,parabens pela bike,tive durante 3 anos uma spec e gostei bastante,tens uma boa montagem mas se te "apetecer tirar peso " tens varias hipoteses,gostei especialmente dos pratos truvativ noir,estou a brincar,está toda fixe,boas pesdaladas.
 

miguelcarromeu

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Obrigado GS67 :)

Começando pelo fim, sem brincadeiras, os pratos foram uma agradável surpresa; estava um pouco reticente pelo facto de irem encaixar numa pedaleira Shimano, mas, surpreendentemente, assentaram que nem uma luva; além de bastante mais leves, têm aqueles pormenores a vermelho que ficam mesmo bem. Além disso, e o melhor de tudo, é que a passagem entre pratos é suave e silenciosa, muito mais que com os originais SLX!

Relativamente à questão do peso, sim, há 2 coisas que fazem cair drasticamente o peso: suspensão e travões. Mas neste momento não há liquidez nenhuma para pensar sequer nisso :(

As restantes coisas são as menores e que se vão fazendo com o tempo: parafusos, apertos, etc.

Abraço
 

Colónia

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Que bela máquina! A montagem está muito bonita e equilibrada, coisa que às vezes já não acontece com muita gente, que coloca componentes de ponta com componentes abaixo do razoável. Em termos de alterações, se fosse minha e se o orçamento me permitisse, esta parte conta muito, colocava na frente uma fox também com 120mm, pois embora nunca tenha experimentado essa Recon, tenho quase a certeza que ias notar muita diferença... E trocava os travõe spor uns XTR que já se vêm no mercado de usados a muit bom preço..

Boas pedaladas e poucas quedas:cool:
 

miguelcarromeu

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Obrigado Colónia!

O orçamento não permite mesmo nada neste momento, mas, pegando nas tuas sugestões, a Fox (seja ela qual for) tem uma leitura muito boa do terreno, mas eu estou habituado ao funcionamento "seco" das RockShox; já testei Reba e SID e o funcionamento é muito semelhante, sendo que ganham claramente no peso. Mas esta Recon é Solo Air, logo, muito semelhante em funcionamento às referidas. Se pudesse, a minha opção seria uma Magura! É claramente a minha suspensão de eleição neste momento. :) Infelizmente são muito caras em 120 mm :(

Relativamente aos travões, era só aparecerem os XTR a bom preço! :D Já estive mesmo tentado num negócio de ums RX, que também gosto. Contudo, voltando ao inicial, o orçamento é muito limitado e nesta época, infelizmente, é quase impossível fugir às malhas da crise :(

Obrigado mais uma vez.
Abraço
 

Colónia

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Uma reba de 120 também era uma boa opção. Uma sid já não se enquadrava, no meu ponto de vista. Em relação ao peso das FOX isso era antigamente, agora estão bem mais leves e podem pôr-se a nível das sid. Por expemplo a Fox RL 32 fit pesa 1500 e poucas gramas, pesadas por mim..a minha rock shx sid world cup pesa 1549...por isso a diferença não será relevante...

:D
 

Colónia

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Porque sendo a sid um suspensão e XC/maratonas e tendo esta um comportamento mais brusco, penso que uma reba, "mais robusta",se enquadrava melhor nesse quadro, que é mais um quadro de enduro/all mountain... Além disso não tenho conhecimento de sid com 120mm
 

miguelcarromeu

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Nessa perspectiva, concordo ;)

Já agora, as Reba fazem todas 200 ou 120mm, certo? O ajuste é feito interiormente através de anilhas, ou estou errado?

Colónia, tens a caixa cheia, não te consigo responder ;)
 

miguelcarromeu

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Era a ideia que tinha, obrigado Mauro.

Há forma de saber quais são as que dão, por exemplo, na compra de uma em 2.ª mão, cuja descrição seja "100 mm"?
 

mauroferreira

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Eu não tenho a certeza que as reba por exemplo dão todas.
Mas consegues ver no site da rock shox.
Eles lá têm (26": 80/100/120mm)
 

Colónia

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Isso pode não querer dizer que dão para "kitar" o curso, mas sim que estão disponíveis de origem nesse curso...posso estar errado também

:D
 

dahon

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Boas.

Eu comprei uma reba 2013 solo air á pouco mais de duas semanas e de toda a informação que pesquisei tal como o mauroferreira disse é possível alterar o curso em 80, 100 e 120mm, isto em relação ás de 2013, aliás podes compra-la já com 120mm de curso de origem.
 

miguelcarromeu

Active Member
A única dúvida é mesmo se a alteração de medidas é sempre possível, ou seja, se são todas intercambiáveis, ou é apenas exclusividade de alguma!
 

Guimaraes

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Tem sido um prazer fazer parte deste projecto.

Está uma bicicleta equilibrada sem cometer loucuras.

Um bom projecto, que vale a pena ler porque certamente, terá muita matéria por onde sorver informação.

Um grande abraço

PS: Essa CUBE do teu amigo é qualquer coisa de fantástico.
 
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